Ir para conteúdo

Tailândia/Ago 2016 - Bangkok, Ayutthaya, Chiang Mai e Chiang Rai [COM FOTOS E GASTOS]


wadi.m

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Retirado do meu blog: http://itinerant.com.br/

Esse é um relato de uma viagem que fiz na Tailândia no final de agosto de 2016. Foram só 4 dias de viagem (24 a 28 de agosto) e tive que priorizar umas coisas e sacrificar outras. Como esse período é de chuvas na Tailândia, achei que seria arriscado optar pelas praias do Sul e acabar perdendo os poucos dias que teria por lá. Então resolvi optar por fazer um tour pelos templos de Bangkok e do norte e deixar as praias para uma outra oportunidade.

 

Antes de começar o relato, deixo avisado que vou colocar os valores convertidos para reais usando a cotação de hoje (04/09/2016), e também arredondando para cima. Portanto, para valores atualizados, recomendo que vocês baixem algum aplicativo de conversão de moedas e vejam o valor atual, ok?

 

Fiz essa viagem saindo do Japão, onde eu moro, com uma promoção imperdível que encontrei pela companhia Air Asia pagando 23.550 ienes (cerca de R$ 740) ida e volta de Tóquio para Bangkok! Foi o principal motivo que me fez viajar nessa época, mesmo tendo pouquíssimos dias de folga.

 

Meu roteiro seguiu assim:

 

Dia 1 (24/08) > Chegada em Bangkok e ida para Khon Kaen

Dia 2 (25/08) > Volta para Bangkok e visita ao Grand Palace e Wat Pho

Dia 3 (26/08) > Tour por Ayutthaya e ida para Chiang Rai

Dia 4 (27/08) > Visita ao White Temple de Chiang Rai, ida para Chiang Mai e visita ao Wat Phra Singh e Wat Phra That Doi Suthep

Dia 5 (28/08) > Voo de volta

 

Além do voo internacional ter sido baratíssimo, também peguei ótimas preços nos voos domésticos:

 

Bangkok – Khon Kaen > 1,635.30 THB (R$ 154) pela Air Asia

Khon Kaen – Bangkok > 886.30 THB (R$ 84) pela Air Asia

Bangkok – Chiang Rai > 1,386.14 THB (R$ 130) pela Air Asia

Chiang Mai – Bangkok > € 36,86 (R$ 134) pela Thai Lion Air

 

Agora vamos ao relato de cada dia:

 

DIA 1

Quando reservei o voo pela Air Asia, resolvi não pagar as taxas extras para ter a franquia de bagagens despachadas. Então fui só com a de mão mesmo que tinha um limite de 7 kg. Como minha estadia seria curta, não precisei de muita bagagem e os 7 kg foram suficientes. Só tive cuidado com os líquidos, coloquei xampu, protetor solar e outros em recipientes de menos de 100 ml cada e não tive problema na hora do embarque.

 

Cheguei no aeroporto de Don Mueang (que é mais usado pelas low costs e voos domésticos) por volta das 14h. Como tinha lido por aí em outros relatos, segui para o balcão de Health Control com minha carteirinha de vacinação comprovando que tinha tomado a vacina de febre amarela para preencher o formulário, ganhar o carimbo e só então seguir para a imigração. A passagem pela imigração também foi tranquila.

 

Como tinha reservado o voo para Khon Kaen para as 16h40 do mesmo aeroporto, fiquei por lá mesmo esperando. Enquanto esperava, dei uma volta no aeroporto e vi que tinha uma lojas vendendo chips de celular com 1,5 GB de dados para internet por 150 THB (R$ 15). Tentei comprar, mas eles não conseguiram ativar no meu celular porque acho que ele era bloqueado. Então fica a dica se vocês tiverem celular desbloqueado para outros chips. Mas, na verdade, acabei nem sentindo falta porque passava o dia andando e quando parava em algum restaurante, café ou no hostel, eu usava tranquilo o wi-fi desses lugares.

