Ir para conteúdo

Serra Gaúcha com crianças pequenas/bebês e de forma econômica - sim, é possível!


Posts Recomendados

  • Membros

Aproveitando promoções da Gol e reservas do Booking, lá fomos nós: eu, meu marido, meu filhote de 5 anos e minha bebezinha de 10 meses. Confesso que, passada a euforia das reservas, bateu um meio arrependimento,a final serra gaúcha se encaixa perfeitamente com romance, casal, fondue...mas com 2 crianças no meio?!?! Mas enfim, deu tudo super certo! Quero compartilhar minhas dicas, pois pode muito ajudar mamães e papais a estarem mais confiantes.

 

Tudo que vou contar a vocês foi cuidadosamente planejado antes, tá, gente...pq com criança já bastam as surpresinhas que eles aprontam! Então, planeje-se mesmo, minuciosamente! Inclusive sobre preços, pesquise muito, tem muuuuitas agências locais e os preços são bem, bem diferentes. Se vc começar a pesquisar bem antes, nem precisa gastar com interurbano (como eu), pois eles costumam responder em no máximo 48h.

 

Com disse, peguei promoção da Gol, então para nós 3 (a bebê ainda não paga) ficou em 660 reais, ida e volta. O hotel reservei no booking, pois já conhecia um lá muito bom, que no Bokking estava com diária a 236 reais, quarto para nós 3, e com espaço para um berço móvel, bem amplo (fiz uma burradinha de leve, reservei pousada Vovó Carolina, quando deveria ser o Hotel vovó Carolina, que fica bem na Borges de Medeiros, av principal de Gramado-quando dei por mim dias antes da viagem, não foi mais possível trocar). Mas a Pousada tb é muito boa, a diferença é que fica a mais ou menos 1 km desta av principal ( o Google maps deu um caminho alternativo de 600 m, mas meu marido preguiçoso preferiu pegar taxi mesmo assim, deu uns 10 reais). Não me importei muito com a localização pois alugamos carro, mas caso vc não opte por carro, na Borges de Medeiros o melhor custo benefício acho que é o Hotel Vovó Carolina, mesmo. Tanto o hotel como a pousada são ótimos, confortáveis, atendem bem e a pousada tem parquinho e piscina térmica como plus.

 

Ok, avião e hotel reservados, vamos para o transfer: como chegar lá com 2 crianças, carrinho, bebê conforto, 1500 malas??? Decidi NÃO ALUGAR CARRO NO AEROPORTO. Isto porque os aluguéis na cidade de Gramado são mais baratos, e contar com uma empresa de transfer para te levar tranquilamente por aproximadamente 2 h em estradas que vc não conhece, depois de estar cansado de check in, embarque, voo, esteira de malas...é uma mão na roda! Super indico a empresa de gramado VMC. Pesquisei MUITO vários transfers, e a VMC, além de um preço bom, me deu uma coisa muito importante: as crianças free! Então, paguei ida e volta, 220 reais pelo transfer (era 55 por pessoa, e chd free como disse). Além disso tudo, pudemos contar com a pontualidade, cordialidade do motorista em uma van novinha, limpinha, com meu filho no cinto e a bebê eu seu bebê conforto.

 

Como estava planejado chegar de tarde e descansar um pouco, neste primeiro dia não alugamos carro, fomos ao centro à noite e de táxi. O carro pegamos no outro dia com a AV autolocadora, recomendo também pois o preço foi legal, e eles tem opcionais como assento de elevação para criança, gps...peguei o assento e não peguei gps, contando com meu google maps.

