Ir para conteúdo

2 Semanas por Cuba - Havana / Santa Clara / Remedios / Cayo Santa Maria / Cayo Coco / Cienfuegos


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ola !

 

Passei 2 semanas incríveis em Cuba. Todas as informações necessárias sobre Cuba, roteiros e dicas, encontrei aqui no site 2 dias antes de embarcar. Dessa forma vou colocar apenas alguns pontos atualizados que podem ser úteis.

Viajei entre Jan/Fev 2016, gastando uma média de US$ 52,00 por dia incluindo hospedagem.

 

10 Fatos sobre Cuba do meu ponto de vista :wink:

 

1 - Internet. Acesso a internet é bem complicado. Os cubanos precisam ir até a central de telefonia pela manhã e adquirir cartões com código de acesso que dão direito de 1h a 3hs, depois procurar por um sinal de wifi. Turistas precisam procurar nos hoteis de luxo o cartão de acesso, quando encontra paga cerca de US$ 6 por 1h de acesso. Outra opção é ir até a Etelco, enfrentar uma fila enorme e comprar o cartão por US$ 2 por 1h de acesso. maioria dos sites .com são bloqueados, emails muitas vezes não é possivel enviar, apenas receber e skype é bloqueado. Algumas hoteis do tipo Casa Particular colocam em seus cartões "wifi" mas é apenas o sinal e não acesso gratis.

 

2 - 4 canais de tv estatais. Novelas brasileiras fazem muito sucesso. Sempre me perguntavam se o personagem principal da novela Império morria no final.

 

3 - Praticamente não existe carne de vaca. Matar uma vaca da 20 anos de cadeia. Matar um cubano da 7 anos. Isso é motivo de muitas piadas entre os cubanos.

 

4 - Muitos carros só tem limpador do lado do motorista, pois encontrar peças de reposição e difícil e caro.

 

5 - Andando pelas ruas é inevitável te parem para perguntar a hora e em seguida perguntar de onde é, logo te oferecerem algo, como charuto, run, taxi, serviço de guia, etc. Muitas vezes comecei a conversar com essas pessoas pelas ruas e pelo fato de gostarem de conversar, se animam tanto pela conversa que até esquecem o que estavam te oferecendo.

 

6 - As vezes te pedem: sabonete, pasta de dente, papel higienico, a camiseta que você está usando caso seja de uma marca americana, etc. Pediram até meu iPhone de presente. Mas tudo muito sutil e forma humilde.

 

7 - Para o cubano todo turista é rico. Eles não conseguem entender o porque você quer viajar da maneira mais economica possivel.

 

8 - Em Cuba o turista é rei. Existem duras leis criminais aos cubanos caso furtem, roubem, etc algum estrangeiro. O governo e a policia protegem o tempo todo os turistas já que o país depende praticamente do turismo. Andar por Cuba é muito seguro, não importa a região.

 

9 - JINITEROS:são uns caras que ficam te abordando o tempo todo para te oferecer taxi, charuto, run e passeios. Descobri depois de alguns dias que a melhor forma de se livrar deles é dizer que ja comprou um caixa com 25 charutos por 35 CUCs e ja comprou RUM e que não tem mais espaço na mala. Depois disso vão querer te levar para almocar em um restaurante PALADAR, dependendo do horário, diga que ainda está muito cedo pra almoçar ou, que já almoçou. :) Nos últimos dias de viagem funcionou bem

 

10 - A maior preciosidade de Cuba são os cubanos. É um povo muito humilde, gentil e feliz. Alem disso adoram conversar e contar sobre suas vidas em Cuba.

 

 

Agora sim...

 

10 DICAS SOBRE CUBA:

 

 

1) VISTO E SEGURO SAÚDE:

 

​- Como moro em São Paulo, fui pessoalmente até o Consulado de Cuba que fica em Perdizes, próximo a estação do metro. No site diz que é necessário cópia da passagem área, comprovante de seguro saúde e hospedagem, tudo impresso. Levei tudo de acordo, porem a atendente no consulado não olhou nada. Pegou apenas o passaporte para scanear e paguei a taxa de R$52,00 em dinheiro.

