Ir para conteúdo

MOCHILÃO 2014 - Rep. Tcheca - AUS - Eslováquia - HUN - Eslovênia - CRO - BUL - TUR - GRÉ


Posts Recomendados

  • Membros

Galera,

acabei de chegar do meu mochilão pela Argentina e Chile, e só me deu vontade de quero mais. Foi minha primeira viagem, e apesar de alguns problemas, me abriu os olhos que fazer mochilão é um grande aprendizado e abre muitas portas para conhecer pessoas e novas línguas.

 

Com isso, decidi já começar a planejar meu proximo mochilão, já que esse ultimo foi muito corrido. Comecei a pesquisar destinos e optei por uma pegada menos popular da Europa, mas que tambem não seja muito monotómo. Cheguei a conclusão que o Sudeste Europeu era uma boa pedido, e dando uma olhada aqui no forum e em um ou outro site, montei um mini roteiro, até agora só de paises, para começar a esboçar a viagem.

 

Os paises escolhidos por mim foram: Rep. Tcheca, Austria, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Croácia, Bulgaria, Turquia e Grécia.

 

Além de serem perto um dos outros, eles tem diferentes estilos e diferentes atrações em diferentes épocas dos anos. Me preocupei em começar a pesquisar sobre as maravilhas de cada lugar, sua noite, baladas, estilo de vida, essas coisas, para começar a traçar as rotas das cidades. Estou optando tambem porque pretendo gastar o menos possivel de dinheiro, já que vou acumular ele durante 2013, para conseguir fazer essa viagem Jan/Fev ou Jul/Ago de 2014. Achei meio falho as informações sobre a maioria desses paises aqui no mochileiros, apesar de trazer algumas dicas que me ajudaram a montar o roteiro inicial. A viagem esta programada para ser de 30 a 45 dias.

 

Pretendo fazer uma viagem mais para desbravar, só com uma ou outra aventura mesmo, mais com o intuito de conhecer sobre cada lugar, tirar fotos, conhecer gente nova e diferente, estudar um pouco da lingua...

 

Quais as dicas que vocês me dão para essa viagem? Quais os principais pontos turisticos (tirando as paradas obrigatorias, que na maioria das vezes corresponde a capital) de cada pais? Acham que são muitos lugares para pouco tempo, ou vice e versa?! Quanto vocês acreditam que custa uma viagem desse tipo, pensando que vou me locomover a maioria do tempo de trem?

 

To contando com a ajuda de vocês.

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Na minha opinião, tem destinos demais para pouco tempo (sim, 30-45 dias não é tanto quanto você acha que é). E os destinos não são próximos. Áustria é tão próxima da Turquia para o turista quanto o Brasil é perto do Canadá. Você pode argumentar que prefere segui-los em linha, um de cada vez. Seja a linha que for, isso não muda o fato de que você estará percorrendo toda essa distância.

 

Veja que você fez Argentina e Chile (isso porque do Chile foi só a capital e da Argentina, 2 cidades). Seu próximo projeto é praticamente o equivalente a colocar a América do Sul toda numa viagem só. Entende ?

 

Recomendo também a leitura:

 

roteiros-europa-dicas-baseadas-em-duvidas-recorrentes-t69621-15.html#p793257

 

roteiros-europa-dicas-baseadas-em-duvidas-recorrentes-t69621-15.html#p793259

 

roteiros-europa-dicas-baseadas-em-duvidas-recorrentes-t69621-15.html#p793261

 

roteiros-europa-dicas-baseadas-em-duvidas-recorrentes-t69621-30.html#p793264

 

Você quer gastar o mínimo possível. Então comece a pensar em se deslocar menos. julho/agosto também não são boas épocas nesse sentido. Porém, jan/fev são meses de inverno, você vai entender por que isso é um problema lendo os links acima.

 

Só para você ter uma ideia, eu cheguei a montar um roteiro com Turquia e Grécia, apenas, em 33 dias. Mas poderia ter ficado os 33 dias em cada país. A parte da Grécia envolvia apenas 3 ilhas e nada do continente. Cada país tem muita, mas muita coisa interessante pra ver. Outra coisa, a logística entre Turquia e algumas ilhas gregas pode ser infernal. Não consigo nem imaginar acrescentando outros 7 países.

