Ir para conteúdo

PN da Serra da Canastra e região


Posts Recomendados

  • Colaboradores
To finalizando de ir nos proximos dias pra são roque e talvez na volta tb parar em delfinopolis.

 

Alguem sabe se vale seguir depois de Franca sentido Desemboque (BR-464) (tipo algum lugar interessante pra esses lados) ou melhor o caminho por Furnas mesmo?

 

Pros lados de Desemboque, do que eu conheço, tem as cachoeiras da Parida e João Inácio, que valem a pena. Tem outras também, mas aí já não sei te dizer, cachoeira é o que mais tem por ali. A exceção da Parida, pelo que vejo são todas pouco conhecidas, o que não quer dizer que não vale a pena.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Ola a todos... A família está pensando em ir passar o carnaval em São joão batista do glória, mas além de estar procurando alguma casa para a lugar, estou buscando algumas informações sobre o local.

Pretendemos ir em umas 14 pessoas, 10 adultos e 4 crianças, entre os adultos duas gravidas. A duvida seria mais quanto ao acesso as cachoeiras, se são muito dificeis ou tanquilo, se tem ou não trilha muito puxada, pois como iremos com crianças e gravidas rs... Se alguem tiver também indicação de casa para alugar agradeço...

Abraço...

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra
  • 1 mês depois...
  • Membros

Deixando um breve relato;

Estive em SR em novembro/2016, dia 02 (quarta-feira, era feriado).

Trecho de estrada tranquilo, GPS que tem as atualizações da internet tem o trajeto certinho.

 

Posto de gasolina bem caro de capitólio pra frente. Eu achei que as cidades menores fosse mais barato, mas me enganei bem. No trecho de Piumhi até SR achei que não fosse ter posto pq se anda anda anda e não tem muito vestígio de gente, mas tem sim, tem dois postos em SR... nesse trecho o celular vai parar de funcionar (acho que apenas oi e vivo pegam um pouco).

 

Em SR fui direto para o camping do picareta (chico). R$ 25,00 a diária. Camping vazio, 0 pessoas (era feriado). Tava tempo de chuva, a rapaz lá (não me lembro o nome, cidadao típico míneiro, simpático e prestativo) autorizou acampar na lavandeira coberta. De madrugada chegou mais uma pessoa e no dia seguinte mais tres. Lugar bem tranquilo, 4 banheiros, banho quente, espaço para usufruir da cozinha (mas não usei nao sei dar mais detalhes).

 

A noite jantei na cidade, um restaurante escrito "pizzaria" foi minha opção. lugar simples, comida boa e preço justo (R$15 a vontade), cara de boteco, mas a cerveja nao tao barata). Descobri depois um outro barzinho mais bonitinho, mas nem arrisquei ir. Objetivo ali era ficar no meio do mato mesmo.

 

Apesar do feriado a cidade estava vazia, não tinha turista ou nenhum evento na época. Tirando a Serra não há outra atração por ali.

 

Pra entrar na Serra paga-se R$10 por dia.

Estava com algumas dúvidas se conseguiria chegar com meu carro (gol) pois li relatos diversos, e lá também tive diversos relatos diferente. No camping o rapaz falou que eu iria tranquilo até a Casca Danta. Na portaria da Serra, o porteiro disse que eu talves conseguisse ir até rolinho e que a casca danta talves nao desse. No outro dia uma guia me disse que rolinhos nem ele estava indo com um4x4.

 

Enfim, estava super empolgado nesse momento, como tinha dois carros na minha frente que iriam parando nos mesmos pontos que eu, decidi ir até o último ponto e na volta ir parando. Ai fui. Tudo bem sinalizado, não tem como se perder ali. Fiquei na dúvida quando passei na bifurcacao que vai pra rolinhos mas segui pra casca danda (parte alta). O trecho não é tão ruim quanto imaginava, algumas áreas mais delicadas tem que ir bem devagar e alguns trechos com muita "costela de vaca", aquela trepidação nada delicia de dirigir, mas bem tranquilo.

 

A parte alta da cachoeira é sensacional. Simplesmente maravilhoso. Ali tem uma área aberta pra estaciona e WC aparentemente em bom estado (não usei).