 

Mas pelo que vi, é possível pagar a taxa de visto no balcão da Copa Airlines no Panama.

 

Seguro de saúde fiz pela Assist Card via Site deles que estava um melhor preço.

 

 

2) DINHEIRO/CÂMBIO:

 

Tive um certo problema com dinheiro, pois acreditava que conseguiria pagar alguma coisa com meu cartão Mastercard. Ledo engano, não encontrei nenhum lugar que aceitasse qualquer tipo de cartão. Me explicaram em Havana que é possível sacar em alguns bancos na boca do caixa, usando cartão Visa. Então tive que me reprogramar com o dinheiro que tinha no bolso. Conheci alguns estrangeiros que tiveram que antecipar a volta ao seus países de origem pelo mesmo problema.

Portanto leve dinheiro em espécie com sobra de emergência.

Cuidado para não confundir cédulas de moeda nacional e peso cubano (cucs)

 

 

3) IMIGRAÇÃO

Não me perguntaram nada, nem pediram nenhum documento além do passaporte. Para sair do país, não é necessário mais pagar taxa de Saida.

 

 

 

4) AEROPORTO:

 

Aeroporto de Havana: Essa não é uma dica e sim apenas umas constatação. Os funcionários do aeroporto são muito mal humorados. Tenha muita paciência ao esperar por sua mala pois eles tem apenas 2 tratores de carga de bagagem e nem um pouco de pressa em trabalhar. O normal é demorar pelo menos 1h para que se iniciem a entrega das primeiras malas. Depois a cada 20min outra remessa de malas na esteira.

 

5) TÁXI:

 

​Tentei pegar um ônibus coletivo para o centro, mas não é possível. Primeiro porque ninguém te da informação, segundo porque vi que não vale a pena, já que é necessário pegar um taxi para ir para o terminal Nacional e de la pegar um ônibus que demora 1h até o centro de Havana. Finalmente, não pague mais que 20cucs por uma corrida até o centro de Havana.

 

 

 

6) TRANSPORTE:

 

Transporte: Sempre que você pergunta como chegar em determinado lugar vão te dizer para pegar um taxi e que não existe onibus. É preciso um pouco de paciência, perguntar por opções, perguntar para outras pessoas até conseguir a informação que você necessita.

 

Via Azul: praticamente a única empresa de onibus de viagem no país, ja que a outra é exclusiva para cubanos. Para ir ao terminal via Azul em Havana você pode utilizar a linha 27 que passa pelo Capitolio, Parque Central, Vedado, etc. Custa alguns centavos em MN. Não importa quando você der, dificilmente o motorista te dará troco, o que nesse caso são valores insignificantes.

 

7) SAÚDE:

 

Evite qualquer comida de rua e os deliciosos sucos que são vendidos nas portas das casa. A origem da agua utilizada é duvidosa. Melhor não arriscar e optar por agua mineral, refrigerante ou cerveja.

 

8.) SEGURANÇA:

 

Andar por Cuba é super seguro, seja dia ou noite. A policia e o governo protegem muito a todos os turistas. Existem guardas a paisana e muitas câmeras. Para quem é brasileiro e já está acostumado com as dicas de segurança em viagem, não tem muito com o que se preocupar.

 

9) INTERNET:

 

Em Cuba aprenda a sobreviver sem, viva como nos anos 90, offline. Leve impresso o máximo de informação possível, me faz falta por exemplo os horários de saídas e destinos da VIAZUL. No meu caso conseguir baixar uma mapa offiline das cidades de cuba no meu celular e me ajudou muito. Algumas vezes me fez falta um pequeno dicionário de bolso. Resumido, pequenas dúvidas e consultas que fazemos rapidamente em nossos smartphones não serão possíveis em Cuba (por enquanto).

