Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

CAMPING SELVAGEM

O Camping selvagem, ou seja, no mato, perto dos rios, tem sido severamente combatido pelo Ibama, pelas polícias (civil, militar e florestal) e pelos próprios habitantes da Chapada dos Veadeiros. Isto porque, em regra, quando as pessoas acampam no mato, deixam lá o lixo todo, poluindo o meio ambiente. Eu sei que nem todo mundo faz isso, mas infelizmente os que tem boa intenção acabam sendo prejudicados por muitos que tinham o hábito de acampar perto das cachoeiras e rios e lá deixavam garrafas, sacos plásticos, latinhas, lixos que inclusive provocam graves incêndios num meio ambiente muito sensível, como o de lá.

Há, entretanto, outras ótimas opções para exercer um lado mais selvagem, mais original.

Há cerca de 35 km de Cavalcante, por exemplo, perto de um local conhecido como Chapada da Piteira, tem um povoado chamado Engenho (eu compararia a São Jorge, há 20 anos). Lá tem o Seu Cirilo, que fornece quase tudo (cavalos, alimentação etc) para uma viagem de 4/5 dias pelo território Kalunga (os Kalungas são quilombolas, descendentes dos escravos que, com a libertação, se isolaram), passando pelo Vão do Rio das Almas, podendo-se conhecer os rios Tiririca, Corrente, Correntinha e Curriola. A viagem é a cavalo e tem de levar barraca. É bom ter um grupo fechado de até 5/6 pessoas. O próprio Seu Cirilo prepara as refeições da viagem. Hoje em dia, deve custar cerca de 50/60 por dia, com a alimentação incluída. Informações mais detalhadas somente no local.

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Pessoal. Descumpem a demora. É que eu havia perdido o login e a senha. Esse passeio de que falei não serve se vc nunca foi à Chapada ou não conhece a região. É uma viagem a cavalo, que deve ser acertada com o Seu Cirilo com bastante antecedência, o local é de difícil acesso, enfim... Acho que nem deveria ter falado disso aqui... Não é um camping (respondendo ao Supremo). É um passeio, mais adequado para quem vai sempre e já foi muito à região. Eu mesmo nunca fiz esse passeio (respondendo a Odiliofap). Sei de várias pessoas que o fizeram, a maioria das quais vive por lá. Posso adiantar umas dicas, que tenho no meu caderno de anotações: No povoado de Engenho, tem uma festa, no dia 13/7. É a festa de Santo Antônio. No Vão das Almas, tem a festa de N.Sra. d'Abadia, em 15/08, e a Festa no Vão do Moleque, em 15/09, a + conhecida, sendo necessário caminhar o dia inteiro pra chegar. Para conhecer, primeiro vc deve ir a Cavalcante. Sugiro que as informações mais detalhadas sejam buscadas junto a um bom Guia de Cavalcante, no Centro de Atendimeno ao Turista de lá (tel. 62-6441131). Querem telefones de pousadas em Cavalcante? Dormitório LG: 6441297; Hotel Pioneiro: 6441125 ; Hotel Casa Verde: 6441265. Se alguém quiser informações mais precisas, pode me escrever, tá certo?

Link para o comentário
  • Membros

Oi Alcione:

Se for de onibus, deverá ir a São Jose do Rio Preto e dali para Brasilia. De Brasilia a Alto Paraiso tem van e onibus.

Odiliofap

 

 

odiliofap

Editor

 

 

 

Brasil

634 Mensagens

 

Minhas Fotos Postado - 24/05/2005 : 13:38:25

--------------------------------------------------------------------------------

 

Oi Alcione:

Pelo que sei as melhores cachoeiras estão em Alto Paraiso.

