Ir para conteúdo

Peru, Bolívia e Chile - 28 Dias, 15 Cidades, 7.600 kms percorridos e muitas histórias para contar


Posts Recomendados

  • Respostas 182
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
kkkk eu ja fui e ja voltei da viagem!

Queria agradecer pelo relato, Rodrigo, com certeza me ajudou muito na minha viagem que deu tudo certo!

Muito obrigada :)

 

Que massa, Jéssika. Olhei rapidamente teu instagram e achei as fotos massa. Cadê o seu relato? ahahahahaha

 

Para não, Rodrigão!! Estamos aqui ansiosos por mais um capítulo!!!

 

Prometo que até o final da semana vou postar!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Capítulo 15 - Chi, chi, chi! Le, le le! San Pedro de Atacama e nosso primeiro passo nas terras chilenas - 21/02/2016

 

4h da manhã estávamos de pé porque o dia seria corrido. A primeira parada seria nos Geiseres Sol de Mañana. É preciso chegar tão cedo assim pois esse é o horário de maior atividade dos gêiseres. Então se quiser assistir o espetáculo tem que madrugar mesmo! Além disso, é bom levar todas as roupas de frio que você trouxe na mochila, porque aqui o frio é de cortar! Estava batendo -5º C ::Cold::

 

30774204130_1b483061c6_k.jpgGeiser Sol de Mañana by rodrigopaulo, no Flickr

 

30774161760_c75ad57117_k.jpgGeiser Sol de Mañana by rodrigopaulo, no Flickr

 

Em seguida seguimos em direção às águas termales, que é onde, inclusive, também é servido o café da manhã. Quem quiser tomar banho, tem banheiro lá onde você pode trocar de roupas, tomar um banho depois (pago, obviamente). É bem estruturado, até. Antes, porém, é servido o café da manhã, que foi trazido pelo nosso guia Rodrigo. Sinceramente, esse foi o melhor café que eu tomei durante toda a viagem, por incrível que pareça. ::lol4:: Tinha de tudo, geleia, biscoito, pão, iogurte, leite, achocolatado, café, chá. Nem nos melhores hostels da viagem tive um café tão farto.

 

30320786284_d9d3ce5e18_k.jpgAguas Termales by rodrigopaulo, no Flickr

 

Nessa hora eu estava meio aflito já porque já passava das 8h da manhã e o transfer que nos levaria para o Atacama sairia às 9h e estávamos com muito medo de perdê-lo. E ainda passaríamos por mais 2 lagunas a caminho da fronteira com o Chile; a Laguna Verde e a Laguna Blanca. E a cada minuto que ia passando eu ficava mais aflito, tanto que nem aproveitei muito o visual das lagunas. Apenas queria chegar logo na fronteira ::mmm:

 

30998527432_b22506b2c7_k.jpgDeserto de Siloli by rodrigopaulo, no Flickr

 

31105709926_7f59fa994e_k.jpgLaguna Verde by rodrigopaulo, no Flickr

 

30774031030_a577d88f18_k.jpgLaguna Blanca by rodrigopaulo, no Flickr

 

Achei a Laguna Blanca a mais sensacional de todas. É praticamente um espelho refletindo o horizonte. De tirar o fôlego o visual.

 

O bom é que as lagunas são no caminho da fronteira e conseguimos chegar à tempo de pegarmos o transfer. Nessa hora todos foram uma fila para entrar na casinha de imigração boliviana pra dar saída no passaporte. Nessa hora você tem que entregar também o ingresso da Reserva Eduardo Avaroa e os tão famigerados Bs 15 de propina, que sabemos que é um valor proibido, mas que mesmo assim os policiais cobram. E nós não queríamos confusão, então pagamos e demos tchau à Bolívia. Se quiser comprar briga e decidir não pagar, me conta depois no que deu ::lol4::

 

Nos despedimos do nosso guia Rodrigo (a quem demos Bs 25 de gorjeta) e pegamos nosso micro-ônibus rumo à San Pedro de Atacama. Já tinha lido em vários relatos que a diferença entre o Chile e a Bolívia já é perceptível quando você cruza a fronteira, mas não achei que seria TÃO perceptível. As estradas todas asfaltadas, sinalizadas, tudo bem organizado, ao contrário da Bolívia.

 

Após um tempinho chegamos na entrada da cidade onde o ônibus para na entrada da cidade na imigração chilena onde você perde +- uns 30 minutos para revistar suas coisas e carimbar seu passaporte. Deixem quaisquer alimentos na fronteira da Bolívia, porque a imigração chilena é bem rígida. Folha de coca, nem se fala :roll:

 

Depois disso o ônibus nos deixa na entradinha já da cidade e seguimos caminhando. Aqui, nossa primeira necessidade era um wifi urgente ::lol4:: Afinal passamos 2 dias totalmente incomunicáveis e precisávamos dar e receber notícias aos parentes. Além disso, a gente precisava também achar um hostel, afinal a gente tinha planejado chegar só no dia seguinte e eu só tinha reservado um hostel pra mim (quarto coletivo). Antes disso trocamos o real a Ch 173, cotação melhor do que a gente esperava (Antes estava em Ch 150). Rodamos a cidade e paramos numa casa de sucos para arregar o wifi. Pagamos a módica quantia de Ch 2.000 e ficamos por ali até tentarmos reservar algum hostel pelo Booking, mas não conseguimos nada. Então decidimos sair andando na cidade mas os hostels ou estavam lotados ou estavam os olhos da cara. Acabamos Hotel Chiloe (Ch 50.000 a diária do casal). Sucumbimos. Chegamos no quarto, tomamos um boooooom banho e dormimos naquela cama macia ahahahahahaha.

