Ir para conteúdo

Impermeabilização de Barracas


haole

Posts Recomendados

  • Membros

D_Coutinho,

Eu tb tenho uma Nepal 2, apesar dela nunca ter entrado água, numa chuva caiu uns pingos dentro e resolvi fazer a impermeabilização com Selante PU.

Depois de impermeabilizada ela ficou guardada por meses, estou acampando pouco, mas depois de meses guardada fui acampar, e a 1a boa noticia é que esta intacta, o Nylon sobreviveu ao selante diluído em solvente, ou seja o Nylon esta firme e forte, e o selante não descascou, nem saiu.

Infelizmente, rsrsr, não choveu e não pude testar a eficiência da Impermeabilização, pretendo fazer mais algumas viagens agora no verão, torcendo para chover e ver se esta mesmo a prova de água.

Antes de passar na barraca eu testei em um outro pedaço pequeno de Nylon e o resultado me pareceu muito bom, portanto acredito que minha barraca dever ser atualmente uma das mais resistentes a água.

Se quiser esperar, vai acompanhando por aqui, pois assim que eu pegar uma chuva, vou postar aqui o resultado.

Mas se vc for aplicar o PU, use o PU25, existe o PU40, que pelas minhas informações fica mais duro quando seca, eu cometi alguns erros, fiz uma mistura muito densa, acho que poderia ter diluido mais e deixado um pouco mais liquido, cuidado ao aplicar, eu esbarrei e derrubei um tanto do produto em cima da barraca.

O produto começa a secar rápido, então tem de estar pronto pra pinceladas rápidas, não dilua tudo de uma vez, pois se começar a secar o que vc esta usando pode fazer uma nova mistura, o cheiro é bem forte, faça em local aberto e ventilado.

Eu resolvi passar na parte interna do sobre-teto, pois tive a impressão que a coisa ia ficar um pouco grudenta, e poderia pegar muita sujeira, caso ficasse voltada para o lado de fora, exposta ao tempo, areia, folhas de árvores.

vai postando aqui o que vc decidiu fazer e como foi o resultado.

 

Até

Anselmo

 

Boa tarde pessoal!

Não sei se aqueles que fizeram o teste com Selante PU ainda frequentam o fórum, mas estou com algumas dúvidas:

 

Minha Azteq Nepal 2 entrou muita agua neste fim de semana, ainda mais pq o teto do dormitório é todo telado.

Queria impermeabilizar o piso e o sobreteto(ambos em nylon), mas estou em dúvida se uso este método do selante de PU ou um outro que vi onde se dilui silicone neutro em aguarrás.

 

Se esses métodos forem comparáveis com os tratamentos tradicionais, o silicone seria melhor que o PU. Entretanto, não sei se aguarrás é o melhor método para reduzí-lo. E não sei se ele irá aderir bem ao nylon(silicone sempre descasca né). Como foi esta experiência com PU? Ele descascou?

 

Grande abraço

 

[

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Salve, Anselmo!

Muito obrigado pelo seu retorno! Em especial por tantas dicas, como a cura rápida do selante!

No meu caso, a Nepal também pingou. Mas pingou MUITO.

 

Eu comprei o Monopol 25 aqui. Mas qual redutor eu uso? E qual proporção?

Redutor de cola de sapateiro está caaaro. Não sei se eu poderia usar thinner, aguarrás, querosene... sei lá

 

Grande abraço!

 

D_Coutinho,

Eu tb tenho uma Nepal 2, apesar dela nunca ter entrado água, numa chuva caiu uns pingos dentro e resolvi fazer a impermeabilização com Selante PU.

Depois de impermeabilizada ela ficou guardada por meses, estou acampando pouco, mas depois de meses guardada fui acampar, e a 1a boa noticia é que esta intacta, o Nylon sobreviveu ao selante diluído em solvente, ou seja o Nylon esta firme e forte, e o selante não descascou, nem saiu.

Infelizmente, rsrsr, não choveu e não pude testar a eficiência da Impermeabilização, pretendo fazer mais algumas viagens agora no verão, torcendo para chover e ver se esta mesmo a prova de água.

Antes de passar na barraca eu testei em um outro pedaço pequeno de Nylon e o resultado me pareceu muito bom, portanto acredito que minha barraca dever ser atualmente uma das mais resistentes a água.

Se quiser esperar, vai acompanhando por aqui, pois assim que eu pegar uma chuva, vou postar aqui o resultado.

Mas se vc for aplicar o PU, use o PU25, existe o PU40, que pelas minhas informações fica mais duro quando seca, eu cometi alguns erros, fiz uma mistura muito densa, acho que poderia ter diluido mais e deixado um pouco mais liquido, cuidado ao aplicar, eu esbarrei e derrubei um tanto do produto em cima da barraca.

O produto começa a secar rápido, então tem de estar pronto pra pinceladas rápidas, não dilua tudo de uma vez, pois se começar a secar o que vc esta usando pode fazer uma nova mistura, o cheiro é bem forte, faça em local aberto e ventilado.

Eu resolvi passar na parte interna do sobre-teto, pois tive a impressão que a coisa ia ficar um pouco grudenta, e poderia pegar muita sujeira, caso ficasse voltada para o lado de fora, exposta ao tempo, areia, folhas de árvores.

vai postando aqui o que vc decidiu fazer e como foi o resultado.

 

Até

Anselmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acabei fazendo de outra forma:

 

Utilizei um produto para pintura, chamado Selador de Plástico.

