Ir para conteúdo

Lençois Maranhenses - Dicas


Posts Recomendados

  • Membros
Boa tarde,

 

Tenho um amigo que mora em São Luiz e disse que o Maranhão está enfrentando em 2012 uma das piores secas que já enfrentou.

 

A melhor época pra se conhecer os Lençois é em julho, logo após as chuvas, aonde as lagoas estão cheias e o cenário é deslumbrante.

 

Acredito que nessa época do ano vocês ficarão um pouco decepcionados com o que encontrarão por lá.

 

Mas se mesmo assim resolverem ir, o que posso falar é o seguinte:

 

Se for pernoitar em São Luiz, todos os hotéis/pousadas/albergues tem contato com microonibus que levam à Barreirinhas/MA pelo mesmo preço do ônibus que sai da rodoviária.

 

A primeira pergunta que se deve fazer é:

 

Quero conhecer os Lençois por Santo Amaro ou por Barreirinhas???

 

Por Santo Amaro, que é uma cidade que está mais preservada, você chegará a algumas lagoas e alguns lugares.

 

Por Barreirinhas, chegará a outras lagoas e lugares.

 

Via Santo Amaro tem a maior das lagoas dos Lençóis Maranhenses, que é a Lagoa das Gaivotas, e tambem você pode chegar a um dos lugares mais inóspitos dos Lençois que é Travosa.

 

Por Barreirinhas, aonde eu conheço mais, sugiro que faça o passeio das lagoas e por do sol do parque, visite os pequenos lençóis, conheça a praia de Caburé, vá ao farol de Mandacarú e principalmente, não deixe de conhecer Atins e se possível permaneça por lá alguns dias. Atins é realmente deslumbrante.

 

Tambem sugiro que não deixe de fazer o principal passeio dos Lençóis que é o sobrevoo. Nele você consegue ter uma noção da imensidão daquele lugar.

 

Só sugiro que você repense a data da viagem, porque não verá as belezas que os Lençóis Maranhenses tem para oferecer.

 

Procure ir logo após as chuvas, que naquela região se encerram no começo de julho.

 

Abraços,

 

Paulo

 

 

Olá, boa tarde!

Essa época boa para conhecer os lençóis vai de que mês a que mês?

Link para o comentário
  • Membros

Adri, vai de junho a agosto geralmente.

Só que às vezes nem na "época boa" as lagoas ficam muito cheias.

 

Eu fui prós lençóis em julho deste ano, que supostamente seria um mês ótimo, mas as lagoas estavam todas bem rasas, com pouca água, devido às chuvas em pouca quantidade este ano...

 

Mas ainda assim estavam lindas, incríveis e super valeu a pena! ;)

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 6 meses depois...
  • Membros

Olá, Nando. Adorei as suas dicas! Sou do Rio e estou querendo conhecer os lençóis no final de junho. Você sugeriu ficar em Santo Amaro e, pela coisas que já li, parece uma boa opção mesmo. Com não conheço o Maranhão, fique com algumas dúvidas. Veja se pode me ajudar: Se entendi bem, para ir de São Luis a Santo Amaro teremos que pegar um 4X4 em Sangue. Isso é um vilarejo? procurei no Google maps para ter uma idéia das distâncias e das posições, mas não achei. Outra coisa: Quando você diz para pedir ao hotel ou pousada em São Luis para que peguem em Sangue, esse serviço em geral é pago no hotel em São Luis, ou tenho que agendar previamente, e o hotel só fará a solicitação?

 

Adalberto eu estive nos Lençóis em Março deste ano e sinceramente o lugar é lindo em qualquer época ::otemo:: Quanto as Lagoas tudo vai depender de onde vc pretende partir para conhecer os Lençóis, eu pessoalmente sugiro que fujas de Barreirinhas, lá só tem exploração ao turista e os Lençóis na realidade ficam em Santo Amaro e Atins. Minha sugestão é que vá para Santo Amaro ficando duas noites, basta pedir no Hotel ou pousada onde vai ficar em São Luis para pedirem que te apanhem de Van e ter levem para Sangue, em Sangue já tem um 4 X 4 que te leva para Santo Amaro. Em Santo Amaro existem várias pousadas com excelentes preços, eu contratei os passeios com o próprio dono do 4 X 4 que me levou de Sangue para Santo Amaro. De Santo Amaro vc retorna para Sangue e de lá vai para Barreirinhas, chegando em Barreirinhas vc pega um Barco que faz um passeio até Caburé passando pelo Rio Preguiças e indo para o Farol de Mandacaru. Chegando em Caburé eu sugiro que passe uma noite na Pousada Paturi, o lugar é lindo e muito romântico para quem vai com esposa ou namorada, vale a pena e sua esposa merece ::otemo:: No dia seguinte após o café vc pode ir para Atins é só arrumar um barco em Caburé mesmo. Existem vários que chegam pela manhã, pechincha que consegue. Eu consegui por 30 pratas por pessoa, estava eu e um amigo de Brasília. Em Atins vc faz outros passeios, lá tem várias pousadas bem baratas e o lugar também é maravilhoso, e como falei os Lençós é lindo todo o ano e tem sim Lagoas cheias entre outras coisas, fuja de Barreirinhas. De atins vc pode retornar para Barreirinhas de 4 X 4 e de lá vc pega um transporte para S. Luis. Importante. Em Barreirinhas tem taxi que faz lotação até São luis. Só pesquisa pq tem sempre uns malandros querendo explorar turista, no mais se quiser vc pode ler meu relato com dicas de hospedagem entre outras. Procura. Nos Lençóis desse Regaee ::otemo::::otemo::
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Boa Tarde! É importante pra quem quer ir pro Nordeste ficar ligado nas datas comemorativas (e lá são muitas, cultura gigantesca!!) Muitos feriados santos. Quem quer pegar uma praia mais tranquila (como seria em Santo Amaro) antes de planejar de uma olhada neste calendario mostra os feriados por regiões: https://calendario2018brasil.com.br/maranhao/

 

Qualquer coisa to aqui! (indo pro Nordeste mes que vem pegar um pouco do São João de Caruaru!!!)

 

Valeu!

Link para o comentário
  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...