Ir para conteúdo

20 dias pela Tailândia e Camboja - abril/maio 2016


namags

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Swadee ka Mochileiros! Neste quarto relato falarei sobre a viagem que fiz recentemente para a Tailândia e Camboja! :D

 

Comprei minha passagem em fevereiro através de uma promoção pela Qatar. O valor foi de R$ 2700,00 com conexão em Doha.

 

 

Joguei a idéia da viagem aqui e numa página do facebook de companhia pra viajar e conheci a Nar @Narja1000. Logo depois a Dea @AndreaSttar que viajou comigo para a américa do sul em 2013, se animou e juntou a nós. A Nar foi uns dias antes e nos encontrou em Bangkok.

 

Confesso que não queria gastar tanto na viagem. Meu objetivo era menos de 8mil no total..é possivel e não é.... sempre levamos mais dinheiro para imprevistos. Se eu apertasse mais meus gastos de alimentação e transporte pra 50 reais por dia seria possível... deu um pouco a mais, mas nada absurdo. Tudo depende o que vc quer fazer por lá. Levando em consideração que a passagem foi quase 3mil, tem o os voos internos, que podem ser feito de ônibus e as hospedagem. no final foram gastos 3mil em passeios, alimentação e transporte taxi. Não esqueça dos gastos extras, como medicamentos, repelentes, protetor, roupas ou mochila se necessário.

 

Quando estava decidindo os destinos, peguei algumas dicas em sites e de amigos que foram pra lá, e o resultado foi o seguinte:

 

26/04 saindo de SP - 23:30h depois chegamos em Bangkok.

4 dias cheios em Bangkok

1 dia cheio em Sukhothai

3 dias cheios em Chiang Mai

4 dias cheios em Krabi

2 dias cheios em Siem Reap

1 dia cheio em Bangkok

 

Não considerei os dias de deslocamento como dia cheio.

Volta 16 de maio - 30h depois chegamos em SP

 

OBS1: Eu fiz o seguro viagem pela CVC e custou R$ 330. Existem outros tipos de seguros em outros sites, principalmente caso você faça algum esporte radical durante a viagem.

 

OBS2: A Nar e eu levamos dólar em espécie. A Dea levou em espécie e cartão pra sacar nos caixas eletrônicos. Só usei o meu cartão no DutyFree e pagar bagagem da Cia Aérea.

 

OB3: Para a Tailândia vale a pena trocar notas de 50 ou 100USD. Já no Camboja não precisa trocar pela moeda local.. pode usar o dólar. Quando chegarmos lá te explico melhor.

 

OBS4: Na Tailândia o câmbio variou de 1USD -34,43 a 35 Bahts.

 

OBS5: Compramos 3 passagens aéreas pela Tailândia pela Air ASIA: 1- Chiang Mai - Krabi, 2- Krabi - Siem Reap e 3-Siem Reap-Bangkok. Quando pesquisarem os preços, teoricamente esta será a mais barata SE você não tiver bagagem para despachar ou não optar pela refeição. Como é low cost, tudo o que quiser além do vôo é pago. Acabei comprando só as passagens sem as bagagens e me compliquei pra pagar lá na Tailândia no site da Cia Aérea. Fazer uma tabela com as empresas e valores ajuda na hora de planejar. O total aproximado de todas as passagens somando as bagagens foi de R$ 1115,00

 

OBS6: Levei USD1250,00 para pagar hotéis, passeios e extras (alimentação, transporte pela cidade e lembrancinhas) e deu certinho porque no final da viagem comprei uma câmera fotográfica e várias lembrancinhas.

 

OBS7: A minha média de gastos extras foi de R$ 70,00. É possível esse valor ser menor dependendo do tipo de transporte que usa, o quanto negocia, se almoça e janta em restaurante...pra mim foi o suficiente.

 

OBS8: O total aprox das hospedagens feitas pelo Booking foi de R$1000,00 (valor já incluso no dinheiro que estava levando) para 19 noites.

 

OBS9: fizemos o visto para o Camboja antes e online. Levou 2 dias para ficar pronto e custou USD40.

 

OBS10: em questão de segurança foi bem tranquilo, claro, como brasileiras tomamos muito cuidado com as nossas coisas. Assim como li em outros relatos, só encontrei pessoas pedindo dinheiro no Camboja. O bom de estar com Chip de celular era ver se o caminho correspondia com o do taxista. Em uma corrida pedimos para o motorista nos deixar num lugar e ele nos deixou em outro. Aí olhei no google maps e vi que estávamos próximos, e fomos a pé.

 

Dividirei o Relato por cidades para organizar melhor.

 

BANGKOK

Quando a Dea e eu estávamos em Guarulhos conhecemos a Mi. Ela viajaria sozinha e tinha um roteiro semelhante ao nosso. Combinamos de dividir o táxi quando chegássemos em Bangkok. O legal foi que além de dividir o táxi, depois nós 4 fizemos muitos passeios juntas.

 

Chegamos em BKK no inicio da tarde. Obrigatoriamente passamos antes da Imigração pelo posto de controle de saúde (não esquecer de levar o papel da febre amarela) e trocamos 100USD no aeroporto (todas as taxas estavam iguais).

 

Por recomendação, compramos um chip de celular pela dtac por 549 Bahts, válido por 30 dias e com 4,5GB (melhor compra do mundo! Hahahaha)

 

Depois disso, o nosso hotel e o da Mi eram próximos e pegamos um táxi. Funciona assim.. vc pega uma senha que corresponde a um táxi estacionado. Começamos as negociações ::essa::, sendo que o taxista não falava inglês (muitos só sabem falar os valores, e quando não sabem, usam a calculadora... utilizamos muitas mimicas tbm rs). Vi pelo Google Maps que levaríamos 45 min pra chegar até nosso hotel. O taxista ofereceu 500 Bahts, além de 50Bahts OBRIGATÓRIOS pelo aeroporto e 75Bahts de pedágios... ou seja 625 Bahts. Pedi para usar o taxímetro e no final ficou 150 bahts pra cada uma com tudo. Em Bangkok, conhecemos o Murilo que pra ele compensou os 500bahts, pois ele levou 2,5h pra chegar no mesmo hotel que o nosso.