 

Peguei o voo para Khon Kaen e cheguei lá por volta das 17h30. A essa altura, vocês devem estar se perguntando o que tem em Khon Kaen para eu ter ido lá. Provavelmente, pouquíssimos turistas passam por lá. E realmente, não há nada de turístico para ver lá. Eu só fui, porque um dos meus melhores amigos que fiz em tempos de intercâmbio era de lá e eu fui mais para encontrar com ele. Ele me levou para um night market popular de lá e a gente ficou comendo, bebendo e batendo muito papo por lá. Um lugar bem agradável, apesar de a esperada chuva ter vindo atrapalhar um pouco esse primeiro dia. Nesse dia, dormi na casa desse meu amigo e no dia seguinte peguei o voo cedo de volta para Bangkok.

  

 

 
IMAG0192

 

 
IMAG0189

  

DIA 2

Voltei pro aeroporto de Khon Kaen e embarquei no voo de 8h25 para Bangkok. Enquanto esperava o voo, tive a primeira grande surpresa cultural da viagem. Eu já tinha lido que numa determinada hora do dia, uma música (que imagino que seja o hino nacional) é colocada nos alto-falantes das ruas e as pessoas param tudo, ficam de pé em respeito ao rei e a rainha e esperam a música passar. Só que eu não imagina que no aeroporto ia ter isso. Quando deu 8h, a música começou a tocar, todo mundo da sala de embarque levantou e só eu fiquei sem entender o que era. Mas resolvi acompanhar e levantei tb. rs

 

O voo saiu atrasado e eu cheguei em Bangkok por volta das 11h. Tb tinha pesquisado que tinha um ônibus/van que sai do aeroporto de Don Mueang e vai até a Khao San Road, que é tida como a rua dos mochileiros, além de ser muito próxima do Grand Palace e do templo Wat Pho que estavam na minha lista de visitas. O ônibus é chamado de Limo Bus, custa 150 THB (R$ 15) e você encontra o balcão para comprar a passagem do lado da saída 7:

  

 
IMG_0252

  

A Khao San Road tem muitas opções de hospedagem, e eu tava na dúvida de onde ficar. Então dei uma pesquisada na Booking.com e encontrei uma ótima avaliação sobre o Nitan Hostel Khaosan:

http://booking.com/f4c1cf6fdc6190

E realmente é um bom hostel. Fiquei num dormitório misto com 10 camas e paguei 520 THB (R$ 52) por uma noite. Além desse valor, você paga uma espécie de garantia de mais 300 THB (R$ 30) que é devolvido no check-out quando você entrega a chave. Cada cama tem cortina, tomada, um armário pequeno para guardar coisas de valor (não cabe a mochila), ar-condicionado, o banheiro é limpo, o wi-fi é bom e o atendimento também. Não tenho nenhuma queixa. A única coisa ruim é que é um pouco difícil encontrar. Ele não fica bem na Khao San Road, mas num beco que tem entrada na Khao San Road. E a rua é muito bagunçada, cheia de lojas e pessoas e outros becos. Então fica uma dica se vocês forem para esse hostel: saiam do lado da esquina do Burger King e procurem o primeiro beco à esquerda (se não for o primeiro, é o segundo, não tenho certeza rs). Olhem da entrada e vcs já visualizam o letreiro do Nitan Hostel.

  

 
IMAG0206

  

Fiz o check-in no hostel, deixei minha coisas e segui para o Grand Palace. É realmente próximo à Khao San, cerca de 10 a 15 min a pé. O Grand Palace e os templos também restringem a entrada de pessoas de bermuda e camisetas sem manga, e saias acima do joelho. Por causa disso, tem muita gente vendendo lenços e calças na frente. Também li em algum lugar que lá na entrada dá para pegar emprestado também, mas eu não recomendo porque é muito lotado e você com certeza vai perder muito tempo na fila. Eu fui preparado e entrei tranquilo. O ingresso custa 500 THB (R$ 50) e dá acesso a todo o complexo que além do palácio em si, tem o templo Wat Phra Kaeo com o Buda de esmeralda. É muita coisa para ver lá. O espaço é enorme e muito bonito para tirar fotos. Como iria paro o Wat Pho ainda no mesmo dia, tive que correr um pouco e fiquei só 3h lá.

