Ir para conteúdo

Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada - Relato, dic


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal.

 

 

Primeiramente é importante ressaltar minha admiração pelo Augusto e pelo Mário.

 

Ainda não fiz o Caminho da Fé, portanto não posso dar meu “pitaco”, mas o que pude observar no Caminho de São Paulo a Aparecida pela Dutra é que cada um se organiza como pode, até porque não fosse desta forma eu mesmo não teria conseguido. Agora, se a pessoa deseja no final um “diploma” aí sim é preciso seguir as regras. O que é “pecado” é a pessoa fazer uma coisa e dizer que fez outra. Quanto às bagagens, ouvi dizer, repito, ouvi dizer de alguém que esteve no Caminho de Compostela que é de praxe e habitual os despachos de bagagens tanto para a próxima parada quanto para c Basa daquilo que não se vai faz er uso mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Blz Felippe.

 

Também concordo com o Rodrigo.

Eu não recomendaria acampar no Caminho da Fé.

Vc não vai encontrar muitos trechos de mata onde o acampamento pode ser feito sem problemas.

A maioria das áreas é de sitios ou fazendas.

E pode ter certeza. Uma mochila com o menor peso possível faz uma grande diferença na caminhada.

Se não quiser se hospedar nas pousadas recomendadas pelo site Caminho da Fé, pode procurar outras mais baratas.

 

Qto aos carimbos, não é necessário se hospedar no local onde ele é fornecido.

 

Sobre comparação com o Caminho de Santiago, o que o Célio colocou tem de ser levado em consideração: o despacho de bagagem.

Com peso menor te dá um alivio muito grande na caminhada. Isso é verdade.

E eu já li relatos de várias opiniões também.

Uns dizem que o Caminho da Fé é até mais cansativo que o de Santiago, devido a Serra da Mantiqueira, onde subir e descer serras é uma constante.

Outros dizem o contrário. Que o de Santiago é mais complicado.

No mais, o Caminho da Fé é uma ótima maneira de vc saber se conseguiria caminhar por tantos dias, já que a diferença de percurso entre um e outro deve estar em pouco mais de 200 Km.

Atualmente o Caminho da Fé (no ramal mais longo) tem pouco mais de 600 Km

Já Santiago de Compostela uns 850 Km.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Felipe,

 

Nas minhas andanças vi alguns ciclistas e caminhantes dormindo em barracas, inclusive conheci um aqui que fez a estrada real de Ouro preto x Paraty a pé e dormindo em barraca, veja o relato dele:

http://memoriasdeumesquizofrenico.blogspot.com.br/2013/05/estrada-real.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Ta pra fechar 10 anos da sua publicação e o post ainda é referência para o caminho. Parabéns Augusto e muito obrigado pelo relato.

Moro no Paraná e estou me planejando para fazer o Caminho da Fé em março. Não tenho experiência em caminhadas de dias, então escolhi esse principalmente por ser tudo sinalizado, tirando assim a necessidade de ficar grudado num GPS, e ver a basílica na chegada deve ser lindo. Inicialmente faria a partir de Águas da Prata, mas lendo seu relato iniciarei em Tambaú. 

Vou ir acampando para economizar um grana e me sentir mais sozinho. Minha ideia é acampar 2-3 dias e então dormir numa pousada, para tomar um banho e comer algo mais reforçado.

Sobre os comentários sobre os riscos de passar por Pinda, no mapa do site oficial agora tem a opção desse segundo trecho, que vai até Guaratinguetá, eu que conheço muito pouco SP e região da capital, e morro de medo de violência de cidades grandes, acredito que optarei por esse caminho. Em Aparecida, pelo que vi, em alguns dias tem ônibus até Curitiba, quero evitar o terminal de SP, então de Ctba sigo até minha cidadezinha. 

No mais, abraço a todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gorgov,  o pessoal do caminho da fé abriu outro caminho depois de Campos do Jordão. Esse novo caminho, na minha opinião é bem mais tranquilo,  pois pegará asfalto somente no final e passará dentro do horto florestal de Campos com muita sombra. 

Para aquelas pessoas que vão fazer o Caminho da fé,  via gomeral, tem uma excelente opção de hospedagem em Campos do Jordão.  É a Pousada Primavera, fones: 012 3663-1023/3663-1534/99676-7495 próxima ao centro e ao teleférico,  com um preço bem atraente  ($100 por pessoa,  mais de 1 pessoa o preço cai para $65 por pessoa no mesmo quarto(mais barato que a pousada dos peregrinos). Fica a uns 20 metros do ponto de ônibus que vai para o horto.
As acomodações são totalmente diferente das hospedarias do caminho: Camas King,  beliches com ótimos colchões,  ar condicionado, aquecedor,  wifi,  tv tela plana, ótimo café da manhã(servido depois das 06 da manhã), estacionamento.  Tem restaurante próximo com PF a $15 bem gostoso.  Fica a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Saudações a todos,

 

   Augusto, como outros já disseram, seu relato ainda é de grande valia, mesmo anos após a publicação. Parabéns.

   Pensando em fazer ano que vem. No inverno/2019 ou próximo disso. Talvez leve a esposa e nesse caso terei  tenha que fazer algo mais leve. Possivelmente o pacote mínimo (saindo de Paraisópolis), com calma.

   Essa nova alternativa da rota Campos do Jordão - Potim, via Guaratinguetá (Gomeral/Pedrinhas) somente foi oficializada em 2017, daí não tem tanto relato disponível na internet. Quem já fez essa rota e puder relatar seria bem vindo. Sei que começa na entrada do parque estadual (horto) e que de Campos do Jordão até lá se recomenda ir de carro por conta da estrada sem acostamento e movimentada. Já vi relato de quem fez direto do Horto até Aparecida. Mas no meu caso, planejo uma parada intermediária. Talvez na Trutaria Bela Vista.

 

  

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...