Ir para conteúdo

Mochilão Reggaeton! 29 dias de frio por Bolívia, Chile e Peru!


Posts Recomendados

  • Membros
MENINA, SEU RELATO CAIU DO CÉU! hahahahaha eu vou partir pro meu mochilão chile-bolívia-peru na sexta-feira agora, dia 19! Não tô me aguentando de ansiedade, só respiro isso nos últimos tempos! Pensa numa pessoa perdida.. e vou sozinha ainda! ::hahaha::

 

Mas vem cá, eu tô morta de medo do frio hahaha vi que você não levou tanta blusa assim! Sentiu falta de alguma coisa depois? 1 fleece, 3 segundas peles + 1 calça fleece, 1 corta vento e 1 segunda pele foram suficientes mesmo? E que temperaturas você pegou no caminho?

 

Aproveitando, mais alguém indo entre 19 de agosto e 10 de setembro? :)

 

nooooossa, 1 semana antes da minha viagem eu já tava ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

Eu sou uma pessoa super perdida, mas consegui me achar perfeitamente! Você vai ser a mesma coisa! :mrgreen:

Eu também ficava com bastante dúvidas sobre o que levar para o frio! Queria ter levado mais coisas, na vdd, mas não entrava naaaaaada naquela mochila, Sem or! Ia levar um fleece a mais, mas ele simplesmente não coube! :cry:

 

Eu peguei temperaturas muuuuuuuuuito negativas ::Cold:: porque nevou também! Coisa que eu acredito que não vai acontecer por agora. Mas o friozão maior mesmo foi em Uyuni e San Pedro do Atacama. O resto da viagem vira fichinha depois que vc passa por esses dois lugares.

 

O negócio é: se vc não se importa de repetir roupa todo santo dia, isso é o suficiente! Pra mim foi... E também, venhamos e convenhamos, com aquele frio da porra, vc não vai ter vontade de viver, quanto mais de trocar o look. Cê dorme já pronta pro próximo dia, pq pijama é lenda, acorda pronta, passa o dia inteiro com ele, e no fim acaba dormindo do mesmo jeito que vc tá.

 

Nos próximos capítulos vou falar sobre o frio de Uyuni e Atacama ::hãã2::

 

Ps: Também levei meia térmica para o frio. Aquelas que são o olho da cara mesmo... mas são ótimas, prova disso foi meu retorno para o Brasil com meus dois pezinhos inteiros ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aaah, que relato maravilhoso, só podia estar sendo escrito por alguém que fez letras mesmo!

Aproveitando o espaço, queria dizer que foi um prazer incrível fazer um pedaço dessa viagem com vocês, mudaram total o significado do que a ela representou pra mim e que já moram aqui ::love::

O relato tá ficando ótimo e vou comentar aqui pra sempre :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Leticia tô adorando o relato. Vou amanhã pra Bolívia. Ansiedade a mil. Vc trocou reais em Sucre ou Lá paz? Tô levando pouco dólar mais reais. Obrigada Eloisa

 

Amanhãaaaaaa ::ahhhh::

Boa sorte na sua trip!

 

E eu só troquei reais em Cusco, estava 1 real = 0,91 soles (mas teve dia que estava 0,92, sem falar que tem trocentas casas de câmbio, uma do lado da outra, e nem sempre a cotação era a mesma em todas, tem que pesquisar)

Troquei 130 reais que deu 118,30 soles. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Aaah, que relato maravilhoso, só podia estar sendo escrito por alguém que fez letras mesmo!

Aproveitando o espaço, queria dizer que foi um prazer incrível fazer um pedaço dessa viagem com vocês, mudaram total o significado do que a ela representou pra mim e que já moram aqui ::love::

O relato tá ficando ótimo e vou comentar aqui pra sempre :D

 

Ahh, obrigada melhor amigo ::love::

Você, Pedro, Mateus e Felipe também já moram no meu coração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acordamos, tomamos banho e fomos arrumar nossas coisas para tomar café da manhã e fazer check-out.

De repente, to ouvindo um barulho estranho vindo do banheiro, mas nem to ligando. Focada na arrumação. Mas o barulho continua lá, e aí fui ficando encucada. Fui checar o banheiro e ele estava só todo alagado! ::ahhhh:: Isa muy esperta, não fechou a torneira da pia direito, causando o caos no baño. Ela correu lá na recepção pra pegar um paninho e a moça disse que resolvia.

 

Todas com carão, fomos para o desayuno. Adorei o café! (mal sabia que eu que todos os cafés do resto da viagem seriam exatamente iguais) Mas enfim, tinha pão, manteiga, um molho de pimenta (?), café solúvel, açúcar e suco de laranja.