 

Outra opção é pegar um trem que sai do aeroporto e custa 85bahts e depois um táxi até o seu hotel ou hostel. Eu sei que tem transfer de van da cidade para o aeroporto por 150bahts, mas não vi do aeroporto pra cidade.

 

Dea, Nar e eu ficamos no Rambuttri Village Plaza. Fizemos a reserva pelo Booking e fica numa localização bem turística. Tem a vantagem de ser perto de tudo, mas o taxistas aproveitam pra cobrar mais caro os trechos. A Mi ficou no D Hostel e nos encontrávamos na Khao San Road pra fazer os passeios e refeições.

 

Sobre o Hotel: bom pela localização, preço legal. Não espere muita simpatia das atendentes e vc paga a reserva antes de pegar a chave. Na rua do hotel tem casas de câmbio com cotação melhor do que a do aeroporto. Praticamente um hotel só pra dormir e tomar banho... eles tbm tem piscina.. a galera vai, mas não conheci.

 

Neste mesmo dia experimentei algumas cervejas Tailandesas ::cool:::'> na Khao San Road. Esta é uma rua de duas quadras mais louca e bagunçada do que a Rua Augusta rs. Durante o dia ficam as barracas de roupas ou lembrancinhas e a noite os bares e as casas de massagens se destacam. Se ficarem por la, recomendo as refeições na rua de trás.. a Ram Buttri. La tem o rest Green Ville (eu acho que é esse nome rs) que é uma delicia e preço ok. Além disso, tem muitas lojas 7eleven que ajudam a economizar no orçamento. As refeições com bebida saiam de 150 a 250 bahts. Por serem ruas turísticas, o preço da bebida e comida era maiores do que em outros lugares.

 

Em relação a famosa comida Tailandesa, realmente ela é bem apimentada! Eu optei por comer aos poucos, intercalando com comida européia (como eles definem). No final da viagem não passei bem e tive uma inflamação por excesso de pimenta. As Dea e a Nar encararam muitas pimentas e ficaram bem! O pato principal da Dea era o PadThai! Ela amou!! Nos restaurantes turisticos a pimenta é mais suave e você pedir para por pouca, mas quando almoçamos num restaurante bem tipico no shopping, sentimos a comida muito mais apimentada.

 

Vimos muitas pessoas comendo Pad Thai na rua, mas não encaramos.

 

 

598dd82504826_KhaoSanRoad.jpg.cd4e61e9a7148a2137b38c67da90ab3a.jpg

598dd832d27f9_KhaoSanRoad3.jpg.842de3afb57c402f50efdaa45a3b7383.jpg

598dd8331ac59_KhaoSanRoad2.jpg.52dce465fa490879ed74a9f3105dd961.jpg

padthai.jpg.641f614bb81270455edd7db1f1c5e596.jpg

 

No dia seguinte visitamos o Grand Palace, Wat Pho (Buda Reclinado) e Wat Arun! Optamos ir por conta e não por guia. Tem a vantagem de fazer no nosso tempo e conhecer lugares diferentes do turístico, mas se não ler algo sobre os lugares antes, perde o significado de algumas coisas, principalmente estátuas. Eu pedi o orçamento da kduangdara e ela fazia USD 135 por pessoa serviço de Guia em português, templos + grand palace e mercado das flores. Outra coisa importante.. tinha uns caras proximos ao Grand Palace falando que lá estava fechado...não caiam nessa.

 

Grand Palace: entrada 500bahts e muitos Chineses na sua foto rs

Lembrando em relação as roupas! Cobrir os ombros e usar calça ou saia abaixo dos joelhos. É possível alugar roupas lá dentro do Grand Palace.

É um lugar muito lindo e foi residência do reinado Sião. Na década de 40 o nome do reino foi substituido por Tailândia e logo depois o Rei também se mudou para outra residência. Lá também se encontra o Buda de Esmeralda (não pode fotografar). Acho que chegamos bem na hora dos turistas e estava abarrotado de pessoas! ahhh o Grand Palace não abre em feriado nacional e as 2ª feiras.

 

IMG-20160519-WA0074.jpg.0985f9dad32ba1eca5ee8c1ad045431b.jpg

598dd8251fc24_grandpalace1.jpg.1c4385ddf1c49023a35ed0914bc8177b.jpg

598dd82548636_grandpalace2.jpg.46da6d5d7aee7035f920d22079dc9f5a.jpg

598dd8256c9fa_grandpalace3.jpg.4056bb908a3e0eb822f55eb2fbfb0705.jpg

 

 

Pelo mapa o Wat Pho está ao lado do Grand Palace, mas como a entrada do Grand Palace é do outro lado e estava muito quente, optamos por pegar um Tuk Tuk até o Wat Pho... custou 50bahts no total.

 

 

Wat Pho: entrada 100 bahts!

O Buda Reclinado é incrível e dá vontade de ficar horas olhando pra ele! ::love:: Ele tem 43m de comprimento e 15 metros de altura. É uma referência aos últimos momentos de vida do Buda.

598dd82580f49_budareclinado.jpg.e09f9943b728503f82b1a4e7c406daa0.jpg

 

Se você tiver tempo, vale a pena andar pelo local. Além da arquitetura e diversas estátuas de Buda, há vários templos lindos e tranquilos.. são ótimos pra meditar! Foi onde mais gostei de Bangkok.