  

 
IMG_0260

 

 
IMG_0288

 

 
IMG_0296

 

 
IMG_0331

  

Saí do Grand Palace e fui para o Wat Pho. Sabia que era perto de lá, então dei uma volta em torno do Grand Palace e localizei fácil o Wat Pho. É onde tem o Buda Reclinado, mas também é um espaço bem grande cheio de coisas para ver além do Buda. A entrada nesse templo custou 100 THB (R$ 10) e dá direito a uma garrafa d’água que cai muito bem naquele calor.

  

 
IMG_0352

 

 
IMG_0377

 

 
IMG_0404

 

 
IMG_0411

  

Saindo do Wat Pho, tava muito cansado de andar e também pelo calor e resolvi descansar um pouco num café que tinha na margem do rio Chao Phraya que ficava bem próximo. Além de descansar, ainda dava para curtir a vista do Wat Arun que ficava do outro lado da margem, que eu não pudia ir dessa vez por falta de tempo. Mas a vista compessou:

  

 
IMG_0434

  

Depois disso, voltei para o hostel e tinha planejado ir para Khao San Road à noite, mas de novo a chuva voltou para atrapalhar os planos, além disso, eu também tava exausto e resolvi comprar algo na loja de conveniência Seven Eleven ali perto e comer no hostel mesmo, e assim encerrei esse dia.

 

DIA 3

Esse dia acordei, tomei o café-da-manhã e fiz o check-out. Saí pela Khao San e negociei com um motorista de tuk-tuk para ir até a estação de trem Hua Lamphong. Fechei o valor de 100 THB (R$ 10). Na estação, comprei a passagem para Ayutthaya por somente 15 THB (R$ 1,5), absurdamente barato!!! Claro que o trem não tinha conforto nenhum, nem ar-condicionado, mas eu fui sentado de boa na janela junto com outros tailandeses. O trem atrasou uns 30 min para partir e a viagem até Ayutthaya demorou mais ou menos 2h. Chegando em Ayutthaya, eu já tinha planejado que faria o passeio pelos principais pontos da cidade de bicicleta (apesar do calor!). Mas aqui fica mais uma dica: você encontra um ponto de aluguel de bicicletas logo na saída da estação, mas recomendo você seguir pela rua em direção ao rio para atravessá-lo numa balsa e só alugar a bicicleta na outra margem. Parece que eles não aceitam a bicicleta na balsa, então se você aluga logo na estação, tem que fazer uma volta por uma ponte mais distante e perde tempo. O aluguel da bicicleta foi 50 THB (R$ 5) e poderia usá-la até as 18h. Além disso, eles entregam um mapa com os principais pontos para visitar. São muitos pontos! E por causa do tempo mais uma vez eu tive que priorizar uns e sacrificar outros. Visitei esses:

 

Wat Mahathat, ingresso: 50 THB (R$ 5)  

 
IMG_0467

 

 
IMG_0482

  

Wat Ratchaburana, ingresso: 50 THB (R$ 5)  

 
IMG_0486

 

Wat Phra Si Sanphet, ingresso: 50 THB (R$ 5)

 
IMG_0526

 

 
IMG_0549

  

Wihan Phra Mongkol Bophit, ingresso grátis  

 
IMG_0554

 

 
IMG_0559

  

Elephant Camp, ingresso grátis (só paga para subir nos elefantes)  

 
IMG_0564

 

 
IMG_0568

  

Wat Lokkayasutharam, ingresso grátis  

 
IMG_0573

 

 
IMG_0575

  

