Ir para conteúdo

PN da Serra da Canastra e região


Posts Recomendados

  • Membros

Samuel,

 

Foi nesse camping que eu fiquei nas três vezes que eu fui (lá tem chuveiro quente! hehehe). A estrutura é ótima e a localização dentro complexo do Claro tb. É de propriedade de duas irmãs (Adélia e Dorinha). Vc já deve ter, mas aí vai o tel. (35) 3525-1051 / 3525-1121. Do lado tb tem um chalezinho. Bem, é isso. :)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Realmente a região da Canastra e redondezas é ESPETACULAR!!

 

Depois de muito rodar atrás de um local pra acampar (e pedirem 20 reais por pessoa/dia por um lugar na beira do rio) estacionei no sábado de carnaval lá no Vale do Céu (SJBGlória), 7 reais por pessoa, é bem legalzinho, por conta das cachoeiras do lugar, mas se vc quer sossego não é muito recomendável (pelo menos em feriados): era um carro do lado do outro no camping, cada um com o som mais alto que o outro, de sertanejo até funk... argh! :-( À tardezinha deu um dilúvio, choveu e ventou muito (muito mesmo!), ainda bem que minha barraquinha (Trilhas e Rumos) aguentou firme, sem problemas! Mas teve barraca que chegou a envergar com o vento, a coisa foi feia!

 

Durante o dia seguinte (domingo) o sol apareceu e rolou dezenas de churrasqueiras (e farofadas em geral) ao longo das cachus... mas se tiver disposição acaba chegando em algumas quedas que não tem tanta muvuca.

 

Conheci um pessoal gente finissima lá no Vale do Céu, que estava hospedado em Ponte Alta (com 800 habitantes, fica entre o Glória e Delfinopolis), acabamos indo pra mesma pousada que eles estavam ficando (na verdade, é uma casa, o dono da pousada - sr. Serly, uma figuraça, simples e prestativo, com uns "causos" mineiros típicos do interiozinho - em frente aluga os quartos e tal... 15 reais por pessoa, com direito a um baita café da manhã - vale a pena!). De lá saímos para as cachoeiras "proximas" a Ponte Alta, inexploradas e algumas nem nome tem ainda! Show!!!

 

Nem cheguei a conhecer Delfinópolis, mas qdo voltar pra lá, com certeza procuro o Serly de novo, ele tem ótimas dicas de locais pouco conhecidos (o acesso às vezes é dificil pra carros comuns, mas com um pouco de disposição dá pra chegar à pé tb).

 

De Ponte Alta pra parte alta do Parque são mais ou menos umas 4 horas de estrada (ou não), parece que só de 4x4 mesmo.

 

Estou colocando umas fotos no fotoblog, confiram!

 

[]'s!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

>Postado pelo usuário Over Kill

em 26/03/2005 00:41:10

Mensagem:

Olá, estou planejando viajar pra Serra da Canastra em Maio. Pretendo ir com o meu Gol e ficar uns 7 dias, mais ou menos. Acho que vai dar pra aproveitar bastante, mas como não conheço a região gostaria de ter algumas dúvidas sanadas.

 

Pretendo ir primeiro a Delfinópolis, onde ficarei por uns 2 dias. Ao sair de lá pretendo ir pra São Roque de Minas. Pensei em dois trajetos (Delfinópolis-São Roque):

1) Partir em direção a Desemboque/Sacramento e atravessar o Parque de Oeste a Leste através da portaria Sacramento chegando até São Roque.

2) Partir em direção a Ponte Alta/São João Batista do Glória e depois para Vargem Bonita/São Roque.

Como estarei com carro de passeio não sei qual dos dois é melhor. Talvez até os dois sejam inviáveis para mim. Caso possam dar alguma opinião a respeito...

 

Também tenho dúvidas quanto a quais passeios devo fazer. Creio que o maior problema seja novamente o carro. Por isso pergunto, quais os melhores passeios que podem ser feitos com o meu pobre golzinho. Talvez seja até interessante alugar/contratar algum veículo 4x4, mas o problema é o preço

 

Quanto aos serviços oferecidos nas duas cidades (guias, taxas de visitação, refeições, pousadas, postos de combustível, bancos, etc), pergunto o seguinte:

- Qual pousada vcs me indicam (melhor relação custo/benefício)?

- As taxas de visitação cobradas são muito caras?

- É necessário o acompanhamento de guias nos passeios ou não?

- Alguma outra dica...

 

Caso queiram dar mais alguma dica, fiquem à vontade...

Acho que acabei exagerando nas perguntas. Gosto de planejar muito bem as coisas. Ano passado estive na Chapada dos Veadeiros e aproveitei muuuiiito. Foi a primeira vez que fiz um passeio deste tipo. Acabei me apaixonando de tal maneira que agora não tiro da cabeça a idéia de comprar um Troller...

Bom, acho que já escrevi demais. Fico agradecido a todos que puderem me ajudar...