 

De lá, almoçamos num restaurante muito gostoso em frente a entrada do templo e seguimos para o Wat Arun. Pegamos um barco por 3 bahts cada trecho que nos deixou do outro lado do rio onde fica o templo. Apesar da tradução ser o templo do amanhecer, fomos ver o pôr do sol rs

 

Não entramos no templo, apenas ficamos no jardim ao redor. Mas se quiser entrar, a entrada custa 50bahts.

598dd82b772e2_watarun.jpg.760f65247c12e544d29c04af46443045.jpg

598dd8335a7a8_pordosolwatarun.jpg.e9a949fdfc815cbcd2631d1808da6a21.jpg

 

Neste mesmo dia a noite resolvemos fazer uma Thai Massage! A Déa já tinha feito uma no dia anterior e adorou! A Mi e eu fizemos uma pra ombros e cabeças por 180 Bahts cada e a Déa e a Nar fizeram reflexologia podal. Fizemos ao lado do nosso Hotel e gostamos muito! Depois fechamos o passeio para o mercado flutuante e o de trem numa agência na Khao San Road por 550 bahts com tudo incluso(barco no mercado, com guia/motorista que mal falava inglês..descobrimos na hora).

 

Acordamos cedo e fomos para o passeio. Os dois passeios ficam ha 1:30h de Bangkok sem trânsito e o motorista dirigindo rápido. Primeira parada foi no mercado flutuante. Paramos num ponto que andamos de barco a motor... gente.. pensa num barquinho que balançava horrores, numa água suja e do nada você uma cobra nadando nesta água? ::hein:

Por este barco chegamos ao mercado e conhecemos um pouco as condições que alguns vivem. Descemos do barco e entramos em outro que era a remo (cuidado nas agências que fecham o passeio e tenham certeza que tudo está incluso. O guia/motorista queria que pagássemos a entrada do barco, mas brigamos falando que já estava pago. Ele ligou para a agência e liberou). Entramos no barco e é realmente uma feira! Tem tanto barracas fora da água, quanto pessoal fazendo comida dentro deles... uma bagunça que todos se entendem.

 

barcos1.jpg.bb91ab7b94290c1ea0a7d75a8487475b.jpg

barcos2.jpg.9ceb024707d9fad5b8562d687439ac34.jpg

barcos3.jpg.dc1d84953d3cc4400ccc7d920bd6207f.jpg

 

Tiramos fotos e após o passeio ficamos andando pelas barracas e comprando lembrancinhas (na minha opinião algumas lembrancinhas estavam mais baratas do que em Bangkok).

 

De lá fomos para o trem. O esquema é assim... tem uma feira entre os trilhos. Chega no horário, os feirantes organizam as barracas e o trem passa. O legal é ver o trem passar hahahahahah. Aí termina o passeio ::lol4::

 

Se você tiver tempo sobrando vá conhecer, se não tiver, não tem problema hahahahahaha na minha opinião é muito longe pra pouca coisa.

 

Voltamos pra BKK a tarde e a noite fechamos o passeio para Ayutthaya. Cada uma pagou 500bahts com tudo incluso, até refeição. No passeio do barcos conhecemos o Murilo que foi juntos com a gente no Sky Bar tirar fotos, e a meninas beberam uns drinks. De lá, deixamos a Nar no hotel e resolvemos ir a um show de mulheres (maiores info, por inbox rs).

skybar.jpg.9433e076e1b271e69a5a632769e3900c.jpg

 

Voltando pra Ayutthaya....Quando estávamos fechando o passeio, o cara da agência (fomos em outra na rua do Hotel) disse que o guia falava inglês, mas não poderia esperar muita coisa! Acharia um máximo fazer esse passeio de Bike, mas estava tãããão quente que a melhor coisa era o ar condicionado rs. Chegamos lá e o guia começou a falar um inglês decorado e eu não entendia nada... só sabia que horas tínhamos que nos encontrar porque ele mostrava uma placa com o horário hahaahhahaa

598dd82b32f21_budaayu.jpg.ebfb3ab7a7654f439c74bf5979f8ec3d.jpg

ayutthaya.jpg.67fe5dabafa0abbf6fa3cea9bef6eccf.jpg

 

 

Foi um passeio muito legal, com templos e estátuas de Buda lindas. Além disso, fomos na famosa árvore com a cabeça de Buda e no Buda reclinado que foi referência ao de Bangkok. Nesta hora do Buda aconteceu uma coisa bizarra... estava fotografando quando as meninas gritaram pra me avisar que estavam na Van. Eu falei que já ia e continuei fotografando... motorista viu que eu não voltei e pediu para todos que estavam Van saíssem pra ele desligar o carro e só entrar quando eu chegasse! :?::?::?::?::?:

598dd82bde2d1_budaarvore.jpg.4e819c58139fa1eca9a20781fc1999bb.jpg

598dd82c0b948_budaayu2.jpg.597b6a24bf7ec987fa7d01bf791cd926.jpg

 

Outra parte bizarra rs.... fomos almoçar num restaurante zoado que os guias levam todos os turistas la. O meu prato estava meio sujo e quando fui limpa-lo, a mulher tacou arroz nele... come o que dá rs E pra nossa alegria, apareceu um rato :shock:

Como maio é inicio das chuvas... pegamos a primeira chuva da viagem....mas chovia tanto, mas tanto.. que tivemos que esperar pra ir embora e de brinde caiu um raio poucos metros de distância da gente.

 

Terminando toda essa emoção.. chegamos em Bangkok, nos despedimos da Mi, que ia para Siem Reap na manhã do dia seguinte e nós pegaríamos um bus noturno pra Sukhothai no dia seguinte tb.

