Ir para conteúdo

8 dias em MG - Ouro Preto, Mariana, São João del Rei, Tiradentes, BH e Inhotin


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, gostaria de compartilhar com vocês minhas férias de MG!!!

Caso possa ajudar em alguma coisa, estou a disposição tbm! =)

 

1º dia

Navegantes/SC – Belo Horizonte/MG – Ouro Preto/MG[/b]

 

Passagens aéreas ida e volta R$ 279,00 - Saída de Navegantes/SC 06:25 com conexão RJ (Galeão), chegada em Confins/MG 09:40h - GOL

 

Passagem Aeroporto Confins para Rodoviária BH R$ 12,10 – aproximadamente 50 minutos – Conexão Aeroporto (Linhas geralmente de meia em meia hora)

 

Passagem BH para Ouro Preto R$ 33,25 – Aproximadamente 2 horas – Viação Pássaro Verde (Linhas geralmente de 1h e 1h.)

 

Hospedagem Uai Hostel em quarto misto R$ 30,00 diária com café da manhã incluso (2 noites) = R$ 90,00 - Hostel simples, galera animada, boa localização (O Brumas também possui boa localização e a um valor bem atrativo)

 

Chegando na Rodoviária de Ouro Preto decidi ir a pé até o Hostel (não era longe, cerca de 10 a 15 minutos, segundo o Google Maps...o que o Maps não me informou é que teria algumas “paredes” para serem percorridas no decorrer do trajeto, parei para pedir informação a um casal, os quais ofereceram uma carona até o Hostel #sortedodia!!!)

 

Chegando no Hostel (aproximadamente 14h) deixei minhas coisas e fui bater perna, neste primeiro dia aproveitei para conhecer a região da Praça Tiradentes e arredores:

 

• Igreja São Francisco de Assis

• Museu da Inconfidência

• Praça Tiradentes

• Igreja Nossa Senhora do Carmo

 

598ddb6ac004c_OuroPreto.jpg.b67e063846cf4f2f424287698d8d719a.jpg

 

Achei desnecessário pegar um guia para conhecer a região, visto que os lugares são relativamente próximos e você consegue muitas dicas com o próprio pessoal dos hostels e na central de informação ao Turista (que fica na própria praça Tiradentes)...Mas vá preparado para subir e descer muita ladeira!!!

 

A alimentação do dia ficou por conta de um Subway (+/- R$ 18,00) e algumas besteirinhas da padaria em frente ao hostel (+/- R$ 13,00)

 

A maioria das Igrejas/Museus cobram entradas que ficam entre R$ 4,00 a R$ 10,00 – neste primeiro dia entrei somente nas Igrejas e outras atrações free – visto que tem muita igreja pela região e a que eu mais tinha interesse em conhecer era a Igreja Nossa Senhora do Pilar (Igreja do Ouro), que fui no 3º dia!

 

2º dia

Mariana/MG

 

Realizei o trajeto ida/volta até Mariana de ônibus. O Terminal de ônibus fica próximo ao Hostel e a Praça Tiradentes.

 

Optei por fazer o trajeto de ônibus pela questão do valor, mas é possível realizar por trem, a vista de ônibus é a mesma que você tem de trem, a única diferença pelo que pude perceber é o passeio de trem em si e os valores em si. De ônibus gastei aproximadamente R$ 8,00 (ida e volta).

 

Lá percorri toda a cidade a pé (são menos ladeiras que Ouro Preto!!!) e sem guia, consegui muitas informações interessantes na central de informação ao Turista que fica junto a Rodoviária e com alguns moradores da região que acabava abordando para pedir alguma informação!

 

• Basílica da Sé e Rua Direita

• Igreja de São Francisco de Assis (restos mortais do Aleijadinho)

• Igreja de Nossa Senhora do Carmo

• Câmara dos Vereados e antiga Cadeia

• Praça Gomes de Freire (cercada de casarões do séc XVIII)

• Igreja São Pedro dos Cléricos

• Igreja Nossa Senhora do Rosário

 

Mariana.jpg.33621444c9f9a6f5e7484654789e0bab.jpg

 

O almoço foi no Restaurante Rancho (que fica na Praça Gomes de Freires), cerca de R$ 26,90 o buffett livre com comidas regionais!!! Super recomendo!!!

 

Um dia é mais que suficiente para conhecer as principais atrações de Mariana, a cidade é super charmosa e o povo muito carismático!!!

 

Retornei ao final do dia para Ouro Preto, sã e salva após uma chuvarada de grazino que caiu nas cidades de Mariana e Ouro Preto no fim da tarde!

 

Aproveitei o entardecer para percorrer um pouco mais as vielas de Ouro Preto e ir em algumas lojinhas!

