Ir para conteúdo

Travessias Marins-Itaguaré, Serra Fina e Serra Negra juntas em uma só caminhada


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

E aí Khumbu.

A travessia toda, saindo da Toca do Lobo, da p/ ser completada em 4 dias, dependendo do seu pique. Ou ate em 3 dias, se vc caminhar rapido, mas nao recomendo, pois muita coisa vc deixara de ver.

O melhor visual eh o do primeiro dia, onde a maior parte do tempo vc estara caminhando no limite de SP/MG.

Iniciando na Toca do Lobo ate no maximo 09:00 ou 10:00 hrs vc chegara no topo do Pico do Capim Amarelo no final da tarde. Eh um bom ponto de acampamento e se vc ainda tiver tempo sobrando, caminhe um pouco mais p/ acampar em um vale a frente.

No segundo dia acampe no topo da Pedra da Mina ou no vale do Rio Verde, no lado leste.

No terceiro dia (na minha opiniao o mais puxado) acampe no topo do Pico 3 Estados) e no ultimo dia saindo de manha do pico vc chegara na Rodovia no maximo ate as 14:00 ou 15:00 hrs e fim da travessia.

 

Eh isso.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 44
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Ola pessoal.

 

Seguem algumas dicas e infos.

 

# A trilha do Pico do Marins eu plotei no google earth e tá no wikiloc:

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=923639

 

# Outra travessia que eu plotei no google earth foi a da Serra Negra:

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1128560

 

# Na travessia Marins-Itaguaré cuidado com a água do riacho na base do Marins. Prefiro trazer do Morro do Careca uns 3 litros para toda a travessia. Já na Serra Fina, o ideal é levar uns 3 a 4 litros de um ponto de água a outro. Na Serra Negra a água não é problema.

 

# Em épocas de estiagem longa a nascente na base do Pico do Itaguaré pode estar seca. Atente a isso.

 

# O uso de luvas é quase obrigatório na Marins-Itaguaré e Serra Fina. O capim elefante corta facilmente as mãos. Até recomendaria também o uso de óculos, já que a vegetação é alta e os bambuzinhos fazem estrago.

 

# Na Marins-Itaguaré e Serra Fina evite deixar o isolante do lado de fora da mochila, já que os bambuzinhos vão acabar com ele.

 

# Só recomendo fazer qualquer uma dessas travessias no inverno, já que o tempo seco facilita a caminhada. No verão é comum as chuvas e tempestades que podem atrapalhar totalmente a navegação. E ainda tem o raios que são mais perigosos ainda, quando estiver na crista.

 

# Sinal de telefone celular pega sem problemas no alto dos picos e na crista dessas travessias. Só tive problemas na Serra Negra, já que próximo ao vale do Aiuruoca é difícil conseguir sinal.

 

# Na Serra Fina, próximo da Toca do Lobo agora funciona um refúgio, que é um ótimo local para pernoite se não quiser ficar na cidade de P4.

http://www.refugioserrafina.com.br

 

# Fique pelo menos uns 2 dias em Maromba. Vale a pena conhecer a Cachoeira do Escorrega, o Poção de Maromba e outras cachoeiras próximas. A oferta de campings e pousadas baratas é muito grande, principalmente na Praça Principal da Vila. Uma com preços muito bons e que eu recomendo é essa:

http://www.pousadaaguasclaras.com.br

 

# Na travessia da Serra Negra evite iniciar a caminhada depois das 14:00 hrs, senão vc vai ter de fazer em um ritmo forte para chegar no chalé do Sr. José Rangel Anísio antes do anoitecer, ou senão acampe na Cabana Cabeceiras do Aiuruoca se quiser fazer em ritmo tranquilo.

 

# Ao chegar no final da travessia Marins-Itaguaré, na Rodovia, vai encontrar uma oferta grande de ônibus para Passa Quatro/MG ou Cruzeiro/SP.

http://www.cidadedoaco.com.br

 

# No final da Serra Negra, na Vila de Maromba são poucos os horários de ônibus que saem da Praça Principal para Resende (Graal) e de lá para outras cidades: Clique aqui

 

# No final da travessia da Serra Fina, não existe linhas de ônibus regulares que passem pela Rodovia. Ali somente caronas (se for tentar alguma, é mais fácil conseguir na Garganta do Registro) ou contar com algum transporte de Itamonte ou algum que vc tenha contratado em Passa Quatro.

 

# Como Chegar no Pico do Marins:

- O caminho inicia-se na na Rodovia que liga Piquete à Itajubá. Se estiver vindo de Piquete e alguns minutos depois que terminar a subida da serra e iniciar a descida da serra, haverá um Restaurante, uma pequena vila e um trevo. Daqui são uns 2 Km até a entrada da estrada de terra que leva até a Fazenda Saiqui. Aqui há uma placa indicando a Fazenda e também um ponto de ônibus na beira da Rodovia. Do início da estrada de terra até o Acampamento Base Marins são uns 15 Km, onde a maioria deixa o carro para subir o Marins ou acampa a primeira noite ali. Outra opção é entrar pelo Bairro do Marins, mas só se você estiver vindo de carro. A bifurcação para o bairro fica pouco depois da saída da cidade de Piquete. É só seguir as placas.

