Ir para conteúdo

Diabéticos pelo mundo! Dicas e perrengues!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá pessoal.

Sou diabética tipo 1 (insulino-dependente) e sei que aqui no site tem mais de nós, haha, pois já recebi mensagens depois de colocar este tópico no ar! Embora não haja participação eu sei que muitos diabéticos ficam aflitos na hora de fazer grandes viagens!

Portanto, vou relatar aqui o que já vivi e deixar o tópico aberto para manifestações e atualizações.

 

USO DE SERINGAS/CANETAS DE INSULINA

Até 2011 eu usava insulina da forma mais comum, com canetas e seringas, e além disso, tb usava (e ainda uso) glicosímetro para medir a glicemia capilar (ponta de dedo). Transportava tanto as seringas quanto as tiras, glicosímetro e insulinas na bagagem de mão, sempre com receita do médico. Nunca fui parada, mas nesta época tb não fiz nenhuma viagem internacional.

HOJE: pacientes que usam este tratamento devem levar todos os seus insumos em bagagem de mão com a receita do endócrino. Se a viagem for pra gringa, receita em inglês. Se for uma viagem longuíssima que vc vai precisar de 60 seringas, sugiro despachar uma parte na mala de porão, ou utilizar canetas de aplicação, pois agulhas não fazem volume e não são tão visadas quanto seringas.

Não esqueçam que a insulina em uso não precisa estar refrigerada, portanto não devemos nos preocupar com a refrigeração dela por 30 dias!

 

USO DE BOMBA DE INFUSÃO E SENSOR DE GLICEMIA

Desde 2011 eu uso bomba de infusão, que é um “pâncreas” artificial. Consiste em um aparelinho do tamanho aproximado de um maço de cigarro (comparação péssima, mas não me ocorre outra coisa, rs) que fica conectado ao corpo por um filamento de plástico e um cateter. Não pode ser removido. Além da insulina, quem usa bomba tem que carregar: o aparelho de glicemia, as tiras, cateter e cânula (trocados de 3 em 3 dias), reservatório de insulina (6 em 6 dias), bateria e tampas extras. Faz até um certo volume.

Além de tudo isso, atualmente uso sensor, que é um outro aparelinho, este preso à pele. Monitora a glicemia através de um escâner.

 

COMO TRANSPORTAR OS INSUMOS: na mala de mão! Para uma viagem de 30 dias é totalmente possível carregar tudo isto na bagagem de mão. Por segurança eu despacho a mesma quantidade na de porão.

 

E O RAIO X?

Pois é! No manual do fabricante de ambas as bombas comercializadas no Brasil têm recomendação de não expor o equipamento à radiação, mas em entrevista de vários endócrinos foi informado que podemos passar no detector de metal ou Raio-X do aeroporto tranquilamente, sem nenhum dano à bomba, radiação fraca. E de fato nunca tive problema com isso. Mas existem outros problemas... A bomba de infusão não apita em detectores de metal no Brasil, mas fora sim. Fui revistada em Barcelona, Zurique, Amsterdã (passei por scanner corporal)... etc. Nunca tive problema, nunca solicitaram as receitas e laudos que carrego, pois explicava o que era... mas hoje não faria mais isto.

 

TRETA

Em 2016 uma família inglesa ficou retida no aeroporto de Dubai pq a mãe não permitia que seu filho passasse pelo detector de metal com a bomba (frescura ou desconhecimento dela na minha opinião) e nem que a bomba passasse desconectada no raio-X. É claro que ficaram retidos! Isso até virou abaixo assinado de alcance mundial pedindo atenção das autoridades de aeroportos para o avanço da tecnologia em diabetes!

Pra não correr este risco, nas próximas viagens vou desconectar a bomba na hora de passar no detector e botar na mala de mão, acho que é menos dor de cabeça. Principalmente nos aeroportos da Ásia que costumam ser bem rigorosos.

 

E O SENSOR?

O sensor é muito sensível, e uma vez retirado não conseguimos colocar de volta. Ele tem duração de 14 dias e é aplicado com aplicador específico. O problema aí não é o aeroporto embaçar, é estragar mesmo o sensor. E ele custa bem caro. O sensor é mais tranqüilo de ficar sem por um ou dois dias, pois ele é acessório ao monitoramento de glicemia capilar. Eu ainda não viajei com sensor pq é novo no Brasil, mas não quero correr o risco de ter que tirar ou dele estragar, vou me programar pra viajar sem e instalar sensor no destino.

 

É isso! Por favor diabéticos, manifestem-se! Já tiveram perrengue?? Contem as histórias de vcs.

Editado por Juliana Champi
  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Colaboradores

Olá a todos!

