Ir para conteúdo

Fernando de Noronha


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Olá, estou indo sozinha para Noronha no carnaval deste ano e queria dicas de como me locomover pela ilha. Não possuo carteira de motorista, então pensei em alugar uma bicicleta. É tranquilo?

 

eu andei d bicicleta num dia e nos demais andei d onibus.

 

É meio chato andar d bicicleta na parte mais moviemntada, a rua é estreita, mas na calçada tem pedestre, entao é meio ruim. Fora do "centrinho" é tranquilo andar e eu transitei pela calçada msm, pois nao tinha nenhum pedestre. Eu esqueci o cadeado e tava preocupada. Porém vi q o pessoal deixa a chave no contato do buggy... Se alguem quiser levar um meio d transporte, vai levar o buggy, quem é o louco q vai sair pedalando naquele calor?! ::lol4::

 

andei bastante d onibus. Peguei mto onibus lotado e aalgumas vezes esperei mto até o onibus chegar. Entao vc perde mto tempo...

 

seguem algumas observaçoes:

 

Há locação de bicicletas, uma opção interessante para quem tem preparo físico. As distâncias são curtas na ilha, porém há vários morros, alguns bem íngremes e certos trechos de terra estão em mau estado de conservação, apresentando buracos e pedregulhos. O calor também não ajuda, não é fácil pedalar sob o sol escaldante, por isso não vi turistas andando de bicicleta. Dependendo de onde estiver hospedado, nem será preciso alugar uma bicicleta, pois algumas pousadas são participantes do Projeto Bike Noronha e receberam 2 bicicletas para uso de seus hóspedes. Teoricamente haveria uma infraestrutura para o projeto: existem bicicletários e bombas em vários pontos da ilha, mas as bombas da Floresta Velha e da Praça Flamboyant não funcionavam. Existe locação de bicicletas elétricas também

 

Existe transporte público na ilha: um micro-ônibus percorre a BR-363, com seus 7.9 km de extensão, do Porto ao Sueste. Teoricamente, haveria 2 micro-ônibus em operação e 1 de reserva, mas em vários dias, vi apenas 1 circulando, pois o outro estava quebrado. Dessa forma, a espera no pior caso, que deveria ser de meia hora, chegava a quase 1h. Como o veículo é pequeno, em vários horários, circulava lotado e subia os morros com dificuldade. É uma opção econômica, mas pode se perder muito tempo esperando no ponto, além de exigir uma caminhada depois de desembarcar do ônibus, dependendo do destino. A tarifa era de R$ 5,00 em 09/2016.

 

Ouvi vários comentários sobre a prática da carona na ilha. Porém, não é tão fácil assim, pelo menos não para um casal, pegamos carona apenas uma vez; agora, as meninas jovens e desacompanhadas não esperam muito tempo no ponto de ônibus – aqui fica uma ressalva: a criminalidade na ilha é praticamente zero, mas há um relato de crime em janeiro/2016.

 

Todas as pousadas oferecem traslado gratuito do aeroporto à pousada. Cada pousada tem uma espécie de convênio com uma das agências e é uma maneira da agência vender os passeios. Fui com a Atalaia e realmente demora um pouco, pois tem que esperar todos os passageiros e ainda para na agência para passar um vídeo da ilha, vender os passeios e uma operadora de mergulho aproveitou para fazer a sua propaganda. No retorno, o traslado pousada-aeroporto é oferecido por algumas pousadas; dependendo do caso, o traslado só está disponível para quem contratou um passeio com a agência

 

Boa viagem!

