Ir para conteúdo

Monte Verde


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

É aí galera.

Estou indo c/ minha namorada p/ Monte Verde nesse Feriado da Paixão

fazer a travessia até S.F. Xavier, passando pelo Pico do Selado, Chapéu do Bispo, Pedra Redonda e Pedra Partida.

Como só tem onibus as 20:00 p/ Camanducaia saindo de Sampa e de lá só as 18:45 hrs p/ Monte Verde, estou pensanso em ficar 1 noite em Camanducaia p/ na manha seguinte pegar o circular p/ Monte Verde.

 

Será q existem outras opções de transporte?

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
  • Respostas 150
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

E aí pessoal.

Valeu pelas dicas e mais uma questão: saindo de MV em direção ao Pico do Selado, entrando pela trilha do Platô, dá p/ fazer em qtas horas?

Alguém sabe como tá a trilha?

A trilha q sai na Pedra Redonda eu já conheço. É muita muvuca por lá.

Gostaria de fazer essa trilha q sobe pelo platô, já q não a conheço.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
  • Membros de Honra

E aí Rodrigo e demais.

Vcs sabem me dizer se existe alguma bica de agua na trilha que segue rumo ao Pico do Selado, passando pelo platô?

Ou eu vou ter que comprar agua lá na cidade?

Na crista eu sei que não tem, pois já fiz essa trilha.

Existe ainda aquela bica de agua proximo a base da Pedra Redonda, pouco antes de se chegar nela?

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
  • Membros

Fala Augusto,

Logo no começo da subida, talvez uns 15 minutos (não me lembro) tem uma bica d'água sim que corre paralelo à trilha, vc tem que sair uns 30 ou 40 mestros mais ou menos. Eu vi na volta do selado, como estava com muita sede, resolvi encará-la, mas sinceramente não sei se era potável (estou vivo... hehehe). Até pensei em perguntar no boteco, mas acabei me esquecendo. Caso vc lembre, tente levantar essa informação e poste pra gente ficar ligado.

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario n/a

em 28/03/2005 19:57:11

Mensagem:

 

O objetivo do presente tópico é reunir toda e qualquer informação sobre as trilhas que ligam São Francisco Xavier/SP a Monte Verde/SP, passando pela crista da Serra da Mantiqueira.

Estive em São Francisco Xavier/SP no último feriado (Páscoa), com o objetivo específico de fazer a travessia SFX x MV. Mas a falta de informações detalhadas e as condições do tempo não ajudaram. No entanto, ainda foi possível subir (pela Trilha do Jorge, ou Trilha da Fazenda Monte Verde) até o Mirante de SFX, a cerca de 1.900mts. de altitude, numa caminhada que levou 02h10min; mas a neblina cerrada impediu qualquer visão panorâmica dos arredores.

Como é impossível achar na Internet informações relevantes e de qualidade sobre as trilhas que cruzam a região, espero que este tópico chame a atenção dos eventuais interessados, que aqui poderão postar as necessárias informações, dados, dicas, relatos, considerações e dúvidas.

É uma região montanhosa belíssima, muito próxima para os que residem em São Paulo (cerca de 158km), e oferece muitas opções de trilhas interessantes, principalmente as que atravessam a Mantiqueira rumo à vila de Monte Verde, no sul de MG, além da hospitalidade e sossego do pequeno vilarejo de SFX.

 

Replies:

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Rex

em 29/03/2005 13:05:07

Mensagem:

Falaee Erasmo!

Fiz a trilha de SF Xavier até Monte Verde no carnaval. Foi pelo mesmo caminho q vc fez até o Mirante. Dali seguimos pra Monte Verde e tal... e tb subimos o Selado no dia seguinte.

 

Sei q tem outro caminho, mas na prática não conheço ainda. Mas se o Augusto aparecer por aki nesse tópico, com certeza ele vai enriquecer nossas informações. Pois pretendo voltar lá em breve.

 

Se quiser ver as fotos de qdo eu fui lá:

http://rexbiker.multiply.com/photos/album/13

 

Aí, de repente a gente até combina um lance por lá......

 

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario rodrigoschemes

em 29/03/2005 14:18:20

Mensagem:

 

Fala Rex... blz?

 

To esperando o post do Augusto tb lá na seção de relatos.

Também to afim de fazer essa travessia e se der tempo os picos de Monte Verde mas datas disponíveis eu tenho só a partir do dia 02/05 que é quando eu volto da trip na Bahia.