 

Chegamos em Gramado, ok. Mas e os passeios? Como já disse, pesquisei exaustivamente roteiros e preços. De início, planejava pegar passeios de agências locais, ir de van, "turistar" como todo mundo. Mas esbarrei num impasse: todas as agências tinham entraves quanto à segurança das crianças. Assim, algumas não cobravam o assento do meu filho, outras cobravam integralmente, outras cobravam uma parte, outras queriam que ele fosse no colo (uma criança de 23 kg). A bebê era pior, ninguém queria me dar o assento dela no ônibus/van, com a desculpa de que a cadeirinha não se acoplaria direito, que a lei não exigia, etc. Pura enrolação, todos nós que temos bebê conforto sabemos que qq cinto abdominal segura a cadeira. E eu não quero saber se a lei me obriga ou não a manter minha filha segura, eu quero mantê-la segura porque é preciso, ué! Mais uma vez, a VMC foi a única que de forma gratuita, me cedeu os assentos das crianças. Porém, eu queria muito que meu marido e filho passeassem no trem de Bento Gonçalves, e a VMC só tinha data para o dia que cheguei em Gramado, então não foi viável fechar com eles. Devido a todas as outras agências me cobrarem as crianças também, ficou muito caro, e aí começamos a pensar no carro alugado. Fiz todas as contas (adooooooro rsrsrs), e vi que valia muito a pena, sim. E depois, vi mais ainda! Isto pq às vezes, eles cobram 45 reais por pessoa só para o transporte a um parque (e cobrando criança, hein!), e quando vc vai de carro, vê que não são nem 20 km. O aluguel do meu carro (um siena 1.0 completo) saiu a 95 reais com assento de elevação com 100 km diários, e vc fica com o carro disponivel o dia todo...

 

Outra coisa que te faz economizar muito: vá no gramadosite, veja pelos ingressos e passeios o que te interessa, mas não compre lá. Procure no laçador de ofertas, tche ofertas, ou groupon, peixe urbano, que vc acha muita coisa. E mesmo antes de comprar, dê uma ligadinha caso vc tiver no seu grupo algum idoso, estudante, deficiente físico, pois o preço pode cair mais. A economia é tão grande, gente, que no Snowland eu economizei 129 reais!!! Isto pq comprei no laçador para mim e meu filho, e tive a ideia de procurar saber sobre portadores de deficiência (meu marido tem uma). Eles pagam 30 reais, contra 89 reais do preço original do parque. No Laçador eu comprei ingressos do Snowland, Florybal e Mundo a Vapor, e tb uma foto a moda antiga (tem que ter, tem q ter!). Ah,e não tem problema caso vc se empolgue e saia comprando demais: eles estornam direitinho caso vc não consiga usar tudo. Aconteceu comigo num almoço que comprei e não deu tempo de ir.

 

Agora, foco nas crianças: o que levar? TUDO E MAIS UM POUCO. Roupas de frio, e de calor, muitas. Pelo menos agora em outubro, o tempo estava louco, friozinho de manhã, e durante o dia a bebê ficava só de calcinha, pq estava quente demaaaais! Todas as mamadeiras, leite, papinhas (detesto dar papinha, mas...), não esquecendo de no café na manhã surrupiar umas boas frutinhas para eles ao longo do dia. Não pode faltar água na bolsa, milhares de trocas de fralda, umas 2 mudinhas de roupa e v'ambora! Planejei passeios interessantes para meu filho, e nós adultos gostamos de todos, menos do Florybal, e já conto o porquê. Então nosso roteiro ficou assim:

 

Domingo: chegada em gramado/descanso/noite de passeio a pé no centro

Segunda: snowland pela manhã/almoço/bondinho do caracol à tarde/pequeno descanso/pizzaria cara de mau à noite

Terça: mundo a vapor e florybal de manhã e pedaço da tarde/almoço (almoçamos quase 15h!!!)/foto antiga/passeio para comprinhas (mamãe)/cristais de gramado/nite lanche na casa da velha bruxa

Quarta: passeio de dia inteiro- manhã: passada na praça das flores em Nova Petrópolis/cantina Strapazzon-Bento/ almoço bem rápido/tarde: Epopéia italiana e passeio de trem-viagem de volta a Gramado

Quinta: mini mundo pela manhã/transfer para POA e volta ao Rio

 

Agora vou dar detalhes:

Snowland: poderia ser maior...na verdade se resume a uma pista de patinação com lojas em volta, e uma montanha de neve que nem é tão grande assim. Tem um castelinho com rampas menores para as crianças. Se vc tem a maior vontade de sentir o frio, e ter a sensação de estar na neve, invista. Se vc tem pequenos, vale muito a pena a alegria deles. Mas eu nao acho que o preço original valha a pena de forma alguma! Para nós, com a economia que fiz, foi bom. Meu marido ficou com a bebê no observatório (é quentinho lá), enquanto eu e filhote nos divertimos. Um friiiiiiiiio da peste! Dói o rosto, as pontas dos dedos...vá de roupa grossa por baixo, e se tiver meia bem grossa, e luva, leve! Também é bom levar touca, ou pelo menos um casaco de capuz para as crianças.