Queria muito ter ido no Wat Chai Wattharam e Wat Yai chai Mongkol, mas como tinha que voltar para Bangkok para pegar o voo para Chiang Rai às 19h30 e já eram 17h não dava tempo. E foi então que me dei conta que não ia dar tempo de voltar de trem para Bangkok. Por causa disso, tive que negociar com um táxi e foi duro conseguir baixar o preço. A princípio, o motorista queria cobrar 1000 THB (R$ 95) até o aeroporto Don Mueang de Bangkok, mas achei caro (pois tinha pago só 15 THB no trem!). Ofereci 500 e ele disse que eu tava brincando, ameacei comprar o bilhete do trem entrando na fila, e ele veio oferecer 900, falei que 800 e fecharíamos, aí ele negou mais uma vez. Entrei na fila de novo e ele veio de novo oferecendo 850, fui firme e falei que só daria 800, ele fez uma careta e ofereceu fazer uma cara e coroa, se eu ganhasse, pagaria 800. E foi aí que eu venci o cara e coroa e fechamos em 800 THB (R$ 75) até o aeroporto num táxi com ar-condicionado numa viagem de 1h15 mais ou menos (pegamos um pouco de trânsito em Bangkok). Mas consegui pegar o voo para Chiang Rai a tempo.

 

Cheguei em Chiang Rai por volta das 21h30, fui no balcão de táxi do aeroporto, mostrei o endereço do hostel que iria ficar e eles me cobraram 200 THB (R$ 20). Parece que era um valor fechado já, e também tava exausto para ficar negociando valor de novo. rs

 

O hostel que fiquei em Chiang Rai também tinha pesquisado no Booking.com e optei por um que tinha uma boa avaliação. E reservei o Mercy Hostel:

http://booking.com/9c7bdb294700a

E também super recomendo. Diferente do que fiquei na Khao San, esse não tem cortinas nas camas, mas elas são super confortáveis, com ar-condicionado, tomadas em cada cama, armários para guardar mochilas, bom wi-fi, banheiros limpos e espaçosos e uma área comum espaçosa e com sofás confortáveis. Nenhuma queixa também. A diária custou 250 THB (R$ 25), também foi necessário mais 100 THB (R$ 10) de garantia que era devolvido no check-out. Tinha um night market próximo de lá, mas eu realmente estava exausto e só fiz cair na cama e apaguei.

 

DIA 4

Acordei, fiz o check-out e tomei o café-da-manhã no restaurante ao lado (o hostel não incluía o café na diária). Depois segui para o terminal de ônibus que era próximo de lá, negociei com um motorista de tuk-tuk a ida para o White Temple e fechamos ida e volta por 300 THB (R$ 30).

 

O objetivo da minha ida a Chiang Rai era basicamente esse templo, sem dúvida um dos mais fantásticos de toda a Tailândia. E realmente valeu muito a pena! Ele fica um pouco afastado do centro de Chiang Rai, mas acho que foi entre 20 e 25 min até lá. E a entrada é livre, sem ingressos. Vejam o porquê de valer a pena:

  

 
IMG_0593

 

 
IMG_0590

 

 
IMG_0606

  

Realmente é de cair o queixo!

 

De volta para o terminal de ônibus de Chiang Rai, fui no balcão da Green Bus e reservei uma passagem para Chiang Mai por 166 THB (R$ 16). O ônibus é bem confortável, com ar-condicioanado e você recebe ainda uma garrafa de água e um biscoito. Mas a viagem é um pouco longa, mais ou menos 3h. E só fui chegar em Chiang Mai às 14h30.

 

Do terminal de ônibus de Chiang Mai peguei um tuk-tuk por 150 THB (R$ 15) e segui direto para o templo Wat Phra Singh. Chiang Mai é cheia de templos, mas como essas eram minha últimas horas na Tailândia, eu tive que optar e li que esse era o principal, e realmente é muito bonito! O ingresso custou somente 20 THB (R$ 2)

 

 
IMG_0657

 

 
IMG_0676

  

Mas também tinha lido que o Wat Phra Thai Doi Suthep era imperdível. O problema é que ele fica bem afastado da cidade em cima de uma montanha e já eram 4h da tarde! E para piorar começou a cair uma chuva bem forte. Mas eu resolvi arriscar e resolvi ir. Peguei o primeiro táxi que vi e como não tinha muito tempo para negociar, acabei pagando caro mesmo sem insistir muito para baixar o valor de 500 THB (R$ 47).

