Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Respostas 93
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Adriana, além do camping da Tati, tem o Alquimia q fica pertinho do centro, na entradinha da estrada q vai pro Matutu, só q não curti esse camping , além de elitizado, os proprietários visam o lucro não tão nem aí pra nada. No camping da Tati vc tem a receptividade mineira, pessoas simples e humildes, é como se estivessemos em casa.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá Galera !!

 

Puxa... Aiuruoca é muito Dez !! Já estive por lá 3 vezes ... a 1a. fui de mochila com dois amigos para fazer a travessia até Alagoa, camping selvagem por 3 dias... muito legal !!! Vcs não tem idéia do que é passar a noite no Pico do Papagaio !!

Das outras duas vezes fui com a minha namorada de moto, a viagem por Itatiaia é de um visual belíssimo e curvas super gostosas... O que posso dizer dessas experiências é que ir pra lá sem algum "transporte próprio" é complicado, pois pra fazer esses passeios "usuais" (leia-se cachoeiras) só se tiver a sorte de fechar com um grupo e ir de van...

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Postado pelo usuário danichauvin@uol.com.br

em 18/05/2005 22:26:10

Mensagem:

E aí galera, sou nova por essas "bandas" , estou perdidassa nessa "comunidade "...bem , lá vai. Alguém aí q já foi p/ Aiuruoca sabe o q rola à noite, se é q rola alguma coisa...

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala moçada...

 

Tem um lugar no sul de Minas Gerais que pouca gente conhece. Quem conhece mais é a galera de São Paulo. Até aqui em Minas Gerais, é raro achar alguém que conhece o destino. Lá é simplesmente maravilhoso e ainda é pouco explorado pelo turismo se comparado aos destinos consagrados que temos por aí.

 

Lá tem cachoeiras maravilhosas, reservas naturais, Parque Estadual e uma população super hospitaleira, o que torna a cidade muito pitoresca e interessante, principalmente para os interessados no ecoturismo e relaxar nas férias.

 

Pra vocês terem uma idéia nem funciona celular lá, e acho que as vezes isso é até vantajoso!!

 

E olha que nem falei da Reserva Natural do Matutu. Simplesmente sensacional!!

 

Abraço Galera!! Vale a pena visitar esse pedacinho do paraíso!!

Bruno Scarpelli

Link para o comentário
  • Admin

Aiuruoca - MG - Novos Destinosid="size4">

 

Aiuruoca - nome de origem tupi, que significa casa dos papagaios - tem sua origem em princípios do século XVIII, quando um paulista de Taubaté, João Siqueira Afonso, atravessou a Serra da Mantiqueira, descobriu as minas de Sumidouro e Guarapiranga e, impulsionado pela ambição, seguiu até a Serra dos Papagaios.

 

 

200562415531_Aiuruoca11.jpg

 

 

Nessa serra, o paulista fundou, por volta de 1706, o arraial de Aiuruoca, junto às minas de mesmo nome, atraindo exploradores portugueses e paulistas. Com o seu território desmembrado de Baependi, a Vila de Aiuruoca foi instalada e em 1868, passou à categoria de cidade.

 

Quando o ouro se esgotou, o povoado, que se fixou na região, começou a se dedicar à criação de gado leiteiro e à agricultura. A criação de gado transformou a Aiuruoca de hoje em um dos grandes produtores de laticínios em Minas, sendo, inclusive, um grande exportador de queijos.

 

Tendo como pano de fundo a Serra do Papagaio, onde se encontra a estação ecológica de mesmo nome, Aiuruoca é uma cidade privilegiada pela beleza natural.

 

 

Atrativosid="size4">

 

Pico do Papagaio

 

2005624155931_Aiuruoca01.jpg

 

O pico do Papagaio é um conjunto de oito picos, localizados na serra de mesmo nome. Seu nome de origem se deve à presença de grande quantidade desses animais no seu cume. Encontra-se dentro da Estação Ecológica do Papagaio. Tem a forma arredondada que se desenvolve em sentido horizontal, com várias pontas, terminando com uma grande rocha, com altitude de 1.976 metros. Nele se encontram muitas nascentes d'água.

 

A vegetação que circunda o pico é de mata virgem, com árvores de grande porte, além de campos de cerrado. A fauna é bastante diversificada sendo composta por: periquitos, papagaios, tucanos, onças, lobos-guará, veados, raposas e pássaros silvestres. A paisagem que circunda o pico é de montanhas, podendo-se avistar à noite várias cidades adjacentes, entre elas: São Lourenço, Pouso Alto, Baependi, Caxambu, Cruzília, São Vicente de Minas, Andrelândia, etc.