 

No quarto dia lá optamos por fazer compras no Shopping, e o que faltasse de passeios, a Déa e eu faríamos na volta pra BKK no final da viagem. Fomos no Shopping MBK. Ele tem 5 andares e cada andar é focado em produtos específicos. Compensa muito para comprar eletrônicos, desde que negocie. Compras feitas, voltamos para o hotel e nos organizamos para irmos a rodoviária (200Bahts para as 3). Compramos passagem VIP pra Sukhothai por 360Bahts (8h de bus). VIP porque é mais confortável, tem ar condicionado e banheiro dentro no ônibus.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

SUKHOTHAI

 

Confesso que tem poucas informações sobre Sukhothai em blogs/sites brasileiros.. Mas uma coisa que todos que foram falaram e concordo.. Vale a pena conhecer!

 

A nossa idéia foi pegar um ônibus de Bangkok (Mo Chit Northen Bus Terminal) pra Sukhothai, passar o dia lá e a tarde pegar outro ônibus pra Chiang Mai. A ideia deu certo, mas com alguns poréns.... vou explicar:

 

Quando estávamos na rodoviária de Bangkok falamos que íamos conhecer as ruínas da cidade histórica. O que planejamos foi descer na rodoviária umas 4h a 5h da manhã, guardar as malas lá , tomar café e ir para o passeio por conta (o sítio abre às 6h).

 

Eles falaram que era pra descermos no terminal rodoviário antigo, mas eu tinha lido que era pra descermos na rodoviária NOVA. Como achamos que eles sabiam, fomos na deles... ERRO! ::toma:: Na verdade não foi erro, erro... mas é que o terminal antigo é na cidade antiga de Sukhothai (o Novo fica uns 15 a 20min de carro) e é um botecão. Este terminal antigo é ideal se você vai ficar hospedado por lá, porque aí você já vai para o hotel. Como não era o nosso caso, precisaríamos voltar para o terminal novo pra fazer o que planejamos. Lembrando que era 4h da manhã, 3 mulheres sozinhas num local desconhecido e escuro! Gente! DO NADA apareceu um cara de tuk tuk oferecendo transporte! Ele cobrou 200bahts para as três para nos levar até o terminal Novo... um anjo na nossa vida!! ::otemo::

 

Chegando no terminal, estava tudo fechado e os caras do tuk tuk enchendo o saco para levarmos ao parque histórico! Explicamos que antes precisávamos nos organizar e guardar a mala, aí eles pararam de encher. Li em algum site que tinha guarda volume no terminal novo, mas adivinha? Não tinha hahahahahaha Resolvi perguntar onde tinha e um cara do posto de informações turísticas disse que tinha no parque.

 

Ok.. vamos para o parque! Pegamos um "ônibus"... caminhão com assentos, cada uma pagou acho que 30 bahts.

sukonibus.jpg.44272b124f8c04eb2bb88eb06ed42d81.jpg

 

Chegamos no parque e perguntamos pelo guarda volume e... NÃO TINHA!! a moça sugeriu que guardássemos no posto Policial (uma Guarita de Madeira). A Nar levou uns cadeados power e guardamos nossas malas lá.

 

Pagamos 100 bahts no primeiro parque .... são três parques e cada entrada custa 100 bahts. Como era 7h da manhã, ele estava vazio e tiramos várias fotos sem turistas... mas na verdade ele não é cheio.. durante o dia vimos poucos turistas. Andamos por cerca de 1h, 1,5h por lá, paramos pra beber algo lá dentro e andamos por mais 1h.

Neste parque fica o Wat Maha That , onde tem diversos Budas conservados, e o Wa Phra Phai Luang, de origem Hinduísta.

Talvez pelo horário e pelo dia (Segunda feira) o local estava praticamente vazio. É um lugar muito gostoso de conhecer e admirar as belas construções. Pesquisando na internet, descobri que Sukhothai foi o primeiro reino da Tailândia, onde se determinou o Budismo como religião oficial.

 

suk1.JPG.161aeb92875bc4f06e4a120e5fde5c61.JPG

suk2.JPG.6ac902c14b2b5726298d4bb274dbf536.JPG

suk3.JPG.02d98c32f3a01a7550295ade241cc650.JPG

suk4.JPG.189b143e0ac829533890884e02b49a34.JPG

suk5.JPG.5bd2397260cba8323c87c699317ec1f0.JPG

suk6.JPG.452c3c0888dabaf40845fb16d9b0b09c.JPG

 

Durante a caminhada vimos mais pessoas de tuk tuk do que a pé... e como estava muito quente, mas muitoooo quente, entendemos porque os caras lá do terminal novo nos ofereceram tuk tuk para o parque.. ao invés de caminharmos, eles nos levariam de tuk tuk (negociado, claro) ::putz::

 

Mas tudo bem...estávamos cansadas, resolvemos pegar um tuk tuk para conhecer mais outro parque (dos 3 optamos ir em 2). Nesta caso, o transporte foi importante, pois apesarem de serem próximos no mapa, é uma boa caminhada e não compensaria. Um cara do Tuk tuk ofereceu 200bahts pra ir e voltar...como estávamos tbm de saco cheio de negociações, topamos na hora. O cara ficou tão assustado por termos aceitado o valor dele, que ele resolveu faz os dois parques pagando o preço de um. Por um lado foi legal, pois vimos tudo, mas ele foi muito sem noção, pois passava de tuk tuk ao lados das ruinas sem dó! ::grr:: Muitos locais estão preservados, mas se eles fazem o turismo desta forma, o lugar não vai durar!

Conhecemos o Wat Si Chun, o templo com Buda sentado e mão dourada (cheio de folhas douradas) e o Wat Sorosak, templo dos elefantes.

suktuktuk.jpg.bd9f29ec000a7807c9979846412c89bd.jpg

foto assim que subimos no tuktuk

 

suk7.JPG.414e8a37fa087996a8602402654c5845.JPG

suk8.JPG.e9e8ab7a7d115683fd4e96f268426d4b.JPG

suk9.JPG.94432c361c274b23a4c0da6fe4e053cc.JPG

 

Outra opção de conhecer o parque é alugar uma bicicleta. Confesso que não lembro o valor, acho que 50bahts. Os locais de locação ficam em frente a entrada do primeiro parque.

