Ir para conteúdo

Urgente! Dúvidas sobre moeda em mochilao Europa!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá! Então, estou com uma séria dúvida e quase ninguém consegue me orientar devidamente, peço sinceramente a ajuda de vocês!

Então, passarei um mês na Polônia, e outros dois meses em um mochilao pela Europa (leste europeu, precisamente)

Como viajarei para todos esses países, a troca de dolar ou euros para moedas locais certamente será uma grande perda para mim( desvantajoso). Sendo assim, me deram um conselho de adquirir um cartão de débito internacionais que faça saques em cada moeda local de um determinado país.

Gostaria de saber se isso é uma boa opção, e se não há muitos juros. Por exemplo, conseguirei sacar coroas checas e o valor será cobrado em real? Vocês tem alguma outra forma? Por favor, me iluminem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Joyce, tudo bem?

 

Então, se eu não me engano, no leste Europeu aceitam euros, uns amigos que foram ano passado todos levaram euro e não fizeram saques lá. E sim, essa possibilidade existe, se seu cartão de débito for internacional, você habilita isso com o seu banco e pode fazer saques na rede de caixa eletrônico ATM (pelo menos Itaú funciona assim). O saque é no valor da moeda comercial e não turismo como quando compramos mas para cada saque tem uma taxa, você teria que sacar grande quantidade pra não morrer com essas taxas. Confirma com o seu banco o valor das taxas, mas em Buenos Aires pelo menos, eram R$25,00 cada saque. Tem também o VTM, que é o cartão de débito pré pago, mas quando você carrega ele, você paga 6,38% sobre o valor que colocar nele e para saques também tem taxa, só não sei te dizer o quanto.

 

Boa sorte e depois conta como foi na Polônia, por favor!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Joyce, tudo bem?

 

Então, se eu não me engano, no leste Europeu aceitam euros, uns amigos que foram ano passado todos levaram euro e não fizeram saques lá. E sim, essa possibilidade existe, se seu cartão de débito for internacional, você habilita isso com o seu banco e pode fazer saques na rede de caixa eletrônico ATM (pelo menos Itaú funciona assim). O saque é no valor da moeda comercial e não turismo como quando compramos mas para cada saque tem uma taxa, você teria que sacar grande quantidade pra não morrer com essas taxas. Confirma com o seu banco o valor das taxas, mas em Buenos Aires pelo menos, eram R$25,00 cada saque. Tem também o VTM, que é o cartão de débito pré pago, mas quando você carrega ele, você paga 6,38% sobre o valor que colocar nele e para saques também tem taxa, só não sei te dizer o quanto.

 

Boa sorte e depois conta como foi na Polônia, por favor!!!

 

Oi, Nana! Muito obrigada pela resposta, em relação a esse saque ele é feito em moeda local? Porque eu vou visitar vários países, e em todos esses saques há a opção de todos serem em moeda local? Pois é, há países como Bosnia e Moldávia que não aceitam euros, então né...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
A grande maioria dos países da Europa usam o euro como moeda, são poucos os que não usam. Além da Polônia, quais outros países você vai? Na Polônia você usa euro.

 

Olá! Então, eu sou historiadora, e pretendo visitar todos os países do leste europeu (inclusive os mais remotos e mais pobres), há países como a Romênia e a Moldavia, que recentemente descobri que não aceitam euro de forma alguma. Além desses, pretendo visitar a Bielorrússia. Por isso estou com essa grande dúvida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Joyce,

 

Já fiz alguns saques no exterior com o VTM BB carregado em euros. Deu uma tarifa de 2,50 euros/saque.

 

Recentemente fui carregar o cartão e o funcionário disse que ia me convencer a não fazer isso, que por causa da tarifação era melhor andar com dinheiro em cash ou usar cartão de crédito. Mas vejo o cartão como um plano B, uma forma mais discreta de andar com dinheiro.

 

Uma vez cruzei a fronteira Hungria-Sérvia numa viagem que deveria ter sido um bate-volta. Só que deu zebra e tive que arrumar um pernoite de última hora. Não encontrei casas de câmbio abertas e o que me ajudou foi justamente o cartão VTM. Sempre saquei na moeda local.

 

Usei na Colômbia também e achei mais interessante do que trocar dólar nas casas de câmbio. É melhor sacar uma quantidade maior de cada vez; assim você dilui o valor da taxa.

 

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Joyce,

 

Já fiz alguns saques no exterior com o VTM BB carregado em euros. Deu uma tarifa de 2,50 euros/saque.