 

****************************************

Trilhas:

Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté

 

Relatos mais recentes:

Paraty e Ilha Grande - jul/2015 - Parte 1: Paraty | Parte 2: Araçatiba e Bananal | Parte 3: Resumão das trilhas

 

3 dias em Monte Verde - dez/2014

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

 

seguem algumas observaçoes:

 

Há locação de bicicletas, uma opção interessante para quem tem preparo físico. As distâncias são curtas na ilha, porém há vários morros, alguns bem íngremes e certos trechos de terra estão em mau estado de conservação, apresentando buracos e pedregulhos. O calor também não ajuda, não é fácil pedalar sob o sol escaldante, por isso não vi turistas andando de bicicleta. Dependendo de onde estiver hospedado, nem será preciso alugar uma bicicleta, pois algumas pousadas são participantes do Projeto Bike Noronha e receberam 2 bicicletas para uso de seus hóspedes. Teoricamente haveria uma infraestrutura para o projeto: existem bicicletários e bombas em vários pontos da ilha, mas as bombas da Floresta Velha e da Praça Flamboyant não funcionavam. Existe locação de bicicletas elétricas também

 

Existe transporte público na ilha: um micro-ônibus percorre a BR-363, com seus 7.9 km de extensão, do Porto ao Sueste. Teoricamente, haveria 2 micro-ônibus em operação e 1 de reserva, mas em vários dias, vi apenas 1 circulando, pois o outro estava quebrado. Dessa forma, a espera no pior caso, que deveria ser de meia hora, chegava a quase 1h. Como o veículo é pequeno, em vários horários, circulava lotado e subia os morros com dificuldade. É uma opção econômica, mas pode se perder muito tempo esperando no ponto, além de exigir uma caminhada depois de desembarcar do ônibus, dependendo do destino. A tarifa era de R$ 5,00 em 09/2016.

 

Ouvi vários comentários sobre a prática da carona na ilha. Porém, não é tão fácil assim, pelo menos não para um casal, pegamos carona apenas uma vez; agora, as meninas jovens e desacompanhadas não esperam muito tempo no ponto de ônibus – aqui fica uma ressalva: a criminalidade na ilha é praticamente zero, mas há um relato de crime em janeiro/2016.

 

Todas as pousadas oferecem traslado gratuito do aeroporto à pousada. Cada pousada tem uma espécie de convênio com uma das agências e é uma maneira da agência vender os passeios. Fui com a Atalaia e realmente demora um pouco, pois tem que esperar todos os passageiros e ainda para na agência para passar um vídeo da ilha, vender os passeios e uma operadora de mergulho aproveitou para fazer a sua propaganda. No retorno, o traslado pousada-aeroporto é oferecido por algumas pousadas; dependendo do caso, o traslado só está disponível para quem contratou um passeio com a agência

 

Boa viagem!

 

 

Nnaomi...

 

Sabe me dizer qto era o valor de aluguel da bike elétrica e o preço que tava a água?

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Sabe me dizer qto era o valor de aluguel da bike elétrica e o preço que tava a água?

olá, vou ficar te devendo, nao vi o valor da bike eletrica.

eu pedalei numa convencional e era da pousada, entao nao paguei nada.

 

água estava 5,50 a garrafa de 1,5 l.

depois descobrimos um garrafão de 10 litros por 20,00 (no Barracão da Floresta Nova) q compensou para caramba. Enchia as garrafas térmicas. mesmo q a garrafa nao seja termica, se vc congelar a água e guardar dentro da mochila, ela se mantem fresca por um bom tempo.

o pessoal disse q bebe água da torneira mesmo, pois é tratada, mas ela é dessalinizada.

Nao achei q fosse salobra, mas sempre prefiro mineral por via das dúvidas...

• Se comprar uma squeeze (acho q era 750ml) em um dos PICs (do parque), você tem direito a 3 recargas e depois paga 3,00 para reabastecer. É bem mais em conta do que comprar água em lanchonete/restaurante, mas sai mais caro do que comprar água em supermercado em embalagens maiores

os preços sao de set/2016. A inflação em Noronha é cruel.

