Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores


Posts Recomendados

  • Respostas 250
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Dicas de Acampamentos Selvagem

 

Fogueiras:

 

Fogueiras criam os mais adversos impactos, seja visual ou ecologicamente, em qualquer prática de camping selvagem. As fogueiras reduzem a naturalidade da área e prejudicam sua aparência com pedras calcinadas, pilhas de cinzas e carvão, e madeira não totalmente queimada. Os impactos ecológicos das fogueiras incluem a destruição da vegetação; a remoção de restos de madeira, criticos para um sistema florestal saudável; perda da vegetação e compactação do solo ao redor da fogueira; e a esterilização do solo, que retarda a recuperação da vegetação.

 

O melhor é não fazer fogo. Use ao invés disso um fogareiro leve de levar em mochila. Se você fizer uma fogueira:

 

 

Utilize uma pré-existente, ou

 

Se não existir alguma, escolha um lugar com pouca ou nenhuma vegetação, e limpe-a até encontrar terra. Um anel de pedras ao redor é desnecessário.

 

Não acrescente pedras a uma fogueira já existente.

 

Mantenha o fogo baixo.

 

Queime apenas madeira morta e seca que possa ser partida com as mãos. Deixe facões e machadinhas em casa.

 

Nunca deixe uma fogueira sem atenção. Você é responsável por uma fogueira que acaba por virar um incêndio.

 

Nunca faça uma fogueira em um dia, ou lugar, de muito vento.

 

 

Locais de camping

 

A escolha de um local de camping e como utilizá-lo é importante para a proteção do ambiente nas trilhas. Um local de camping pode deteriorar-se rapidamente, mas sua recuperação leva um tempo muito longo.

 

Quando você seleciona um local de camping:

 

 

Utilize um local existente e em condições aceitáveis. Nesses locais, a maior parte da vegetação está desgastada, mas o humus, dejetos, folhas ou capim cobrem a maior parte do local. O solo pode estar descoberto ao redor de uma fogueira.

 

Evite locais de camping pouco utilizados. Eles estão no limiar de rápida deterioração. Nesses lugares, a vegetação está destruída apenas ao redor da fogueira ou do centro de atividades e não se vê solo erodido.

 

Evite lugares "destruídos". Eles necessitam de descanso. Nesses lugares, toda a área é de chão batido com erosão do solo, árvores danificadas, árvores mortas e raízes expostas.

 

 

Quando acampar:

 

 

Utilize um fogareiro leve ao invés de uma fogueira.

 

Evite "alargar" e expandir a área de acampamento.

 

Evite "engenharias locais". Nunca aplane o local, faça trincheiras ao redor da barraca, ou construa.

www.gaiaexpedicoes.com

 

Boa sorte, e divirta-se!

 

Rogério Félix- BH-Minas Gerais.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ae galera, blz?

 

Eu já fui para os dois lugares e, particularmente, o que eu mais gostei foi a Serra da Canastra.

Vamos as infos:

 

Cipó: Eu fiquei no camping ACM (R$ 13,00 a diária). Lá dentro tem a cachoeira Veu de Noiva...mto bonita. Saindo do camping (5 minutos de caminhada) tem a trilha dos escravos (de graça). A vista é show de bola! Você vai chegar no alto da cachoeira Véu de noiva.

No Parque estadual da Serra do Cipo eu fui até o Cannyon das Bandeirinhas e a Cachoeira da Farofa (30 km de caminhada) no mesmo dia. Custa R$ 3,00 para entrar e a caminhada é bem legal. Acho que vale a pena fazer um esforço e andar os 30 km num único dia. Dá para alugar bicicleta ou cavalo para fazer as trilhas.

Serra Morena ou Cachoeira do Cornelio: Uma cachoeira com três quedas separadas. Vale a pena! O lugar é show de bola e bem tranquilo pois custa R$ 10,00 para entrar (o povo acha mto caro e acaba não indo). Lá tem restaurante e camping! Para chegar na cachoeira vc tem que andar em torno de 0,5 km.

Cachoeira da Capivara: A mais bonita de todas! são duas quedas enormes e várias pequenas quedas. Acho que vale a pena conhecer! O foda é o movimento! Qdo eu fui, a queda principal estava lotada! No alto dela (onda há várias pequenas quedas) não havia ninguém...o visual é bem legal. Para chegar na cachoeira, vc tem que andar em torno de 1,5 km.

Cachoeira Grande: É a mais tranquila de todas e de fácil acesso. São apenas 50 m de caminhada.

 

Espero que tenha ajudado.

Eu tenho algumas fotos...se quiser, é só pedir.

 

Abraços

Marcos

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Em Milho é fácil de ir a pé pras caxú,em São Gonçalo tem a cachoeira do comércio,bem dentro da cidade,mas que não é grandes coisas,a cachoeira da Grota Seca tem um acesso mais difícil,uns 9 kms de estrada ruim mais indicado para ir de moto,jipe ou mountain bike.Tbem tem várias outras cachoeiras mais distantes pela região ,mas para conhece-las precisa de mais tempo,fica para as próximas viajens.

Ekbral...

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Aproveitando o gancho...

 

para quem vai para a Serra do Cipó em busca da famosa cachoeira Véu da Noiva (ainda mais se estiver usando o Guia 4 rodas), o natural é procurar por placas de Cachoeira Véu da Noiva...

 

... mas... Na verdade a placa que indica a cachoeira é Associação Cristão de Moços... isto é ACM. (heheh) Passei lá na frente 3 vezes procurando Véu da Noiva e só via essa tal de ACM, até que parei para perguntar e disseram que era dentro da ACM.

 

(hahaha) viajando e conhecendo, né?

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Bom, a dica que dou e sobre a Serra do Cipo!

em Belo Horizonte ou ate msm no cipo e possivl se pegar um Bus para Santana do Riacho, esta cidadesinha esta dentro do Cipo!

De la siga para Lapinha, e uma vilazinha humilde, pobre, simples e so tem buteco...auhauhauahua!

Muito bom la, mais nao tem muita estrutura nao.

Na lapinha vc tera acesso a varias cachoeiras, lindas, ao Pico do Breu, uma bela caminhada!!!

E a lagoa, que por sinal e uma otema fuga de tarde quando a farofa toda ta la na cachu!!! Nossa ja foram varias guerras de lama realizadas ali!!

 

No mais para os mais aventurados, e possivel fazer a travessia da lapinha ate Tabuleiro, a maior cachu de minas, sao 25km de trilha e uma bela travessia!

 

Na lapinha nao se tem muito o que fazer a noite, a nao ser tomar uma geladinha no buteco do Zim!

A o Zim tb tem camping la...ele faz 5 conto o prenoite e de tem banheiro e tudo mais...a esposa dele tb faz rango la o bar, la na praça a 5 mangos tb...

Bom...falo em cipo p/ mim falo na lapinha, so fico la...e menos farofa....e ate mais tranquilo!

 

Maiores informaçoes e so contactar!

Abraço

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...