 

# Como Chegar no início da trilha da Serra Fina (Toca do Lobo) na caminhada, entrando por Passa Quatro:

- Quando estiver vindo de Cruzeiro e logo após a divisa de Estado, no alto da serra, fique atento para um local conhecido como bairro do Pinheirinho uns 7 Km depois da divisa. Nesse bairro existe um enorme armazém da CIBRAZEM (é bem fácil localizá-lo, ele está junto a Rodovia, do lado esquerdo de quem vai para P4). Aqui se inicia a estrada à direita que leva até a Fazenda Toca do Lobo. Siga sempre pela estrada de terra principal até o final. Qualquer dúvida, pergunte pela Fazenda Toca do Lobo, que todos na estrada sabem informar. Estando na Fazenda Toca do Lobo, ao passar a porteira, o acesso à trilha é seguindo pela esquerda.

 

# Para quem quiser fazer a Serra Fina entrando pelo bairro do Paiolinho:

- O caminho para chegar ao bairro do Paiolinho (Passa Quatro) é pegar a estrada sentido IBAMA, logo que você sair da cidade sentido Itanhadú e depois virar em uma estrada de terra para a esquerda sentido Lixão. De lá seguir até a Fazenda Serra Fina (é chão p/ caramba), passando pelo Bairro do Paiolinho (deixe o carro na casa do Sr. José Ramos). A estrada é de terra e está relativamente boa, mas não é para qualquer carro. Se chover terá problemas. A trilha começa bem a ao lado de um placa verde com algumas recomendações e um mapa de acampamentos. Atravessando a cerca de arame, a trilha segue por algumas plantações e bifurcações para pequenos sítios. Procure sempre se manter na trilha mais demarcada e cerca de uns 20 minutos de trilha, você cruza com um afluente do Rio Verde, onde existem alguns poções. Assim que cruzar o rio e uns 20 mts depois haverá uma bifurcação para a esquerda, mas a trilha para a Pedra da Mina é a da direita, seguindo pela trilha demarcada. Depois dessa bifurcação não tem mais erro e o resto é sempre se manter na trilha principal. Não se preocupe com água, pois haverá um outro pequeno riacho a frente e o último ponto de água vai estar por volta da altitude de 2100 mts. Se você quiser chegar no topo no mesmo dia, o ideal é iniciar a trilha logo pela manhã, pois a subida é muito íngreme e desgastante.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí galera.

Mapas dessas 3 travessias vcs encontram no site:

 

http://www.trilhaecia.com.br/mapas.htm

 

É só procurar por Marins, Itaguaré, Serra Fina e Serra Negra.

 

Também coloquei os mapas e croquis que usei no album de fotos dessa trip que está no multiply.

 

São varios mapas e todos eles muito bons. Alguns estão com coordenadas geograficas, o que facilita p/ quem tem GPS.

 

 

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Augusto,

 

Eu estou planejando fazer Marins Itaguaré no feriado do dia 21 de abril e gostaria de saber se vc pode me dar umas dicas.

 

O que eu mais gostaria de saber são os seguintes tempos:

 

Da água na base dos Marins até o Itaguaré;

Do Itaguaré até a estrada Passa Quatro - Marmelópolis;

Do fim da trilha até o asfalto de Passa Quatro.

 

Se vc tiver mais alguma dica que julgar importante, agradeço muito!

 

Valeu!

 

César

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi César.

 

Da Ranchonete, onde a maior parte das pessoas deixa o carro, até o Morro do Careca vc vai levar no máximo 1 hora.

Ano passado li alguns relatos de pessoas q tiveram carros arrombados por deixa-los no Careca. É melhor vc pagar p/ deixar o carro protegido lá na Ranchonete do que desprotegido no Careca.

Pegue agua saindo a esquerda de pequeno um descampado (nesse local tem algumas lixeiras). Agua só depois na base do Marins.

 

Nas vezes em que fiz a travessia do Pico do Marins ao Pico do Itaguaré ou no sentido contrário (Itaguaré-Marins) fiz em cerca de 7 horas e meia a 8 horas, no máximo.

E isso porque eu não parei na Pedra Redonda (quase no meio da travessia).

Nesse ponto é um bom lugar p/ dar uma descansada.

Lembre-se de uma coisa importante: do riacho do Marins até a Pedra Redonda são + - 3 hrs a 3 hrs e meia de caminhada. Se vc estiver com tempo acima disso, então é melhor apertar o passo, se não quiser chegar no Itaguaré a noite.