 

Recentemente fui carregar o cartão e o funcionário disse que ia me convencer a não fazer isso, que por causa da tarifação era melhor andar com dinheiro em cash ou usar cartão de crédito. Mas vejo o cartão como um plano B, uma forma mais discreta de andar com dinheiro.

 

Uma vez cruzei a fronteira Hungria-Sérvia numa viagem que deveria ter sido um bate-volta. Só que deu zebra e tive que arrumar um pernoite de última hora. Não encontrei casas de câmbio abertas e o que me ajudou foi justamente o cartão VTM. Sempre saquei na moeda local.

 

Usei na Colômbia também e achei mais interessante do que trocar dólar nas casas de câmbio. É melhor sacar uma quantidade maior de cada vez; assim você dilui o valor da taxa.

 

Boa viagem!

 

Oi! Muito obrigada pela resposta! Pois é, ja tenho um cartao pré pago débito, e prentendo usa-lo bastante. Nessa situação na Servia, o caixa eletrônico dava a opção de tirar dinheiro em dolar, euro e a moeda local da Sérvia? Ou você tem que carregar o cartão VTM previamente com a moeda local do país que você deseja ir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

"Nessa situação na Servia, o caixa eletrônico dava a opção de tirar dinheiro em dolar, euro e a moeda local da Sérvia?"

Não me lembro de ter sacado em algum terminal que me desse a opção de sacar em euros. Mas sempre que saquei com ele eu queria mesmo a moeda local. Talvez houvesse alguma opção "escondida" para sacar em euros.

 

"Ou você tem que carregar o cartão VTM previamente com a moeda local do país que você deseja ir?"

Não, o VTM estava carregado só com euros.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Polônia não usa Euro como lhe falaram acima!!! A moeda local é o Zloty, alguns locais com muitos turistas até aceitam Euros, mas a taxa de conversão é ruim, você sempre sai perdendo se pagar com Euros. Também vai ter um monte de locais que somente irão aceitar a moeda local, então não tem como fugir de você ter que trocar ou sacar moeda local em cada país que você for.

 

Para quem vai viajar para um monte de países com moedas diferentes do Euro, dólar e Francos Suíços, a melhor opção é usar o cartão de débito Visa ou Mastercard para sacar a moeda local diretamente da sua conta corrente brasileira. Cartão de Débito da Elo é completamente inútil no exterior.

 

Ao sacar moeda local no cartão de débito da sua conta corrente brasileira, o valor é convertido pela cotação do dia + 6.38% de IF e debitado direto da sua conta corrente na hora. Alem disto você paga uma tarifa para cada saque, a mais barata é a do Itau e custa R$ 9,60 por cada saque, mas em alguns bancos como BB, Caixa, Santander a taxa por cada saque chega a custar R$ 25 ou R$ 30.

 

Para minimizar os custos, é recomendável não ficar sacando pequenos valores a toda hora, mas sim fazer um único saque de um valor maior logo que você chegar no país.

 

Não esqueça de desbloquear o saque internacional junto ao seu banco antes de viajar.

 

Mas como falaram acima, sempre tenha um cartão de crédito ou um cartão pré-pago a disposição, pois pode ser que você chegue a noite em algum local, não ache um caixa automático, ou o caixa automático esteja sem dinheiro, nestes casos o cartão de crédito irá salvar a sua vida.

 

Também é recomendável sempre ter alguns Euros em espécie junto com você, para você usar num caso de emergência, se acontecer de tanto o seu cartão de débito, cartão de crédito ou vtm lhe deixarem na mão ou o local não aceitar cartão como forma de pagamento, ai num caso de emergência você troca alguns euros numa casa de câmbio qualquer ou até mesmo numa loja qualquer por moeda local, nem que signifique perder bastante dinheiro, mas vai lhe tirar da situação de sufoco e desespero.

 

Um conselho, sempre que for trocar de país, programe-se para que a sua primeira cidade seja uma cidade grande, onde você terá facilidade de sacar ou trocar dinheiro, naquelas cidades pequenas do interior pode ser complicado trocar dinheiro e até mesmo complicado achar um local que aceite cartão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoalmente eu não recomendaria usar cartão VTM em Euros ou dólares caso você for viajar para um monte de países que não usem Euro ou dólar como moeda, pois alem de já perder dinheiro convertendo reais para Euros no momento de carregar o VTM, você ainda paga uma taxa de conversão de 4% a cada vez que usar o VTM para compra ou saque em uma moeda diferente da que foi carregada no VTM.

 

Nestes locais prefira usar o cartão de débito para sacar dinheiro em espécie direto da sua conta corrente brasileiro e use o cartão de crédito para as despesas maiores, use o VTM somente como Plano B, caso as outras opções lhe deixarem na mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...