 

Agora era a parte delícia; a trilha pra parte baixa. Na placa escrito "trilha dificil 'X'km" (não lembro quantos km... depois corrijo). Eu estava ali pra isso, achei que o dificil era pra nao encorajar os indecisos e fui. Não que a trilha seja tão dificil, mas não foi tao facil quanto achei. Mas, super vale a pena. Estou no meio do caminho da descida e já um pouco cansado pensando que nem terminei de chegar e ainda terei a subida, mas estamos ai pra isso. No caminho cruzo com pessoas fazendo o sentido inverso e vc cria a expectativa se ta chegando, se ta longe... um pouco do meio pra frente já da pra avistar a queda da cachoeira. Vc pensa que tá longe pra karaleo, mas não tá... não muito. Chegando na "base" da cachoeira vc ainda nao tem a visão dela. Ali tem dois banheiros também, um quiosque com banco, e anda um pequeno trecho de aspecto muito legal, mais aberto que a trilha e mais fechado com mais árvores (ali não pega sol... na trilha pega). A visualização da cachoeira é sem palavras... você tem que atravessar todas as pedras e chegar dentro dela. Enfim, coisa linda!

 

Na volta da trilha (subida) no meio do caminho a agua tava fim. Dai a pouco tempo de chuva se formando. Uns 20minutos depois as primeiras gotas de chuva. Muita sede e bem cansado tive que parar algumas vezes pra recuperar o folego (eu não me lembro o tempo da trilha, talvez tenha sido 50 ou 60min na descida, e na volta uns 15min a mais). Um pouco de vento também, algumas pedras escorregadias com um pouco dos pingos da chuva e um pouco mais de cautela. Gargante seca. Cheguei precisando tirar a bota e beber agua)... o tempo totalmente fechado... um guia que estava ali falou "corajoso de vir com esse carro" "corre que se essa chuva toda cair vc não vai conseguir ir embora"... foi o tempo de recuperar as forças e ir embora. Infelizmente preferi nao arriscar de parar nos outros lugar e segui embora... o Jeep do guia passou e foi lindamente. O Golzinho começou a derrapar nos barros que se formavam. Há uma boa parte da estrada de terra seca que o trajeito vai tranquilo nao forma barro, mas tem trechos que dá a impressão que foram aterrados manualmente, e ai o bicho pegou. Dai a pouco caiu um pouco mais de água e expectativa do carro atolar era certa. Mas vc vai pegando o jeito, ja tava me sentindo o piloto. Em um momento alcancei uma caminhonete um pouco devagar e pisar no freio o carro do carro quase deu ruim , mas cheguei. Na portaria o rapaz falou pra nem voltar no dia seguinte que o carro nao iria aguentar.

 

Acho que nos dias seco da pra ir tranquilamente se o carro nao for baixo. Pra rolinhos infelizmente não pude saber se daria certo. Nesse dia choveu a noite toda e no dias seguinte no dia todo também. Como o tempo parecia não mudar tive que encerrar o passeio... agora esperar nova oportunidade para retornar.

101_1239.JPG.e2f4b9d01aa2002b04c0de9b77bc95f7.JPG

IMG_20161103_115706.jpg.45e245f9af2d0c60f880f14898d575a9.jpg

101_1277.JPG.d413f1fd11c93694960dd830b06dbaa0.JPG

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros
Luis, concordo com as opiniões do Helio e Tiago.

entre SJB Gloria e Delfinópolis, eu prefiro Delfinópolis...

da Parte baixa da casca Danta, tem um caminho que leva direto a Delfinópolis...

passando pelo município do Glória (não passa na cidade)

 

da uma olhada na pagina 7 desse tópico.

 

Este caminho seria interessante fazer no trajeto inverso? Delfinópolis à São Roque? Ou fica puxado??

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Pessoas,

 

para ajudar futuros visitantes, compartilho o link com infos sobre uma passagem pela região da Canastra, utilizamos como base São Roque de Minas (Camping Picareta) e São João Batista da Serra da Canastra (ficamos no único camping do local). Viajamos de forma autônoma e com veículo 4x4 à disposição. Focamos nos atrativos do Parque Nacional da Serra da Canastra e arredores.

 

- https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2016/02/ano-novo-serra-da-canastra-4x4.html

 

Nosso roteiro começou com uma exploração no Camping Picareta, Casca Danta por baixo, Poço das Orquídeas (0800), Cachoeira Cerradão (chuva insistente + muito barro tivemos que abordar a Antônio Ricardo), Cachoeira da Chinela e Casca Danta por cima, Cachoeira do Fundão, Cachoeira da Parida e João Inácio.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Silnei changed the title to PN da Serra da Canastra e região
  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...