Ir para conteúdo

Portugal em Abril - de 13/04 a 30/04


Posts Recomendados

  • Membros

Amigos, boa tarde!

 

Estou terminando de planejar o roteiro dos meus 18 dias ("líquidos") somente por Portugal e, para fechar com certeza, queria muito pedir a ajuda de viajantes mais experientes do que eu - e, principalmente, daqueles que já foram lá!

 

As datas estão fechadas: embarco no dia 12/04, chegando em Porto (OPO) no dia 13/04, às 11:45, e retorno por Lisboa (LIS), embarcando no vôo de retorno às 07:25 do dia 01/05. Estes dias, claro, foram desprezados no planejamento, por questões como possíveis atrasos, cansaço e ambientação (nunca fui à Europa antes, fiz minha primeira viagem internacional no ano passado).

 

Ah, um detalhe importante é que eu não sei dirigir :roll: ! Levando isso em consideração, pensei num roteiro em que todos os deslocamentos pudessem ser feitos com o uso de trem/ônibus. Escolhi como "bases" as cidades de Porto, Coimbra e Lisboa, e a partir delas, como vocês verão, tracei algumas daytrips, intercalando com dias cheios nas cidades-base.

 

O roteiro ficou assim:

 

13/04 (QUINTA FEIRA) -> CHEGADA PORTO (11:45)

 

14/04 (SEXTA FEIRA) -> PORTO

 

15/04 (SÁBADO) -> PORTO - GUIMARÃES (53 KM) - PORTO

 

16/04 (DOMINGO) -> PORTO

 

17/04 (SEGUNDA FEIRA) -> PORTO - BRAGA (55 KM) - PORTO

 

18/04 (TERÇA FEIRA) -> PORTO

 

19/04 (QUARTA FEIRA) -> PORTO - AVEIRO (74 KM) - PORTO

 

20/04 (QUINTA FEIRA) -> PORTO - COIMBRA

 

21/04 (SEXTA FEIRA) -> COIMBRA

 

22/04 (SÁBADO) -> COIMBRA

 

23/04 (DOMINGO) -> COIMBRA - LISBOA

 

24/04 (SEGUNDA FEIRA) -> LISBOA

 

25/04 (TERÇA FEIRA) -> LISBOA - SINTRA (30 KM) - LISBOA

 

26/04 (QUARTA FEIRA) -> LISBOA

 

27/04 (QUINTA FEIRA) -> LISBOA - ESTORIL - CASCAIS (33 KM) - LISBOA

 

28/04 (SEXTA FEIRA) -> LISBOA

 

29/04 (SÁBADO) -> LISBOA - ÓBIDOS (88 KM) - LISBOA

 

30/04 (DOMINGO) -> LISBOA

 

01/05 (SEGUNDA FEIRA) -> LIS-GIG (EMBARQUE 07:25)

 

E então, o que acham? Agradeço muito a todos os que se dispuserem a contribuir com sugestões e críticas!

 

Um grande abraço a todos,

 

Rafael Alvim

Link para o comentário
  • Membros

Oi Rafael (xara), blz? Coincidencia...estou indo pra Portugal +/- na mesma epoca. Este eh meu roteiro:

 

15/4: Lisboa (10am), alugo carro e vou pra Obidos, depois Porto (Hotel: Porto)

16/4: Porto (Hotel: Porto)

17/4: Guimaraes (Hotel: Porto)

18/4: Braga/Lamego (Hotel: Porto)

19/4: Vale do Doro -> Lisboa (devolvo o carro)

20/4: Lisboa -> Azores (Hotel: Azores)

21/4: Azores (Hotel: Azores)

22/4: Azores (Hotel: Azores)

23/4: Azores (Hotel: Azores)

24/4: Azores -> Lisboa (Hotel: Lisboa)

25/4: Lisboa

26/4: Sintra/Cabo da Roca/Cascais (tudo de trem/onibus)

27/4: Lisboa

28/4: Lisboa

 

Vamos alugar um carro pois seremos 4 pessoas. Pelo que pesquisei, Coimbra nao necessita de tantos dias...1 dia soh eh necessario ou eu ate pularia pois ouvi dizer que nao tem nada demais alem de ser uma cidade universitaria. Pelo que pesquisei, recomendaria trocar por Evora que dizem ser de facil acesso de Lisboa.

 

Rafael Felippi

Link para o comentário
  • Membros

Oi Rafael. Vou dar algumas sugestões:

a) eu, em uma viagem, fiz Guimarães e Braga, de ônibus (consultar: Rede Expressos, para horários e preços) num mesmo dia, porque estas cidades estão a 24 km uma da outra. É claro que vai depender do seu interesse e expectativas. Pode-se ir de trem também (consultar Comboios de Portugal);