T+

Fernando.

 

 

 

Replies:

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário ematos

em 27/03/2005 13:25:10

Mensagem:

Vamos lá então Over,

 

Eu não conheço Delfinópolis, pretendo ir em 21 de abril. Mas São Roque de Minas é muito legal e indico a pousada da D Diva, o nome oficial é Estalagem Guia Lopes, o preço é muito bom sem falar no ambiente estremamente familiar (não deixe de comer o pão de mel que a D Diva faz). Passeios desse lado eu indico a nascente do S Fco e Casca d'Anta parte alta (não deixe de nadar lá), na volta passe pra conhecer a Cachoeira Rolinhos... isso tudo de carro e bote fé que o seu golzinho vai legal, eu fiz no meu Palio Adventure, que tb não é traçado, isso td é dentro do parque. Tente sair bem de manhã pra fazer esse passeio e faça sem pressa, parando na estrada pra ver os animais (carcará, veado, tamanduá, etc...), uma dica, vá com o som do carro desligado e curta o silêncio do local. Na volta, no meio do caminho para S Roque, tem o Capão Forro, uma RPPN´eles cobram se não me engano R$ 2,00 por pessoa, vale a pena, porém, se tiver chovido, deixe seu carro estacionado na estrada e desça de 2 x 2 9´(a pé). Acho que aí vc preenche um dia. Voltando pra S Roque, não deixe de jantar no Restaurante do Zagaia (ao lado da pousada) eu sugiro que peça um tutu, é muito muito bom sem falar na quantidade, eu e minha esposa comemos até e anda sobrou e olha que somos meio paquidermes hehehehe... no ouitro dia acorde cedo e vá à cachoeira cerradão, é animal, tb é uma RPPN e vc paga uma taxa de R$ 2,00 ou R$ 3,00 não me lembro. Depois se vc quiser pode ir pra parte baixa do parque conhecer o outro lado da Casca D'Anta, tb vale muito a pena, existe uma trilha pra vc ir caminhando da parte alta pra parte baixa, mas eu não a fiz, mas volterei lá pra isso. Em todos os lugares que eu falei, se chover talvez vc tenha alguns problemas com atoleiros, eu fui em janeiro, choveu mas não fiquei em lugar nenhum, basta vc encará-los com certo cuidado.

Espero ter te ajudado, qq coisa poste outras dúvidas. Agora sobre os outros lugares não tenho como te ajudar pois ainda não fui, mas tem uma galera que conhece muito, o samuel_adv é um deles.

Link para o comentário
  • Membros

Over Kill,

 

Quanto ao trajeto, pra ir de Delfinopolis ate São Roque acredito que o melhor caminho é atravessando o parque.

Com o Golzinho, que é super valente mas não vai fazer milagre, você vai sofrer pra subir a Serra Branca depois do Glória. Sem falar que vai pegar muito embaixo do carro nas descidas pelo Morro do Carvão ou na Trilha do Rolador, ambos caminhos até Vargem Bonita, depois que você sobe a Serra Branca.

Esse trecho do Gloria ate São Roque é maravilhoso, porém vc precisa de no mínimo um carro alto, se possivel 4x4.

Quanto ao melhor trajeto acho que é isso.

 

Aproveitando que você está atravessando o Parna de uma portatia a outra, pode visitar todos os pontos de visitação que o Everaldo indicou e que estão dentro do parque.

 

Assim como o Everaldo recomendo o Cerradão e Capão Forro. Você vai numa boa com 4x2.

 

Um lugar que acho imperdivel, mas vai judiar um pouco do carro, é a cachoeira do Fundão. Ela fica na fazenda Santo Antonio, fora do Parna, mas a estrada de acesso a fazendo começa dentro do parque, logo apos a portaria de S. João Batista. Considero essa cachu a mais bonita da Canastra.

 

Se vc for embora de São Roque por Piunhi, recomendo ir a parte baixa da Casca d'Anta no dia que estiver indo embora. Assim, depois de conhece-la vc segue para Piunhi e não precisa voltar todo o trecho de terra até São Roque.

 

Sempre que vou a Canastra fico na fazenda do Chico Chagas (camping da Picareta) e lá começa uma trilha beirando o rio do Peixe que sai na última cachu do Capão Forro. Gosto muito de lá.

 

Já fiquei uma vez na Pousada da Nascente dentro da cidade. É bem baratinha. Pra ver outras opções de hospedagem da uma olhada no site www.serracanastra.com.br

 

Nos feriados as pousadas costumam fechar pacotes. Particularmente, acho os pacotes caros.

Vou pra Canastra agora no feriado de Tiradentes e acamparei no Chico Chagas mais uma vez.

 

É isso aí!

Abraços!

 

Issao

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Fernando, o golzinho encara a trip sem problemas. Ainda mais q você vai em maio, sem chuvas e tudo mais.

Estive lá agora na Páscoa pela 3a vez e a cada vez q vou volto mais pirado naquele lugar.