 

para comer:

• Pelo que vi apenas o Restaurante São Miguel oferece bufê por kg no horário do almoço. Tem pouca variedade, mas é bonzinho. O Flamboyant fechou (estava em reforma em set/2016), Ousadia também fechou e não vi outra opção de bufê por kg

• Marmitex pode ser encontrado no Restaurante da Pousada Tio João, no Jacaré e no Valdênio. O Jacaré e o Valdênio também oferecem opção de bufê livre por pessoa, você come o quanto aguentar, mas acho que só compensa para quem come muito mesmo, senão é melhor pegar um marmitex; vi o bufê do Valdênio e tinha pouca variedade. O Tio João e o Valdênio funcionam no almoço e jantar, agora o Jacaré eu não sei informar se também funciona no jantar. Experimenteii o do Tio João (fiquei hosepdada lá) e achei bom, o marmitex é grande, quem come pouco até cosnegue dividir 1. Acho q os preços eram iguais. Marmitex É a opção mais em conta q eu vi.

 

Porém o meu local preferido p/ comer foi o Mãezinha (ou acho q era Tempero de Mãezinha ) fica junto de uma loja e farmácia na Vila dos Remedios, fácil de achar. O a la carte fica pouca coisa mais caro q o marmitex, achei q valia a pena, pois eu enjoei depois d alguns dias d marmitex. Tem várias opções, pasteis, tapiocas, sanduíches, prato executivo e refeições para 2. O atendimento é um pouco demorado, mas não tenho frescura e não passo aperto. Depois de pegar uma mesa, busquei o cardápio, escolhi e pedi direto no balcão. O prato chegou logo, sem demora. No final, passei direto no caixa da loja para pagar. Aceita cartão. Foi tudo rápido, pois eu mesma me virei. Repeti o processo nas outras vezes que voltei lá e não tenho reclamações. Se o serviço deixa a desejar, por outro lado, não cobra 10%, achei honesto. Tem gente q ficou esperando o garçom e saiu reclamando.

 

Tapioca da Babalu é muito boa. Uma tapioca alimenta bem e nao fica caro.

 

estou escrevendo um relato, mas ainda nao terminei...

 

Boa viagem!

 

****************************************

Trilhas:

Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté

 

Relatos mais recentes:

Paraty e Ilha Grande - jul/2015 - Parte 1: Paraty | Parte 2: Araçatiba e Bananal | Parte 3: Resumão das trilhas

 

3 dias em Monte Verde - dez/2014

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Quanto estão essas quentinhas que diz acima?

 

lembrando q os preços sao de set/2016 e a inflaçao na ilha é cruel.

 

marmitex 20,00

no jacare e valdenio, tinha opção p/ comer a vontade por 30,00 eu acho. (nao experimentei)

no Tio Joao, alem do marmitex, tinha prato executivo a 35,00. Tb tinha café da manhã por 30,00, bem caprichado com suco, frutas, paes, bolos, tapioca, ovos mexidos, omelete, etc. A movimentação para pegar marmitex era intensa tanto no almoco qto no jantar.

 

almoço por kg no Sao Miguel: 66,90

 

Tempero de Mãezinha:

prato executivo a 35,00

prato para 2 na faixa d 40,00 a 55,00

tinha opções d lanches diversos

aqui eu repeti varias vezes, A comida é simples, mas é bem servida e normal/te acompanha, arroz, salada (era caprichadinha, geral/te com alface, tomate, pepino,etc. Tem local q é só repolho e/ou cenoura ralada) , feijao e farinha. alguns pratos tem opção d pedir c/ ou s/ fritas (por 10,00)

 

Tapioca da Babalu:

12,00 a tapioca

acho q tinha uns tipos incrementados com preço pouco maior, tipo a hambioca (hamburguer com tapioca no lugar do pão)

tem comida japonesa tb, mas nao experimentei

 

Lanchonete do PIC (do parque): pizza de mussarela bem pequena 15,00, queijo quente 10,00, misto quente 12,00

O preço não é barato (padrão FN e ICMBio), mas é uma boa opção para quem está no Sancho e quer tomar um lanche rápido.

 

Pizzaria Muzenza, Pizza 75,00

a pizza é carinha, mas depois d uns 4 dias d marmitex, fui lá uma vez p/ variar.

o ambiente é legal.