 

Nesse ponto eu mudei meus planos e decidi seguir com minha namorada pra Santiago e deixar pra conhecer San Pedro de Atacama numa próxima oportunidade. Adorei a cidade e pretendo voltar pra conhecê-la melhor num futuro não tão distante ::love:: Sem contar que acabei pegando uma promoção de voo ida e volta para Calama por U$ 119 (R$ 502, com dólar a R$ 4,22)

 

Acordamos no fim da tarde e fomos na rodoviária da cidade para compramos as passagens para Calama, de onde sairia o voo. A rodoviária fica bem afastada da cidade e rodamos um pouquinho até achá-la. Compramos a passagem para Calama pela K-Tur por Ch 3.000. Em seguida fomos dar uma voltinha na cidade e comer alguma coisa, afinal nem tínhamos almoçado.

 

30334704933_6bd85981ab_k.jpgSan Pedro de Atacama by rodrigopaulo, no Flickr

 

30320624244_79bc4f5541_k.jpgSan Pedro de Atacama by rodrigopaulo, no Flickr

 

O clima de San Pedro é muito legal. Tem vários cachorros circulando pela cidade, as pessoas são bem good vibes. Foi uma das cidades que mais gostei da viagem. Uma pena que não deu pra conhecer melhor, fazer os passeios, as baladas e tudo mais. Mas ela já tem espaço cativo no meu coração.

 

Comemos uma pizza na Pizzeria El Charrua. A pizza é deliciosa! Mas é bem carinha também. No final a conta deu Ch 6.725 pra cada um. Depois fomos tomar um helado. É bem tradicional na cidade e existem várias heladerias na rua principal. Fomos na Babalu onde 2 bolas saíam por Ch 2.700. Compramos alguns artesanatos, água e por fim voltamos para o hotel pra dormir.

 

30334637693_f12d60a793_k.jpgSan Pedro de Atacama by rodrigopaulo, no Flickr

 

San Pedro de Atacama ::love::

 

Gastos do dia:

Taxa da imigração Bolivia: Bs 15

Propina do guia: Bs 25

Suco: Ch 2.000

Ônibus para Calama: Ch 3.000

Pizza: Ch 6.725

Artesanatos: Ch 1.000

Helado: Ch 2.700

Água: Ch 1.000

Total: Bs 40 (R$ 27) / Ch 16.425 (R$ 94) = R$ 121

 

Próximo capítulo: Fugidinha pra Santiago!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Rodrigo!

 

Você se lembra dos horários disponíveis pra esse transfer para Calama? Vou fazer um passeio que está programado pra chegar as 16:00 e depois queria pegar o transfer. Você se lembra até que horário eles saem?

 

E sobre o aeroporto de Calama, você acha que daria pra passar a noite la? Eu vou pra lá, como eu disse, quase a noite e tenho um voo marcado pro outro dia de manhã. Já até reservei um Hostel mas vai me custar 37 doletas e não queria gastar isso só pra dormir não. Já dormi algumas vezes em aeroportos mas estou com receio porque não sei se esse ficaria aberto a noite ou se seria perigoso fazer isso. No caso, vou estar acompanhada do meu marido.

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu estou completamente encantada com as fotos da sua viagem.

 

Parabéns pelo relato, estou começando a pensar em uma viagem para o Peru-Bolívia-Chile e cada uma das dicas aqui do Mochileiros está sendo essencial para eu conseguir desenhar o meu trajeto! :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Rodrigo!

 

Você se lembra dos horários disponíveis pra esse transfer para Calama? Vou fazer um passeio que está programado pra chegar as 16:00 e depois queria pegar o transfer. Você se lembra até que horário eles saem?

 

E sobre o aeroporto de Calama, você acha que daria pra passar a noite la? Eu vou pra lá, como eu disse, quase a noite e tenho um voo marcado pro outro dia de manhã. Já até reservei um Hostel mas vai me custar 37 doletas e não queria gastar isso só pra dormir não. Já dormi algumas vezes em aeroportos mas estou com receio porque não sei se esse ficaria aberto a noite ou se seria perigoso fazer isso. No caso, vou estar acompanhada do meu marido.

 

Valeu!!!

 

Oi Débora. Eu realmente não me recordo até que horas os ônibus partem para Calama, mas creio que com certeza deve ter horário depois das 16h porque as duas cidades são muito próximas e há muitas empresas que fazem o trajeto. Creio que isso não vai ser problema. Quanto ao aeroporto de Calama, tem uma parte lá com um mega vão onde dá pra dormir de boa. O aeroporto é pequeno e bem tranquilo. Inclusive quando estávamos lá tinha uma galera cozinhando inclusive ::lol3::

 

Eeeei!

Que bom que não abandonou a gente!! hauhauahuahua

ótimo o seu relato!! ::otemo::

 

Abandonei não. E vou dar um gás pra acabar logo o relato em breve ::otemo::

 

Eu estou completamente encantada com as fotos da sua viagem.

 

Parabéns pelo relato, estou começando a pensar em uma viagem para o Peru-Bolívia-Chile e cada uma das dicas aqui do Mochileiros está sendo essencial para eu conseguir desenhar o meu trajeto! :mrgreen:

 

Muito obrigado, Amanda. Qualquer coisa que precisar, estou aqui pra ajudar ;)

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...