 

Caracol: o parque é amplamente visitado pela turistada, mas não sei pq as agências não levam no bondinho. É diferente, bonito, mas bem caro, eu acho...36 reais por pessoa? Meu filho de 5 anos não pagou e meu marido pagou meia. Fomos lá, valeu. Rende lindas fotos. Mas as tais "esculturas que falam"...não desmerecendo o artista, mas no fim todas parecem ter quase o mesmo som. Se vc for somente por conta disso...vá não rsrs

 

Pizzaria cara de mau: foi uma surpresa para meu filho pois adora este universo de aventura. A pizzaria é linda, toda temática como um navio pirata, com garçons a carater. Tem cantinho de brinquedos para as crianças. Liguei dias antes e reservei, guardaram minha mesa bem em frente a este cantinho. Foi maravilhosoooo, a bebê dormiu, o filhote se esbaldou de brincar e eu e meu marido nos esbaldamos nas pizzas, todas maravilhosas, e bem quentinhas. O preço não fica longe de boas pizzarias, mas nada exorbitante, não. Vale a pena! Se quiser, eles te buscam e levam em seu hotel.

 

Mundo a vapor: encanta adultos e crianças. Não sei as meninas, mas meninos ficam encantados com o maquinário tão pequenininho e funcionando...super vale a pena!

 

Florybal: affff...o mais desgastante de todos. Levei meu filho lá por causa dos tais dinossauros mecatrônicos, mas pelo amor de Deus...todo o suplício que vc tem que passar em caminhos às vzs calçados, ms às vzs só na brita, empurrando um carrinho com uma bebê de 10 kg...e na hora de ir embora??? Uma ladeira sem tamanho, quase morri, falando sério. Além do que, o preço do ingresos original é 40 reais, tá doido! Nem que me pagassem, kkkkk...só vá lá se....nem sei te dizer. Uma coisa boa da Florybal: tem chocolates gostosos e na Borges de Medeiros é a que tem melhor preço. rsrsrs. Eles tb te buscam e levam, se quiser.

 

Foto de época: tem que ter...comprei um cupom no laçador para uma foto na Av das hortênsias (esta é uma looonga avenida que liga Gramado a Canela, muita coisa no laçador está localizada nela, vá ligado nos números), a foto custava 30 reais e me saiu por 15. Me deram um cd com as 2 poses q escolhi. Vou revelar, ficou linda!

 

Comprinhas: infelizmente, a Borges de Medeiros hoje está lotada de lojas de grife, onde vc quase não encontra mais espaço para as besteirinhas que costumamos levar para todos: imãs, porta chaves, blusinhas etc...Parei num mercadinho no fim da rua (onde comprei suprimentos para as crianças) e me informaram algumas nas ruas vicinais. Olha o bom de estar de carro: as duas crianças dormiam divinamente enquanto meu marido estacionava em certa rua, eu descia e fazia as compras. Em 3 paradas, resolvi tudo, rapidinho.

 

Cristais de Gramado: fábrica que fica logo depois do Pórtico da cidade (o que é na direção da rota do Couro, não é aquele que divide a fronteira com Nova Petrópolis). Vc tem a oportunidade de ver como são feitos cristais com o mestre fazendo e um monitor explicando. Para criança, é mega interessante. A loja tem cristais impensáveis de tão lindos, mas caaaaros como todo cristal deve ser. Mas dá pra comprar um brinquinho! rsrsrs

 