 

Como estava exausta das caminhadas do dia, o Felipe (um dos rapazes que trabalha no hostel) indicou pedirmos um lanche Hamburgueria Estrada Real – a dica dele foi ótima!!! Um dos lanches mais gostosos e caprichados que já comi por um preço super bacana, aproximadamente R$ 16,00)

 

598ddb6af3239_OuroPretopsChuva.jpg.9c929298fccab83567e72a1f01b18730.jpg

 

3º dia

Ouro Preto/MG

 

Acordei cedinho no intuito de conhecer o Parque das Andorinhas (há uma empresa (Trecking Tur) que faz esse Trecking por cerca de R$ 30,00, eu optei por fazer sozinha) – peguei um ônibus para o Morro do Santana (R$ 8,00 ida/volta) e desci em frente ao Bar do Baú, onde pude pegar algumas informações adicionais com com um senhor que trabalha lá...ele me indicou o caminho para a Trilha e lá fui eu!!! – Como toda viagem que se preze, tem seu perrengue, a minha não podia ser diferente...andei cerca de uns 3km de trilha, e não consegui atravessar um riacho, pois como comentei anteriormente, havia chovido muito no dia anterior...mas ok! Volta e vamos conhecer o restante de Ouro Preto!

 

Desci na praça Tiradentes e fui almoçar no restaurante Panela de Barro (na praça mesmo!), comida caseira, regional por um preço super acessível (R$ 18,90 o buffet livre).

 

Após peguei um ônibus até a rodoviária (não é longe da praça (15 a 20min), mas como estava cansada optei por poupar meus pés um pouco) – pelas redondezas acabei conhecendo um Senhor (Seu Sebastião, que sempre fica pela igreja ao lado da Rodoviaria) que começou a contar a história da região e se ofereceu para me mostrar o outro lado da cidade, não pedindo um valor fixo por isso, mas deixando a meu critério pagar o que achasse pertinente. Aproveitei para conhecer a a Igreja Nossa Senhora do Pilar (R$ 10,00 a entrada) – a Igreja é linda demais, porém não é possível fotografar em seu interior, passei pela casa de Maria Joaquina, Igreja dos Negros, dentre outros lugares bacanas e no final do passeio fomos conhecer uma mina de ouro desativada (Mina Santa Rita) cuja a entrada era R$ 25,00, particularmente, eu esperava mais da mina, mas valeu para conhecer um pouco da história, mas não recomendo – pelo que fiquei sabendo depois tem minas muito mais interessantes pela redondeza!

 

Por volta das 17:00h voltei para o hostel, tomei um banho e fui de ônibus para a Rodoviária e de lá segui para São João Del Rei (R$ 35,00) – único horário de Ouro Preto para São João del Rei é as 19:00h – chegada aproximada em São João pelas 23:00h.

 

Hospedagem AZ Hostel (R$ 65,00 a diária com café da manhã em quarto feminino) – super recomendo!!! O pessoal é muito atencioso, limpeza e organização impecáveis – como chegamos após o horário de check-in a Flávia, dona do hostel, me buscou na Rodoviária – no dia seguinte sai cedo com destino a Tiradentes – negociei com a Flavia deixar meus pertences no hostel, pois no dia seguinte voltaria pra lá, levei apenas uma mochila com itens básicos para 1 dia em Tiradentes.

 

598ddb6b05061_OuroPretopordoSol.JPG.6fa73c088819aa7945ab14cac2dcbf9f.JPG

 

4º dia

Titadentes/MG

 

Acordei cedo, tomei café (o café do AZ Hostel é oferecido em uma padaria próxima, excelente!) e peguei o ônibus até Tiradentes (Viação Porto Real), cerca de R$ 4,00.

 

Hospedagem no Hostel Recanto de Minas em quarto feminino (R$ 80,00), boa localização e limpo!

Aproveitei para visitar algumas exposições que estavam acontecendo na cidade e alguns pontos turísticos:

 

• Museu Padre Toledo

• Casa da Câmara

• Igreja Santo Antonio

• Museu da Liturgia

• Igreja Nossa Senhora do Rosário

• Fonte de São José

• Igreja Nossa Senhora das Mercês

 

Tiradentes.jpg.60726200617500347a7d26020b452f4e.jpg

 

Almoço cerca de R$ 30,00 em um restaurante ao lado do Hostel, o qual não lembro o nome, mas a comida era super saborosa!!!

 

Entre uma parada e outra, encontramos a tão falada loja de doces do Chico Doceiro – os doces são uma delicia!!!! O lugar é super simples e quase passei reto, pois a fachada do local é bem discreta...mas não deixe de parar lá e se deliciar com os docinhos típicos!!!