 

Por fim, você quer estudar um pouco da língua. Já parou para pensar com quantas línguas diferentes e difíceis terá contato ? Acha que vai dar para absorver alguma coisa ? Pessoas (como eu) aprendem francês, que é muito mais tranquilo, viajam e possuem dificuldade em praticar em 15 dias. Não pense que em 5 ou 6 conseguirá alguma coisa em húngaro ou turco.

 

Enfim, reveja sua ideia, que parece muito estressante e com grande desperdício de tempo e grana.

 

Abraços.

Link para o comentário
  • Membros

Marcos tem razão... no Alemão até que dá p/ enrolar, mas no Húngaro, nem f#$%%$.

 

Se você quiser economizar tem que ir no Inverno, o que acaba miando um pouco as baladas e praias por exemplo, então caso vocÊ realmente queira ir no Inverno terá que checar melhor as atrações pois:

-muitas fecham (jardins do Castelo de Praga ou o labirinto de Schonbrunn, por exemplo)

-operam em horários reduzidos (Karljstein ou o castelo de Devin perto de Bratislava)

-não ficam tão legais como no verao (Jardins em geral como o do Belvedere em Viena).

 

Mas a vantagem do Inverno é que é tudo muito mais tranquilo de se fazer pois os lugares não estão abarrotados de turistas, você pode até deixar p/ pegar hostel na hora por exemplo.

 

Quanto à logística entre esses lugares, quase tudo tranquilo até o fim na base do trem, pois como o Marcos mencionou, Grécia e também Turquia tem uma logística bem complicada.

 

Maaas, se você estiver disposto não é impossível realizar o roteiro, apesar de você ter que fazer concessões em vários lugares para que tudo possa caber no teu roteiro. Por exemplo, na Eslováquia você tem as mais baratas estações de Ski da Europa na região das montanhas Tatras com um plus muito bom, as eslovacas <3 . Em Salzburgo ou Innsbruck você tem uma infinidade de side trips possiveis a serem feitas, ou em Budapeste você pode tirar um dia p/ ir nas termas por exemplo e relaxar.

 

Eu, por exemplo, Fiz em 19 dias O Leste Europeu com alguns adendos (stopover de um dia em Amsterdã por causa das passagens) agora no inverno e foi excelente. obviamente se pudesse teria deixado 1 dia a mais em Viena (ou não ido a Bratislava haha) e talvez Budapest para fazer algumas coisas sem pressa. Mas como estava sozinho e não saia muito de noite, tinha pique para andar o dia todo.

 

Quanto aos custos da viagem, vai depender de como você gasta, onde você se hospeda... Eu por exemplo, não ia muito em baladas nem entrava em todo santo museu que via mas sempre comia em restaurantes razoáveis pelo menos e tinha um fraco por souvenirs e barras de Kiinder ¬¬. Mesmo assim, gastei 60 euros por dia, contando tudo menos transporte entre as cidades, já que a maioria desses havia reservado aqui no Brasil já.

 

Estou atulizando meu relato aos poucos (faculdade + 2 empregos diferentes + Metro de SP todo santo dia acabando comigo haha), mas espero que possa ser útil p/ você ter uma noção de como são alguns desses lugares no inverno.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Acho que até pelo que vc está buscando nessa viagem, talvez eu cortaria Turquia, que demanda varios dias pra conhecer legal, dai ficaria um pouco mais folgado nos outros paises

 

Pesquisei bastante sobre a Eslovenia, ultimamente, embora ela tenha ficado para uma próxima, uns 6 dias é perfeito pra conhever bem o país, que é pequeno e tem fácil deslocamento, tem um blog excelente de uma brasileira que mora por lá http://esloveniabrasil.com/, alem de haver bastante info aqui no fórum e varios relatos de gente que passou por lá

 

Rep, tcheca, te recomendaria ficar 3 a 4 dias em Praga, vá a Cesky Krumlov, numa day-trip ou passando por lá vindo da Áustria, existem tambem outras cidades menores possiveis de visitar numa day-trip a partir de Praga.

 

Na Aústria, só estive em Salzburg, bela cidade, 2 dias são suficientes, a região de Salzkammergut parece sensacional, mas creio pra aproveitar bem só de carro, mas mesmo de transporte público vale a pena ir a Hallstatt, tem tambem a região do Tirol, próxima a Bavaria.

 

Pra te ajudar na pesquisa, sobre os deslocamentos, que creio ser o mais importante na montagem de um roteiro, visite www.skyscanner.com e www.bahn.de

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros

Bom dia, Pessoal!