 

Qualquer coisa se você agitar me dá um toque...

 

 

 

 

Postado pelo usuario n/a

em 29/03/2005 14:49:18

Mensagem:

 

Beleza, pessoal.

É isso aí. Parece que existem 3 trilhas de SFX para MV:

Trilha da Revolução - só c/ grupos de 6 pessoas e monitores do Centro de Apoio ao Turista - CAT; atualmente está fechada, segundo informações do próprio CAT (será?);

Trilha de Santa Cruz - acesso pela Fazenda de Stª. Cruz, essa trilha saía diretamente na Pedra Redonda, bem na crista da Serra. Atualmente, segundo informações do CAT (será?) os proprietários da Fazenda Stª. Cruz interditaram o acesso e proibiram a entrada de excursionistas em sua propriedade.

E a Trilha do Jorge (ou da Fazenda Mte. Verde), a única aberta, e que tb. dá acesso ao Mirante de SFX (Pq. em Mte. Verde existe outro Mirante). Dizem que essa trilha, na descida p/ Mte. Verde, atravessa o Vale dos Duendes, um local de mata fechadaum um tanto confuso (segundo o CAT, o lugar lembra a floresta de "A Bruxa de Blair")...

Enfim, precisamos colocar tudo o que sabemos aqui. Esse é o objetivo do tópico.

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Rex

em 30/03/2005 12:31:17

Mensagem:

 

falaeee Rodrigo, podemos agitar sim!!

 

então Erasmo, pelas infos q vi... na net e tb qdo estive lá, não creio q a galera tenha fechado a fazenda Santa Cruz. No máximo querem ganhar uma graninha né.. acredito q um bom papo resolva. Mas só estando lá pra saber mesmo. A intenção do Augusto era passar por ela. Vamos ver o q ele diz...

 

Sim sim nós passamos pelo Vale dos Duendes e parece muuuito com a floresta de Blair hehe (tanto q na época a gente não sabia dessa info e foi a primeira associação q fizemos: parece com Blair)

Não tenho fotos desse pedaço pq estavamos avançados no horário e tal.. dai nem parei pra registrar. Mas é impressionante, pricipalmente com a Neblina.

 

bom, dessa terceira trilha eu nao sabia. mas o pessoal do CAT de SF XAVIER a gente conheceu e foram bem simpáticos. inclusive nos ajudaram por fone qdo ficamos "meio perdidos".

 

sim sim.. tem 2 mirantes né. o de MV é próximo ao Platô, não é isso?

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario n/a

em 30/03/2005 19:53:37

Mensagem:

 

Pode crer, vamos aguardar o relato do cara.

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Caminheiro

em 01/04/2005 23:41:24

Mensagem:

Olá pessoal!

 

Moro a 50 km de São Chico e já andei por lá um bocado. Sobre as trilhas entre São Chico e Monte Verde, são realmente as 3 mencionadas anteriormente no fórum. A do Jorge (Mirante), a da Sante Cruz e a da Revolução, cujo nome tradicional por aqui é Trilha do Caçador. Esta última já está fechada há vários anos e não tive oportunidade de fazê-la (a única que não fiz).

 

As demais são relativamente tranquilas e bem legais. Indo pelo Jorge a travessia tem cerca de 22 km (não confirmados, mas me parece coerente) qe podem ser percorridos em cerca de 6 horas (saindo da praça de SFX até Monte Verde. A da Santa Cruz são cerca de 12 km de estrada de SFX até a fazenda mais cerca de 6km até Pedra Redonda, depois mais uns 4 ou 5 (creio) até Monte Verde, por ruas de terra.

 

Um passeio muito bom é subir pela Santa Cruz e, após a entrada da trilha da Pedra Redonda seguir em direção ao Selado por uma trilha à esquerda (para quem vem de SFX), que começa em um pequeno portão de madeira. Essa trilha passa pelo Chapéu do Bispo, Platô e vai até o Selado.

 

Saudações!

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Rex

em 02/04/2005 09:11:28

Mensagem:

 

Legal Caminheiro!!!

infos úteis...

