Ir para conteúdo

PRIMEIRO MOCHILÃO! junho/julho/2017. Preciso de ajuda!!!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!!

Estou começando a planejar meu mochilão para a Europa, mas tenho ainda muitas dúvidas...

Meu objetivo é ficar entre 20 à 30 dias (também quero opiniões quanto a isso) e pensei nos destinos: Londres, Paris, Roma, Lisboa, Madrid, Barcelona, Amsterdã, Berlim, Veneza e Atenas.

Esses destinos que mencionei é o meu desejo master, mas nem sei se ele faz algum sentido e se tem tempo para conhecer tudo isso...

Outro ponto muito importante: meu orçamento seria R$13.000,00, contando TUDO. Desde as passagens para lá, até hospedagem, translados e alimentação.

Consigo fazer tudo isso com essa grana e nesse tempo? A época que quero viajar, junho ou julho de 2017, é boa?

Também estou a procura de alguém (de preferência mulher) que queira fazer esse roteiro junto, pois como é meu primeiro mochilão estou muito receosa.

 

Muito obrigada!!! ::love::

Link para o comentário
  • Membros

Depende dos seus interesses, mas para aproveitar cada um destes locais com alguma calma e sem correria você precisaria a seguinte quantidade de dias em cada um deles: Londres(5), Paris(5), Roma(4), Lisboa(3 ou 4), Madrid(3), Barcelona(3), Amsterdã(3), Berlim(4), Veneza(2) e Atenas(2 ou 3). Ou seja, não cabe tudo numa única viagem, você vai ter que priorizar alguns locais de deixar os demais para uma outra oportunidade.

 

Pessoalmente eu não gosto de ficar viajando tando tempo assim, mas de 20 ou 30 dias, eu tento limitar as minhas viagens a no máximo 20 dias, pois sinceramente depois da segunda semana você já está cansado, as coisas começam a ser repetitivas, e você nem aproveita mais direito as últimas cidades... Mas tem um pessoal que só acha que a viagem é válida de tiver 45 dias... Mas em fim cada um tem a sua preferência...

 

Junho/Julho será verão lá, é uma boa época para se viajar, o único problema é que será alta-temporada em Julho, o que vai deixar as passagens e hospedagens bem mais caras do que fora da temporada.

 

Supondo que você viaje na alta-temporada, e que as passagens Brasil x Europa estejam caras, custando R$ 3.500, descontando mais uns R$ 1.000 para passaporte e seguro, sobrariam uns R$ 8.500, convertendo isto em Euros pelo câmbio de hoje, seriam em torno de 2.100 Euros.

 

Cada deslocamento entre cidades deve lhe custar em média uns 60 ou 70 Euros, supondo que você visite umas 5 ou 6 cidades e que faça uns 5 deslocamentos, você gastaria arredondando para cima, uns 350 Euros em passagens locais, este valor pode ser um pouco maior ou menor na prática, na hora que você realmente for comprar as passagens, é só uma estimativa prévia de gastos.

 

Lhe sobrariam em torno de 1.750 Euros para gastar com hospedagem, alimentação, metrô, passeios, etc. Dividindo isto por 70 Euros que é a média de gastos por dia nestas cidades sendo bem econômico, seria suficiente para 25 dias de viagem.

 

Só que você estaria no limite do orçamento, sem nenhuma folga para imprevistos, e eles acontecem, qualquer imprevisto que aconteça, poderia lhe deixar em apuros e sem dinheiro, por isto eu sempre recomendo ter uns 300 Euros disponíveis para imprevistos..

 

Como falei, isto é um orçamento prévio, sempre arredonda para cima, pode ser que você por um pouco menos na hora que realmente for comprar as coisas, mas para começar a planejar a viabilidade da viagem, eu sempre consideraria arredondando para cima.

 

Também estou levando em conta o preço do Euro de hoje que é R$ 4.03, mas ninguém garante que vai ficar neste preço até o ano que vem, pode ser que ele suba e chegue nos R$ 5.00 como estava a alguns meses atras, ou também pode ser que a cotação do Euro baixe para R$ 3.50 o que lhe ajudaria...

