Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Cuba passa a sensação que parou no tempo, lá pelos anos 90, gente simples e humilde, levando uma vida muita parecida com a do próximo, num mesmo padrão, aqui não tem aqueles mercados grandes e nem redes de padaria, farmácia e açougue, são sempre pequenos empresários que montam seus comércios em uma pequena esquina, como era antigamente pelo menos em minha cidade.

 

O que talvez nas grandes cidades brasileiras esteja acabando aqui tem de sobra, no final da tarde, principalmente nos finais de semanas, as ruas ficam lotadas, é a criançada brincando, seja jogando bola ou baseball, nem que seja com bolinha de papel e cabo de vassoura, a criançada toda descalça, pé no asfalto quente, aqui não tem o último modelo de chuteira e nem uniforme completo de algum time, era simplesmente brincar de futebol pela rua sem medo de ser feliz, os mais velhos ficam nas praças escutando música e tomando um Run cubano, uma vida leve e prazerosa.

 

Não vou nem citar os orelhões bastante utilizados por aqui ainda apesar que a maioria já tenha celular, das charretes andando pra cima e pra baixo pelas ruas das pequenas cidades ou das pessoas sentadas nas praças tomando sorvete vendo as crianças brincarem como se amanhã não tivessem que ir trabalhar. Sei que ainda podemos encontrar esse estilo de vida no interior do país, mas nas grandes cidades talvez nunca mais.

 

Tudo isso e mais um pouco, já que talvez não fui capaz de descrever tudo perfeitamente, me lembrou da minha infância, la pelos anos 90, vidas parecidas, onde todos tem os mesmos problemas em comum e as mesmas satisfações, não quero definir se isso é certo ou errado, não tenho essa capacidade para definir e julgar o melhor para um país, espero que os avanços tecnológicos cheguem em Cuba, mas que eles não percam esse lado bom de ter uma vida simples, leve e completa

4bd889_00e29f79c3444decb69c65904729bdd9~mv2.webp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Eu tenho um objetivo em minhas viagens, que é sempre buscar viajar de uma forma econômica com uma interação maior com a sociedade local, viajar de forma barata além de me ajudar a viajar para mais lugares e por mais tempo, e ajuda outras pessoas que pensam que precisa ser milionário para fazer certas viagens, depois dessa breve introdução, queria entrar no assunto de onde se hospedar em Cuba, e porque eu fiz essa introdução é porque Cuba tem uma fama de ser muito cara para mochileiro, e um dos motivos é em relação a hospedagem.

 

Em Cuba você pode se hospedar em alguns resorts na praia, os hotéis espalhados em cada cidade cubana, mas tem uma terceira alternativa que é ficar na casa de famílias cubanas, que te faz economizar uma grana e ter essa interação com as pessoas da casa, perfeito ne?! Agora vou dar uma dica que vai melhorar ainda mais esse esquema, e é uma coisa que o brasileiro adora fazer, chorar no preço, tudo bem que eu fui em baixa estação, mas existem MUITAS casas disponíveis, então a oferta é muito grande, e a demanda nem tanto, então isso te da uma margem para negociar.

 

A reserva é pelo quarto, que é uma cama de casal e uma de solteiro, os quartos tem ar condicionado, ventilador, banheiro e geralmente ate um frigobar, a maioria dos quartos seguem esse padrão, é uma exigência do governo para que o turista seja bem recebido, então você não precisa ficar preocupado se a entrada da casa não é das melhores, já que muitas casas tem a fachada histórica, mas em todas as casas que eu fiquei ( oito para ser exato) a casa era muito bonita por dentro, com cadeiras de balanço, televisão, tudo muito organizado e limpo, e os quartos sempre seguindo esse padrão.

 

No segundo parágrafo eu citei sobre a demanda x oferta, certo? Pois é, isso ajuda a gente a chorar no preço, mas só conseguimos isso se você não tiver reservado antes, certo? Se você reserva tudo de forma antecipada, ira pagar o valor cheio que esta em torno de 25 Cuc´s (25 dólares) pelo quarto, se você deixar para ver na hora, você conseguira negociar, no meu caso eu ia na primeira casa e explicava que era mochileiro, viajando a bastante tempo e que não tinha muito dinheiro, isso me dava um ótimo desconto, claro que em todas cidades, as 2/3 primeiras casas sempre recusavam, eu agradecia e ia para a próxima mais perto, e assim ia ate arranjar alguém que aceitasse meu preço. Como estava viajando com mais um amigo que conheci na viagem, eu negociava para 12/15 Cuc´s para os dois, ou seja, eu pagava em torno de 6/7,50 Cuc´s por noite, para você ter ideia um hostel no Equador e Colômbia em quarto compartilhado sem ar condicionado ta o mesmo preço.

 

Mas você pode perguntar, "Você viajou com mais uma pessoa, e eu que vou sozinho, consigo pagar ate quanto?", bom conheci algumas pessoas que estavam viajando sozinhas por Cuba e elas conseguiam fazer por 10 Cuc´s, então da para negociar bem, ao mesmo tempo conhecemos muita gente que pagava 20/25 Cuc´s por noite, da uma boa diferença né...