Odiliofap

Link para o comentário
  • Membros

Brasil

10 Mensagens

 

Minhas Fotos Postado - 25/05/2005 : 14:43:35

--------------------------------------------------------------------------------

 

E ai bele, tbem estarei indo ate veadeiros, em meados de Julho, estou sozinho tbem, mas encontrei um pacote saindo de BH bem mais barato que saindo aqui de SP, mesmo tendo que viajar ate BH ainda compensa, ano passado fiz isso para ir para Chapada Diamantina e valeu a pena. Pois tbem nao tenho muito para gastar. Mas se conseguir montar um grupo eu to dentro.

 

Valeu

ate mais

paz

 

Boa Sorte

Link para o comentário
  • Membros

Olá, tudo bem? Tb to querendo ir no comecinho de julho, junto com minha esposa, mas nunca fui lá e confesso, to perdidaço, vo meio com a cara e a coragem. Não sei quais os esquemas de lá (vou por conta própria, de onibus, via Brasilia). Poderiamos nos encontrar por lá, dependendo do dia, para fazermos os passeios juntos e, tipo, dividir guia, talvez carro, sei lá.

Link para o comentário
  • Membros

Galera...

quando foram a chapada dos veadeiros não deixem de ir até uma fazenda que tem umas piscinas termais. A água está a 32 graus. Tem uma infra-estrutura bacana com um bar que te serve dentro da piscina. Isso até mesmo a noite. E dependendo da época do ano que forem visitar, curtir o céu estrelado de dentro da piscina tomando uma cerveja gelada é imperdível.

Abraço

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
quote:Originally posted by dudaregadas

 

Olá, tudo bem? Tb to querendo ir no comecinho de julho, junto com minha esposa, mas nunca fui lá e confesso, to perdidaço, vo meio com a cara e a coragem. Não sei quais os esquemas de lá (vou por conta própria, de onibus, via Brasilia). Poderiamos nos encontrar por lá, dependendo do dia, para fazermos os passeios juntos e, tipo, dividir guia, talvez carro, sei lá.


id="quote">
id="quote">

 

Cara não se preucupe lá é pequeno , tu vai encontrar tudo o que quiser. Você que tá indo primeiro , recomendo tu ir pra São Jorge que vai ter muita coisa legal pra você conhecer lá. A e lendo esse tópico vc vai encontrar muita coisa. Vc vai voltar outras vezes , pq com certeza vc vai ficar sem conhecer altos picos iradosss !!!

Link para o comentário
  • Membros

ÁGUAS QUENTES

Há dois locais com águas termais a + ou - 15 km de São Jorge, na estrada para Colinas-GO. Tem a Fazenda Édem, à esquerda - onde tem inclusive uma Pousada e um restaurante -, e a outra Fazenda, à direita, uns 800 metros adiante. As águas são mornas; não são quentes como as de Caldas Novas; e não há espaço para grandes grupos, pois as piscinas são pequenas. São agradáveis e rústicos os dois locais.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

COM CARRO x SEM CARRO

 

Oi, Bia.

Tem muita gente que vai sem carro pra São Jorge.

Realmente não há problema algum estar lá sem carro se você quer conhecer os atrativos de dentro do Parque Nacional, que aliás são talvez os melhores. Pois para ir a eles você tem necessariamente de sair, a pé, de São Jorge. O deslocamente dentro de São Jorge também é feito sem carro, pois a vila é muito pequena. Mas todos esses atrativos exigem uma boa caminhada (cerca de 5/6 km para ir e mais 5/6 km para voltar).

Entretanto, fora do Parque a maioria dos atrativos ficam mais distantes, sendo necessário um carro. Quem não gosta de andar e não pode enfrentar uma caminhada de 10 km, o carro é essencial, pois permite ir a atrativos que tenham acesso por carro.

A minha sugestão, portanto, é a seguinte: se você for passar poucos dias (3 ou 4), e gosta de caminhar, pode ir sem carro.

Se você for passar mais tempo ou, então, não gosta de fazer caminhadas relativamente longas, um carro ajudará muito.

Abraço.

René

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...