b) Acho que não há necessidade de ir à Aveiro e voltar ao Porto, porque você já está indo a caminho de Coimbra. Vc pode sair de manhã do Porto e ir de trem para Aveiro com as malas (pelas últimas informações que tenho não havia maleiro na estação ferroviária, mas no Escritório de Turismo que fica no Centro de Aveiro, eles gentilmente guardaram as minhas malas, enquanto eu visitava a cidade). Sugiro vc mandar uma mensagem para o Escritório, perguntando se há maleiro na estação ou em algum outro local ou então se eles podem ficar com as suas malas. Da estação até o Escritório de Turismo são cerca de 1,2 Km, sempre em linha reta. Existem 3 tipos de trem do Porto para Aveiro, os preços variam de E3,45, E7,15 e E14,20 e levam de 0,50h a 1,18h, portanto, pode-se pegar o mais barato, é só consultar o horário. De outra forma, para vc não precisar retornar ao Porto, vc pode dormir em Aveiro e sair na manhã do dia seguinte para Coimbra;

c) considero muito tempo em Coimbra. Dá pra vc visitar em dois dias (chega de manhã e sai à noite no outro dia para Lisboa). A não ser que vc tenha alguma coisa específica que queira ver ou visitar;

Dentro desse quadro, se vc reduzir os dias em Coimbra, vc pode fazer também um passeio de trem que vai do Porto até Peso da Régua, ou simplesmente Régua, se vc. gostar de vinho e vinícolas. Os preços variam de E8,10, E9,75 e E11,00, com o tempo de viagem variando de 1,58 h a 2,16h (pode ser bate e volta).

Outro lugar que gostei em Portugal foi Nazaré, também dá pra fazer bate e volta de ônibus, a partir de Lisboa.

Em relação a passagens de ônibus, a empresa concede 10% de desconto se vc comprar ida e volta. Em relação a passagens de trem a empresa Comboios de Portugal - CP concede desconto de até 60%, se comprar com antecedência de 5, 8 ou até 60 dias. Pode-se comprar pela internet, com cartão internacional. É claro, que nesses casos vc vai ficar engessado e terá de viajar mesmo se o tempo estiver bom ou não, ou,então, perderá a passagem, se não viajar, pois, parece-me que, nesse caso, não há troca de passagem ou reembolso. Seria o caso de consultar o site deles, para confirmar. Todas as vezes que viajei de trem, sempre utilizei o desconto.

Qualquer dúvida ou informação, estou à disposição.

Link para o comentário
  • Membros

Muito obrigado Rafa (xará) e luviajandor!

 

Levando as observações de vocês em consideração, reduzi o tempo de estadia em Coimbra e não volto para Porto depois de estar em Aveiro. Isto me dá um dia a mais em Lisboa, e me permite fazer um bate-e-volta para Évora, que é um lugar que eu queria muito visitar e que não coube antes no roteiro original. Ficou assim a parte modificada, dá uma olhada:

 

18/04 (TERÇA FEIRA) -> PORTO

 

19/04 (QUARTA FEIRA) -> PORTO - AVEIRO (74 KM)

 

20/04 (QUINTA FEIRA) -> AVEIRO - COIMBRA

 

21/04 (SEXTA FEIRA) -> COIMBRA - LISBOA

 

22/04 (SÁBADO) -> LISBOA

 

23/04 (DOMINGO) -> LISBOA - ÉVORA - LISBOA

 

24/04 (SEGUNDA FEIRA) -> LISBOA

 

Ainda não tenho certeza se é possível fazer, com calma, Guimarães e Braga no mesmo dia. Acho que pode ficar muito corrido, apesar da proximidade. Planejei isso com Estoril e Cascais, pois acredito que sejam menores e caibam confortavelmente num mesmo dia. Eu vou pesquisar mais sobre o que fazer e o que ver naquelas duas cidades e, dependendo disso, coloco-as num mesmo dia :)

 

Acham que melhorou o roteiro?

 

Obrigado e um forte abraço!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Boa noite Ruth,

Quando estive no Porto, em uma viagem sozinho, fiquei no Porto Spot Hostel. É um hostel pequeno, mas muito limpo. Eu fiquei em um quarto com 3 camas e a cama que eu fiquei não era beliche, muito boa. Fica perto do metrô. Vc pode acessar pelo site do booking ou do próprio hostel. Tem estrutura para socialização. No período que fiquei, choveu muito o que atrapalhou um pouco o desenvolvimento dos passeios.

Em outra oportunidade, fiquei com mais pessoas no Hotel Vice-Rei. Era aceitável. Ficamos mais pelo preço e por que escolhemos de última hora. Se vc pesquisar com antecedência vai encontrar hotéis mais em conta e melhores.

Link para o comentário
  • Membros
Boa noite Ruth,

Quando estive no Porto, em uma viagem sozinho, fiquei no Porto Spot Hostel. É um hostel pequeno, mas muito limpo. Eu fiquei em um quarto com 3 camas e a cama que eu fiquei não era beliche, muito boa. Fica perto do metrô. Vc pode acessar pelo site do booking ou do próprio hostel. Tem estrutura para socialização. No período que fiquei, choveu muito o que atrapalhou um pouco o desenvolvimento dos passeios.

Em outra oportunidade, fiquei com mais pessoas no Hotel Vice-Rei. Era aceitável. Ficamos mais pelo preço e por que escolhemos de última hora. Se vc pesquisar com antecedência vai encontrar hotéis mais em conta e melhores.

Obrigada!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...