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario n/a

em 02/04/2005 14:56:52

Mensagem:

Fala, Caminheiro

 

Morei 5 anos em SJC. Estudei na UNIVAP (Direito), onde me formei em 1999; antes, morei 12 anos em S. Sebastião. Sempre ouvi falar muito de SFX (principalmente na faculdade), mas a 1ª vez que fui lá foi neste último feriado (Páscoa). Fiquei muito empolgado com a região, que sem dúvida é um lugar muito agradável, tranqüilo, com trilhas muito interessantes, além de ser MUITO PERTO DE S. PAULO...

Eu gosto de escrever relatos de trilhas e mapeá-las (sem GPS, apenas c/ carta topográfica e bússola). Tenho um trecho de carta topográfica IBGE c/ a vila de Monte Verde e a região da crista da Mantiqueira, mas só aparece um pequeno trecho da vertente paulista (sem SFX). Vc., por um caso, saberia qual é a carta onde consta SFX? Se vc. tiver essa carta (ou qualquer outro mapa topográfico bom), poderia fazer o favor de digitalizar e me enviar por e-mail? Obrigado.

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Caminheiro

em 03/04/2005 06:17:54

Mensagem:

 

Olá Erasmo,

 

Bom eu sou joseense nato e descobri São Francisco mais ou menos em 1991. De lá para cá, andei e pedalei por quase tudo quanto é estrada de terra e trilha daquele pedaço. Até onde sei, o único lugar que não conheço é realmente a trilha do caçador...

 

Com relação às cartas, tenho sim as topográficas da região, já digitalizadas. Só preciso de um tempinho para organizar e te amndo. Tem um amigo que trabalha comigo e era jipeiro. Ele digitalizou praticamente 100% da região... Não me lembro de cabeça qual a carta onde está SFX, mas se não estou enganado, para cobrir bem a região toda é preciso partes das Cartas de Camanducaia, SJC e Monteiro Lobato.

 

A prpoósito, daqui a alguns minutos vou para lá. Eu e dois amigos vamos subir o Jorge e depois iremos do Mirante até a Pedra Partida. É uma caminhada bem interessante, já que entre o Mirante e a partida não existe trilha. Passei por lá a primeira vez em 1999, sozinho (ralei pra caramba). Depois voltei em 2003 e hoje vamos novamente. Depois dou um jeito de colocar as fotos!

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario n/a

em 03/04/2005 11:23:44

Mensagem:

 

Excelente, Caminheiro.

As cartas são fundamentais. Agradeço desde já o oferecimento, valeu mesmo.

Vamos fazer deste tópico o "point" da região aqui no fórum Mochileiros.com.

Devo voltar p/ SFX no inverno (o tempo realmente ideal p/ as montanhas!), mas ainda não sei exatamente quando.

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Augusto

em 03/04/2005 15:02:07

 

E aí Erasmo e galera.

Terminei o meu relato sobre as travessias dos picos de Monte Verde descida até S.F.X. pela Fazenda Sta Cruz e já postei lá no Fórum RELATOS DE VIAGEM. Tá bem detalhado p/ quem quiser repetir.

 

picos-de-monte-verde-e-travessia-ate-s-f-xavier-pela-fazenda-santa-cruz-t12461.html

 

Lá também tem o endereço do mapa que me foi util p/ se chegar na trilha em Monte Verde.

 

A travessia de Monte Verde até S.F. Xavier que fiz se inicia na Pedra Redonda e passa pela Fazenda Santa Cruz. É uma pirambeira e a não ser que vc já disponha de transporte da Fazenda até a cidade vai ter de caminhar mais uns 15 Km. Tem um caminhão de leite q passa lá na estrada entre 14:00 e 15:00 hrs. Eu não esperei.

 

E não recomendo de jeito nenhum fazer essa travessia no sentido contrario, saindo de S.F.X. p/ Monte Verde, passando por essa Fazenda. São mais de 20 Km e saindo de + - 700 mts até pouco menos de 2000 mts (muito desnivel).

 

Bommm, se alguém dispor de transporte até a Fazenda, aí já é outra coisa.

 

 

Abcs.

 

 

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario Caminheiro

em 04/04/2005 20:03:18

Mensagem:

 

Fala aí pessoal!

 

Ontem um colega do trabalho, o filho dele e eu estivemos em SFX. Subimos até o mirante pela trilha do Jorge e do mirante fomos até a Pedra Partida (pela mata, pois não há trilha definida). A ida foi mole. Na volta, resolvemos fazer um caminho um pouco diferente, mas que já havíamos feito em 2003 (e uma vez fiz sozinho em 99). O que não esperávamos era encontrar o local por onde pretendíamos passar completamente tomado pelos carafás (aquele bambuzinhos desgramentos que crescem lá no alto). Por conta de tentar desviar deles acabamos descendo o espinhaço errado, sentido Monte Verde. Andamos mais de uma hora a mais pelo meio da mata para corrigir o vacilo. Muitos trechos estavam tão fechados que tivemos quase que rastejar.