 

 

 

10) HOSPEDAGEM/TURISMO:

 

Do meu ponto de vista percebi que só existem dois tipos de turismo em Cuba. Turismo de luxo onde você ja contrata o translado do aeroporto para o hotel. Hotel 4* ou 5*, resorts all inclusive, taxi com ar condicionado, etc. Ou turismo mulambo, andando de ônibus coletivo, taxi compartilhardo e se hospedando nas casas particulares que são super simples. Não existe meio termo no qual estamos acostumados no Brasil ou outros países. Portando escolha o seu estilo e se prepare (o bolso ou a aventura).

 

Quem tiver qualquer dúvida é só postar que terei prazer em ajudar ! ::otemo::

 

Abs,

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá!

Gostaria de saber se vc se hospedou em Remédios para ir até os Cayos? Em caso positivo, onde se hospedou? Reservou com antecedência ou é fácil arrumar na hora? O transporte de Remédio para os Cayos é tranquilo?

Ouvi falar que Moron também pode ser uma alternativa de hospedagem próxima aos Cayos. O que vc acha?

Vou para Cuba em 10/03 e os Resorts estão caríssimos, além de quase não ter mais vagas.

Obrigada, Fabiana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola Fabiana,

 

Sim, para ir aos Cayos a melhor cidade para se hospedar é Remedios.

De la você reserva um taxi um dia antes que te leva até os Cayos e espera você até as 16hs

O preco ida/volta é de 45 CUCs. O proprio hostal pode reservar pra você e ver se tem mais pessoas nos demais hostals para compartilhar o taxi caso queira.

 

Hospedagem é super tranquilo, caso uma casa esteja lotada, vao te enviar para o hostal da frente que é sempre da mãe, do cunhado, da irmã, todos no mesmo nivel e preço.

 

Hostal Haydee e Juan Karlo

Calle Jose Antonio Peña, 73 – entre Maceo e La Pastora

Telefone: 5342-395082 ou 0142-395082/ celular: 53-52-70-18-48

e-mail: haydejk@nauta.cu/ haydejk@yahoo.es / www.haydejk.260mb.com

Quartos com ar condicionado, banheiro privativo, café e jantar.

 

Em Remedios não deixe de visitar o Museu do Trem a Vapor. Você pode ir até la de bicitaxi.

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Pat,

 

A partir da cidade de Moron, pegando um taxi que custa 45 Cucs (ida e volta).

 

A viagem dura cerca de 1hora... Creio que não existe outro tipo de transporte até lá para turistas.

 

Caso queira compartilhar o taxi, no próprio Hostel ou Casa Particular eles organizam com outros turistas que queiram ir no mesmo dia contigo e dividir esse valor.

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá! Eu procurei no site da Viazul e vi que tem ônibus tanto de Remédio como de Santa Clara para Cayo Santa Maria. Seria mais fácil ir de Santa Clara direto pelo que vi, então queria sua opinião se vale a pena ficar um dia em Remédios e um em Santa Clara ou se ir pra Remédios não é tão especial. Vi que você escreveu que foi de taxi, mas acho que se está no site que há ônibus eu posso confiar, né?

 

Obrigada, adorei suas dicas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola

 

Daniele,

 

Acho que não vale a pena ir de Viazul para Cayo Santa Maria. Pelo que sei só tem 1 onibus por dia que vai e outro que volta. Se não me engano chega no Cayo as 13hs, ou seja, ja perdeu metade do dia. E outro que sai de la as 14hs...

 

Pode ser que mudou.. mas lembro que não valia a pena... Taxi era a melhor opção...

 

O relato da minha viagem e meu ponto de vista sobre a vida em Cuba está no blog abaixo ::otemo::

 

https://viajepordois.wordpress.com/2016/02/23/guest-post-eu-fui-pra-cuba/

 

Abs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...