Ir para conteúdo

Quando é a hora de largar tudo e cair no mundo?


Posts Recomendados

  • Membros

Hoje está chovendo aqui numa cidadezinha de nome complicado no interior da Alemanha. Isso me entendia de tal maneira que não consigo pensar em nada. Deveria estar planejando minha viagem para África, que inicia no próximo mês. Mas nem isso eu consigo colocar em prática. Existem dias que só uma navegação na internet é o melhor a se fazer!

 

E foi nessa navegação que me deparo com um texto do Derek Earl, um carinha que viaja o mundo e é super-experiente no assunto. E esse mesmo texto me faz voltar a alguns anos, quando dei início a ideia de viajar o mundo.

 

Era início de 2012. Apesar de gostar muito do meu trabalho, a empolgação maior só vinha nos períodos de férias. Havia algo errado nisso! Via que aquilo não era mais meu mundo e eu precisava tomar uma atitude. Em maio, já com a decisão tomada, conversei com meu chefe sobre a possibilidade de sair em março de 2013. Meu plano era passar 6 meses no Canadá e estudar inglês. Ele ficou de pensar!

 

Novembro de 2012 e eu ainda não tinha uma resposta. Aquilo me consumia. Quando, afinal, vou poder dar início a essa mudança de vida? Dias depois, procurei-o novamente. Não poderia mais esperar, pois tinha de confirmar e pagar meu curso. Ele me pediu uma prorrogação de seis meses no meu plano, pois o projeto que desenvolvíamos ainda precisava da minha colaboração.

 

Mas eu não podia; eu não queria passar o inverno no Canadá. Adiantei ao máximo o projeto e consegui a liberação em março de 2013. Desde então, não voltei mais ao Brasil. Bate a saudade! Mas o sonho está se realizando: muitos belos lugares, ricas culturas, muita conversa pelo caminho, risadas, e também perrengues e tédio (nos dias de chuva), claro! ahhaha.

 

Será que era minha hora de sair? Apesar de estar vivendo o melhor momento no meu trabalho, eu sabia que uma prorrogação poderia atrapalhar ainda mais uma decisão futura e isso nunca acontecer. A nossa vida está sempre em transformação: família, namoro, emprego, amigos. Tudo isso pesa muito na hora de tomar uma decisão. E é aí que você não pode balançar. É importante estar certo do rumo que quer dar para sua vida.

 

Não me arrependi. Pra mim, foi a hora certa. Como nunca precisei de muita grana para viver, pude economizar sem sofrimento. Vendi o carro e caí no mundo.

 

Mas será que esta é a SUA HORA CERTA?

 

Você já está numa fase em que, a única coisa que passa por sua cabeça é viajar? Você fica fazendo lista de lugares para conhecer? Pesquisa passagens para lugares que nem sabe se vai, realmente, visitar... Mas aí bate aquela dúvida e você se depara com o dilema de saber o momento de largar tudo e cair no mundo.

 

Isso é perfeitamente normal. Todos passamos por essa fase de dúvidas, especialmente quando se trata de algo tão importante a ser decidido. Mas, o mais sensato é que você deveria considerar vários fatores específicos que, segundo Earl, possam te ajudar a dar uma ideia melhor de sua situação e, finalmente, tentar responder a essa pergunta de quando você deve finalmente começar a sua aventura:

 

1. Confiança: você está confiante em sua capacidade de fazer as coisas acontecerem? Você vai ser capaz de fazer o que for preciso para encontrar uma maneira de ganhar dinheiro, caso precise? Você é o tipo de pessoa que está disposta a enfrentar qualquer obstáculo que aparecer no caminho?

 

2. Poupança ideal: talvez você acredita que hoje não tem a poupança ideal pra cair no mundo. Mas quanto seria essa sua poupança? Será que R$ 5.000,00 a mais te deixaria mais confortável pra cair no mundo? Ou você precisa de 15.000 ou 30.000? Você está quase chegando a essa meta? Ou você vai ficar sempre botando mais meta financeira antes de cair no mundo a ponto de nunca sair do lugar?

 

3. Oportunidades de trabalho: caso você se depare com a necessidade de trabalhar durante a viagem, que tipo de coisa sabe fazer? É habilidoso mesmo ou só quebra um galho? Se submeteria a limpar banheiro em hostel, trocar roupa de cama de trocentas beliches, varrer, lavar... Trabalhar em fazendas colhendo maçãs ou tosquiando ovelhas... Sabe fazer algo criativo? Lida bem com tecnologias?

 

4. Estilo de Viagem: Quanto custa seu conforto? Que tipo de estilo de viagem mais te agrada e quanto isso te vai custar? Não adianta você abrir mão do seu conforto mínimo, dormir em quartos com mais 12 pessoas, ter de cozinhar, usar os transporte públicos e fazendo as conexões mais loucas para economizar uma grana e sentir-se mal por isso. Se isso não é pra você, não se preocupe. Nem todo mundo se adapta a esse estilo. Mas é importante saber o quanto isso te custa.

 

5. Sociabilidade: Quão social você é? Considera que teria de aprender mais sobre isso? Ou você já tem a capacidade de iniciar um conversa com qualquer pessoa que aparecer, seja lá onde for. Você não tem que ser a pessoa mais social do mundo, mas, quanto mais confortável você estiver em torno de novas pessoas, mais fácil será para interagir com demais viajantes e moradores locais que vier a encontrar, fazer novos amigos, ou mesmo, descobrir novas oportunidades.

 

6. Uma espera sem fim: Talvez nunca haverá um momento perfeito para cair no mundo. Algo pode estar sempre te puxando pra trás. E se você esperar mais dois anos?? Bom, você terá uma poupança maior!! Mas será que você não vai estar mais preso ainda ao seu estilo de vida? Como você se sente sobre isso?

 

7. Tortura: Você pode esperar mais 2 ou 3 ou 5 anos ou você está tão doido pra cair no mundo que o pensamento de passar mais tempo em casa está começando a afetar profundamente sua vida? Se mal pode esperar para cair no mundo, então você precisa dar uma acelerada no seu projeto e descobrir as coisas mais rapidamente.

 

Mais uma vez, não é fácil. É bem difícil descobrir isso, eu sei. E ninguém vai fazer isso por você. Começar a viajar agora ou mais tarde ou até mesmo nunca mais só depende da sua decisão.

 

Forte abraço e, se decidir viajar o mundo, quem sabe a gente não se encontra por aí?

 

inté,

 

jaumz

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...