Este tópico estava trancado pela falta de participação acredito, mas pedi pro Silnei destrancar pra poder atualizar, pois sei que muitos diabéticos tem dúvidas sobre o assunto em viagens!

Além de todo o conteúdo atualizado acima, temos que tomar todo o cuidado com alimentação e calçados durante as viagens... um machucado nos pés causado por sapatos inadequados podem arruinar a viagem e a vida de um diabético, então invista no seu tênis ou bota de caminhada!!

As oscilações de glicemia (hipo e hiper) tb podem causar transtornos! O ideal é manter a dieta o mais equilibrada possível, mas sabemos que é difícil... então fica a dica! Estão disponíveis em farmácias especializadas ou mesmo na internet saches de glicose líquida para reverter hipoglicemia! São bem práticos e eficientes, super recomendo! E atenção na hiper, que pode desidratar rapidamente mandar pro hospital!!!

Apareçam coleguinhas!! Contem mais histórias!

Eu tive dois perrengues relacionados a DM1, em Portugal e Uruguai, estão nos relatos (na assinatura tem os links) se interessar! :)

Editado por Juliana Champi
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Oi Juliana,

Provavelmente agora você já deva ter viajado com o Libre depois de ter escrito este post, mas caso ainda não o tenha feito...Gostaria de dizer que sempre viajo, todo mês em voos nacionais e já fui para Europa e EUA com ele.

Graças ao bom Deus não danificou nada, não apita e eles nem notaram sua presença em meu braço..rsrs.

Adorei a iniciativa do post!!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Oi Rafa, que boas notícias. 

Eu desenvolvi uma alergia absurda com a cola do Libre e tive que deixar de usar, mas bom saber que vc nunca teve problemas, outros usuários podem se beneficiar.

Eu acabei de voltar da áfrica e tive uma viagem 0% perrengue de saúde, inédito, kkkkkkk!

:)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Também sou diabético tipo 1 e já fiz uma rtw por 1 ano e nao tive problemas com as insulinas. Na minha bagagem de mao levei uma caixa de isopor com as insulinas e bolsas de gelo. A pernada maior da viagem foi a primeira BRA - NZ mas como a caixa estava bem lacrada e haviam varias bolsas de gelo a temperatura aguentou bem.

Ao chegar no hostel eu sempre já procurava a geladeira e colocava as insulas numa sacolinha com meu nome. Nunca tive problemas com isso, ninguem mexeu em nada. Mesmo que o hostel nao tivesse cozinha compartilhada, ao pedir para guardar as insulinas o pessoal sempre foi bem solícito. 

De todos os aeroportos que passei apenas na Tailândia me pediram pra ver a receita (que estava em inglês) e na Indonésia me pediram pra abrir a caixa de isopor. Mas em ambos os locais tudo foi bem tranquilo e rápido, só viram que era remédio e boa viagem.

Eu nao precisei comprar nada durante a viagem pq levei bastante coisa aqui do Brasil. Apenas as insulinas eu levava comigo na bagagem de mao, os outros insumos eu despachava até mesmo pq era muita coisa. Pelo que percebi, ter que comprar algo principalmente no leste asiático nao deve ser fácil de encontrar. Teoricamente na Europa como é um lugar mais desenvolvido penso que nao seja problema. Mas quem precisa de insulina e vai para a Asia é aconselhável já levar tudo que precisa para nao ter problemas.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Eu encontrei tudo o que eu precisava nesse fórum. Faço o uso de insulina e eu aplico com a seringa, meu medo é quanto a temperatura da insulina mas como o @lobo_solitário falou eu vou levar um caixinha de isopor com a insulina. Estava pensando em comprar as canetas de insulina, por que assim facilitaria minha vida muitíssimo. 

 

Muito obrigada @Juliana ChampiVocê não tem noção do quanto me ajudou!! 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olha, que legal, não sabia que vc tb era do time @lobo_solitário :)

Que bom que ajudou @Larissa Souza Reis Acho que de fato as canetas facilitam bastante! Lembrando que as insulinas em uso podem, na verdade devem, ficar em temperatura ambiente, portanto se sua viagem for curta, de até um mês, não precisa ficar preocupada com refrigeração, a não ser que sejam lugares muito quentes! Apenas a insulina em estoque deve ficar refrigerada! Aí tem que fazer mesmo como o lobo indicou! :)

Eu uso bomba e saio de viagem com o cartucho cheio... são 3ml e dura uns 8 dias pra mim... portanto levo geralmente apenas mais 2 refis de 3ml na mala de mão mesmo, sem refrigeração. 

Como é super complicado achar insumos da bomba pra comprar caso extraviem minha mala despachada, eu levo na mala de mão tb, além de um back up na despachada! :)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...