 

Mas no mais, pode ir relaxada, nestas cidades tudo é organizado, bem sinalizado, você consegue se virar muito bem sozinha, quanto a segurança, é só ter os mesmos cuidados básicos que teria em qualquer cidade grande brasileira, que dificilmente terá problemas.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá Ana,

 

Concordo com o Adriano, tem muita cidade pra pouco tempo! Apesar de eu ser o tipo de pessoa que prefere viagens longas (+ de 3 meses), eu nunca pulo de cidade pra cidade a cada 2-3 dias. É muito desgastante.

 

Eu acho que você deveria pensar em termos de país, não cidades, pois aí sim poderia absorver um pouco mais da cultura. Isto é, ao invés de 10 cidades diferentes, talvez quatro países (uma semana por país?), mas fazendo questão de conhecer pelo menos uma cidade do interior.

 

A sua experiência vai ser mais rica se você também puder "fazer alguma coisa" na sua viagem, não só visitar pontos turísticos. De repente uma degustação de vinhos na França? Uma aula de culinária na Itália? Uma trip de bike na Holanda?

 

Não se esqueça que se deslocar também custa dinheiro, então quanto mais tempo você passa em um local, mais barato fica. E se quiser baratear mais ainda, vale checar o Couchsurfing.

 

Slow Travel!

 

Abraços

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Ana Paula,

 

Sou portuguesa e quando fiz o meu mochilão pela Europa (2011), fiz com um passe de Interrail. Para brasileiros penso que há o Eurail.

O meu roteiro foi para 26 dias.

 

Porto - Paris (võo pela Easyjet) - Fiquei 3 dias em Paris e deu até para conhecer o Palácio de Versalhes

Paris - Amsterdam (trem) - 2 dias (ficaria mais um dia em Amesterdão se pudesse voltar atrás)

Amsterdam - Berlim (trem) - Fiquei 3 dias em Berlim

Berlim - Praha (trem) - Fiquei 3 dias em Praha

Praha - Cracóvia (trem) - Fiquei 3 dias em Cracóvia (dois para conhecer a cidade e um para visitar os campos de concentração de Auschwitz. Se fosse hoje, ficaria apenas dois dias, um para a cidade e outro para Auschwitz

Cracóvia - Budapeste (trem) - 2 dias em Budapeste

Budapeste - Viena (trem) - 2 dias em Viena

Viena - Veneza (trem) - 3 dias em Veneza

Veneza - Roma (trem) - 3 dias em Roma

Roma - Florença (trem) - 2 dias em Florença. Esta cidade é linda. Vale muito a pena passar por lá.

Florença - Pisa (trem) - Só de passagem para apanhar o vôo.

Pisa - Porto (vôo pela Ryanair)

 

Para o roteiro que você está a pensar, eu ficaria:

Londres (3 dias), Paris (3 dias para ir também ao Versalhes), Roma (3 dias), Lisboa (3 dias), Madrid (não iria a Madrid porque acho uma cidade sem graça), Barcelona (3 dias), Amsterdã (3 dias), Berlim (3 dias), Veneza (3 dias) e Atenas (2 dias).

 

Em vez de Madrid, acho que poderias pensar em cidades como Porto (o número de mochileiros que visita esta cidade tem aumentado todos os anos), Florença, Munique e Praha.

 

A época que você escolheu é boa sim. Junho e Julho é final de Primavera e início de Verão na Europa. O clima é agradável e os preços ainda não são tão altos como são em Agosto.

 

http://www.eurail.com/

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Ana!

Me chamo Vanessa. Minhas próximas férias serão em junho/17 e farei uma Eurotrip. Meu roteiro será:

Lisboa 3 dias, Berlin 3 dias, Moscou 2 dias, Atenas 2 dias, Zakyntos ou Santorini (ilhas gregas) 1 dia e Veneza 1 dia. Caso se interesse pelo meu roteiro, ainda não tenho companhia, mas com certeza irei sozinha ou não, prefiro ter companhia. A Europa é muito grande, não tem como conhece-la em uma unica viagem. Será minha segunda Eurotrip. Abçs. Meu zap (61)98132.20.58

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...