 

Fizemos os outros dois parques, voltamos para almoçar por lá mesmo (a comida é barata.. mas levem trocado porque a galera não aceitou nota alta e brigou com a gente).

 

Na volta pegamos aquele mesmo ônibus caminhão para o terminal novo para ir a Chiang Mai. Pagamos 207bahts a passagem pra Chiang Mai com 6h de viagem. Chegamos minutos depois que o ônibus primeira classe tinha partido. e a única opção foi a segunda classe.... adequada em relação a relatos que vi rs

 

Resumo: vale a pena Sukhothai sem pressa e por um dia! Já li que tem gente que faz bate volta de avião ou ônibus por Bangkok. Outra opção é dormir por lá uma noite pra ter onde deixar suas mochilas ou malas e tomar banho. Vi vários hotéis e lugares legais pra comer por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Oi namags,

 

Vi que fizeste o visto online para o Cambodia.

 

Gostaria de saber se foi preciso colar o visto no seu passaporte ou se recebeste apenas os carimbos de entrada e saída.

 

Obrigado!

 

 

Olá Paulera!

não precisei colocar no passaporte. Eu imprimi duas cópias e mostrei junto com o passaporte quando cheguei na Imigração.

eles pedem para levar duas copias e sugerem colar no passaporte.

o Visto é valido para 1 entrada e dura 3 meses.

 

obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Chiang Mai

Retornando ao relato!!

 

Chegamos na cidade à noite e fomos direto para o hotel. Ficamos no Wangburapa, localizado no quadrilátero central da cidade. Este quadrilátero tem 1,5km2 e é cercado por ruinas de uma muralha.

Recomendo esse hotel pelo tamanho do quarto, custo e localização para transporte. Ele tem o típico café da manhã Thai, mas tem pão de forma, café, suco e ovo.

 

Optamos por ficar nesta região por indicação de uma amiga que foi e achou mais seguro. Não sentimos inseguras lá, mas percebemos que os bares e o Night Market fecham às 23h e depois disso não tinha muito movimento nas ruas.

 

Nossa idéia em Chiang Mai era conhecer o Templo Doi Suthep, Chedi Luang, passar o dia com os elefantes e passeio para Chiang Rai.

 

No dia seguinte, fomos a uma agencia que passamos para fazer o passeio ao Doi Suthep. Como chegamos no final da manhã, não tinha mais passeio para aquele dia e a guia nos ofereceu um motorista particular para nos levar ao templo. Gostamos da ideia e fechamos por 400 bahts pra cada. Na hora ela disse que não precisaríamos pagar maios nada, mas chegando lá tivemos que pagar a entrada de30bahts cada. Durante o percurso, o motorista falou sobre a cidade e paramos num mirante para fotografar a cidade.

 

Chegamos no templo e combinamos com o motorista ficar 1,5h por lá. Se pudesse, acho que teria ficado mais um pouco para conhecer ao redor. Subimos os 300 degraus tranquilamente (com pausas para fotos rs), mas tem elevador também!

 

O templo em si é pequeno, mas achei tão lindo que o tempo passou voando. O momento mais legal e importante pra mim foi quando recebi a benção de um monge budista! Assim como no Buda Reclinado e Buda de Esmeralda, eu senti uma tranquilidade absurda e feliz por estar lá e vivenciar tudo isso! Foram momentos cheios de paz de espirito!

 

Voltando pra cidade, almoçamos em um dos shopping que tem lá e depois fomos fechar o passeio dos elefantes. Lendo muitos relatos, vi que a maioria dos passeios não me agradava, já que eu não queria andar no elefante e sabia que muitos sofrem maus tratos para agradarem os turistas. As meninas também tinham essa idéia e a Déa pegou a indicação de um amigo que foi no Dumbo Elephant Spa.

 

Fomos até a agencia deles que fica dentro da muralha e o guia foi super receptivo e explicou que lá nós respeitamos o tempo dos animais e cuidados deles. Gostamos da programação do dia inteiro e fechamos com ele para o dia seguinte por 2200 bahts cada. Outra opção neste estilo é o Elephants Natural Park.

 

Aproveitamos que ainda estávamos no horário, fomos conhecer o Chedi Luang que deu pra chegar tranquilamente a pé do agência e era próximo ao hotel (15 min a pé). Ao lado dele tem outro templo que entramos pra conhecer. Lá tinha alguns monges limpando o local e apareceu um pai com dois filhos com a cabeça recém raspada pelos monges. A Nar e a Déa que viram a cena do pai ter que escolher um dos meninos para ficarem com o Monges e foi visível a cara de chateação do escolhido. Tivemos a sensação que é muito comum alguém da família ser Monge. Pesquisarei mais sobre isso e informo vocês.

 

Fomos para o Chedi Luang e antes acompanhamos uma missa budista. Foi bem emocionante presenciar isso, mesmo não entendendo o que estavam falando. O templo era lindo, todo dourado e as pessoas sentadas no chão rezando mostrou um lugar calmo e leve.

 

Aproveitamos o pôr do sol para apreciar o Chedi Luang. Você faz um 360graus ao redor dele e cada lado da uma visão diferente do templo. Achei bem interessante. Saímos quando o local estava fechando.

 

Voltando para o hotel, pausa para a beer rs e nesta mesma noite a Nar e eu fomos conhecer o Night Market. É uma rua cheia de ambulantes que vendem de tudo e com melhores preços.. se negociar muito. Optamos ir táxi/ônibus do hotel até o night e saiu 20 bahts pra cada.