Nós estávamos em 3 num corsa e encaramos os proncipais passeios mesmo com barro da chuva pela estrada. Ás vezes patinávamos, mas tá valendo, nada (muito) perigoso.

Em São Roque fiquei numa pousada que não me lembro o nome, mas é só perguntar, a cidade é pequena. Custa R$15 com quarto coletivo e café da manhã.

Ainda tem outras bem baratinhas pela cidade, e outras com mais conforto (por isso mais caras).

Na estrada pra Casca Danta tem uma pousadinha com chalés (tb não lembro o nome), no lado esquerdo da estrada.

Deve ser mais caro, mas pouca coisa, se vc for fora de feriado. Gasta um pouco mais, mas tem a serra de frente pra tua janela. Sem falar no rango da roça q é sensacional. Vc come e na cozinha q é aberta vê o povo fazendo queijos, doces, etc. Vale a pena. Ainda quero ficar hospedado lá. Eles ainda tem serviços de guia para passeios por cachoeiras e trilhas na região.

 

Para entrar no parque paga-se R$4 por cabeça, independente do tempo que fique.

 

As cidades são muito pequenas. Não sei como é a estrutura de São Roque, Delfinópolis, Vargem Bonita e do Glória.

Por precaução levei dinheiro vivo e cheque.

Mas em Piumhi, próximo a S. Roque tem mais estrutura com bancos, etc.

Perto da barragen de Furnas rola um passeio legal de chalana (R$20) durando 3 horas e passeando pelo lago e entrando em canions onde rolam cachoeiras.

E durante todo o passeio eles vendem cerva, refri, churrasco, com som ao vivo e sempre com um guia mala agitando as tias de excursão. O passeio é show, vale a pena deixar pra volta.

A chalana sai em 2 horarios, às 10 e às 14h, da ponte do Rio Turvo, na MG-050 (estrada q vai de Piumhi a Passos).

 

Abraço

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ae galera, na paz?

To afim de faze uma trip pra Delfinopolis, mais preciso saber de algumas paradas como se na cidade tem camping, como q eu faço pra ir pras cachoeiras, se elas sao pagas e se sai onibus de Sampa direto pra lá.

Abraço aos mochileiros do Brasil

Lucas

 

" A paz é o caminho para se encontrar o caminho da paz"

#obrigado,valorize e acredite#

Link para o comentário
  • Membros

Fala santista000!

 

Da uma pesquisada nesses sites:

www.delfinopolis.com.br

www.delfinopolis.tur.br

Neles você vai encontrar muitas dicas legais...

 

Ja adianto que lá tem camping, você vai pagar pra ir na maioria dos picos (embora seja um valor razoavelmente baixo), e que eu saiba não tem bumba direto.

Você pode ir até Franca e de lá pra Delfinópolis!

 

É isso aí!

Abrassss!

Issao

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Em Delfinopolis e no Glória é meio complicado o acesso às cachoeiras sem carro... vai ter q ficar dependendo de carona, o que talvez nao seja muito facil por lá.

 

[]'s

 

 

 

replies

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário Rex

em 11/01/2005:16:22:09

Mensagem:

O lance na Canastra é ir de carro ou levar grana pra alugar um.As distâncias dificultam o transporte sem automóvel. E mesmo que a pessoa esteja preparada pra caminhar meeeesmo, nao adianta muito... pois não é permitido acampar dentro do parque.Vários moradores da cidade de São Roque de Minas levam os turistas até as atrações dentro do Parque. Eu indico o seu Celiano, uma pessoa super simpática e de confiança (ele até descola uns queijos dos bão se vc quiser comprar). É fácil de achá-lo, ele é vizinho da Sorveteria Styllus... pergunte por ele, lá.:-)

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

---Muito bom pessoal, fiquei contente em saber que há um pessoal deste fórum que já esteve na Serra da Canastra, realmente é um belíssimo lugar!

---Há uma trilha por onde se vai da parte alta para a parte baixa da Casca D'Anta, esta trilha é considerada difícil e tem 3 km de extensão, tb é bem íngreme e é sempre bom levar bastante água, tanto para a descida quanto para a subida.

---Há tb um lugar chamado Poço das Orquídeas, não muito conhecido, para se chegar lá é só ir até a portaria de São Roque de Minas do Parque Nacional, deixar o carro por lá e sair a pé para uma caminhada que dura mais ou menos uns 45 minutos, entrando logo após a portaria para a Esquerda, é só ir seguindo a trilha, após passar um muro de pedra que antigamente dividia duas fazendas, deve-se seguir até a hora em que se avista um vale, depois é só descer para a direita e vcs chegarão lá. É bom levar toalha, pois a água é bem fria.

---Nos vemos por lá, sempre fico no Camping do Seu Francisco.

---Um Abraço a Todos!

 

Atenciosamente,

Carlos Renato Vitali

Engenheiro Mecânico e Operador de Plataforma Marítima

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...