Ir para conteúdo

Pompeia


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Tô pensando em fazer um bate-volta Roma/Nápoles, visitar as ruínas de Pompéia e o vulcão Vesúvio. Tenho encontrado muita informação desencontrada sobre vulcão. Minha maior preocupação é se o passeio vai caber no meu dia.

 

Chego em Nápoles 08:26 e a ideia era fazer Pompéia e Vesúvio logo na sequência. Mas não sei ao certo quanto tempo devo considerar para ir de ônibus de Pompéia pro vulcão ou se devo ir até Herculano porque de lá é mais perto - encontrei essa versão também. Vi que a subida pela trilha dura cerca de 30 minutos, então tô considerando, sei lá, duas horas nele (entre subida, descida, descanso e tal).

 

Alguém sabe dizer quanto tempo demora para ir de Pompéia-Vesúvio e por qual meio (qual ônibus e qual rota ele pega)?

 

Valeu!! :)

 

Abs,

Paula

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Visitar os 2 locais no mesmo dia saindo de Roma vai ser bem puxado e super cansativo, ainda mais levando em conta que os horários dos trens e ônibus nunca casam, isto sem falar dos atrasos constantes, quando fui, o trem atrasou 30 minutos... Se você estivesse saindo e voltando de Nápoles seria um pouco mais fácil.

 

As ruinas/escavações de Pompeia ficam distantes da cidade moderna de Pompeia, se você só for para as escavações, nem vai chegar a ir a Estação central de Pompeia, pois a entrada das escavações fica antes da cidade quando você vem de Nápoles.

 

Fazendo algumas estimativas de tempo:

 

Para chegar em Nápoles as 08:26, você teria que sair de Roma com o trem das 06:20 da manhã, o que vai significar você acordar as 05:00 da manhã, para que esteja lá na estação Termini as 06:00. Supondo que você consiga pegar o trem das 09:10 da Circumvesuviana para Pompeia e que ele saia na hora, o que é bem improvável, você chegaria lá na estação Pompei Scavi Villa Misteri de onde você visita as escavações as 10:20.

 

As ruínas são enormes, você gasta facilmente 3 ou 4 horas andando lá dentro e não consegue ver tudo. Supondo que você visite as escavações meio correndo, coma algo correndo de um lugar para o outro, e consiga voltar até a estação de trem Villa Misteri antes das 14:00 para pegar o trem de volta até Ercolano Scavi, você chegaria lá em Ercolano as as 14:15, o que é meio improvável devido aos atrasos constantes.

 

Lá em Ercolano, você teria que pegar um táxi ou uma van de excursão até o Mount Vesuvius National Park o que deve lhe custar uns 45 minutos, pois os horários de ônibus lá em Ercolano não são fixos e tem intervalo de 1 hora.

 

Uma outra alternativa seria você ir de Villa Misteri até a cidade de Pompeia e de lá pegar um tour ou ônibus até o Parque, tem mais opções de horários saindo de lá do que de Ercolano, mas não ajudaria muito, pois seria mais demorado...

 

Supondo que tudo dê absurdamente certo, e que não tenha nenhum atraso, você conseguiria chegar no Parque lá pelas 15:00, comprar o ingresso e a subida lhe consomem uns 45 minutos, que você passe uns 45 minutos lá no cume, que gaste uns 30 minutos para voltar ao Parque, já seriam 17:00 horas, ai você tem que voltar de táxi ou van até Ercolano Scavi para pegar o trem das 18:00 para Nápoles e correr para conseguir pega trem das 18:39 que vai chegar em Roma as 21:30...

 

Ou seja, teria que tudo dar muito certo, não ter nenhum atraso nos trens, táxi e van para que você consiga visitar ambos correndo. E isto ainda torcendo para que o tempo esteja bom, pois subir o Vesúvio ou visitar as escavações num dia de chuva é furada completa.

