Ir para conteúdo

TORRES DEL PAINE - CIRCUITO Q - 8 DIAS - MARÇO/2016 - O circuito mais completo do parque! - Dicas, fotos, vídeos, relato


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Oii continuo lendo o relato está maravilhoso...cada vez mas me animando pra fazer TDP.

Eu estava lendo algumas dúvidas que vc tirou do pessoal e muito me interessou. Eu tenho uma grande dificuldade em andar carregando peso pois tenho problema na coluna, tanto que por isso que não fiz ainda esse trekking.

Existe a possibilidade de fazer então sem ter que carregar barraca, comidas para todos os dias e coisas do tipo? Queria carregar só o básico, roupa remédios e o mínimo possível ainda.

E os lugares que tem a opção de alojamento pra dormir vc sabe se é muito caro ??

Obrigada

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Respostas 52
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Estive recentemente em TDP (Novembro/16) e, apesar de não ser responsável pelo tópico, gostaria de poder contribuir com os colegas que tem interesse em conhecer o parque TDP.

 

1- Não tive problema algum em entrar com comida industrializada no Chile, somente dou um conselho, no formulário entregue aos passageiros no voo para Santiago, informem corretamente sobre tais alimentos, pois, a multa é pesada e caso percebam alguma irregularidade, poderão realizar uma operação "padrão" de verificação. Em meu caso, com comidas liofilizadas e, também, da Vapza, além de itens como queijos, salame, etc, bastou informar no formulário e dizer aos fiscais que todos os alimentos eram industrializados... Zero de problemas, pois, nem olharam; ::otemo::

 

2 - No parque TDP vc tem dois tipos de campings, os de administração particular (bons de infraestrutura) ::otemo:: e os administrados pelo pelo órgão governamental CONAF (péssimos de infraestrutura) ::vapapu:: .

 

-- Nos campings particulares, mediante reserva antecipada e um bom planejamento diário para a trilha, vc conseguira prever os locais de parada e reservar sua estadia ao longo do circuito planejado (O, W ou Q), inclusive podendo, em alguns deles, reservar quartos compartilhados ou barracas. No caso do quarto, vc necessitária somente de um saco de dormir com a correta especificação, que pode ser alugado em qualquer esquina de Porto Natales. No caso de alugar barracas, vc teria que transportar isolante térmico e o saco de dormir. Para as refeições, precisa tomar muito cuidado, pois, dentro do parque, tudo que for relacionado a alimentação é caro, sendo que em alguns campings, a refeição é inclusa na reserva da diária da barraca ou do quarto, portanto, sem reserva, sem refeição. No caso do camping Chileno, por exemplo, não existe lugar para preparação de refeição, ou seja, mesmo que vc tenha o alimento e os utensílios, vc não poderá prepará-los.

- - Nos campings do CONAF, além da guardaria, onde ficam hospedados os guardas florestais, existe somente alguns banheiros rústicos, que devem ter sido limpos na última era glacial. Não existe serviços de nenhum tipo, portanto, vc necessitaria de barraca, isolante, saco de dormir e muita disposição para esperar uma vaga nas pequenas áreas subdimensionadas para preparar sua comida, além de ter que transportar a água para preparar o alimento e limpeza dos utensílios (nem pensar em lavar utensílios nos rios). Todo o lixo que vc trouxer, vc deverá levar ao partir, pois, não existem lugares para descarte apropriado dos mesmos. A única coisa que fazem é tentar controlar a estadia de pessoas na área do camping, no entanto, nem isso fazem bem feito, pois, após um determinado horário no período da tarde, os rangers, como são chamados os guardas, simplesmente desaparecem. Para garantir, reservar sua estadia conforme seu planejamento, com antecedência, pois, o limite é controlado (desculpe se fui um tanto crítico com estes campings, porém, acho que o CONAF deveria entregar essas áreas à iniciativa privada, como nos outros campings);

 

3 - Para quem pretende realizar o circuito Q, não é mais possível iniciar o trekking pela Sede Administrativa, que foi meu caso. Com essa restrição, o ideal é pegar o Catamarã, e iniciar pela Guarderia Paine Grande, dar a volta completa, e terminar na Sede Administrativa. Em minha opinião, não há justificativas plausíveis para isso, talvez uma motivação comercial; ::grr::

 

4 - Para quem chega ao aeroporto de Punta Arenas, não é necessário contratar uns transfer para ir para a rodoviária de Punta Arena, no centro da cidade, para então, comprar a passagem de ônibus para Porto Natales. Atualmente, a maioria dos ônibus entre Porto Natales e Punta Arenas fazem paradas no aeroporto, portanto, vc pode ir direto do aeroporto para seu destino final; ::otemo::

 

5 - Se estiver com tempo sobrando, fique em Punta Arenas, pois, a cidade possui bem mais atrativos que Porto Natales. Vários restaurantes, museus, cassino, lojas de equipamentos de primeira linha, rede bancárias e, até mesmo, uma especie de Zona Franca, onde é possível encontrar produtos com bons preços (comprei uma caixinha JBL Charge 3 por R$ 570,00).

 

Bem, espero ter ajudado a remover algumas dúvidas, caso precisem mais alguma informação é só perguntar!

 

Abs

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Salve Ralalsky, tudo bem meu broher? Demais esse relato do circuito Q, não sabia que ele existia pra dizer a verdade... Eu estou com as passagens compradas pra Patagônia partindo 1 de Outubro com chegada a Ushuaia no dia 02 cedinho e o voo de volta sai de Calafate pro RJ no dia 23 de Outubro às 8 da manha. Confesso que comprei as passagens me baseando no relato PATAGONIA COLOSSAL pois o percurso feito nesse relato foi o W apenas segundo pra Chalten. Com base nisso então comprei as passagens mas confesso a vc que gostaria de fazer o circuito completo e gostaria da sua experiente opnião sobre o acha. Se ficará muito apertado devido a começar minha viagem por USH... Se tiro algum dia de Chalten pra poder incluir nos 8 dias em TDP... Enfim to meio perdido... Outra dúvida é sobre a reserva do parque... vc fez facilmente? é u processo complicado? Preciso definir as datas corretamente pra poder fazer as reservas!!!! Vc acha q como a viagem é em Outubro já deveria ter reservado devido a demanda? to um pouco preocupado cara, me da um help ai meu brother!!!!! Segue o roteiro q tentei montar adequando ao circuito Q!!!! Na sua opniao 1 dia e meio só em USH e CALAFATE são muito pouco? Ohhh duvida cruel meu brohter!!!!!

01\10 Rio x Ushuaia (chegada as 05:10 da manha)

02\10 Ush x Ush

03\10 Ush x Punta Arenas

04\10 punta arenas x porto natales

05\10 porto natales x TDP

06\10 TDP

 

07\10 TDP

08\10 TDP

09\10 TDP

10\10 TDP

11\10 TDP

12\10 TDP

13\10 porto natales x chalten

14\10 chalten

15\10 chalten

16\10 chalten

17\10chalten

18\10 chalten

19\10 chalten

20\10 chalten x Calafate

21\10 Calafate

22\10 Calafate

23\10 Calafate (voo as 8 da manha) x Rio

Link para o comentário
  • Silnei featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...