Tour uva e vinho: é como chamam a odisseia que fizemos na quarta. ATENÇÃO: se vc não tem um bebê extremamente bonzinho, melhor não ir. Bastante cansativo, ainda mais no calorão que estava. Minha filhinha me surpreendeu com sua energia e bom humor! Saímos pouco antes de 8h rumo a Nova Petrópolis. Lembram q falei que ia pelo google maps? Pois é, na hora H ele não entrou no celular. Mas eu já tinha impresso toda a rota em casa também, e as estradas muito bem sinalizadas nos deram toda segurança na navegação. Paramos na praça linda e florida para fotos, e para brincar com o filho no labirinto. O bom de estar sem agência é que vc se demora o tempo que quiser! Ou não, né! rsrs Fomos embora rumo a Bento, paramos no pórtico da Pipa de vinho, onde tem um centro de informações turísticas que foi incrível. Pedi o caminho das Pedras, pois preferimos visitar uma vinícola mais acolhedora do que uma "wine group", como a Miolo, por ex. Fomos à Cantina Strapazzon, aquela onde foi filmado O Quatrilho, onde quem te recebe é a bisneta dos colonos primordiais. Degustação, cosia e tal, conversa, muita conversa...isso que é gostoso! Voltamos ao centro de Bento onde assistimos a epopeia, uma contação de história sobre a chegada dos italianos na região, e depois o trem. O trem, para quem vai de carro é assim: ou vc compra direto da Giordani (operadora do trem) os ingressos, ou sua a camisa para achar uma agência q te venda os ingressos avulsos. A Giordani já não tinha mais quando liguei. Quem vende, cobra muito acima (o ingresso é 77, chegaram a me pedir 110 reais). Enfim, achei a VALE DAS VINHAS, que me vendeu a 77 reais, com o ônibus (ou vc o pega na ida ou na volta, o trem vai de Bento a Carlos Barbosa, um destes trajetos é de trem, o outro de ônibus)...Agora, o trem é assim: a maioria da paisagem é urbana, de periferia. Tem umas atrações dentro do trem, de tarantela, comédia, música gaucha, mas é um tempo pequeno. Tem degustação de vinhos, suco e espumante em 2 estações, aí alegra um pouquinho hehe, aí eu aconselho: se vc tem a maior curiosidade de andar de trem maria fumaça, ou quer dar esta experiência aos seus filhos, aí vá sim...caso contrário, faça assim: espere ele chegar na estação, sinta o clima, tire umas fotos e parta pra outra!

Estava tao calor, tão calorrr, que ao chegar na estação dei um banho de pia na bebê. E ela saiu nova, pronta pra outra, cheia de fogo! rsrsrs Só foi dormir no caminho de volta já quase em Nova Petrópolis. Neste dia, vc tem q sair o dobro de abastecido, dobro de roupas, de água, de fralda, de biscoitinho, de toddinho, de tudo, Algo sempre pode dar errado, de sede e fome a gente não morre!

 

MIni mundo: quase que a gente não vai, e ia perder um lindo cenário! Tínhamos planejado curtir uma piscininha, mas o clima amanheceu frio e não quis arriscar a saúde das crinças, mesmo a piscina sendo coberta. Mini mundo é lindo, rende belas fotos com a criançada e com os adultos tb!

 

Onde comer: espero de coração que vc tenha mais sorte que eu...o que recomendo mesmo é a pizzaria Cara de Mau e a Casa da Velha Bruxa (fomos na Borges, mas tem uma temática por perto tb). Que delícia os croissants e o apfelstrudel de lá! Agora, não váááá: um restaurantezinho chamado mestre cuca (comi e vomitei assim que cheguei ao quarto) e ao tal Galeto Itália. Até agora estou impressionada como um restaurante tão bonito pode ter uma comida tão sem graça.

 

Ufa!!! Espero que alguma mamãe/papai tão planejador@ como eu possa ser ajudad@ por minhas dicas, pois eu procurei tanto por algumas, e nem sempre achei algo tão específico! rsrsrs

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Andreiaoliveirarj,

 

Meus parabéns pelo ótimo relato! Completo! É de grande ajuda...

 

Fersaldanhamattos,

 

Como foi sua experiência, com as crianças? Elas aproveitam, ou as atrações servem mais para crianças maiores? Quais atrações elas gostaram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...