 

A última pergunta que você pode fazer é " Rafael, se eu chegar na cidade sem nenhuma reserva, como eu vou encontrar essas casas que aceitam turistas?" Bom, eu recomendo vocês ficarem próximos ao centro, onde fica a praça principal da cidade, ali a incidência de ter casas que alugam o quarto é maior, e todas casas tem um símbolo que identifica que a casa recebe turistas, vendo o símbolo que pode ser um adesivo ou uma placa, é só bater palma e conversar com o(a) dono(a) da casa e começar a chorar hehehe. Abaixo eu vou colocar 1 foto de exemplo.

 

Na cidade é normal você ver alguns lugares com o símbolo em vermelho, essas casas são para os cubanos alugarem, já que eles podem fazer turismo dentro do país, assim podem pagar mais barato em peso cubano (moneda nacional).

 

Espero que vocês tenham entendido e qualquer dúvida estou a disposição;

 

 

 

4bd889_d20354374f384fcab293d5ba8c0ece85~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É legal perceber o carinho que os cubanos tem com o Brasil e com os brasileiros, sempre que falávamos com alguém e descobriam que éramos do Brasil, abriam um sorriso, davam a mão e batíamos um papo, sobre futebol, novela, o que fosse...

Quando íamos buscar alguma casa de família para alugar um quarto a primeira coisa que eu falava antes de começar a negociação sobre o valor da diária, era que eu era brasileiro, tenho certeza que a negociação ficou mais fácil depois disso, a conversa fluía de forma mais fácil, geralmente a diária de 25/30 Cuc's para 2 pessoas, caia para 12 Cuc's e em lugares mais turísticos a 15.

As donas da casa sempre vinham falar das novelas brasileiras, e como o Brasil era lindo, eu concordava, mas sempre alertava que a novela só mostra o lado bom e bonito da coisa e que como país temos muitos problemas sociais, mas tudo em vão, uma ate disse que Brasil era um lugar abençoado, e disse com uma seriedade que quase acreditei, quem sabe não seja verdade né?! hehehe

Além disso, muitos tinham algum familiar ou amigo no Brasil trabalhando como médico, talvez isso tenha ajudado nesse carinho todo. Alias nem citei a quantidade de camisas e bandeirinhas brasileiras que vemos por aqui, uma vez um taxista ate queria fazer um longo trajeto de graça em troca de uma camisa brasileira, pena que não tínhamos. Fica a dica para quem for a Cuba, leve lembrancinhas do Brasil para presentear os cubanos.

Pena que muitos no Brasil acabam não gostando de Cuba por questões políticas, chegando a quase odiar um país inteiro e seu povo por puro preconceito. Quem ultimamente não escutou "Vai para Cuba" ou "Cubanos são escravos" " Cubanos passam fome" e coisas do tipo, uma pena, se você não gostar do governo cubano, é compreensível, o que não pode é descontar isso no povo, então...

 

VIVA CUBA!

4bd889_b635ea8e8141432faa23f67009bc62b8~

Follow me

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

No post anterior eu escrevi um pouco sobre a questão de hospedagem econômica em Cuba, hoje vou tentar escrever um pouco sobre o transporte cubano, que não é nada fácil, pois as informações variam de cidade em cidade, então vou explicar um pouco sobre as minhas experiências na ilha para quem sabe poder ajudar vocês.

 

Existem diversas formas de se locomover em Cuba, desde alugando carro, indo de ônibus ou usando táxi coletivo (conhecido lá como máquinas), a opção do carro é um bem cara para quem esta viajando de forma econômica, assim tem a opção de ônibus, mas aqui em Cuba tem uma particularidade única, existe uma empresa chamada VIAZUL que é voltada ao turista, os preços são mais caros que o normal e tem trecho por toda ilha, é a forma mais fácil com um preço moderado, você precisa somente comprar a passagem, ir ao terminal e tomar o ônibus para o seu destino, mas o preço ainda é um pouco caro para alguns trajetos, além disso há também os táxis coletivos, onde você pode dividir o veículo com outras pessoas, geralmente cubanos ou algum turista igual a você, mas ai é necessário negociar o preço com o motorista e a fórmula que descobrimos foi sempre pagar menos que o ônibus da Viazul, taxista sempre vai te pedir um valor muito alto, para qualquer lado eles falam de 20/25 Cuc´s, chega até ser engraçado, ai eu anunciava que eu só pagaria X valor, que era mais abaixo que os ônibus, e sempre conseguia esse preço pedido.

 

Agora tem uma quarta opção que eu deixei para esse parágrafo em especial, que são os caminhões, são beeemmmm baratos e a aventura é garantida, o conforto é minimo, o barulho é grande, mas ali você é capaz de fazer muitos amigos cubanos, é um transporte onde 99% são locais, em 30 dias viajando, e em diversos caminhões que peguei, só encontrei 01 mochileiro, os preços variam de 1/2 Cuc´s dependendo do trecho, em comparação com os ônibus da Viazul, a economia saia quase de 70%, então foi essencial descobrir esse tipo de transporte para fazer essa viagem de forma barata. A dificuldade é que nem toda cidade tem esses caminhões, em lugares há terminais bonitinhos, em outros você precisa ficar na rua esperando ele passar, é sempre uma aventura ir atrás deles hahaha.