 

No fim tudo deu certo e foi um belo dia de andanças! Hehehe!

 

Completando as informações do Augusto sobre a trilha da Santa Cruz, se alguém mais resolver (ou tiver que) voltar a pé de lá para São Chico, há um atalho. Dentro da própria fazenda começa uma antiga estrada que economiza uns 2 ou 3 km, calculo, além de evitar trechos com carros. O caminho começa exatamente na sede da fazenda, basta virar a esquerda (para quem vem de Monte Verde) logo após a casa sede da fazenda e tocar morro abaixo. Faz tempo que passei por lá (em 99), mas pelo que me lembro, não tem erro. Mesmo assim, é prudente perguntar para o pessoal da fazenda sobre as condições do caminho.

 

Inté!

 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario n/a

em 05/04/2005 01:18:27

Mensagem:

 

Excelente. As informações colhidas aqui serão muito úteis p/ todos os interessados.

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuario uedat

em 06/04/2005 11:43:04

Mensagem:

 

Moro em Brasília e já estive duas vezes em Monte Verde e uma vez em São Francisco Xavier. Tenho muito interesse por aquela belíssima região. Tenho muita vontade de fazer uma das trilhas, mas não existe estrutura legal em MV para orientar os turistas (aventureiros ou nem tanto, como é o meu caso). Busquei informações e até um guia, mas me informaram que não tinham ninguém para indicar. Acho que aquelas empresas que operam por lá deveriam oferecer passeios pelas trilhas, dando todo o suporte logístico para tanto. Quem sabe alguém resolva investir nisso e da próxima vez que voltar a Monte Verde (e espero que seja logo) já poderei realizar esse sonho? Vou continuar a acompanhar este assubnto. Um abraço a todos, Tadeu

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Cara, já estive lá 3 vezes e estare retornando com minha namorada em Maio.

Já fiz todas as trilhas e todas são relativamente fáceis.

A única que não consegui completar foi a trilha que vai do Platô ao Pico Selado. Começamos a trilha muito tarde e pra piorar a coisa, tinha chovido a semana anterior inteirinha. O caminho foi ficando difícil e num dado momento a mata se fechou totalmente impossibilitando continuar [V]! - sentimento de derrota - acho que o fantasma comentado acima acaba assombrando quem não consegue subir.

A cidadezinha é perfeita para quem gosta de clima de interior. Sempre que vou, fico na pousada dos Ciprestes. A pousada é nota 10 e o atendimento também. No site www.monteverde.art.br tem fotos da pousada e da cidade. Conforme citado acima, na trilha do Platô tem uma fonte que cruza a trilha mas também não sei se é potável. Também estou vivo! Se tiver oportunidade, não deixe de ver o pôr do sol lá de cima do Chapéu do Bispo, é mágico, mas não se esqueça de que vai ter que voltar no escuro e que não vai ter quase ninguém na trilha.

 

+++ E Ainda que eu ande pelo vale das sombras...+++

Link para o comentário
  • Membros de Honra

E aí pessoal.

Quem for subir de Monte Verde até o Platô e o Pico do Selado nao precisam se preocupar com agua.

 

Saindo do Bar das Trilhas (Café Platô) e andando uns 30 minutos a trilha cruza com um pequeno riacho.

Eu subi um pouco mais a trilha e em seguida fui pegar agua em um ponto mais acima.

E podem confiar na agua. Ela é muito boa.

Ali é o ultimo ponto de agua antes do Platô e do Selado. Tanto no Platô qto no Selado eu procurei, mas não encontrei agua.

 

E p/ quem for na Pedra Redonda e Pedra Partida existe também umas 2 bicas pouco antes de se chegar na base da Pedra Redonda (uns 10 minutos).

Ali a agua é de boa qualidade também.

 

Por isso nem recomendo trazer agua lá de Monte Verde.

 

Relato: picos-de-monte-verde-e-travessia-ate-s-f-xavier-pela-fazenda-santa-cruz-t12461.html

 

 

 

Abcs.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...