 

Pausa para o táxi/ônibus...a maioria dos taxis de lá são caminhonetes vermelhas cobertas na caçamba. Se você é a primeira pessoa a entrar com ela vazia, você negocia o valor e local com o taxista. Assim que outras pessoas param, elas sobem se o local delas for no caminho do seu. Muitos motoristas não falam inglês e usam calculadoras pra negociar. Falando parece complicado, mas não é rs É tipo um Uber comunitário hahahahaaha

 

Voltando ao Night Market... além das barracas, tem vários galpões de artesanatos muito bonitos, alimentação e casas de câmbio. Achamos a cotação de la ótima e umas das melhores da viagem. Aproveitamos e trocamos o dinheiro pra Krabi la. Fizemos algumas comprinhas e voltamos para o hotel.

 

No dia seguinte, o guia nos buscou no hotel de caminhonete e ao todo fomos em 8 pessoas para o Dumbo. O local é meio longinho.,..1,5h de Chiang Mai.

 

Chegando conhecemos os 4 lindos e fofos elefantes.. 2 elefantas e seus 2 filhotes. Tem o um macho, o Dumbo, mas ele estava em outro lugar (não lembro onde). Passamos a manhã alimentando os elefantes com frutas. Enquanto alimentava-os, os guias fotografavam (incluso no pacote), mas podíamos usar o celular. É importante lembrar que eles passam as coisas certas para levarmos no dia.

 

Como estava muito quente, os cuidadores levaram os elefantes para a sombra e fomos almoçar. O local é bem simples e a comida cozinhada lá estava muito gostosa. Quem cozinhou foi uma irmã de um dos guias e era um amor de simpatia. Outra coisa bem simples é o banheiro.. a maioria dos banheiros tailandeses é no chão e você tem que agachar. A descarga é você jogar agua do balde com caneca. Nenhum tinha papel higiênico (so nos hotéis) e alguns tinha chuveirinho.

 

Depois do descanso, fomos brincar na lama com eles e após muita sujeira, tomamos banho de rio juntos com os elefantes. Neste momento é importante o desapego! Mesmo os cuidadores tomando cuidado para isso não acontecer, os elefantes podem fazer o número 2 ao nosso lado hahahahahaha

 

Antes de partimos, a Nar deixou as papetes dela pra jogar fora, mas a cozinheira gostou e pegou pra ela muito emocionada e agradecida. No trajeto até o Dumbo, o guia parou na casa da irmã (a cozinheira) para pegar uma bola e vimos como o local era humilde.. depois que voltamos pra Chiang Mai, que pensamos que poderíamos ter ajudado com outras doações pra ela, tipo alimentos. Ela e a equipe foram tão legais que pensamos em agradecer de outra forma, mas não conseguimos nos organizar...

 

Voltando pra Chiang Mai, falei com a Mi que também estava na cidade e combinamos de nós 4 irmos para Chiang Rai juntas de excursão. Fechamos no mesmo lugar do Dumbo por 900 Bahts com Chiang Rai e as mulheres Girafas inclusos. Caso quiséssemos fazer aquele passeio do barco para o triangulo dourado, sairia 1200 Bahts. Tem a opção de ir por conta de ônibus, mas fechamos com guia por ser mais cômodo.

 

Concluímos que o passeio para Chiang Rai serve pra por teu sono em dia hahahahahahaha Eita lugar longe!! Acho que foram quase 3 horas de van até Chiang Rai. Lá vimos o templo branco que é LINDO principalmente por fora! Dentro não pode fotografar e tem que usar roupas cobertas. Ficamos uns 40 minutos, tempo adequado, e fomos para o passeio de barco. Acho que éramos em 12 na van e nós optamos em não fazer, por não achar graça. A guia então sugeriu para que ficássemos vendo as barracas de artesanatos que tem ao lado do deck. Resolvemos parar no bar para tomar cerveja enquanto esperávamos o pessoal.

 

De lá almoçamos num restaurante que todas as excursões juntas. O almoço estava incluso, só refrigerante e cerveja que não (a maioria dos passeios são assim).

 

Mais uma hora de estrada chegamos na tribo das mulheres girafas. Pensei muitooo antes de fazer esse passeio, pois li relato que era só turístico e não achava adequado. Levando em consideração que a Tailandia usa tudo para fazer turismo, este não seria diferente. Confesso que foi o lugar que mais me chocou em toda a viagem. Sabemos que elas são refugiadas do Miamar e como o governo Tailandês não assumem elas como cidadãs, elas acabam vivendo do turismo. Mas o que incomodou foi a forma que a guia as tratavas, parecendo um objeto. A guia explicou sobre o pescoço, que na verdade é um ferro que vai passando pelo pescoço e para de crescer aos 25 anos. Na verdade o pescoço não cresce, mas a musculatura do ombro e pescoço que afunda na clavícula.

 

Como já estávamos irritadas com a guia por outros motivos, aquilo so aumentou. Mas ok..ela deve ter os motivos ou foi ensinada pra ser assim.. sei lá...Depois da explicação, ela deu 20 minutos para conhecermos a vila delas. É um terreno amplo que é cercado de barrcas de artesanatos, feio alguns por elas e outros revendidos. Conhecemos e conversamos com algumas e a que mais chamou atenção foi uma menina de 13 anos. Um amorzinho de simpatia e delicadeza e o mais incrível... ela falava inglês e espanhol fluente que aprendeu com os turistas!! Essa menina é uma gênia! Ficamos encantadas com ela e uma das meninas perguntou o que al gostaria de ser e a menina disse “não sei expressar em inglês, mas é ser como vocês”. MEU DEUS! A vontade era levar a menina pra casa! Uma lição de vida incrível! Pensando no nosso País, que não está fácil, esquecemos que temos algo muito importante.. a liberdade! Foi um belo tapa na cara pra acordar!

 

Voltamos para Chiang Mai.. depois de algumas horas de viagem rs De lá jantamos no Night Market e paramos no bar para a despedida da Mi. Tentaríamos nos encontrar em Krabi, mas não deu muito certo.