Estávamos comendo, hablando e pensando no que faríamos aquele dia, quando DO NADA Isa derruba todo o suco de laranja na mesa. ::ahhhh:: Sério. QUE QUE TÁ CONTESENO? Lá vai a mesma moça limpar o caos que se estabeleceu na mesa. Ela deve achar até hoje que Isa tinha algo contra ela.

IMG_0820.JPG.4811e706cd53642ee65b194c2b6bec6d.JPG

Sra. Rita, a dona lá, nos disse que no hostel eles davam aulas de español a estrangeiros e também ensinavam a tecer. Fica a dica pra quem for passar mais tempo por lá. ::cool:::'>

Fizemos check-out, deixamos nossos mochilões na recepção e partimos para conhecer Sucre.

Aproveitamos e fomos comprar já a passagem pra Uyuni, em uma das 200 agências que tinha lá no centro. Acabamos indo no Joy Ride Tourism, e compramos bus-cama pela 6 de Octubre para as 20:30.

Fomos conhecer a Plaza. Uma gracinha.

IMG_0651.JPG.86c23cdec982e526ac088df907c07936.JPG

IMG_0653.JPG.a1703f168f46c84e7664bccf50d557a3.JPG

IMG_0656.JPG.4b395edcab6c1f9b3b8386c46474b4fe.JPG

Tava rolando algum tipo de protesto em uma das ruas e uma feira de medicina, exatamente ao lado. Tirei fotos de longe com medo de me cobrarem propina.

IMG_0662.JPG.e7b7169a899f49ff7e10a9d9e9b5a768.JPG

Pegamos a rua de baixo (Junin), paralela a plaza, à procura do Mercadão, que é ali perto. No caminho, trocamos dinheiro, compramos acessórios de frio e aprendemos que Peluqueria é Cabelereiro, Chalina é Cachecol, Guantes é luva e Medias são meias. Quer melhor escola que a vida?

Placar: 1 para a vida, 0 para cursos de espanhol. ::hãã2::

Também ficamos impressionadas com o trânsito caótico e como as pessoas arriscam suas vidas a cada dois segundos quando tentam atravessar as ruas de um lado pro outro. ::hein:

 

Enfim, achamos o mercado, comprei um shampoo e adentramos a muvuca.

Gente, que que é aquilo!?! Muito legal!! É muita coisa junta e misturada! Produtos, pessoas, sabores e cheiros! Simplesmente de tudo um pouco! É maravilhoso, amei ::love::

IMG_0663.JPG.2f0ef1bb8bee6b80163ba8559ad4da90.JPG

Mas a essa altura, Isa e eu já estávamos zonzas de fome, então retornamos à plaza e, por indicação da moça que fez nosso câmbio, almoçamos no Restaurant Plaza, se me recordo bem. Ele fica na parte de cima de um dos prédios que estão na Plaza. Muito bonitinho!

Pedimos o almuerzo que consistia em: um prato de sopa + salada + prato principal (arroz, macarrão, frango ao limão e papas frita, não diga) + sobremesa (arroz con leche, nosso famoso arroz doce). Tudo muito gostosinho, e melhor ainda porque tínhamos a visão da Plaza lá de cima e wifi. Rachamos uma água de 600ml também (percebam que até esse momento da viagem eu ainda não havia começado a tomar coca-cola descontroladamente).

IMG_1150.JPG.2edc84c96bff65dc8e0c13acc2a290b3.JPG

IMG_0668.JPG.39a4ee7cda12c7d918357ef22ce05225.JPG

IMG_0674.JPG.2e66fb36aaaf0aa69b838bcdd6aed787.JPG

Comida saindo pelo ladrão, pagamos a conta e fomos matar o tempo na plaza até a hora do busão.

IMG_1158.JPG.3f884610fdb2ff688216be1f82f46ac6.JPG

Cuidado com as crianças bolivianas que ficam na plaza! Elas podem parecer bonitinhas e inocentes, mas ao primeiro sinal de bobeira que você dá, elas estão fazendo malabarismo e plantando bananeira na sua frente, e aí vc é obrigado a dar uma propina!! Isa era mais ligeira que eu. Quando via uma se aproximando, já falava: NO, e ela ia tentar a sorte em outro turista. E digo turista, porque percebi que elas pulavam os bolivianos e só iam no banco onde tinha turista!!!! Muy espertos esses chicos! 8)

 

Enfim, era umas 17h e já estávamos cagando de frio! A temperatura cai muito rápido lá, é impressionante! ::Cold::

IMG_1160.JPG.1d31657d6d1a30bd7e20dbe7073e21e4.JPG

Pois bem, decidimos que já havíamos aproveitado nosso tempo em Sucre e retornamos ao hostel pra trocar de roupa, carregar o celular, usar o baño e aguardar a hora de ir para a rodoviária.