 

Na viagem eu usei todos os transportes possíveis, em cidades que não tinha caminhão, eu buscava o táxi coletivo, e usava quando conseguia (foi como fizemos Havana - Cienfuegos, por exemplo), se a distância fosse muito grande os táxis coletivos não aceitavam, ai o jeito era buscar ônibus da Viazul, mas na viagem eu peguei ate ônibus de trabalhadores, ônibus dos cubanos de forma ilegal dando uma grana para o motorista levar a gente, peguei carona e ônibus municipal, tive toda a experiência possível em Cuba e a ideia desse texto foi mostrar que se você for para Cuba, você terá X opções para se locomover, cada um com seus benefícios.

 

Eu recomendo vocês a lerem os resumos que eu escrevi de cada cidade, lá tem os relatos de como eu me locomovi de cidade a cidade, isso pode te ajudar, se você descobrir uma forma melhor de um trajeto, deixe seu comentário para ajudar os mochileiros que ainda vão para lá.

 

 

 

 

4bd889_d7cc613eca4d4c3ab12e646f24d598bb~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em Havana aprendi uma expressão cubana "no es fácil", geralmente utilizada para quando uma pessoa não te entende ou esta complicando alguma situação.

 

Ser mochileiro em Cuba não é fácil também, principalmente no quesito transporte, como fugimos dos ônibus da Via Azul que opera só para turistas, e os ônibus locais só servem para cubanos ou pessoas que estudam em Cuba, só nos resta correr atras de táxis coletivos ou caminhões; nos táxis sempre aquele problema de quererem explorar um valor acima do normal para ganhar um a mais, coisa que se passa em todo canto do mundo, a solução mais barata são os caminhões, mas nunca se sabe o certo o local de saída deles, qual o destino e que horas partem, nesse momento que escrevo o texto são 09:10 da manhã, estou desde as 07 da manhã esperando um caminhão que parta para Playa Giron, muito provável que ele não apareça e que eu não consigo conhecer a praia.

 

Isso faz parte da viagem, já estou acostumado, o curioso é perceber que os cubanos ainda não entendem esse tipo de turismo, o de viajar em mochila e sempre optar pelo mais barato, talvez estejam acostumados ao turismo da alta classe que fica em Resorts e hotéis 05 estrelas e façam tudo através de tours, os cubanos não compreendem como eu vim até Cuba para ficar comendo nos PALADARES ( restaurantes bem simples que vendem comida para os cubanos) que custa 1 CUC, na cabeça deles eu deveria ir a restaurantes turísticos, mas lá um prato chega a 8 CUC.

 

Outro dia estava tentando explicar o rolê mochileiro e um deles me respondeu " se não tem dinheiro, não deveria nem viajar", eu dou risada disso tudo...em outra cidade um cubano não entendia porque eu viajava de caminhão (1 cuc) se podia ir de táxi (30 cuc), nada como não quebrar certos paradigmas, né?!

 

Obvio que não sou o primeiro mochileiro a vir para cá, mas ainda somos poucos comparando com o turismo normal, as vezes encontramos um ou outro comendo no PALADAR, viajando de caminhão ainda não vi, mas quem sabe depois do projeto CUBARATO não vemos mais mochileiros perdidos por aqui e quem sabe daqui a 20 anos Cuba dê opções melhores para o pobre mochileiro hahaha.

 

4bd889_e6d31f6874694a448711c656962a0e68~mv2_d_3264_2448_s_4_2.webp

 

Eu em uma das viagens de caminhão por Cuba

 

Follow me

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Durante a minha viagem sempre busquei manter o mesmo perfil, independentemente do país visitado, com isso busco manter meu gasto de 20 dólares por dia, e em Cuba não foi diferente, apesar de ter muito mais dificuldades em relação a hospedagem, já que lá não existem hostels como conhecemos pelo mundo afora, a parte do transporte também não é tão fácil assim, porque Cuba depende muito do turismo e tem um preço diferenciado para eles, então é necessário um esforço maior para fugir dessa "armadilha" cubana hehehe. O segredo é buscar o jeito cubano de viver e entrar no ritmo.

 

Passei 30 dias em Cuba, passei por cidades como Havana, Cienfuegos, Trinidad, Santa clara, Camaguey, Santiago de Cuba, Baracoa, Bayamo, Morón, Varadero, Pinar del Rio e Viñales.

 

 

Abaixo tem o link com os gastos detalhados, espero que gostem e que te dê o incentivo para conhecer esse maravilhoso país.

 

CUBA

 

Total de dias: 30 dias

Total de gasto: $573,05 dólares

Gasto em média por dia: $19,10 dólares

 

 

Se quiser ver a tabela com todos detalhes, só clicar no link abaixo

 

https://drive.google.com/open?id=0BwoRR6RnB40FbTBmUm9fN285LXc

 

 

4bd889_af53bd4e23524bb4abf8aecf61840550~mv2_d_4266_2842_s_4_2.webp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Cuba

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...