No dia seguinte nos organizamos para ir a Krabi. A caminhote até o aeroporto deu 40 bahts por pessoa e fica super perto do hotel.

 

Chiang Mai foi muito legal em conhecer, uma cidade grande com aspecto interiorana e com as pessoas mais receptivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

KRABI

 

Antes de iniciar falando como foram os dias, gostaria de dizer que foi desafiante escolher qual parte do litoral conhecer!! rs li sobre muitos lugares e como fazia pra chegar, e seguindo a dica de uma amiga que foi umas duas vezes para a Tailândia, optei por Krabi ao Nang pelo fácil acesso a algumas praias e ilhas que queria conhecer.

 

Ficamos hospedadas em Krabi Ao Nang e depois as meninas conseguiram um bom preço na hospedagem e passaram uma noite em Phi Phi. Outro motivo foi que Phuket era mais badalada e não era o que eu procurava. Falei com elas e toparam. Outra questão foi pensar no fato de que ir pra Railay tinha que entrar na agua com a mala… confesso deu fadiga no primeiro momento quando li, mas quem se hospedou por lá amou e acho que encaro quando voltar um dia hahahahahaah Gostaria de ter ido a Full Moon, mas a data não bateu com a viagem.

 

Chegamos em Krabi em torno das 18h e logo que pegamos as bagagens já vimos os guichês de taxi e van. Por estarmos em 3, optamos pelo taxi, que até Krabi Ao Nang sairia 600bahts no total e seria mais rápido. Já de Van, o valor por pessoa era de 150 bahts, e demoraria de acordo com as paradas nos hotéis para deixar a galera.

 

Ficamos hospedadas no Krabi Heritage.. preço bom sem café da manhã. Caso quiséssemos, acho que era 300 bahts por pessoa (comida thai e um pouco de americana). O hotel fica praticamente na rua principal de Ao Nang cheia de comércios, 7eleven e restaurantes.

 

No dia seguinte fomos passar o dia em Railay. É um passeio que não necessita de pressa para chegar, pois são 15 min de Ao Nang tanto a parte West quanto a East são pequenas e conhecê-las depende da maré. Em Ao Nang tem uma cambine que vende os ticktes e fica aberta até às 18h e cobra preço fixo para algumas praias. Após às 18h, você tem que negociar com o dono do barco. Acho que para ir pagamos 100bahts cada.

 

Descemos em na West e como estava vazia, caminhamos até a East por uma trilha entre os hotéis. Chegando vimos que a maré estava bem alta e não dava pra fazer nada. Resolvemos então caminhar até Phra Nang, onde fica as rochas para escalar e o a caverna da princesa, local que tem vários objetos fálicos rs (é uma reverência dos Pescadores a uma princesa e pedido de boa viagem). Apesar da maré alta, lá tinha mais areia e ficamos lá curtindo a praia. Voltamos para a West para almoçar e a maré ja tinha baixado, facilitando o acesso. O tempo não estava bonito neste dia e pegamos um pouco de chuva.

 

Almoçamos em um restaurante a de frente a praia. O cardápio é meio que padrão e um pouquinho mais caro do que Ao Nang, mas muito mais barato do que em SP. Esperamos a chuva passar e caminhamos um pouco pela praia e numa ruazinha que tem feirinha e uns bares, e como não daria pra ver o famoso pôr do sol, voltamos para Ao Nang.. negociamos o valor com o dono do barco..acho que 100 bahts pra cada porque erámos em 15 pessoas e voltamos para hotel e ficamos na piscina.

 

Na mesma noite fechamos o passeio para as 4 ilhas (Phra Nang ...aquela mesma da escalada, Chicken Island, Poda Island e Tupi Island). A empresa é a mesma em todos os guichês turísticos, o que diferencia é a forma de negociação e valor. Pesquisei algumas agências e a que mais me interessou foi uma na rua que eu entendia o que a menina falava e percebia a honestidade dela explicando o passeio. Falei com as meninas e optamos pelo speed boat com refeição inclusa por 1000 bahts cada. Conhecemos outros brasileiros que fizeram esse passeio contratando um barco particular. Não sei dizer o valor, mas também é uma opção.

 

Uma dica importante: levem ou comprem bolsa impermeável. Eles vem vendem lá acho que de 350 a 900 bahts. Eu comprei uns saquinhos impermeáveis na decathlon e as meninas compraram as mochilas em uma loja de mergulho em Ao Nang. É um pouco mais caro do que outras lojas, mas sabíamos que de qualidade. Lá tem tbm as capinhas pra celular. São coisas interessantes porque entramos e saímos dos barcos diversas vezes e todo cuidado é importante.

 

Ahhh outra coisa, a Mi chegou em Krabi neste dia, pegou a Van do aeroporto e combinei de encontrar com ela onde pega os barcos para Railay, pois ela ia direto pra lá. A van deixou ela em outro porto de Ao Nang e queriam cobrar 1000 bahts pra Railay. Pedi pra ela voltar e encontrar comigo. Depois vimos que eles cobravam o mesmo valor, e seria dividido se tivesse mais pessoas, pois segundo eles não compensa levar pagando menos do que isso. Momento desespero sobre o que fazer...ainda bem que durou pouco, pois logo depois chegou um casal que ia para o mesmo lugar e eles conseguiram dividir o barco.

 

No dia seguinte fomos ao passeio... gente.. imagina um mundo de chineses e indianos no mesmo lugar correndo pra chegar logo nos barcos... sem necessidade, claro... apenas observamos, esperamos todos subirem nos barcos e aí depois subimos rs. Primeiros paramos em Phra Nang e como já conhecíamos, optamos por caminhar pelo lado East, já que no dia anterior não foi possível devido a maré. Assim como descrito em outros relatos, houve uma desenfreada construções de hotéis por ali e não tem banco de areia, apenas uma calçada que separa a agua dos hotéis ou bares da região.