 

Jantar e umas cervejinhas no Sapore D'Italia – um dos poucos restaurantes abertos no domingo a noite! Gastei cerca de R$ 50,00, mas confesso que a comida não me agradou muito!

 

Achei desnecessário passar a noite em Tiradentes, acredito que teria aproveitado bem mais se tivesse voltado para São João naquele mesmo dia ao fim da tarde, um dia é suficiente para conhecer os principais pontos da cidade!

 

5º dia

São João Del Rei/MG

 

Voltei para são João de ônibus (R$ 4,00) e fui para o AZ Hostel e de lá bater perna pela cidade, fiz tudo a pé e sem guia, apenas pegando dicas no próprio hostel e com alguns moradores da região!

 

• Igreja Nossa Senhora do Carmo

• Igreja Nossa Senhora das Mercês

• Pelourinho

• Catedral Nossa Senhora do Pilar

• Solar dos Neves

• Ponte do Rosário

• Praça Frei Orlando/Igreja São Francisco de Assis/Cemitério Tancredo Neves

• Prefeitura/Secretaria da Fazenda e Ponte da Cadeia

• Teatro Municipal

• Estação de Trem

• 11º Batalhão de Infantaria de Montanha

 

598ddb6b62924_SoJoodelRei.jpg.f54ca3cc8ccbab0b29a43e07cef77d02.jpg

 

Sobrou um tempo, peguei um ônibus (R$ 6,00 ida/volta) e fui para o Morro do Cristo, onde tem um mirante bacana da cidade.

 

Nesse dia não deu tempo para o almoço – sobrevivi com alguns pães de queijo!!! Rs

 

Janta em uma no Obelix (uma pizzaria do “shopping”) – muito saborosa a um preço justo (R$ 25,00)

Passei no mercado para garantir o café da manhã do dia seguinte, pois sai cedão para a Rodoviária! (R$ 15,00)

 

6º dia

Belo Horizonte/MG

 

Passagem de São João para BH pela Viação Sandra – R$ 60,70 – Sai de São João por volta das 6h da manhã e cheguei em BH às 10h.

 

Acabei pegando um taxi da Rodoviária até o Hostel, cerca de R$ 15,00.

 

Hospedagem Samba Rooms Hostel em quarto misto R$ 40,00 a diária com café da manhã incluso (2 diarias) = R$ 80,00 – Excelente localização (5 min Praça da Liberdade) e limpo, como fica em uma das avenidas principais o barulho atrapalha um pouco, mas nada absurdo!

 

Optei por conhecer os lados da Pampulha, peguei um ônibus circular (R$ 2,90) em um ponto próximo ao Hostel e desci em frente ao Estádio Mineirão:

 

• Lagoa da Pampulha

• Igreja São Francisco de Assis

• Casa do Baile

• Mineirão e Mineirinho

 

Pampulha.JPG.c5147197b27703811bb4f729a1a1ae57.JPG

 

Na volta peguei novamente um ônibus (R$ 2,90) até a Rodoviária, onde comprei as passagens para no dia seguinte ir ao Museu do Inhotin na cidade de Brumadinho/MG.

 

Da rodoviária fui a pé até o Mercado Central de BH, almocei no restaurante Casa Cheia que fica no próprio mercado, comida excelente a um preço justo (Aproximadamente R$ 30,00 prato feito + bebida)

 

Passei o restante da tarde pelas proximidades do Mercado e após retornei ao Hostel – que ficava a uns 20 minutos a pé.

 

Aproveitei e parei no mercado e comprei algumas coisas para o jantar e para fazer alguns lanchinhos para levar ao Inhotin (embora a entrada com alimentos não seja permitida, arrisquei...afinal não estava disposta a pagar cerca de R$ 70,00 em uma refeição dentro do museu).

 

7º dia

Brumadinho/MG – Museu do Inhotin

 

Passagem ida/volta pela viação Saritur (R$ 47,35) saída as 08:15h e retorno as 16:30h – cerca de 2hrs de viagem.

 

As 4ª feiras o Museu oferece entrada gratuita, então o local enche de estudantes/turistas.

 

Um dia é pouco para conhecer o Museu? Sim!!! Porém se você apertar o passo consegue conhecer as principais obras e galerias!

 

Como já estava cansada de tanto caminhar nos dias anteriores, optei por comprar o Transporte Interno (R$ 25,00), visto que não gastei com a entrada e ele te deixa nos principais pontos do museu.

 

Me surpreendi com a beleza, organização e limpeza do lugar – se for para a região vale a pena uma passadinha pelo Inhotin!