 

Devido à grande extensão da rocha, há muitos locais interessantes para passeios e caminhadas. Não há nenhuma infra-estrutura nestes percursos cujo acesso só é possível por trilhas estreitas de terra, para andar a pé ou a cavalo. A área não é cercada. No sopé da montanha há muitas propriedades particulares, dentre elas, a comunidade Santo Dame e duas pousadas. O pico é singular, podendo ser visto em longas distâncias. Na época dos bandeirantes, ele foi usado como ponto de referência.

 

Da cidade de Aiuruoca tem-se uma bela vista do atrativo, porém, do Vale do Matutu, que está mais próximo, pode-se sentir de mais perto a sua imponência e a aura mística que o circunda. No Vale do Matutu há guias que fazem a cavalo o passeio até o alto do Pico.

 

 

Estação Ecológica do Papagaio

A Estação Ecológica do Papagaio foi criada pelo decreto Estadual nº 31.368, de 2 de junho de 1990. Localizada na Serra da Mantiqueira está numa área de relevante interesse ambiental.

 

A área total da Estação Ecológica do Papagaio é de aproximadamente 26.788 hectares, distribuídos em 10.117 hectares com altitude superior a 1.800 metros. A estação abrange parte dos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto, onde se apresenta um conjunto de maciços conhecidos como: as Serras do Garrafão, do Charco, do Gamarra, do Papagaio e ainda o extenso vale de altitude do rio Santo Agostinho.

 

Nela estão concentradas as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsáveis pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas.

 

Abrange uma das últimas matas nativas do bioma da Mata Atlântica, em Minas Gerais, constituindo-se, desta forma, em uma das únicas unidades de conservação com estas características no Brasil.

 

A fauna é bastante diversificada sendo composta por: papagaios, periquitos, tucanos, onças, lobos-guará, veados, raposas, etc.

 

Em função da sua riqueza ambiental, a sua criação contou com o apoio de inúmeras entidades ambientais nacionais e internacionais.

 

A administração é da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

 

Retiro dos Pedros

 

200562417579_Aiuruoca12.jpg

 

Pelos campos de altitude iremos conhecer melhor esta região do futuro Parque Estadual da Serra do Papagaio. Muros de pedras centenárias compõem também a paisagem. Teremos finalmente uma incomensurável visão do mar de montanhas das Minas Gerais.

Trilha com duração de + ou - 6 horas

Grau de dificuldade Médio

 

 

Cachoeira das Fadas

A Cachoeira das Fadas possui cerca de três metros de altura. Ela forma um poço de aproximadamente cinco metros de circunferência, por três metros de profundidade. Sua água é transparente, límpida e gelada. O volume d'água é razoável, havendo possibilidade de banho. A vegetação circundante é formada por mata nativa densa. A cachoeira se encontra dentro de uma propriedade particular e é necessária a autorização para se visitar.

 

 

 

Cachoeira do Batuque

A Cachoeira do Batuque localiza-se em propriedade particular. Ela possui aproximadamente trinta metros de altura por três metros de largura, e não há possibilidade de banho. A água é límpida, fria e transparente. A vegetação que circunda a cachoeira é de mata nativa, destacando-se a presença de araucária. A fauna é rica em aves, raposas, onças e cachorros-do-campo.

 

 

Cachoeira dos Garcias

 

200562418123_Aiuruoca07.jpg

 

A cachoeira dos Garcias, de propriedade particular, tem aproximadamente 25 metros de altura por sete metros de largura. Possui um grande poço para nadar, com uma profundidade que varia de três a cinco metros. A água é límpida, fria e transparente. A vegetação circundante é de campo e mata natural. A fauna é rica em aves, raposas, cachorros-do-campo, porcos do mato, onças, jaguatiricas e lobo-guarás.

 

 

Cachoeira do Cacique

A Cachoeira do Cacique tem aproximadamente 30 metros de altura, sendo formada por fios d'água, sem haver formação de poço. Sua água é límpida e não há possibilidade para banhos.

 

O acesso ao local é difícil, havendo somente possibilidade de aproximação.

 

O atrativo está localizado em área particular, sendo necessária uma autorização para visitá-lo.

 

200562418417_Aiuruoca09.jpg

 

 

Fonte: Pousada do Lado de lá

http://www.doladodela.com.br/

 

Descubra Minas

www.descubraminas.com.br

 

Fotos: Pousada do Lado de lá

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

ME LEMBREI!!!![:P] NOSSA AIRUOCA!!! [:)] eu lembro de meus pais ( que eram de um grupo religioso) me levarem até Airuoca por que tem um lugar onde o pessoal de todo Brasil desse grupo se reunia... e dai eu fui junto por que era pequeno e não tinha onde fica... nOssa o lugar é muito show pra quem curti uma natureza de verdade... eu lembro... as ruas eram de terra... apenas algumas delas e apenas com casas... ainda quero voltar pra la.. pra curtir essa natureza... [;)]

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...