 

Chegando na entrada do templo em cima da montanha, a chuva continuava e eu, como previa que choveria, tinha levado uma capa de chuva na minha mochila e me foi muito útil. Se não me engano, acho que entrei no templo umas 17h, mas parece que ele era aberto até 20h. O ingresso custa 30 THB (R$ 3). E valeu a pena também. O templo é realmente muito bonito.

 

 
IMG_0698

 

 

 
IMG_0717

 

 
IMG_0689

  

E também tem uma vista ótima de cima da montanha de Chiang Mai.

  

 
IMG_0725

  

Na volta, peguei uma van na saída do templo que me levaria para o Night Bazaar de Chiang Mai, que era perto do hostel que eu ia ficar. A van cobrou 80 THB (R$ 8).

 

O hostel que eu fiquei em Chiang Mai foi o STrips the Poshtel:

http://booking.com/cd663a61cee5b8

Também recomendo. Tem uma boa localização bem próximo ao Night Bazaar. A diária custou 414 THB (R$ 41), mas eles cobravam uma garantia de 1000 THB (R$ 100) que mesmo sendo devolvido no check-out, eu achei um pouco absurdo ainda mais porque tava no fim da viagem já quase sem dinheiro. Como era o fim da minha viagem eu já sairia dali para pegar o voo no aeroporto e ir embora da Tailândia, os 1000 THB que pegaria de volta eu não teria mais onde gastar além do aeroporto e acabou sendo desperdiçado, ainda tenho aqui os bahts que sobraram esperando a próxima viagem para Tailândia. Mas quanto ao hostel em si, nenhuma reclamação. Só não dei sorte de pegar bons colegas de quarto, era uma bagunça só, roupa suja e mochila pelo chão todo, pendurada nas escadas das beliches atrapalhando a subida. Mas como sairia 5h da manhã para pegar o voo, não precisei conviver muito com isso. E como não conseguiria pegar o café-da-manhã do hostel, eles preparam um sanduíche e uma caixinha de leite para eu levar comigo.

 

Saí do hostel, não tinha amanhecido ainda, e andei pela rua do Bazaar, mas não foi difícil achar um tuk-tuk que veio pela rua e parou na minha direção me oferecendo corrida. O trecho até o aeroporto foi 130 THB (R$ 13), que também nem insisti para diminuir. Cheguei no aeroporto, fiz o check-in na Thai Lion Air, que eu achei melhor que a Air Asia, e chegando em Bangkok peguei o voo da Air Asia de volta para Tóquio, e apesar de minha bagagem ter acusado 1,5 kg a mais da franquia de 7 kg, eles deixaram passar sem eu precisar pagar nada a mais.

 

E foi assim que terminou essa passagem relâmpago, porém intensa por esse país fanstástico deixando muito gostinho de quero mais!

 

TOTAL DE GASTOS

Trecho intercacional (Tóquio-Bangkok): R$ 740

Trechos nacionais: R$ 502

Táxis/vans/ônibus/trem/bicicleta: R$ 255

Ingressos: R$ 80

Total: R$ 1577 (+ alimentação/compras que varia de pessoa para pessoa)

 

Acompanhem também relatos de outros destinos no meu blog: http://itinerant.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Olá Wadi,

 

Adoro viagens "correndo", dá pra ver tanta coisa!

 

Parabéns pelo relato... Estarei na Tailândia "correndo" também, e me ajudou a organizar minha logística.

 

Valeu [THUMBS UP SIGN]!!!

 

Obrigado LiCkA! Fico feliz em poder ter te ajudado no seu plano e espero que faça uma ótima viagem tb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...