Ir para conteúdo

PE Serra do Ibitipoca - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Poxa... eu fui de carro, mas acho que vc tem que pegar um ônibus p/ Lima Duarte e depois um para Ibitipoca.... mas tem que ver os horários !!! Parece que são só 2 ou 3 por dia !!!!

Mas, se quiser uma dica de camping, fique no Ibitilua !!! O camping é muito gostoso, bem localizado, o banheiro limpinho, e o pessoal gente boa !!!!

Beijinhos e aproveite !!!

Link para o comentário
  • Respostas 143
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 6 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Bom, classifico Ibitipoca com uma nota 7. As cachoeiras são legais, e tem algumas muito maneiras mesmo (gostei da ponte de pedra e do visú lá embaixo). Mas achei um absurdo o preço do parque (R$ 15,00) que nem deveria ser cobrado. Eles deveriam deixar entrar de carro pelo menos até certo ponto, pois senão anda-se muito, muito mesmo.

 

Fiquei acampado no Ibitilua, bom e barato. Mas o atendimento...os garçons são muito sequelas, é até engraçado.

 

À noite fui a um forró na Aldeia e tomei tanta cachaça que até subi no palco e cantei.

 

Não é um bom lugar para se azarar, tipo, até dá, mas é difícil, pois 95% dos turistas são casais.

 

A estrada de Juiz de Fora à Lima Duarte é péssima, traiçoeira, muitos buracos.

 

Mas mesmo assim posso dizer que valeu à pena, viajar sempre vale. Não esqueçam a máquina fotográfica, andar tanto merece fotos.

 

Um abraço

Link para o comentário
  • Membros

Mas pelo que eu sei são R$15,00 se você for ficar acampado dentro do parque mas se ficar fora parece que são 5,00 para entrar, não é isso?

 

Tenho vontade de voltar lá para ver como anda ibitipoca e tirar umas fotos porque eu já fui muitas vezes lá mas acreditem não tenho uma foto sequer. Eu ia sempre lá quando nem era muito conhecido o parque e não se pagava nada para entrar ou acampar, e hoje em dia tem até fila para se entrar no parque. Peguei a construção do camping(oficial) e acho que fui eu quem inaugurou o banho quente lá no camping porque eu lembro que na época que estavam construindo o camping eu passei voltando das trilhas e tinham acabado de fazer os banheiros e tinha alguns chuveiros jogados lá que seriam instalados ainda então eu aproveitei para colocar um e tomar um banho quente antes de voltar para a vila onde nós sempre alugávamos uma casa para ficar. Na estrada tinha muitos pés de framboesas que a gente ia comendo na ida e na volta do parque. Hoje em dia não deve ter mais nenhum. Eu ia sempre nos feriados e quase não tinha ninguém.

Tinha um velhinho chamado "tio olavo" que era a maior figura do local todo mundo que ia lá conhecia ele. tocava uma viola legal e se enturmava com todo mundo que ia para lá, infelizmente soube que já faleceu.

Mas acho que agora ibitipoca está perdendo um pouco da magia que tinha porque quando um lugar fica muito conhecido e começam a cobrar isso e aquilo e não pode isso ou aquilo acaba perdendo parte da graça apesar de saber que é necessário para poder preservar já que muitos não respeitam nada e se deixar eles destroem mesmo tudo.

 

Mesmo assim vale a pena conhecer porque lá é mesmo muito bonito.

Na próxima vez não esqueço de levar a máquina fotográfica.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Salve todos,

 

fui em Ibitipoca no início deste ano de 2005, o lugar é show, fiquei em uma pousada a 500 metros do parque (pousada Alto dos Manacás - (32) 3281-8256) muito aconchegante.

 

Existe uma rota de caminhada leve, chamado circuito das Águas que é muito bonito, perto e fácil de fazer.

 

Depois tem a janela do céu, é distante, a caminhada é razoável, mas a vista vale a pena (mais ou menos 2 horas e meia de caminha um pouco forçada)

 

O último circuito é o do pião, umas 3 horas de caminhada com alguns trecho pesada.

 

Não acho muita vantagem ficar no povoado, pois se tiver chovido a chegada ao parque fica difícil (vai precisar de 4x4 hehehe) e vc terá que fazer esse caminho duas vezes no dia, aconselho acampar no parque ou ficar em alguma pousada que de para ir a pé para o parque.

 

se tiver disposição dá para sair do Rio, SP ou BH na quinta a noite conhecer o parque em três dias e voltar na segunda de manhã ou domingo a noite.

 

Não sou bom fotógrafo mas coloquei algumas fotos em http://www.superzoom.com.br/eprimos

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Gente, como funciona a fila pra entrada no parque? Eu ouvi dizer que tem que pegar uma senha pra entrar, lá no arraial e depois ir pro parque. é isso mesmo?

sendo assim, vale mais a pena acampar perto do parque, ou perto do arraial?

vou com o pessoal e estamos na maior dúvida quanto a isso.

Alguém que costuma ir sempre, pode ajudar?

Link para o comentário
  • Membros

Fala pessoal,

 

Marib, beleza?

 

quando fui lá no inicio de 2005 haviam modificado algumas regras, que pelo que me lembro foram as seguintes:

1-Numero limitado de entrantes no parque por dia (ACHO que eram 300 pessoas por dia de segunda a sexta e 800 nos sábados e dominogs)

2-No camping dentro do parque, sao 10 barracas nao excedendo 30 pessoas de segunda a sexta e no sabado e domingo o limite é de 15 barracas com no maximo 45 pessoas.

 

Para reservar o camping liga para (0xx32) 3281-1101 (tomara que funcione ainda!)

 

Além disso existem grutas que podem não estar com acesso permitido, um guarda me disse que eles fazem tipo um rodízio para evitar que as grutas sejam detruídas pelo tráfego de pessoas.

 

A dica é: normalmente as grutas são fechadas no verão porque o tráfego é maior.

 

A gruta das bromélias fica a maior parte do tempo interditada, diz a lenda que é um tanto perigoso andar por lá, por causa de chuvas repentinas.

 

Quanto aos ingressos, o que eu soube é que na praça do Arraial tem um lugar que vende os ingressos, mas que lá eles acabam mais rápido.

 

OBS: No dia que eu fui para Ibitipoca os ingressos não estavam sendo vendidos no arraial.

 

A explicação para os cuidados são justificáveis, quem já foi lá viu que o solo parece um "mil folhas" (conheco assim no Rio de Janeiro), é como se o chão fosse feito de vários sedimentos colocados uns sobre os outros, e esse chão "esfarela" rapidinho quando vc passa por ele.

 

Com não entendo nada de geologia não posso explicar melhor, mas na primeira foto da Cris dá para ver o que estou falando ao olhar o recorte vertical do morro.

 

Aconselho a acampar no parque, é (ou era) melhor e mais barato.

 

Te mais

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...