Compramos uma água no barzinho do hostel mesmo e conhecemos duas moças da Bélgica que estavam hospedadas lá. Quando digo “conhecemos” é mais pra: notamos que elas estavam de partida e queríamos saber se elas rachariam o táxi até a rodoviária, estabelecemos comunicação com uma delas que foi até simpática, porque a outra SENHOR nem olhou na nossa cara, não interagiu e, pra completar, só falava em francês com a amiga. Sério, parecia que a gente xingado a mãe dela. ::bruuu::

 

Enfim, elas iam um pouco mais cedo pra rodoviária, mas resolvemos ir mesmo assim, porque esperar lá e esperar ali ia dar na mesma!

(Se soubéssemos como era a rodoviária de Sucre, talvez tivéssemos esperado um pouco mais no hostel)

Saímos a rua para caçar um táxi! (gente, é muito difícil pegar táxi naquelas ruas mega apertadas, com mochilões do tamanho da vida nas costas e todos os outros carros buzinando sem parar) Confesso que nem estava ajudando a achar um, PRIMEIRO pq a moça era um cu, ia correndo na frente, sem esperar, isso q Isa estava puxando a mala enorme dela de rodinhas por aquelas ruas irregulares, e SEGUNDO que a gente nem tava atrasada, então... :D

 

Finalmente conseguimos um! Gente, eu sei que, rodoviárias em geral, nunca são lugares agradáveis e tal... mas sério, quando chegamos lá, quase que eu perguntei ao motorista se ele estava no lugar certo! Que lugar horrível!!!!!!!!!!!! ::xiu:: Isa ficou tão chocada que até esqueceu dentro do táxi a água que tinha acabado de comprar no hostel. :?

A rua era uma bagunça de carro subindo, descendo, desviando, buzinando... e a rodoviária, que não parecia uma rodoviária, era super mal encarada, meio escura, feia e suja. Novamente se ouviam os destinos, em alto e bom tom, saindo da boca de 30 bolivianos ao mesmo tempo. :shock:

 

Ao nos recuperar do choque, quase morremos atropeladas tentando atravessar a rua pra comprar petisquinhos pra viagem, em um mercadinho que tinha em frente a rodoviária. Na volta, mais um teste de sobrevivência. ::dãã2::ãã2::'>

Não queríamos, mas fazer o que, entramos! A parte principal da rodoviária é um corredor compridoooooooo, abafado, meio escuro e lotado de gente. Como dito nos relatos, para nossa alegria e tristeza, o balcão da 6 de Octubre era no final dele.

Alegria :D , porque não íamos ficar embaçando e procurando onde era. E tristeza :cry: , porque teríamos que passar por tudo e todos pra chegar até lá. Mas vamos lá, mente aberta. ::essa::

 

Chegamos, apresentamos o voucher, pegamos as passagens e aí só restava 1 hora e meia até o embarque. ::putz::

Achamos uma sala de espera ótima ::hein: e sentamos. Ignorando alguns olhares esquisitos, tive a brilhante ideia de pegar meu can can, pra ver se o tempo passava mais rápido!

E como passou! Jogamos mil partidas!!! ::mmm:

E o engraçado era que enquanto estávamos jogando, não tinha UM boliviano que não olhasse de curiosidade! Tava todo mundo focado no nosso jogo! E eu não consigo jogar quieta, então acho que eles ficavam ainda mais curiosos com os gestos, risadas, xingamentos e, também, com o fato das cartas serem coloridas e tal.

IMG_1166.JPG.521397b3ba8babe387c006f73f5d9d00.JPG

Depois de um tempo de jogo, Isa resolveu chamar o cara que estava do meu lado, vidrado no jogo, pra se juntar a nós. Ele ficou meio assim no começo, mas logo aceitou a proposta, falando que só ia jogar uma partida. Ele era bem introspectivo, de poucas palavras, mas adorou o jogo. Disse que aquilo não existia na Bolívia. Adorou tanto que quis jogar uma segunda vez. Tudo errado, mas beleza, o que vale é a interação. ::otemo::

Logo já era a hora do nosso ônibus. Juntamos as coisas e nos despedimos de Jesus. ::hãã::

 

Descemos uma rampa, as plataformas ficam na parte de baixo da rodoviária. Aliás, não faço ideia do porquê da existência delas, porque o busão NUNCA tá parado no número que eles falam que vai tá. Enfim... aproveitamos para ir ao baño, e lá conhecemos Chris e Emily, da Inglaterra. Tinham acabado de se casar e estavam em uma lua de mel de míseros 9 meses! Meu sonho casar com alguém que tenha a mesma vibe mochileira! ::love::

Nós quatro faríamos a mesma viagem! Fomos então pegar o ônibus e... barrados! ::essa:: Não pagamos a porcaria da taxa de embarque! Ó senhor! É tão difícil assim incluir a taxa no valor da passagem? Demos meia volta e fomos pagar a bendita! ::grr::

 

Voltamos, entregamos o papelzinho e entramos no lugar das plataformas! Obviamente nosso ônibus não estava na plataforma nº 9, e sim escondido atrás de 3 ônibus, em plataforma nenhuma.