Apliquei o produto com pistola de pintura e ocorreu tudo bem (até agora).

O tecido ficou mais grosso, e parou de absorver água.

 

Achei que estava funcionando bem, então trouxe pra casa para testar no chuveiro.

Ao abrir o chuveiro no sobreteto, a agua continuou pingando e atravessando para o outro lado.

Não sei se mais ou menos que antes, pois não tinha testado previamente.

Mas isso só com a água caindo. Se ela ficar parada sobre o tecido, não atravessa.

 

Então estou na dúvida se é uma questão de coluna d'agua muito alta ( moro no 6o andar, e a caixa está no 9o), ou se o processo realmente nao funcionou.

Algum palpite?

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

D_Coutinho,

 

Desculpe a demora para responder,

Para diluir eu usei o "reducola cascola sem toluol", custa em torno de R$30,00, mas imagino que outros diluentes tb sirvam, parece que esse Toluol é mais tóxico, o que pode ser ruim na hora de usar.

Sobre a proporção, o pessoal que iniciou o tópico falou em 1 de selante para 4 ou 5 de solvente.

Na teoria parecia muito fácil, mas na prática, pelo menos comigo a coisa se complicou, percebi que o selante não dilui fácil, vc mistura, mexe, sacode, agita e nada de diluir, ai fui acrescentando diluente, coloquei numa garrafa para poder sacudir e no final perdi completamente a noção de proporção.

No meu caso foi tudo meio improvisado, inclusive o processo para extrair o monopol da sua embalagem, que teoricamente precisa de algo parecido com uma pistola, para empurrar o fundo do cilindro eu usei um martelo, na verdade o cabo do martelo que coloquei no fundo do monopol e ia empurrando até o monopol sair pelo bico.

Eu acho que poderia ter feito uma diluição maior, mas agora já foi, o que eu sugiro é testar com um pouco para vc ir descobrindo qual a consistência ideal, é um processo bem chato de ir testando. A menos que alguem saiba como fazer essa diluição de forma prática.

Fiz um teste inicial em um pedaço de nylon, tinha uma faixa impermeabilizada e outra não, montei esse pedaço de Nylon como se fosse uma bolsa e enchi de água, na faixa sem impermeabilizar a água depois de um tempo começou a pingar e dava pra perceber bem a diferença da faixa impermeabilizada que não passava nada de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Olá pessoal.

Venho perdendo barracas por falta de uso mas principalmente pela perda da camada impermeabilizante do tecido do sobreteto.

Já foram uma Azteq Mini Peck, uma Nautika Super Jumbo e uma Trilha e Rumos Super Esquilo 2 pessoas.

Em todas a camada aplicada sob o tecido do sobreteto apareceu como se estivesse derretido. A sensação ao toque é de molhado. Pegajoso.

Isso já aconteceu com suas barracas? Se sim, conseguiram resolver? Aplicaram algum impermeabilizante oficial ou caseiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros de Honra

Tenho duas barracas da Azteq (duas m...). A Nepal e a Minipack. Não vou falar sobre a realidade delas aqui mas sobre a questão das costuras.

As fitas de ambas largaram devido ao tempo. Apliquei nas duas o selador de costuras da Nautika.

Após 3 meses usei a barraca e vejam na imagem o que aconteceu.

28022018-sem título-67.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
Em 30/03/2018 em 20:33, Clebson Melo disse:

Quer saber o resultado do selador de costuras da Nautika?

Usei nas minhas duas Azteq: Nepal e Minipack (aliás, duas barracas péssimas).

Após míseros três meses usei a Nepal e o selador largou, escamou.

Vejam as imagens

28022018-sem título-66.jpg

Quanto à selagem da costura, acho legal seguir a original. Se for fita, importa uma fita se quiser manter a barraca, se não for, ai tenta esses produtos. Eu vi outra marca à venda no ML, mas não acho que seja diferente.

Quanto ao tecido, o camarada mostrou um vídeo onde o Novax mostrou que é uma opção. Eu vi outro produto no ML que prometia nanotecnologia, e agora tem várias opções, ainda bem, a própria coleman tem uma opção vendida no Brasil. Acho mais prático que ficar pintando a barraca com solvente, dando uma de químico, etc... Químico existe pra fazer os  produtos melhores que a gente vai querer comprar pronto. =P 

Só uma opinião.

PS: Eu não trabalho no ramo, mas definitivamente substituir todas as fitas de uma barraca por novas daria trabalho. Sei lá se precisa de secador de cabelo ou ferro de passar... xD. Não faço ideia quanto custaria para importar uma fita coleman de substituição (existe no gringo), mas supondo que saísse uns ~50 reais, acho muito justo cobrar uns 150 para trocar todas as fitas da barraca como um SERVIÇO de reparação. Com prática deve se fazer em uma hora, com qualidade. 100 reais por hora parece uma remuneração boa pra um serviço. Vai que o cara ganhou a barraca do pai falecido, ou sei lá, tem um carinho especial... Só uma ideia.
 

0170e9f1-1f84-471f-90dc-40fcbc8f4fb9_1.4

Resultado de imagem para tent seam tape

Os china são parceiro e sabem:HTB13BwpKVXXXXXIXpXXq6xXFXXXj.jpg

Os americanos são malvados, mas são fodas também:

https://rvshare.com/blog/rv-awning-repair-­-read-starting-repair/

31349-300x300.jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...