 

Então seria muito recomendável decidir lá em Roma o melhor dia de ir a Pompeia, o que significa estar limitado aos horários dos trens regionais que tem preço fixo de 12 Euros comprando lá na hora, ao contrário dos trens de alta-velocidade que podem custar 50 Euros cada trecho lá na hora. Ou então arriscar comprar as passagens nos trens Freccia antecipadamente e ficar na torcida de que faça sol, mas se chover neste dia, você se ferrou, perderá o dinheiro das passagens ou encarra a chuva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi! Obrigada pelo retorno, parece bem complexo mesmo... Mas de fato eu saio no trem de 6 e pouca, chegando 08:26 em Nápoles e volto pra Roma no de 20:10 e não 18h.

 

Agora, juro que li relatos que pareciam tãããão mais simples a visita, ainda que sem carro. Vou reler alguns e buscar informações a partir de algumas de suas observações então. Obrigada!! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É que geralmente as pessoas não relatam os perrengues, e as coisas que deram errado, só costumam relatar as coisas que deram certo.

 

Como eu falei, dá para fazer, mas vai depender um pouquinho da sua sorte, de os trens saírem na hora certo, de você chegar lá em Ercolano na hora certa, não ter o azar de descer do trem e ver o ônibus dobrando a esquina e o próximo ser só depois de 1h...

 

Esqueci de comentar uma coisa, quando que você pretende ir?

 

De Novembro a Fevereiro escure cedo, as 17:00 já estará escuro e perigoso para a trilha, já em Junho/julho escurece somente as 21:00, lhe dando muito mais tempo para fazer a trilha no final do dia com claridade.

 

O que tornaria possível fazer os 2 no mesmo dia se for no verão, mas no inverno, acho que não dá tempo de subir e descer antes de escurecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é, antes de pensar nisso a rota parecia muito mais prática. Considerando então que eu vá apenas para o Vesúvio, chegando em Nápoles 08:26.

 

Você comenta de subir o vulcão com excursão, mas não tem uma forma de parar na base dele de ônibus e comprar o passe para entrar no parque apenas? Sem ser em grupo e tal.

 

De novo, obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A entrada do parque fica a uns 12 km da estação(morro acima), como não tem tanta gente assim que sobe o vulcão, só tem ônibus regular para lá a cada 45 ou 60 minutos durante o verão, durante o inverno os ônibus são a cada 2 horas, isto se o ônibus aparecer, é comum ter atrasos imensos.

 

Devido ao fato de o transporte regular até o parque não ser dos melhores e não funcionar direito nos meses de baixa temporada, há algumas empresas de excursão com vans esperando no lado de fora da estação. A mais popular e a que eu usei foi a Vesuvio Espress que funciona todos os dias durante o ano todo, claro menos nos dias de chuva e neve...

 

No tour padrão que eles vendem por 20 euros só está incluso o transporte de ida e volta até a entrada do Parque(10 Euros) e o ingresso(10 euros), uma vez lá, você se vira por conta-própria, eles vem lhe buscar 2 horas depois na entrada do parque.

 

Como a sua prioridade é o Vulcão, eu tentaria a sorte, começando com o vulcão e veria o que dá para fazer depois. Supondo que que você realmente consiga chegar em Ercolano as 09:30 e que os horários das vans encaixe, com um pouquinho de sorte é possível que você consiga subir o vulcão e voltar a Ercolano lá pelas 13:00, a tempo de pegar o trem das 13:00 ou 13:30 para Pompeia, chegando lá na entrada das ruínas pouco antes de 14:00, o que lhe deixaria com 3 horas para visitar as ruínas antes delas fecharem as 17:00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Então, voltando para relatar como de fato saiu esse passeio.

 

Como já tinha falado, minha passagem Roma - Napoli Centrale era 06:26, com chegada prevista às 08:30. Acabou atrasando alguns minutinhos e, entre ida ao banheiro e me localizar na estação, acabei descendo pra plataforma de Circumvesuviana por volta das 9h apenas. O primeiro trem que servia pra minha ida até Ercolano quebrou e atrasou um pouco mais, pois tive que pegar um que era "parador" em todas as estações. Cheguei em Ercolano por volta das 10h e comprei direto meu ticket para vulcão + transfer na Vesuvio Express. O ônibus saiu umas 10h20 e não esperei mais que 10 minutos. Na verdade eles têm diversos transportes e acho que a saída da agência alterna entre 20/ 30 minutos. É super tranquilo. O valor é de 20 euros no total (ticket e transfer).

