Ir para conteúdo

De Hortolândia - SP à Porto Seguro - BA de carro


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal!

 

Espero que eu possa ser útil para todos que procuram por essa informação!

 

Viajei pela primeira vez na minha vida de carro ao sul do nordeste, especificamente em Porto Seguro, visitando Arraial d' Ajuda e também Trancoso, a viagem foi incrível e também econômica, viajei com minha namorada, irmã e prima em um Corsa Classic, 1.0 ano 2014. Devidamente alinhado e inspecionado 20 dias antes da partida, a mesma se deu em 04 de julho de 2016.

 

Dicas de roteiro para quem procura conhecer 4 estados, passando por vilas e cidadezinhas interioranas:

 

IDA e ROTAS:

1) Saindo de Hortolândia as 05:00, pegamos a rodovia Dom Pedro SP 065 até o trecho de Atibaia onde você entra na rodovia Fernão Dias BR- 308 e dirigimos até Belo Horizonte - a estrada é ótima,mão-dupla, tem radares de 80 a 60 km/h em vários trechos, vários postos de combustível e lugares para almoçar. e até tomar banho se for o caso de alguém precisar.

2) Chegando em BH minha namorada acionou um GPS pelo celular. A cidade para mim foi um pouco confusa, mas mesmo assim: acione o oplicativo para te indicar a cidade de Ipatinga ou João Monlevade, aliás saindo de BH haverá uma bifurcação onde vc verá 2 placas, uma te indicando de Sabará e outra João Monlevade, entre em João Monlevade - eu para variar mesmo com o GPS entrei na qual indicava Sabará rssrsr

3) Saindo de BH vc poderá dormir em João Monlevade, Nova Era ou São Gonçalo do Rio Abaixo - é chegar na cidade e garimpar uma pousada e/ou hotel como fizemos o tempo todo no percurso de ida e volta.

 

Nota: as estradas depois de BH são de simples, com acostamento, muitos radares e muitas curvas perigosíssimas em julho escurece muito cedo então não tente viajar durante a noite, as 18:00 tudo se torna um breu de tão escuro.

 

4) Amanhecendo saímos da pousada em S.G. do Rio Abaixo às 08:30 e dirigimos até Nanuque, última cidade de Minas fronteira com Bahia, onde pernoitamos - até Nanuque passamos pelas cidades de Ipatinga, Governador Valadares e Teófilo Otoni. Chegamos em Nanuque às 19:00

5) Na manhã saímos de Nanuque às 08:30 e trafegamos por quase 7 horas até Porto Seguro - alguns trechos da BR- 101, passando por Teixeira de Freitas, Monte Pascoal, Itabela e Eunapólis, cidades baianas.

 

NOTA: Em geral a BR-101 é ótima, apesar de não ser uma rodovia de duas mãos como a Dutra e a Dom Pedro. Entretanto, vale saber que em alguns trechos faltam acostamentos e há deterioração do asfalto aliando-se ao fato de que muitos caminhões só faltam engolirem os carros de tanto correrem e quererem ultrapassar uns aos outros! infelizmente isso foi visto em todos os trechos em muitas rodovias tanto na ida quanto na volta! Portanto, especialmente nessa BR,Cuidado!!!! AAhh... principalmente depois de Teixeira de Freitas-BA. Quanto a oferta de Postos de Combustível em todo os trajetos foram suficientes, mas sempre procure andar com o tanque cheio ou pelo menos pela metade!

 

RETORNO e ROTAS

1) saímos de Porto às 09:00 e dirigimos até Vitória-ES, chegamos na capital capixaba às 21:00 - as estradas do Espírito Santo são muito boas, muito planas, com 3 faixas em alguns trechos e também pedágios que variam de R$ 4,00 a R$6,00 - passamos pelas cidades de São Mateus, Linhares e Aracruz, chegando na parte litorânea do estado pelo distrito de Coqueiral e cidade de Serra.

2) Ficamos 1 pernoite em Vitória e saímos da cidade às 13:00 sem direito a almoçar, pois fizemos um mini tour pelos pontos turísticos principais da cidade e convento em Vila Velha e o Hotel nos dava uma tolerância até às 14:00. (Para chegar na parte turística da cidade a noite e nos hospedarmos usamos o GPS)

3)Saímos de Vitória rumo ao interior novamente, dirigindo até a cidade de Bom Jesus do Itabapoana, já no RJ - cheguei na cidade por volta das 18:00 - sempre parando, confirmando informação!

 

NOTA: (tinha em mãos um roteiro impresso que tinha feito em casa com 1 mês de antecedência.)

 

4) Saímos de B.Jesus às 9:00 e às 17:30 estava cruzando Volta Redonda, justo no horário de Pico, mas com ajuda de um GPS - para chegar em Volta Redonda, passamos pelas cidades de Além Paraíba-MG, Três Rios - RJ e Vassouras RJ

 

Nota: Vários trechos das estradas do interior Rio de Janeiro estão em obras, estão fazendo bastante duplicações isso faz com que vc fique horas dirigindo. (mas vale a pena - lugares tranquilos para dirigir) - tive receio de dirigir por Campos, Niterói e Rio por isso escolhi o interior que é pouco conhecido e explorado.

 

5) Sei que foi loucura minha, pois poderia parar e pousar em Resende ou a primeira cidade paulista após sair do estado fluminense, mas depois que vi a BR-116 a famosa Dutra que é um tapete, dirigi até Hortolândia, chegando à 1:00 do dia 15/07

 

NOTA: faria tudo novamente, mas sairia com 3 dias antes de minhas diárias no Hotel e na volta também destinaria 3 dias com paradas mais longas, pois o corpo dói muito!

 

* Tempo gasto na viagem 2 dias e meio bem dirigidos com paradas em postos durante o trajeto de ida e de volta

** 6 diárias em um hotel pré-agendado em Porto Seguro (existem vários sites que podem te oferecer bons hotéis e pousadas por preços acessíveis) de 06/07 a 12/07

 

TOTAL GASTO COM COMBUSTÍVEL: R$ 900,00 - rachamos em 4

TOTAL GASTO COM PEDÁGIOS: R$ 149,60 - tbm rachamos em 4

 

PARA IR POR MINAS GERAIS = 1623 KM

PARA VOLTAR POR ESPÍRITO SANTO E INTERIOR DO RIO DE JANEIRO = 1684

 

Se valeu a pena, lógicoooooooo que sim! andar de avião é ótimo, mas de carro vc tem a oportunidade de ver e vivenciar coisas incríveis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...