Tutoriais e dicas de como começar a viajar de forma independente e econômica = Mochilar!


#1238774 por michelle.melo
08 Dez 2016, 17:24
[b]Blog: http://destinosfotosesabores.com

Meus perrengues e as maneiras simples de evita-los.

Aqui vou falar um pouco do que aprendi com as minhas dificuldades e com as de quem conheço e espero lembrar de tudo isso na próxima viagem.

DOCUMENTOS

Tenha sempre em mente a data de vencimento do seu passaporte e de seu visto Americano (mais comum e que tem duração mais longa) e no momento em que começar a planejar uma viagem CHEQUE NOVAMENTE!

Perrengue real: Recentemente meu irmão com uma viagem programada para os EUA descobriu que seu passaporte estava vencido na hora de comprar as passagens, detalhe: 15 dias antes da viagem. Isso pode ser um problemão caso seja um período conturbado de emissão de passaportes como tivemos recentemente.



SEGURO DE VIAGEM

Embora nunca tenha precisado usar (graças a Deus) jamais viajei sem contratar um seguro. Comprando passagem com o cartão de crédito o seguro de viagem é fornecido gratuitamente, basta verificar se as coberturas oferecidas para despesas médicas, etc te deixam seguros. Eu já viajei somente com o seguro do cartão e outras vezes achei que valia a pena investir em uma cobertura adicional.



BAGAGEM

Em viagens internacionais é importante saber se o número e peso das malas que você leva do Brasil são os mesmos permitidos para vôos domésticos no seu destino. Muitas companhias aéreas em outros países tem tarifas bem competitivas que incluem no máximo uma bagagem despachada de 23kg.

Perrengue real: Durante uma viagem entre Portugal e Espanha de 4 dias, tivemos que remanejar a bagagem que levamos para não pagar mais caro por carregar roupas que nem mesmo usaríamos nesse curto período .



IMIGRAÇÃO

É importante estar preparado para as possíveis perguntas do agente de imigração como por exemplo: onde você vai se hospedar?

Mesmo que seu plano seja fazer a viagem indo de cidade em cidade sem pré estabelecer quanto tempo vai ficar em cada uma, faça uma reserva de hotel - com possibilidade de cancelamento gratuito - para todo o período que for ficar no país. Caso você seja questionado sobre a hospedagem, apresente essa reserva para evitar problemas e em seguida, você pode cancelar.



PERDAS E ROUBOS

É fácil esquecermos dos cuidados que temos normalmente no dia a dia quando estamos viajando. Pode acontecer de esquecer o passaporte num balcão de uma loja, perder um cartão no meio da papelada de viagem e até mesmo, ter documentos e cartões roubados (sim, acontece).

E caso aconteça é essencial que você tenha cópias dos documentos e cartões disponíveis para poder cancelar e registrar uma ocorrência. Eu sempre tenho uma cópia impressa na mala que deixo no hotel, uma cópia no meu email e outra com alguma pessoa de confiança que fale inglês, para o caso de viagem internacional.

Perrengue real: Minha cunhada deixou seu iPad no banheiro do aeporto de Zurich e só se deu conta quando estava embarcando. Por sorte conseguiu reaver o equipamento, mas é um exemplo que coisas desse tipo podem acontecer com qualquer um.



CHEGANDO AO DESTINO

Cada local e país tem suas regras então é importante não se deixar levar pela emoção de ter desembarcado no destino e sair correndo para a rua.

Uma dica: caso não esteja levando moeda local, saque ou troque uma quantia suficiente para transporte e alimentação logo após pegar sua bagagem. As cotações dos aeroportos nem sempre são as melhores mas é importante ter algum dinheiro antes de sair andando pela cidade.

Perrengue real: Ao chegarmos em Casablanca no Marrocos, precisávamos pegar um trem para a cidade de Fes. Ao vermos que tinha um trem previsto em 30 minutos, saímos feito loucos para a estação que ficava ao lado do aeroporto. Para nossa surpresa, o guichê da estação de trens não aceitava Euros, única moeda que tínhamos - na euforia esquecemos de sacar a moeda local. Resultado: para entrar novamente no aeroporto era necessário passar por detector de metais - uma fila enorme - perdemos o tal trem e só conseguimos seguir viagem horas depois.