 

Chegando na base da montanha - que já é beeem lá em cima - o motorista disse que teríamos 1h40m para passear pelo local. Dentro de tudo que aconteceu no meu dia acho que esse foi o pior fato, pois é pouco tempo para a visitação com a calma que eu queria. Mas ok, cerca de duas horas depois estava de volta já à estação pegando o trem para Pompéia. Minha meta era chegar lá por volta das 13h no máximo e foi exatamente o que aconteceu.

 

Tinha meu lanche preparado na mochila, sentei para comer nas ruínas e visitei a cidade tranquilamente até o sol começar a baixar (umas 17h). Cheguei de volta à Napoli entre 17h30-18h, com trem de volta para Roma marcado para 20h30. Talvez até desse tempo de visitar o museu arqueológico da cidade, porém ele fecha 19h e estava muito cansada para "correr" até lá.

 

Preferi parar com calma, comer uma pizza e "apreciar" o ritmo acelerado do sul por algumas horinhas antes de voltar.

 

Enfim, dá pra fazer os dois passeios no mesmo dia sem traumas, só precisa se programar para chegar cedo à estação central. E recomendo também comprar o ticket da volta pelo menos numa tarifa que permita alterar o horário. Me arrependi de não ter feito isso, pois estava muito cansada e quando retornei dos passeios só queria entrar no trem de volta pra Roma.

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
A entrada do parque fica a uns 12 km da estação(morro acima), como não tem tanta gente assim que sobe o vulcão, só tem ônibus regular para lá a cada 45 ou 60 minutos durante o verão, durante o inverno os ônibus são a cada 2 horas, isto se o ônibus aparecer, é comum ter atrasos imensos.

 

Devido ao fato de o transporte regular até o parque não ser dos melhores e não funcionar direito nos meses de baixa temporada, há algumas empresas de excursão com vans esperando no lado de fora da estação. A mais popular e a que eu usei foi a Vesuvio Espress que funciona todos os dias durante o ano todo, claro menos nos dias de chuva e neve...

 

No tour padrão que eles vendem por 20 euros só está incluso o transporte de ida e volta até a entrada do Parque(10 Euros) e o ingresso(10 euros), uma vez lá, você se vira por conta-própria, eles vem lhe buscar 2 horas depois na entrada do parque.

 

Como a sua prioridade é o Vulcão, eu tentaria a sorte, começando com o vulcão e veria o que dá para fazer depois. Supondo que que você realmente consiga chegar em Ercolano as 09:30 e que os horários das vans encaixe, com um pouquinho de sorte é possível que você consiga subir o vulcão e voltar a Ercolano lá pelas 13:00, a tempo de pegar o trem das 13:00 ou 13:30 para Pompeia, chegando lá na entrada das ruínas pouco antes de 14:00, o que lhe deixaria com 3 horas para visitar as ruínas antes delas fecharem as 17:00.

 

 

Adriano, boa noite!

 

Vc poderia me ajudar a decidir? rs

 

Vou fazer Vesúvio + Ruinas de Pompeia a partir de Sorrento ou San'Agnello (ainda não vi hostel) e estou vendo relatos dizendo que é mais rápido subir a partir de Ercolano Scavi e não a partir de Pompei Scavi... vi que vc usou o transporte da Vesuvio’s Express e estou imaginando que vc fez dessa forma.

 

O que vc achou?

 

Minha ideia é subir o Vesúvio de manhã e ver as Ruínas a tarde. Mas pelo que vc contou ali em cima a gente nem pode ficar muito tempo lá perto da cratera, né? A van volta em 2h pra buscar... a entrada do parque que vc diz é a tal cota 1000, onde ficam estacionados os carros do povo que vai por conta própria?

 

Última pergunta: vc se lembra do preço do bilhete do trem??

 

Desde já te agradeço!

 

abs,

Luciana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...