Ir para conteúdo

Travessias do PN da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Respostas 93
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Fala Augusto, beleza?

 

Dei uma olhada no seu álbum e as fotos são feras!

Pretendo fazer parte da Trilha do Ouro, de S.J.Barreiro ao Perequê, em meados de outubro e vou utilizar das valiosas dicas do seu tópico.

Para quem também está interessado e fazê-la um dia,

vale a pena ressaltar que é necessário a solicitação de

autorização à administração do Parque por Correio.

(informe-se pelo fone 12 3117 1225)

 

Valeu cara! Abraços.

 

Márcio Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

OLÁ ALGUSTO, BELEZA.

Eu já fiz a travessia da trilha do ouro, achei muito boa. estou planejando fazer a joatinga. gostaria que você dizese alguns detalhes como por exemplo da onde eu saio, em quantos dias você fez o caminho e outras informaçOes.

até logo, e um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola Bam, tudo jóia?

A Travessia da Ponta da Joatinga dá p/ ser feita em 2 dias, mas eu não recomendo. Vc deixa de ver muita coisa e não aproveita quase nada da travessia. 3 dias é o ideal e 4 dias p/ aproveitar bem. Eu fiz em 3 dias. O roteiro é o seguinte: saindo de Paraty vá até o cais e lá procure barcos q estejam saindo em direção a Praia do Pouso da Cajaíba (em barcos pequenos chegam a cobrar 15 a 20 Reais por pessoa). Se vc quiser passar antes numa praia muito bonita q fica antes do Pouso é a Praia Grande. Bem extensa. Dessa praia até o P. Pouso são + - 2 hrs, na caminhada, passando por uma ou outra praia pequena.

Da P. Pouso é só subir a trilha p/ a Praia Martim de Sá (qqer pessoa q vc perguntar, eles irão informar onde é o inicio da trilha). É uma subida íngreme e em seguida uma descida tranqüila (a trilha é bem demarcada, não tem erro). Em M. Sá quem cuida da praia é o Sr. Maneco (cobra 5,00 a diária) pelo camping em frente à praia. Sempre tem gente acampando por lá. São ondas fortes. Seguindo pela trilha, a próxima é a do Cairuçú (praia muito pequena) e depois há uma forte subida de um morro, indo até mais de 500 mts de altitude.

Chegando na P. Ponta Negra (praia c/ muitos pescadores) há campings do lado direito e esquerdo da praia, antes de chegar na areia.

Depois tem a P. Galhetas, Antiguinhos e Antigos (praias desertas e bons lugares p/ camping). E a última é a Praia do Sono. Uns 20 minutos p/ atravessá-la. Muitos bares de frente p/ praia.

Eu tenho um croqui dessa trilha. Assim q possível irei escanear e postarei aqui no fórum, ok.

 

É isso.

 

Abcs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sim, o camping na Praia dos Antigos está proibido. Tem umas placas nas laterais da praia alertando sobre isso.

Se for acampar na Praia dos Antigos procure nao ficar durante muito tempo. Nas laterais da praia há bons lugares escondidos. É uma bela praia e c/ 3 nascentes de agua, entao o risco vale a pena, se vc ficar por um dia. Na verdade na Praia Martim de Sá também é proibido. O local q o Sr. Maneco arrumou p/ o pessoal acampar por lá é bem debaixo de uma enorme placa de PROIBIDO ACAMPAR. Mas, como é só ele que toma conta da praia, o unico morador, etc, etc, etc, etc,. Vc já deve imaginar, né?

Passando pela Praia do Sono, Antigos e Ponta Negra vc vai pegar uma subida muito ingreme que nao é facil. Passando esse morro e a Praia do Cairuçu e Martim de Sá (q sao as proximas praias), vc chega na Praia do Pouso. Nessa praia vc encontra alguns barcos saindo em direçao ao cais de Paraty. Até dá p/ pegar caronas em um ou outro barco e nao pagar nada.

Me disseram q o melhor horario p/ pegar carona nessa praia é bem de manhazinha.

 

É isso.

 

Abcs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola pessoal.

Escaneei o croqui da Travessia da Joatinga (acima). Ele faz parte do livro Caminhos da Aventura do Sergio Beck (livro muito bom sobre varias trilhas).

Tá no álbum de fotos do Google +.

 

 

Abcs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Fala Augusto, beleza?

 

Suas dicas foram muito úteis para a travessia da trilha do Ouro. Eu e meu colega fizemos de 18 a 20 de outubro e achamos muito legal.

Chegamos na portaria do Parque no final da tarde do dia 18

e acabamos pagando para o Zé Pescocinho para nos levar da cidade até o parque, pois não tínhamos tempo disponível para subir a pé. A propósito, o Zé Pescocinho é um figura!! É um tiozonho com seus 55 anos e muito divertido. Ele tocava gaita e ao mesmo tempo dirigia seu fusqueta pela serra. Da portaria caminhamos até um abrigo no início da trilha da cachoeira das Posses, passando antes, é claro, pela cachoeira Santo Isidro. No dia seguinte, caminhamos (num bom ritmo) até a cachoeira do Veado, passando pela fazenda Barreirinha. Essa é mais uma belíssima cachoeira e acampamos próximos à ela, num gramado além do rio Mambucaba.

No dia seguinte caminhamos até o final da trilha (ponte suspensa) e mais uns quatro quilômetros pela estradinha de acesso ao bairro do Perequê. (vc tinha razão: é uma estradinha chata para caminhar!! tivemos a sorte de conseguirmos uma caroninha nos seis quilômetros restantes até a Rio-Santos. De lá fomos até Paraty e retornamos no dia seguinte (21/10) a Valinhos/SP, onde residimos.

De fato a navegação dessa trilha é, de certa forma, tranquila.

Mesmo assim, valeu pelos bizus!

 

Abraços,

 

 

Márcio, El Andariego.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...