 

 

Sei que o post é velho, mas a dúvida é nova kkk e a experiência em viajem então... Será meu primeiro mochilão da vida. Vou passar o meu roteiro, que terá aprox. 28 dias. Vejam se é possível:

 

01/jul 01/07/2017 Brasil - Joinville - São Paulo

02/jul 02/07/2017 Alemanha - Berlin - dormir só se não der tempo de tocar direto p/ Praga.

03/jul 06/07/2017 Rep. Checa - Praga

06/jul 09/07/2017 Austria - Vienna

09/jul 10/07/2017 Eslováquia - Bratislava ir até Auschwitz

10/jul 14/07/2017 Hungria - Budapeste

14/jul 14/07/2017 Croacia - Zagreb, conhecer Plitvice

14/jul 15/07/2017 Eslovênia - Maribor

15/jul Eslovênia - Ljubliana

16/jul 16/07/2017 Eslovênia - Skocjan - bate e volta

16/jul 17/07/2017 Eslovênia Ljubliana

17/jul 19/07/2017 Eslovênia - Bled (Sotesko Vintgar e Savica Waterfall - bate e volta)

20/jul 24/07/2017 Eslovênia - Tolmin - Metal Days Festival

24/jul 25/07/2017 Áustria - Innsbruck

25/jul 26/07/2017 Alemanha - Munique - dormir só se não der tempo de vir embora direto.

27/07/2017 Brasil - Curitiba - Joinville

 

 

Meu foco é paisagens, natureza, comida e cerveja! :D Museus, só se for gratuito ou algo, realmente, imperdível .

Economizo viajando a noite se for preciso e viajando de ônibus, sem problemas!

 

Acham que fica muito corrido? O que eu não poderia perder e o que poderia deixar pra lá pra aproveitar mais outra coisa?

 

Quanto eu gastaria pra realizar esse mochilão nos moldes: transporte mais barato, uma refeição TOP em cada cidade pra conhecer a culinária deles, o restante refeições econômicas (lanche quando der, almoço no Hostel), cervejas locais sempre, dormindo nos moldes mais econômicos também.????

Na pesquisa que fiz por alto deu: transporte R$1.424,50 fora avião ida+volta (95% ônibus) e Hostels R$1.271,00 = R$6.195,50, achei caro comparado aos relatos que tem pela net. O que me dizem? Quanto a alimentação e bebida, não faço a menor idéia kkk

 

Desde já agradeço muito a ajuda de todos!

Link para o comentário
  • Membros

mary.heineken,

 

Por favor abra um tópico novo para o seu roteiro, não coloque ele no meio de outro roteiro, isto só confunde o pessoal..

 

Uma pergunta, por que você quer comprar uma passagem para Berlin e Munich se não pretende ficar um dia sequer lá? Isto só vai fazer você desperdiçar tempo e dinheiro desnecessariamente!!

 

Auschwitz sem a menor condição de fazer deste jeito!!! A parte de Zagreb, Plitvice e Maribor também está ruim, não vai dar par fazer assim, você precisa de mais tempo. Innsbruck também está bem ruim, é muito fora de mão e corrido, reveja isto.

 

Você já viu onde fica Tolmin? Estes festivais sempre são feitos numa cidadezinha minúscula lá no meio do mato, com acesso complicado e demorado, geralmente se gasta 1 dia inteiro para chegar lá no local do festival, e depois para ir embora geralmente é quase outro dia inteiro em função de chegar na próximo destino ou em casa..

 

Outra coisa, esqueça que existem reais neste momento, faça as contas todas em Euros, fazendo os orçamentos em reais, você nunca sabe se algo está barato ou caro, por que o câmbio varia muito de um mês para o outro e pode induzir você a erros.

 

De quando que são estes relatos que você leu na internet? De 2012 quando o Euro valia R$ 2.70? Hoje o euro está valendo R$ 4.00, quase o dobro de 2012, mas chegou a custar R$ 5.00 a alguns meses atras...

 

O quanto gastar depende muito do que você escolher lá na hora, mas pelo perfil que você falou, seria uma média de uns 70 a 80 Euros por dia com hostel, alimentação, ônibus, bebida, entradas e passeios, uns 2.000 Euros ou R$ 8.000 no total. Passagens de ônibus/Trem entre as cidades devem lhe custar uns 300 a 400 Euros se for todas estas cidades...

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...