Com uma mochila pesada, parando na Pedra Redonda e com uns 2 litros de agua (já q não existe em toda essa travessia) creio q no máximo em 8 horas e meia dê p/ fazer essa travessia.

Recomendo vc sair lá do Riacho na base do Marins, no máximo até 07:30 hrs. Estourando 08:00 hrs, pois com isso vc chegará lá no Itaguaré por volta das 17:00 hrs. Ou até um pouco antes. Com isso vc tem tempo de sobra p/ montar a barraca pouco depois do Itaguaré (uns 7 minutos depois), em um pequeno vale entre 2 pequenos picos.

 

Do local de acampamento, junto ao riacho do Itaguaré até a estrada vc vai levar pouco mais de 1 hora. A trilha é bem facil de encontrar. Ela vai estar bem a norte do pequeno vale. A trilha q desce possui alguns buracos bem gdes, por isso tome muito cuidado.

Chegando na estrada, junto a um descampado, siga p/ a direita e depois de uns 40 minutos de caminhada, qdo avistar algumas casas, entre p/ a direita novamente, passando pela porteira. A partir desse ponto são mais ou menos 3 a 4 horas até a Rodovia, sendo 1 hora e meia ou mais na parte plana e o resto só de descida bem forte.

Passando a porteira e uma casas mais p/ frente pode ser q vc consiga alguma carona (não é muito dificil).

 

Veja se tem um Livro de Assinaturas na base da Pedra Redonda e deixe sua mensagem lá (a alguns anos atrás tinha).

 

É isso.

 

Qqer outra duvida...

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Augusto!

 

Com suas informações já vai dar para eu me planejar legal! Agora só falta São Pedro cooperar com o programa!

 

Mudando um pouco de assunto, pelo que vi aqui nesse tópico, vc curte umas travessias meio animais...

 

Eu há algum tempo tenho a idéia de uma travessia pela Mantiqueira, iniciando aqui na região onde moro (São José dos Campos) e que pode ir até lá em Maromba, sendo que o seria exatamente o trecho que vc fez (desde os Marins até a Serra Negra).

 

Eu nunca tracei um roteiro certo, mas imagino que a travessia poderia iniciar em São Francisco Xavier e seguir para Monte Verde, Gonçalves, São Bento do Sapucaí (esse trecho já fiz em 99), Campos do Jordão, Delfim Moreira, Marins, Itaguaré, Passa Quatro, Serra Fina, Serra Negra e terminar em Maromba. Creio que levaria cerca de 15 a 20 dias, para andar bem.

 

Bom, é só uma idéia. De repente lançando ela aqui no site alguém se anima a fazer.

 

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí César.

Quando fiz essa travessia até pensei em sair lá de Campos do Jordão até Delfim Moreira (esse trecho é conhecido como Vista Alegre - O Beck já fez esse trecho e tá no livro Caminhos da Aventura), emendando com Marins-Itaguaré, Serra Fina e Serra Negra, mas desisti depois de saber q o referido trecho está bastante fechado.

 

Pelo q sei esse trecho sai ao lado do Horto Florestal por estrada de terra, mas chega uma hora q ela termina e aí nem existe trilha.

O problema maior mesmo é em Campos do Jordão.

 

Já saindo lá de S.F. Xavier ou Monte Verde esse trecho é todo feito em estradas de terra. Eu tenho uma planilha de todos trechos, saindo de S.F. Xavier, passando por Monte Verde, Gonçalves (ou se quiser direto p/ S. Bento do Sapucaí e dali p/ C. Jordão).

Mas qdo vc chega em C. Jordão aí a coisa complica. Pode ser q até tenha uma estrada, mas desconheço.

 

De todos, com certeza o mais tranquilo é o da Serra Negra (exceto o Subidão da Misericórdia - é bem ingreme). A trilha é bem demarcada e tem bastante agua.

 

Quem sabe um dia eu tente fazer somente esse trecho de C. Jordão-Delfim Moreira.

Não agora.

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Guto, o trecho de Vista Alegre nao ta fechado nao. O Bastos (trekking.sp) foi p/ la no feriado de Pascoa e levou uma penca de escoteirinhos (ele é chefe do GERaposo) p/ la e disse q ta td beleza.. tanto é q to pensando em emendar esse ai c/ Morro da Piinga e SFX/Mte Verde futuramente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Jorjão.

 

Em 2003 qdo procurei infos sobre essa trilha (Vista Alegre) falei com uma pessoa q tinha tentado entrar por Delfim Moreira p/ sair em C. Jordão.

Ele só conseguiu ir até pouco depois de um Hotel e onde a trilha se fechava.

 

Então nem resolvi arriscar a ir lá checar como tava a trilha.

 

Mas isso então é bom.

Se essa trilha está aberta dá p/ refazer todo esse percurso, incluindo Vista Alegre.

 

E aí Jorjão, dessa vez vc não vai desistir lá no final da Serra Fina, nao?

 

Toparia ir até o fim?

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...