Tem música ambiente, mas tem reggae na quinta e samba no sábado, com couvert artístico de 20,00 eu acho. No dia q eu fui nao tinha musica ao vivo

 

Tricolor: moqueca d peixe a 90,00

Ambiente agradável, na beira da BR-363, quase em frente ao ICMBio, inclusive é uma boa pedida para antes ou depois da palestra do TAMAR. O preço não é barato, segue o padrão FN, mas achei a relação custo/benefício boa, pois é um ambiente gostoso e a moqueca é muito boa.

 

Boa viagem!

 

****************************************

Trilhas:

Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté

 

Relatos mais recentes:

Paraty e Ilha Grande - jul/2015 - Parte 1: Paraty | Parte 2: Araçatiba e Bananal | Parte 3: Resumão das trilhas

 

3 dias em Monte Verde - dez/2014

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

não fui ainda, apesar de morar em recife...... pretendo passar reveillon !

 

Tudo em Noronha é muito caro (muito caro mesmo). É normal uma lata de refrigerante custar R$ 5 ou uma cerveja, R$ 7. Vá para lá tendo isso em mente. Todos os produtos de que turistas e moradores precisam chegam ao arquipélago de barco, fazendo encarecer todo tipo de serviço.

 

- Cartões de crédito são aceitos nas principais pousadas e restaurantes, mas em alguns lugares a transação é apenas em dinheiro. Há uma agência do Santander na Vila dos Remédios, um caixa eletrônico da rede 24h no aeroporto e um da Caixa no supermercado. Mas não conte apenas com os caixas eletrônicos. Por precaução, leve um pouco de dinheiro.

 

consulte sites de pesquisa google ou pessoa que aqui que fizeram relatos

 

Essas dicas são as melhores

https://guia.melhoresdestinos.com.br/dicas-fernando-de-noronha-72-568-p.html

 

 

Se possivel levar agua .. pois imagine uma garrafinha custando 7 reais ? aqui compramos ate por 1,50

tomando média três por dia 7*3=21reais * 5dias .. 105reais .. podendo levar algumas seria uma boa

 

outra dica é a taxa de preservação, se possivel pagar antes .. no site

http://www.noronha.pe.gov.br/

 

assim evita fila,

 

5 dias 338,00 :(

 

::mmm:

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Olá,

Quanto é bom levar em dinheiro (espécie)?

Normalmente os estabelecimentos aceitam cartão?

 

Obs.: ficarei 5 dias e pretendo fazer os principais passeios.

 

Levei pouco dinheiro. Usei cartao de credito na maioria dos lugares. Alguns nao aceitam credito mas aceitam debito.

Tem agencia do Santander, Bradesco e o banco do Brasil funciona no Correios (correspondente bancario).

Realmente o preço das coisas assustam. Algumas coisas sao bem caras!

A garrafa de agua de 1,5 litros custa 5,99 (preço em 05/2017).

Bebidas alcoólicas tambem são bem caras. Para quem bebe, acho válido levar algum litro de destilado na mala para economizar um pouco.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

levei uma qtidade razoavel d dinheiro, mas nao era preciso.

mtos locais aceitam cartao.

como tem banco, nem rola desconto se pagar em dinheiro.

 

as coisas sao caras na ilha, entao é bom levar o q puder, mas o chato é fazer uma bagagem mto grande.

levei itens d higiene, protetor solar, repelente. E lanchinhos (barra d cereal, biscoitos, fruta desidratada, castanhas, nozes, essas coisas p/ fazer uma boquinha entre as refeições.)

Bebida é mto pesado p/ carregar do continente, acho q compensa comprar em um dos mercados da ilha, principalmente se comprar em embalagens maiores.

 

se mergulhar várias vezes, compensa pensar em levar um snorkel do q alugar. (colete é obrigatório em alguns locais)

 

Boa viagem!

 

****************************************

Trilhas:

Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté

 

Relatos mais recentes:

Paraty e Ilha Grande - jul/2015 - Parte 1: Paraty | Parte 2: Araçatiba e Bananal | Parte 3: Resumão das trilhas

 

3 dias em Monte Verde - dez/2014

21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

 

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...