 

De lá íamos para Chicken Island, mas como a maré estava alta, fotografamos do barco e não conseguimos descer e fomos para outro lugar nadar com snorkel. Eles tinham e emprestaram, mas recomendo levar o seu caso tenha (não podemos contar com a higienização e as pessoas colocam a boca). O legal que pra mim foi quando comecei a sentir e ver a beleza do litoral! E senti mais ainda quando fomos mergulhar em Tupi Island, pois tinha sol e dava mais brilho aquele lindo mar!

 

Ficamos um pouco por lá e por fim fomos almoçar em Poda Island. O pessoal do barco que serviu a comida e era gostosa! Depois ficamos algumas horas na linha descansando e admirando o mar! O lugar estava cheio de turistas, mas possível de fotografar tranquilamente.

 

Voltamos do passeio e partiu piscina rs. No hotel a Nar conheceu um casal de uma brasileira Dani e o namorado boliviano Carlos que moravam na europa. Casal SUPER SIMPATICO e coincidentemente nos encontramos no jantar em um dos restaurantes de Ao Nang e foram pessoas incríveis que tivemos o prazer de conhecer.

 

Nesta noite as meninas decidiram que no dia seguinte iriam passar o dia e dormir em Phi Phi e fazer o passeio por lá. Eu optei em ficar em Ao Nang e fazer o passeio para a praia do Jame Bond. Paguei 1000 bahts com tudo incluso no mesmo lugar que fechamos os das 4 ilhas.

 

Como foi chegar até a praia do James Bond... uma vam me buscou no hotel e viajamos por 1,5h até um porto. De lá subimos num speed boat e 30 min depois chegamos na praia... confesso que achei que era mais perto hahahahaahah Assim, foi legal e interessante, mas não tem nada lá hahahaahahhaha apenas a famosa pedra e uma placa falando que lá foi gravado uma cena do filme! Tem uma feirinha de artesanatos etc... mas não comprem nada lá, pois é bem caro! Como eu prefiro fazer esse passeio do que mergulhar, achei uma boa escolha, mas quem prefere o mergulho e tem que escolher, faça o mergulho. De lá, fomos para uma balsa que quem pagou a mais andou de caiaque por umas pedras. É bem bacana, mas eu não quis fazer porque não é algo que me agrada (fico super enjoada). Ahh, outra coisa, a água não é clara e verde como no litoral e o que mais é mais incrível são os paredões de pedra no caminho.

 

Almoçamos num restaurante flutuante no trajeto. É feito para turistas e fomos bem servidos. Após o almoço e um breve descanso, voltamos para o porto e de carro conhecemos um templo com Buda reclinado e na entrada dele tinha vários macacos que podíamos alimentá-los. Por fim, fomos a uma cachoeira, mas ninguém quis entrar e voltamos para Ao Nang. Foi um passeio legal, com a guia super gente boa, atenciosa e falava inglês. Tinha poucas pessoas nele e aproveitamos bem.

 

Cheguei a tempo de ver o pôr do sol e encontrei o casal Dani e Carlos na praia. Ficamos apreciando o belo momento bebendo cerveja rs e combinamos de nos encontrar mais tarde para jantar. Aproveitei para fechar o passeio para Phi Phi na mesma empresa por 1000 bahts speed boat e comprar lembrancinhas. No jantar, conheci outras brasileiras super legais que ficaram a maior parte da viagem em Phi Phi.

 

Todos esses passeios saia entre 8, 8:30 do hotel.. só o primeiro que atrasou um pouco..mas nada que prejudicasse. O objetivo para fazer esse passeio era conhecer Maya Bay, onde foi gravado filme A Praia. Eu sabia que estaria no meio de muitos turistas e caso quisesse ir num momento mais tranquilo, a melhor opção seria ficar em Phi Phi ou barco particular. Por incrível que pareça, apesar do barco ter muitos chineses e indianos novamente, havia bem menos barcos neste passeio. Inicialmente gostei muito do passeio, pois o nosso guia nos levou para duas praias desertas e que não estavam no roteiro. Depois passamos pela Caverna Viking, mergulhamos num local ao redor de uns paredões incríveis! O dia estava lindo e o mar sensacional! AÍ COMEÇOU MINHA IRRITAÇÃO. Lembrando que o meu objetivo e os das pessoas do passeio era Maya Bay.. estávamos indo pra lá quando o guia perguntou quem estava com fome e meia dúzia respondeu que sim e ao invés dele parar na praia nem que fosse por 5 min, ele deu meia volta e não descemos! Nossa, comecei a brigar com ele no barco na frente de todo mundo!

 

Depois o barco parou no porto dePhi Phi para almoçarmos e por fim ficamos um tempão em Babmboo Island tomando sol! O lugar é lindo, sensacional e incrível, mas eu tava muito brava por não ter feito o passeio que esperei e programei. Como estava sozinha, não conseguia compartilhar minha raiva com as pessoas. Chegando em Ao Nang, conversei com a moça da empresa que me vendeu o passeio. Ela se desculpou, pois também esperava que ele parasse em Maya Bay e o guia justificou pelas pessoas estarem com fome. Eu entendo isso, mas poderia ter parado por 5 min! No final ela ressarciu parte do passeio.

 

As meninas que ficaram em Phi Phi pegaram um barco particular por um ótimo preço (não lembro, mas vou perguntar) e fizeram o passeio de manhã tranquilamente.

 

Passeios feitos e lugares lindos conhecidos, partiu Camboja! Só pra informar que fechamos um taxi no hotel por 400 ou 500bahts e em 20 minutos chegamos ao Aeroporto rs Nosso voo era o primeiro, às 7h da manhã, com conexão em Bangkok e a tarde para Siem Reap.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...