Enquanto estávamos esperando o embarque, presenciei diversas quase batidas entre os ônibus! ::ahhhh:: Cê tem que ser muito foda pra ser um motorista na Bolívia! Sério mesmo! Juro que não sei como não tem nenhuma colisão sequer!

Enfim, a parte cama era em cima e semi-cama, embaixo!

 

Atenção! Talvez comprar muito tempo antes não seja o melhor negócio: O casal que havia comprado a passagem sei-lá-eu quanto tempo atrás não conseguiu “cama”; já nós, que havíamos comprado naquele dia mais cedo, conseguimos! Chris acha que é porque quando eles compraram, o busão não era de dois andares. Daí como a procura foi muito grande por lugares, eles devem ter trocado o busão por um de dois andares, abrindo vagas para “cama”.

 

Bom, só sei que o busão era muito bom, considerando alguns relatos aqui do fórum, e tinha baño!!! ::cool:::'>

Nós ficamos nas primeiras poltronas, o que era ótimo pra colocar todas nossas quinquilharias ali na frente! Depois de driblar vários ônibus, partimos 20h50! Eu dormi até 00h, quando há uma parada em Potosí, mas só para subir mais gente no ônibus. Depois, eu não consegui dormir direito: mistura de ansiedade com enjoo (foi a primeira vez que eu senti os efeitos da altitude).

 

Sobre os gastos:

 

Diária cama de casal no Joy Ride Hostel: 161 bolivianos (80,50 pra cada)

Passagem bus cama para Uyuni: 115 bolivianos

Chalina: 40 bolivianos

Guantes: 10 bolivianos

Medias: 10 bolivianos

Shampoo genérico da Seda “Sedal”: 15 bolivianos

Almuerzo + água: 50 bolivianos

Água no hostel: 5 bolivianos

Táxi do hostel à rodoviária: 20 bolivianos (5 pra cada)

Petiscos para a viagem (doritos, biscoito e genérico do trident “Beldent”): 33 bolivianos

Baño na rodoviária: 1 boliviano

Taxa de embarque: 2,50 bolivianos

 

O valor do câmbio no dia era: 1 dólar = 6,94 bolivianos (melhor da vida, me arrependi de ter trocado em Puerto Quijarro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Aaah, que relato maravilhoso, só podia estar sendo escrito por alguém que fez letras mesmo!

Aproveitando o espaço, queria dizer que foi um prazer incrível fazer um pedaço dessa viagem com vocês, mudaram total o significado do que a ela representou pra mim e que já moram aqui ::love::

O relato tá ficando ótimo e vou comentar aqui pra sempre :D

 

Junnio, seu lindo <3

Bom demais conhecer vocês tambem!

Melhor amigo é melhor amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

HAHAHAHAH aii essas fotooos!!

Eu sei que falando assim parece até maldade, mas tem que ficar esperto com as criancinhas :(, pq elas voltam toda hora!

Se a gente for da propina toda hora, ficamos sem plata! hauahauha

Muito bom relembrar nossa viagem, to adorando! Esse dia eu tava inspirada a fazer cagada mesmo hauahuaha

beijooo coisa ryca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Let, Você chegou a olhar o valor que era vendido no próprio terminal? (a passagem para uyuni), ou compensa mesmo comprar a passagem em agencia na cidade?

Valeu a pena passar uma noite em Sucre? Meu voo chega na parte da manha, tava pensando se apenas na parte da manha e tarde dava pra ver o que a cidade oferece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Let, Você chegou a olhar o valor que era vendido no próprio terminal? (a passagem para uyuni), ou compensa mesmo comprar a passagem em agencia na cidade?

Valeu a pena passar uma noite em Sucre? Meu voo chega na parte da manha, tava pensando se apenas na parte da manha e tarde dava pra ver o que a cidade oferece.

 

Oi, Pedro! Então, eu não olhei na rodoviária o preço que seria o bus-cama, mesmo porque eu queria sair correndo dali o mais rápido possível, MAS li em relatos atuais que o bus-cama estaria 100 bolivianos. Uma corrida de táxi do centro a rodoviária é 20 bolivianos. Como pagamos 115 bolivianos na nossa passagem, eu acho que compensa. Ainda mais vc que está sozinho e não teria com quem dividir o táxi.

 

E Sucre é uma cidade bem charmosinha! Se tiver como ficar uma noite, seria legal ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...