HOSPEDAGEM

Possivelmente o primeiro lugar que você irá após o desembarque será seu local de hospedagem. Procure sempre entrar em contato com o hotel, hostel ou qualquer que seja sua opção dias antes da viagem para pedir a eles dicas de qual a melhor maneira (ônibus, metrô, taxi, etc) de chegar até lá no horário que você desembarcar no destino e SIGA a dica.

Perrengue real: Numa viagem para Barcelona tínhamos a indicação do hotel de que a melhor maneira seria pegar um táxi até lá, visto que chegaríamos à cidade tarde da noite, porém, bancamos os espertões e resolvemos pegar um trem até um local mais próximo ao hotel e de lá, pegar então o tal taxi. Maior furada pois a estação estava fechando quando chegamos e não havia nenhum taxi ao redor. Isso nos rendeu horas perambulando a pé pelas ruas vazias e na chuva e até conseguir chegar ao hotel.

QUANDO VIAJAR

Quando viajo normalmente esqueço até em que ano estou, que dirá saber as datas de possíveis feriados no destino. No entanto, é importante estar atento para se preparar com antecedência e não ser pego de surpresa com falta de vagas de hospedagem ou filas gigantescas nas atrações - comum em férias escolares e feriados prolongados.

Perrengue real: Durante uma viagem de carro pela Nova Zelândia, estávamos sem reservas de hotéis pois íamos de cidade em cidade sem planos muito definidos. Esquecemos completamente no entanto que estaríamos viajando durante um feriado de Páscoa que coincidia com férias escolares. Resultado: quase precisamos dormir no carro na cidade de Rotorua por indisponibilidade de vagas nos hotéis. Detalhe: neste local, dormir no carro é proibido por lei.

COSTUMES LOCAIS

Países com culturas diferentes tem costumes que podem nos surpreender de maneira positiva ou negativa. Procure ler sobre o seu destino e se há algum costume ou tradição religiosa, bem como eventos populares na época do ano que você vai estar por lá e esteja atento para não desrespeitar a cultura local.

Perrengue real: Neste caso a nossa história foi mais positiva que negativa: visitamos Dubai e Abu Dhabi durante o Ramadã, período em que os muçulmanos se abstém de bebida e comida entre o nascer e o pôr do sol. A maior parte dos restaurantes não abrem durante o dia e a alternativa é comprar comida no supermercado. Por outro lado, as atrações turísticas estão praticamente vazias e é uma maravilha para explorar tranquilamente sem multidões.

SEJA FLEXÍVEL

Procure estar preparado para possíveis imprevistos e que resultem na necessidade de mudar uma passagem aérea ou uma hospedagem. Normalmente as tarifas aéreas e de hospedagem promocionais não permitem mudanças sem cobrar uma multa, mas o importante é estar ciente disso e do valor envolvido no caso de uma necessidade.

Perrengue real: Durante uma viagem à Tailândia, o plano era ficarmos hospedados por 3 noites na ilha de Koh Pipi cuja atração principal são as belíssimas praias, porém, próximo ao nosso hotel, não havia sequer uma vila. Como o tempo estava um pouco chuvoso e a ameaça de tsunami é real, achamos melhor permanecer hospedados em Krabi que tem uma cidade com comércio e outras atrações a ficar isolados numa ilha com chuva. Nossa reserva em Koh Pipi não permitia cancelamento, porém negociamos com o Booking.com e pagamos somente a primeira estadia como multa.

#1241651 por michelle.melo
21 Dez 2016, 16:42
Oi Guilherme, desculpe a demora em responder.

Amei a Nova Zelândia! Fizemos a ilha Norte e Sul de carro em abril, adoramos tudo.
Se tiver alguma dúvida específica me escreva por aqui que respondo com prazer.
#1243358 por guilherme senra
28 Dez 2016, 18:24
Olá michele.

Aceito todas as dicas possíveis.

Vocês ficaram em hostels?? Tenho procurado alguns, mas a maioria não tem café e wifi é pago.

Como vc fez o trajeto de carro não deve saber muito sobre pegar carona ou usar o flexipass da intercity, mas aceito outras formas.

Dicas de passeios ou lugares para comer ?

Outra coisa ache que chegar as 5:00 da manha em Auckland dá para pegar um voo para Queenstown as 8:45 tranquilo??


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante