Ir para conteúdo

Um relato completo e detalhado de uma viagem incrível pela Patagônia!


Posts Recomendados

  • Membros

IMG_3197-2.jpg.b1f7ed5586d40f9c296c6edb95a215a8.jpg

 

Começando meu relato da minha viagem de 13 dias pela Patagônia Chilena e Argentina. ::love:: A viagem foi no começo de janeiro de 2017.

A Patagônia passou a ser a viagem dos sonhos pra mim depois que vi em uma rede social uma foto em Torres del Paine, nunca tinha visto aquele lugar mas me apaixonei na mesma hora e já comecei a pesquisar tudo sobre. E vou contar pra vocês que essa viagem não foi fácil hehe mas tive uma sorte ENORME com o clima e tenho que agradecer demais a Deus e à mãe natureza por isso. Haha Todas as cidades que a gente chegava (eu e meu namorado), o pessoal falava na sorte que a gente teve de pegar um tempo tão bonito! E desde já quero agradecer a todo mundo que me ajudou com seus relatos e que sempre respondiam minhas perguntas, tirando minhas milhares de dúvidas, principalmente a Camila Lisboa, o Daniel Santiago e o Gustavo Ader. No final do relato vou botar o link dos relatos da Camila e do Daniel que me ajudaram demais!!! E claro, tenho que agradecer também ao meu namorado que aceitou fazer essa loucura comigo.

Mas enfim, começando o relato, eu comprei passagem de São Paulo para Punta Arenas (ida e volta) e meu roteiro ficou assim:

 

Dia 1) Chegada em Punta Arenas - viagem para Puerto Natales

Dia 2) Torres del Paine (subida e noite no camping Torres)

Dia 3) Torres del Paine (descida e ida até o Paine Grande)

Dia 4) Viagem de Puerto Natales para El Chaltén

Dia 5) El Chaltén (trilha Laguna de los tres)

Dia 6) El Chaltén (trilha Loma del Pliegue Tumado)

Dia 7) El Chaltén (dia livre e viagem para El Calafate)

Dia 8) El Calafate (Mini Trekking no Perito Moreno)

Dia 9) Viagem para Ushuaia de ônibus

Dia 10) Ushuaia (trilha Glaciar Martial)

Dia 11) Ushuaia (visita ao Museu do Fim do Mundo e Presídio)

Dia 12) Ushuaia (trilha Laguna Esmeralda)

Dia 13) Viagem de Ushuaia para Punta Arenas e volta para o Brasil

 

Dia 01) Chegada em Punta Arenas - viagem para Puerto Natales

 

Chegamos em Punta Arenas de manhã cedo e no aeroporto pegamos uma van para a cidade, leva em torno de 20 minutos do aeroporto até a cidade. A van nos deixou em frente a empresa Bus Sur, que vende passagens para Puerto Natales, Torres del Paine, Ushuaia etc. Próximo de lá tinha outras empresas de ônibus mas como eu já sabia que o preço era basicamente o mesmo comprei na Bus Sur mesmo as passagens para Puerto Natales e para Torres del Paine no outro dia. Ah, antes disso nós trocamos dinheiro em uma casa de câmbio na mesma rua.

Depois das passagens compradas deu tempo de ir na Balfer para comprar minha calça impermeável que eu ainda não tinha. Aliás, sobre as roupas eu recomendo levar sem falta: segunda pele, casaco de frio, jaqueta impermeável, bota impermeável, luvas e gorro. Eu comprei a calça impermeável mas acabou que nem precisei usar.

Algumas horas depois pegamos o ônibus para Puerto Natales, a viagem dura 3 horas e não tem muito o que ver, lá é meio que deserto, só tem muito mato. :lol: Chegando em Puerto Natales, cidade pequena, nós fomos para o Hostel que eu tinha reservado pelo booking (quase todos os hostels eu já tinha reservado online, só não reservei um dia em Ushuaia e quase passamos apuros por causa disso, mas quando chegar a hora eu conto pra vocês). O hostel que eu tinha reservado era o Smile Patagonia, gostei bastante! É lindo, café da manhã muito bom e um bom atendimento.

Depois de deixarmos nossas coisas no hostel fomos alugar os equipamentos para acampar em Torres del Paine. Em Puerto Natales tem muitas lojas que alugam e vendem equipamentos de trilha, como a gente não tinha quase nada, alugamos tudo por lá. Depois fomos no mercado comprar a comida pra levar na trilha. Compramos frutas, sucos, biscoitos e pão, queijo e presunto pra fazer sanduíche.

Como o dia na Patagônia só acaba às 23h, deu pra fazer tudo isso e ainda conhecer um pouco a cidade. :D

 

Gastos do dia:

4 mil pesos na van do Aeroporto até a cidade (por pessoa)

7 mil pesos na passagem de Punta Arenas até Puerto Natales (por pessoa)

15 mil pesos na passagem de Puerto Natales até Torres del Paine (ida e volta, por pessoa)

50 dólares no quarto de casal no hostel Smile Patagonia

39 mil pesos no aluguel dos equipamentos para trilha (para 2 pessoas)

30 mil pesos no mercado (para 2 pessoas)

 

Dia 02) Torres del Paine (subida e noite no camping Torres)

 

O ônibus para Torres del Paine saiu às 07:00 da rodoviária e chegamos por volta das 09:30 na entrada do parque pela Laguna Amarga. No caminho já dá pra ver as pontinhas das Torres e começa a dar aquele frio na barriga.

 

IMG_2839-3.jpg.4a5af18054b0d0f40eb6af5c3dc9fb0c.jpg

Vista da janela do ônibus.

 

Quando chegamos na administração, todos entram para comprar o ingresso do parque e pra assistir um vídeo sobre as regras de lá. Depois pegamos um transfer até o começo da trilha, dá pra ir andando mas é meio longe.

Já no começo da trilha deu pra ter uma noção da força do vento na Patagônia, é um negócio sinistro! Haha Mas depois vou falar mais um pouco sobre o vento.

 

IMG_2852-3.jpg.0b76f7d5ba88ca981dbe85b5e7b7d94e.jpg

 

IMG_2922-3.jpg.9dc99a59aee1d9c4848d5bb44e2f9279.jpg

Dá pra ver a força do vento só olhando as árvores.

 

Depois de um tempo andando em terreno plano, a subida começa e subir com mochila pesada e vento forte contra você, não é fácil! Mas depois de um tempo, a trilha entra em um espaço com muitas árvores, o vento dá uma trégua e aí as coisas melhoram. Tem uma parte da trilha que é uma passagem bem estreita, com muito vento e um penhasco enorme do lado! Pense no medo que me deu de passar ali. Acho que foi o único momento das trilhas que fiquei com medo mesmo.

 

IMG_3121-2.jpg.55ae996cd37337d94c6376fadf16757b.jpg

IMG_2895-3.jpg.df6a8b0521e866e9373507fbd36c7973.jpg

 

Quando chegamos no camping chileno me deu uma alegria enorme porque eu sabia que faltava pouco tempo pra chegar no camping Torres, onde iríamos acampar. Nessa altura do campeonato eu já tava bem cansada e com dor nos joelhos e nas costas, só queria chegar logo no camping. Depois de pouco mais de 1 hora encontramos uma placa que dizia que o camping Torres estava à 1 minuto. Pense na alegria da pessoa! E continuamos seguindo quem estava na nossa frente, andamos… andamos… andamos mais de 20 minutos e nada de chegar no camping. Tinha alguma coisa errada!! Então perguntamos pra um cara que estava na trilha também e ele disse que já tínhamos passado a um bom tempo. QUÊ? A gente não viu nenhum acampamento, gente!! Voltamos e nos deparamos com uma bendita placa, que não tínhamos visto antes e que falava onde era a entrada do camping. É uma entrada bem estreita, então fica a dica pra quem vai ficar lá: prestem atenção nas placas!

 

IMG_3062-3.jpg.a3a8dd3987c0a1d928d16ad02e1ce70b.jpg

 

Montamos a barraca e descansamos por umas 2 horas para voltar a subir até as Torres. É só 1 hora de trilha mas é só subida e com muitas pedras, então é a parte mais complicada e cansativa. Então chegamos e nos deparamos com aquela vista sensacional e só consigo pensar que tudo valeu a pena!!

 

IMG_2929-2.jpg.e6b094c893d842542f99b2c672f5883f.jpg

Parece até uma pintura de tão linda essa vista!!

 

IMG_2986-2.jpg.d37aec2592eb549793068b42b8e3b3b9.jpg

 

IMG_3001-2.jpg.0881c1f5f8ca993aa7f41acf4d4ea87f.jpg

Será se a pessoa tava cansada? Haha

 

Gastos do dia:

Entrada no Parque: 21 mil pesos (por pessoa)

Transfer: 3 mil pesos (por pessoa)

 

Dia 3) Torres del Paine (descida e ida até o Paine Grande)

 

Acordamos às 08:00, tomamos café, desmontamos a barraca e começamos a descer. A descida, claro, é mais rápida e tranquila. Pra quem planeja subir e descer no mesmo dia, dá pra fazer também, é bem cansativo mas dá sim. ::otemo::

 

IMG_3070-2.jpg.8c307bf8702d2f9d99ace4c03940455f.jpg

 

Pegamos o transfer na volta para a administração e lá fomos perguntar sobre como ir para Pudeto porque eu queria demais ir no Lago Pehoe e em Paine Grande. Aí nos falaram pra perguntar ao motorista da empresa de ônibus se ele poderia nos levar lá, já que ele passa em Pudeto depois da Laguna Amarga. Esperamos até as 16h que foi quando o ônibus chegou e o motorista disse que nos levaria por 10 mil pesos , meio caro, mas a vontade de ir era grande, então aceitamos. Chegamos lá às 16:30 e nossa volta era às 18:30, então tínhamos pouco tempo.

Da administração até Paine Grande são 20 minutos andando mas o vento tava MUITO forte! Quando chegamos em frente o Paine Grande eu não conseguia nem ficar em pé direito. Não dava pra ficar muito tempo lá então voltamos logo e ficamos perto da administração onde dava pra ver o lago Pehoe. Eu queria muito ir no mirador mas não ia dar tempo. :(

IMG_3205-2.jpg.cb5813dc58b2890d7abd54de91c48f74.jpg

 

IMG_3198-2.jpg.137835b6f53876912080f2d36485367a.jpg

 

IMG_3211-3.jpg.d73c0b4879cfd2e0b703e57909556add.jpg

 

IMG_3212-2.jpg.619e08905627f3d802b215439043246a.jpg

Juro que tentei ficar em pé pra tirar essa foto mas como dá pra ver, eu não consegui :lol:

 

IMG_3220-2.jpg.b156ed62414a308508154bbf5a9dad0b.jpg

Lago Pehoe visto da Administração.

 

IMG_3209-2.jpg.96a0d28466886ac58cb293f4670920d5.jpg

 

Voltamos para Puerto Natales, entregamos os equipamentos alugados, fomos no hostel pegar algumas coisas que tínhamos deixado no locker de lá. Depois fomos na rodoviária tentar comprar as passagens pra Calafate no outro dia mas estava tudo fechado.

 

IMG_3230-2.jpg.f6c2a665f37a890cc76442925185738e.jpg

 

O hostel que ficamos nessa noite foi o Hostel Paine, é um pouco distante da rodoviária e é bem simples. Eu tinha reservado um quarto de casal mas quando chegamos nos falaram que o quarto tava ocupado por uma menina que tinha ficado doente e só restava um quarto compartilhado com outra menina. Aceitamos e pra completar tinha uma goteira no quarto. Hahaha

 

Gastos do dia:

Transfer: 3mil pesos (por pessoa)

Transfer para Pudeto: 5 mil pesos (por pessoa)

Hostel Paine: 30 dólares para o casal

 

Dia 4) Viagem de Puerto Natales para El Chaltén

 

Acordamos às 06:00, tomamos café e fomos para a rodoviária tentar comprar as passagens para para Calafate. Conseguimos para 08:30 no mesmo dia. A viagem dura 6 horas. Chegamos por volta das 14h em Calafate e trocamos dinheiro na rodoviária mesmo onde aliás, era o melhor câmbio da cidade.

Fomos no La Anonima, um mercado conhecido entre os mohileiros na Argentina hehe e compramos macarrão, queijo e outras coisas para o almoço e a janta dos próximos dias.

Compramos as passagens para El Chaltén saindo às 16:30. São 3 horas de viagem. Chegamos em Chaltén o tempo estava fechado, chovendo. Já comecei a rezar para no outro dia fazer sol pra gente fazer a trilha de Fitz Roy.

O hostel que ficamos foi o Lo de Trivi, ele fica quase no final da cidade, o que por um lado é bom porque fica perto do começo de algumas trilhas como Fitz Roy e Laguna de los tres mas fica um pouco longe da rodoviária e da trilha Loma del Pliegue Tumbado. Esse foi o hostel que mais gostei, tem cozinha compartilhada e o hostel em si é bem bonito e organizado.

 

Gastos do dia:

Passagem para Calafate: 30 mil pesos (por pessoa)

Passagem para Chaltén: 450 pesos (por pessoa)

Mercado: 395 pesos

Hostel Lo de trivi (3 diárias em quarto compartilhado): 1.720 pesos

 

Dia 5) El Chaltén (trilha Fitz Roy e Laguna de los tres)

 

Levantamos às 08:00, tomamos café e partimos para a trilha. Como tava fazendo um solzão (Deus tinha escutado minhas preces) decidimos fazer logo a trilha de Fitz Roy e Laguna de los tres.

 

IMG_3255-2.jpg.dcf55f0b0938f9b545e9e98b08e6e793.jpg

 

No começo da trilha tem uma torneira com água potável e pra quem não sabe todas as trilhas na Patagônia têm várias cachoeiras com água potável então não precisa levar uma garrafa de água de 2 litros nas trilhas, basta levar uma garrafa pequena e ir enchendo no caminho.

 

IMG_3261-2.jpg.d0abb545cf03bd4145b708b61bc2a8ec.jpg

 

IMG_3283-2.jpg.8aeab01aa2fdd878a59bdcdfd2645c0c.jpg

Algumas horas depois chegamos no Mirador Fitz Roy.

 

Boa parte da trilha é bem tranquila. São 20 km no total (10 pra ir e 10 pra voltar). É a trilha mais famosa de El Chaltén então você vai encontrar muita gente no caminho. O último km é o que torna ela tão complicada. É 1 km de subida com muitas pedras soltas, tem que ter cuidado pra não escorregar, principalmente na descida. Nessas horas os bastões de caminhada ajudam muito, eu usei em todas as trilhas. Não recomendo fazer essa trilha se tiver com muito vento ou chovendo, pode ser perigoso. Meus joelhos doem só de pensar nessa trilha :lol: Mas sério gente, tem que ter um condicionamento físico bom e muita vontade de conhecer porque ela é BEM complicada. Lembro que eu tava subindo e tinha uns brasileiros descendo, eu bem cansada, mal conseguia levantar as pernas e aí um deles falou: "não desiste não que quando você chegar lá vai ser o lugar mais louco que você já viu na vida".

 

IMG_3326-2.jpg.f011a019a72466ce858c5213f1a47ad2.jpg

Quase chegando...

 

Depois de 4 horas de caminhada, cansada e com os joelhos ferrados, finalmente a laguna aparece com Fitz Roy atrás e aquilo tudo é enorme!!

 

IMG_3330-2.jpg.c62a068b367adde7a81a304307437094.jpg

Olhem as pessoas lá embaixo bem pequenas, dá pra ter uma ideia do tamanho desse lugar.

 

IMG_3353-2.jpg.1ace4b7017c0056545eddc33b725b472.jpg

 

IMG_3329-2.jpg.443366bc4ea68792a44807ce9b5a232e.jpg

 

Ficamos por lá por 1 horas, fizemos um lanche e começamos a descer depressa porque o tempo estava fechando e o vento aumentando. E aí começou a cair uns flocos pequenos de neve ::love::::love:: gravamos uns vídeos e depois parou.

Entre Torres del Paine e Laguna de los tres é difícil dizer qual a mais complicada mas as duas valem o esforço. ::love::

 

Gastos do dia:

44 pesos em duas empanadas

45 pesos em um imã de El Chaltén

 

Dia 6) El Chaltén (trilha Loma del Pliegue Tumado)

 

Amanheceu outro dia lindo e decidimos fazer Loma del Pliegue Tumbado. Se eu pensava que essa fosse ser fácil eu estava muito enganada. :lol::lol:

 

IMG_3374-2.jpg.76295c66293a8f8e42b949070a975b9b.jpg

Vista da cidade no começo da trilha.

 

São mais 20 km de trilha (10 pra ir e 10 pra voltar) só que os 10 km pra ir são só de subida. São 4 horas só subindo e subindo e subindo... O começo da trilha é no começo da cidade, perto da rodoviária. No hostel tinham nos entregado mapas que mostravam as trilhas e também nos deram uma breve explicação sobre cada uma. Isso foi outro detalhe que adorei no hostel.

 

IMG_3378-2.jpg.bbbd6a07eeb6f582956c99a7b9674806.jpg

 

Nessa trilha tem bem menos gente do que na da Laguna de los tres. Depois de 4 horas de uma subida desgraçada... chegamos!!!

 

IMG_3462-2.jpg.c2ba1a0cd4cd9ecd407e69f58a5e0e74.jpg

 

IMG_3442-2.jpg.3c424a3b92c133ac75ae0720cc210578.jpg

IMG_3480-2.jpg.83938a888eb0c2da092bc547f34bbb02.jpg

 

Lá ventava muito e tava bem frio. Tiramos umas fotos, descansamos um pouco, comemos e voltamos pro hostel quentinho. ::otemo::

 

Gastos do dia:

130 pesos na lavanderia

160 pesos em 6 empanadas

 

Dia 7) El Chaltén (dia livre e viagem para El Calafate)

 

Eu esqueci de falar isso no dia anterior mas antes de voltarmos pro hostel depois da trilha nós passamos na rodoviária para comprar as passagens para El Calafate no dia seguinte . ::otemo::

Nesse dia acordei com os joelhos doendo ainda das trilhas dos dias anteriores e a gente decidiu não fazer nenhuma trilha, as que mais queríamos em El Chaltén já tínhamos feito. ::otemo::

Às 13h pegamos o ônibus para Calafate. Chegamos às 16h e fomos procurar o hostel. Eu tinha reservado o America del Sur em uma promoção no booking, ele é meio caro mas várias pessoas me recomendaram ele e fora o preço salgado, eu gostei muito. Na recepção tem um brasileiro então pra quem não fala muito espanhol é uma grande ajuda. O quarto que ficamos tinha uma vista linda pro lago Argentino e lá você pode reservar o passeio pro Perito Moreno, reservei quando cheguei para o dia seguinte. O preço é o mesmo das agências.

Depois fomos dar uma volta na cidade, compramos as passagens para Ushuaia na rodoviária e tomamos o conhecido sorvete de Calafate que é MUITO bom!!

Gastos do dia :

Passagem para Calafate: 450 pesos (por pessoa)

Hostel America del Sur: 1.250 pesos

Passagem para Ushuaia: 300 reais (paguei em reais porque o câmbio estava bom)

Mini Trekking no Perito Moreno: 2.400 pesos (por pessoa)

Pote com 3 sabores de sorvete: 160 pesos

 

Dia 8) El Calafate (Mini Trekking no Perito Moreno)

 

A van chegou ao meio-dia para nos levar ao Perito Moreno. Eles passam em outros hostels pelo caminho e a viagem dura pouco mais de 1 hora. Chegando lá compramos as entradas do parque e depois nos deixam nas passarelas. Aí ficamos livres pra ir aonde quisermos mas às 15:45 temos que estar de volta no ônibus para ir até o local do Mini Trekking. Dá pra aproveitar bem o tempo nas passarelas.

 

IMG_3546-2.jpg.136c5107f93653e08fe185e8c8a9b0c4.jpg

 

IMG_3552-2.jpg.e12399ad03a2f86e4abe7874ade7b009.jpg

 

IMG_3566-2.jpg.96dc086faefb1125c7f53fdf092166c8.jpg

 

IMG_3656-2.jpg.0a0a8385bf0019522958b68bf288bd74.jpg

 

Voltamos para o ônibus e nos levam para o local onde vamos pegar o catamarã. Depois da travessia somos separados em equipes, eles falam um pouco da história do Glaciar e botam os grampones nos nossos pés.

OBS: luvas são obrigatórias! Se você não tiver pode cair e machucar as mãos no gelo. Se esquecer de levar eles têm algumas lá e emprestam.

Então o passeio começa, pensei que fosse ser complicado andar com os grampones mas é bem fácil. Dura 1:30 e no final tem chocolate e uísque!! ::hahaha:: Ainda fomos agraciados com um arco-íris no meio do passeio. ::love::

 

IMG_3705-2.jpg.f447cd55364ff1bd780dbf37b1a12ca7.jpg

 

IMG_3750-2.jpg.130b7e5926aee710a716bb17cbe00932.jpg

 

IMG_3759-2.jpg.613af9ef00b49095ae41f3ae4d4e52ec.jpg

 

Depois fomos dar uma volta na cidade, algumas compras e voltamos pro Hostel. Ficamos lá até meia-noite e depois fomos para a rodoviária porque o ônibus para Ushuaia saía às 03:00 da madrugada. Eu tava caindo de sono mas não compensava ficar em outro hostel.

Gastos do dia:

Entrada no Parque: 250 pesos (por pessoa)

6 empanadas: 150 pesos

Mercado: ? (Não lembro quanto foi kkkk mas compramos frutas, biscoito, água, pão e queijo)

 

Dia 9) Viagem para Ushuaia de ônibus

 

Esse dia foi uma longa viagem de ônibus... Primeiro, um nos leva até Rio Gallegos, são 4 horas de viagem. Depois, esperamos na rodoviária durante 1 hora até chegar o outro ônibus que nos levaria até Rio Grande. E depois mais um ônibus que leva, finalmente, para Ushuaia. ::lol3::

O percurso todo demora por volta de 16 horas e é meio chato porque tem que passar por várias fronteiras, descer do ônibus, carimbar passaporte, tirar mala, botar mala de volta, pegar catamarã... Não pense que você vai passar a viagem toda dormindo porque não vai. Quando você tá quase dormindo, tem que descer do ônibus pra passar fronteira. ::putz::

Chegamos em Ushuaia já estava escurecendo e eu não tinha reservado nenhum hostel pra esse dia porque o plano inicial era ir só no outro dia pra lá. Então fomos no hostel Yakush, que era o que eu tinha feito reserva para o outro dia. Tava lotado! Não só lá mas praticamente todos os hostels da cidade. Eu entrei na internet, olhei no booking e só tinha uns hotéis que custavam um rim. Saímos pra rua atrás de algum lugar pra dormir, isso já era mais de meia-noite. Decidimos pedir a um taxista pra nos levar em qualquer lugar que tivesse uma cama pra dormir :lol: até que finalmente achamos lugar no Hostel Backpackers Mochileiros. É um dos mais baratos, bem simples, quarto e cozinha compartilhada.

 

Gastos do dia:

Hostel Backpackers: 600 pesos

 

Dia 10) Ushuaia (trilha Glaciar Martial)

 

Tomamos café, compramos as passagens para Punta Arenas na agência e fomos atrás da famosa placa do "Fim do mundo". Ela fica no porto, perto da Secretaria de Turismo. Tava lotada de turistas mas conseguimos um espaço pra tirar foto.

 

IMG_3916-2.jpg.352f25f480f8075f2e18e7031bc2407b.jpg

 

E adivinhem quem chegou lá enquanto a gente tirava foto? A pintora que fez a placa!!! ::ahhhh:: Ela ia tirar a medida pra poder fazer outra placa, meu namorado até ajudou ela.

 

IMG_3922-2.jpg.91650abb3a1cf8014d8efddece667b9b.jpg

 

Depois fomos carimbar o passaporte na Secretaria de Turismo. Tanto lá, como no museu e no Parque Nacional você pode carimbar e são carimbos diferentes. Nós pegamos 3 tipos :lol:

 

IMG_4078-3.jpg.5aa028ab56578c9d7e81048ba8fb4bdc.jpg

 

Fomos para o outro hostel que eu tinha reservado, esse foi o Yakush, localização muito boa e é bem bonito e organizado. Almoçamos e partimos para a trilha do Glaciar Martial. Até o começo da trilha é 1 hora andando, se quiser ir rápido é melhor pegar táxi, nós fomos andando mesmo.

Já na trilha é uma subida , dura 1 hora mais ou menos, é curta mas cansativa.

 

IMG_3958-3.jpg.8f80b2f72d69d03f5e1c0da2274c353e.jpg

 

Eu aconselho ir só se você pegar um tempo bonito como esse que pegamos. Porque se tiver muito nublado e coberto de nuvens não vai ter essa vista sensacional e a vista da cidade é a única coisa bonita na trilha.

 

IMG_4008-2.jpg.4cdec86c30375b39dad2a9da351adec8.jpg

 

IMG_4014-3.jpg.64eab8994c89fe542a8ba18393175554.jpg

 

Gastos do dia:

Hostel Yakush, quarto compartilhado: 800 pesos

Passagem para Punta Arenas: 250 reais

Mercado: 300 pesos

 

Dia 11) Ushuaia (visita ao Museu do Fim do Mundo e Presídio)

 

Fomos para outro hostel esse dia. A mudança constante de hostel é porque, como fomos na alta temporada, esses hostels mais baratos não tinham vaga para vários dias seguidos, então pra sair mais barato, tinha que ficar mudando.

O Antarctica hostel foi o da vez, o queridinho dos mochileiros em Ushuaia. E ele é muito bom mesmo e barato, considerando os preços de Ushuaia que tudo é caro. Lá eles também dão mapa da cidade e explicam um pouco sobre as trilhas.

Depois que ajeitamos tudo no hostel e almoçamos, já era 14h então já tava meio tarde pra fazer Laguna Esmeralda. Pensamos em fazer o Glaciar Vinciguerra mas dizem que é uma trilha longa e difícil e nós estávamos bem cansados então decidimos ir só no museu.

 

IMG_4056-3.jpg.c653014210cefc0840cb66400718e30b.jpg

 

IMG_4073-3.jpg.32aeb8fc80ea0f42c1cdaf20f20adcc8.jpg

 

Lá no museu também fica o antigo presídio do Fim do mundo e uma galeria de arte. É um passeio legal mas dispensável.

 

Gastos do dia:

Entrada do Museu: 250 pesos

Hostel Antarctica, quarto compartilhado: 800 pesos

 

Dia 12) Ushuaia (trilha Laguna Esmeralda)

 

Acordamos cedo e pedimos no hostel um transfer para o começo da trilha da Laguna Esmeralda. É quase meia-hora de carro, então você tem que ir de transfer ou táxi. O transfer chegou às 10:00 no hostel e fomos para a trilha.

Essa trilha é um pouco confusa em comparação com as outras trilhas que fizemos, porque todas as outras são uma trilha só, não tem como se perder. Essa você tem que prestar um pouco de atenção, porque a marcação dela são uns cartões nas árvores e algumas vezes ela vai ter mais de um caminho possível, então tem que prestar atenção nos cartões.

Sem dúvidas, foi a trilha mais tranquila, a maior parte dela é em terreno plano, são 2 horas de caminhada mas é bem fácil. O único problema dela é a lama. Tem MUITA lama!! Então vá com uma boa bota, de preferência impermeável, porque você vai meter o pé na lama, literalmente!

 

IMG_4091-3.jpg.5ecdafd574daa43856d032094aaae7b7.jpg

 

IMG_4085-2.jpg.8e2050beeff9ef55f3d452148257e820.jpg

Barragem feita pelos castores que são uma praga em Ushuaia.

 

Por toda a trilha dá pra ver a destruição feita pelos castores. E depois de muita lama....

 

IMG_4113-2.jpg.6f49aa7bd3d4a26e110f4c07ac7b9051.jpg

 

IMG_4127-2.jpg.cfb1238f19f528101faaee659f9154ac.jpg

 

Esse é o passeio que você não pode deixar de fazer em Ushuaia. A laguna é incrível!! Acho que nem preciso falar né? ::love::

 

Voltamos às 15h com o mesmo transfer e eu fui dar uma volta pela cidade.

 

IMG_3898-2.jpg.ff46bd4f9622976a4bd7c77f33e7de8e.jpg

 

 

 

Gastos do dia:

Transfer para a Laguna Esmeralda: 500 pesos (para o casal)

Mercado: 127 pesos

Imã de Ushuaia: 45 pesos

Doce de Ushuaia: 45 pesos

Caixa com 6 alfajores: 130 pesos

 

Dia 13) Viagem de Ushuaia para Punta Arenas e volta para o Brasil

 

Na noite anterior nós fomos em um Pub, tava bem lotado mas era bem legal lá. A noite lá é meio parada, só alguns pubs e restaurantes abertos. Nós dormimos novamente no hostel Backpackers Mochileiros. Fiquei em um quarto com 5 homens, mas pelo menos um deles era meu namorado, assim é mais tranquilo. E ainda tinha um gringo lá que andava pelo quarto só de cueca, acho que ele tava se sentindo em casa... :lol:

Nosso ônibus para Punta Arenas saiu às 04:00 da madrugada e chegamos lá às 17:00. Nosso vôo era às 22:00 então fomos dar uma volta na cidade antes de voltarmos pro Brasil. :( Pra voltar pro aeroporto fui em uma casa de câmbio que tem na mesma esquina da Bus Sur, perguntei ao dono onde vendia passagem de ônibus ou transfer pro aeroporto, ele falou que ele mesmo vendia, então comprei mas na hora de irmos o transfer não apareceu e como era depois de 20:30, a loja já tava fechada, não podíamos ir pegar o dinheiro de volta. Então a dica é: não peguem transfer nessa casa de câmbio.

 

Gastos do dia:

Hostel Backpackers, quarto compartilhado: 600 pesos

Transfer que não apareceu: 10 mil pesos chilenos pro casal

Táxi para o aeroporto: 15 dólares

 

E como prometi no começo do relato, aqui os relatos do Daniel e da Camila que me ajudaram bastante na hora de programar a minha viagem:

 

http://http://www.mochileiros.com/patagonia-colossal-ushuaia-torres-del-paine-w-el-chalten-calafate-e-buenos-aires-gastos-dicas-fotos-e-video-t96868.html

 

http://www.omelhormesdoano.com/circuito-w-torres-del-paine/

 

E assim termino meu relato, quem tiver alguma dúvida pode falar comigo por aqui ou pelo facebook (tem o link no meu perfil). Não é fácil programar uma viagem dessas, falo porque passei mais de 1 ano programando e tive muita ajuda. Então espero poder ajudar também quem tem esse mesmo sonho que eu tive, conhecer a Patagônia! ::love::

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Elane que demais seu relato! Vai ser muito útil para meu mochilao!! Agradeço muitíssimo!! Gostaria muito de saber qual o investimento +/- dessa viagem??

 

Oiii, então, eu tô colocando os custos de tudo no relato, então dá pra ter uma ideia. Mas pra te responder logo, meu custo foi em torno de 3 mil reais, fora as passagens. Isso depende muito dos passeios que vc vai fazer por lá, dos hostels onde vai ficar etc.

 

Obrigada pelo elogio e continua acompanhando o relato que hoje à noite tem mais. ::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Elane, tudo bem?

 

Muito bom seu relato. Fotos incríveis!!

Estou acompanhando e furtando todas as informações haha.

 

Deixa eu te perguntar uma coisa, vocês levaram alguma câmera dslr? Se sim, tiveram algum problema com as lentes (embaçamento interno por causa da temp, umidade, etc?)..

 

Aguardando o término!!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Elane, tudo bem?

 

Muito bom seu relato. Fotos incríveis!!

Estou acompanhando e furtando todas as informações haha.

 

Deixa eu te perguntar uma coisa, vocês levaram alguma câmera dslr? Se sim, tiveram algum problema com as lentes (embaçamento interno por causa da temp, umidade, etc?)..

 

Aguardando o término!!

Obrigado

 

Oi André. Obrigada por acompanhar!!

Então, levei uma Canon T5i. Não tive nenhum problema com as lentes não. Eu sempre tinha cuidado nas trilhas pra não cair e derrubar a câmera kkkkk esse era o meu medo, mas deu tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Elane,

 

Eu vim pra Santiago a trabalho e coincidentemente um pouco antes de eu vir tu postou uma foto em Torres Del Paine e também fiquei encantada e louca pra conhecer hahaha, desde então venho pesquisando muito e quero tentar ir nesta mesma época porém ano que vem. Eu tenho uma dúvida quanto a acampar no parque: tem que pagar algum valor ou tá incluso nos 21.000 pesos que pagaste na entrada? Outra coisa, estes 3 mil reais que disse que foi o valor que saiu aproximadamente a viagem, sem contar passagens, muita coisa desse valor você e seu namorado usaram em conjunto, né? Tipo, comprar comida pros dois, hostel para casal, etc.. não foi 3 mil para cada no caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Elane,

 

Eu vim pra Santiago a trabalho e coincidentemente um pouco antes de eu vir tu postou uma foto em Torres Del Paine e também fiquei encantada e louca pra conhecer hahaha, desde então venho pesquisando muito e quero tentar ir nesta mesma época porém ano que vem. Eu tenho uma dúvida quanto a acampar no parque: tem que pagar algum valor ou tá incluso nos 21.000 pesos que pagaste na entrada? Outra coisa, estes 3 mil reais que disse que foi o valor que saiu aproximadamente a viagem, sem contar passagens, muita coisa desse valor você e seu namorado usaram em conjunto, né? Tipo, comprar comida pros dois, hostel para casal, etc.. não foi 3 mil para cada no caso.

 

Oi Andriele!! Então, lá existem vários acampamentos, alguns são gratuitos, como esse que ficamos, mas a maioria é pago. Todos tem que reservar antes de ir pelo site da Conaf, se for para os gratuitos ou da Fantástic Sur, se for para os pagos. Os gratuitos não tem banheiro nem chuveiro, nada. É só o lugar pra você colocar a barraca mesmo. Já os pagos tem banheiro, chuveiro, tem uma estrutura melhor. Os gratuitos são bem disputados então é bom reservar com bastante antecedência. Acho que é isso.

Já sobre o valor, foi mais ou menos 3 mil pra cada hehe Pq tudo lá é caro! Principalmente na época que fomos que é a alta temporada, vi pessoas que gastaram menos indo em março ou abril que já não é mais alta temporada. Mas os gastos dependem muito dos passeios, hostels e do transporte.

Qualquer outra dúvida pode perguntar. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Que delícia de relato! Super gostoso de ler...

Elane, você pode me tirar uma dúvida? Quanto as entradas no parque e etc.. é tranquilo ir sem guia/agência? Vale a pena contratar?

Obrigada pelo relato, me incentivou muito!

Beijos.

 

Oi Carol! Brigada pelo elogia, continua acompanhando o relato que tem mais viu. :D

O único passeio que fizemos com guia foi o Mini Trekking no Perito Moreno, aliás esse passeio só pode ser feito com guia, por uma agência, não tem como vc ir fazer lá sozinha. Mas os outros todos nós fomos sozinhos, as trilhas são bem demarcadas, não tem como se perder. E nessa época é alta temporada então tem muita gente fazendo as trilhas também, frequentemente vc encontra alguém na trilha. É bem tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Que delícia de relato! Super gostoso de ler...

Elane, você pode me tirar uma dúvida? Quanto as entradas no parque e etc.. é tranquilo ir sem guia/agência? Vale a pena contratar?

Obrigada pelo relato, me incentivou muito!

Beijos.

 

Oi Carol! Brigada pelo elogio, continua acompanhando o relato que tem mais viu. :D

O único passeio que fizemos com guia foi o Mini Trekking no Perito Moreno, aliás esse passeio só pode ser feito com guia, por uma agência, não tem como vc ir fazer lá sozinha. Mas os outros todos nós fomos sozinhos, as trilhas são bem demarcadas, não tem como se perder. E nessa época é alta temporada então tem muita gente fazendo as trilhas também, frequentemente vc encontra alguém na trilha. É bem tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...