 

Lá dentro tem vários cafés e restaurantes (que eu particularmente achei num valor muito abusivo), como mencionei anteriormente levei alguns lanchinhos na bolsa e quando a fome batia ia para um lugar menos movimentado e matava a fome rs

 

O ônibus saiu de lá pontualmente as 16:30h e cheguei em BH por volta das 19:45h – da Rodoviaria até o hostel fui a pé (me perdi, mas logo me achei!), parei para um lanchinho no Subway (R$20,00) e depois banho e cama!!!

 

598ddb6b6f773_MuseuInhotin.JPG.e2e41a91f5b86a749894e5216934d1fc.JPG

 

8º dia

Belo Horizonte/MG

 

Por ser o último dia em BH e o voo ser a tarde já, optei por ficar nas proximidades do Hostel, como a praça da Liberdade ficava a cerca de 5 min resolvi conhecer essa região na parte da manhã.

 

• Basílica Nossa Senhora de Lourdes

• Praça da Liberdade

• Palácio da Liberdade

• Palácio das Artes

• Centro Cultural Banco do Brasil

 

598ddb6b7447f_BeloHorizonte.JPG.42c8fd61a0a53f3f3ef5feaac09dbd07.JPG

 

Fiz um lanche rápido (R$ 15,00), tomei um banho e fui pegar o ônibus para o Aeroporto – tinha um Temrinal da Conexão Aeroporto a cerca de 5 minutos do Hostel, o que facilitou bastante a minha vida! Rs

 

Peguei um ônibus executivo direto para o Aeroporto (R$ 26,75) cerca de 50 min.

 

Passagens aéreas Saída de Confins/MG 16:30h com conexão SP (Congonhas), chegada em Navegantes 20:30h – GOL

 

Resumindo: Passei 8 dias em MG, conheci muitos lugares bacanas, comi bem e economizei muito! No total, com todas as despesas (passagens, hospedagem, alimentação, entradas e os extras) gastei cerca de R$ 1.500,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Fernanda,

 

Que bom saber que curtiu Minas Gerais. Esse seu roteiro ficou bem bacana e redondinho, cobriu as principais atrações de cada lugar.

Tem muito tempo que não faço esse circuito histórico, estou pensando em fazê-lo no final desse ano, as dicas foram muito valiosas.

Um abraço e seja sempre bem-vinda à terra do pão de queijo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ei Fernanda, muito bom seu relato, fico tão feliz que tenha gostado de algumas das nossas cidades históricas.

Agora é marcar a próxima para conhecer a Serra do Cipó, Conceição do Mato Dentro, Serro, Milho Verde e Diamantina. Pode ir nessa ordem que dá certinho. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A intenção é voltar, assim que possível e conhecer também a região de Capitólio, Ibitipoca e São Thomé! =)

 

Ei Fernanda, muito bom seu relato, fico tão feliz que tenha gostado de algumas das nossas cidades históricas.

Agora é marcar a próxima para conhecer a Serra do Cipó, Conceição do Mato Dentro, Serro, Milho Verde e Diamantina. Pode ir nessa ordem que dá certinho. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Diego, acho que ir pra Capitólio, São Thomé, Ibitipoca seria uma boa, já que teu foco é mais na natureza =)

Sou louca pra conhecer a região...mas me falam super bem!

 

Entao galera... Eu quero fazer meu primeiro mochilao aqui no Brasil e queria muito passar por MG. Mas para conhecer a natureza sabee...Fazer trilha e explorar cavernas...

Alguma dica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde Fernanda. Primeiramente que adorei seu roteiro, vou segui-lo pq era desse jeito q queria fazer. Só uma dúvida: com relação a Inhotim. Tem como ficar p dormir na cidade do parque? E outra coisa, se vale a pena? Saindo d são João del rei antes d ir a Bh e ir p Inhotim da certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oie!!! =)

 

Então, soube que tem algumas pousadinhas/hostels na cidade de Brumadinho - porém não cheguei a pesquisar muito sobre elas, pois meu tempo era curto e resolvi pernoitar em BH mesmo, até pelo fato da cidade oferecer mais opções caso eu resolvesse curtir a noite (o que não ocorreu, pois voltei exausta do Inhotin rs).

O Inhotin é meio afastado do "centrinho da cidade", próximo de lá não avistei nenhuma estrutura para poder pernoitar, então de qualquer forma você precisaria pegar algum ônibus/van para chegar lá.

Em um dia você consegue conhecer as principais atrações do Inhotin, apesar de corrido, achei que valeu muito a pena e não me arrependo de ter ficado em BH.

 

Com relação a ir direto de São João del Rei para o Inhotin não sei se dá muito certo devido o horário dos ônibus - se não me engano não tem ônibus direto pra lá, então teria que sair mesmo de BH . De BH os ônibus saem somente nos primeiros horários da manhã e retornam no final do dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...