Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores


Posts Recomendados

  • Membros

EU FUI NO CAMPING DA ACM ESSE FINAL DE SEMANA (27/08/05) NA SERRA DO CIPÓ ... FIQUEI CHATIADO ..... PAGUEI 15 REAIS .. MEIO CARO .. POR SER FORA DE TEMPORADA ... E NAO DEIXARAM .. USAR A ENERGIA DE LA ... LA TINHAS AS TOMADAS .. MAS NAO DEIXARAM USAR ... E EU TINHA LEVADO ESTENÇÃO .. LUZ .. UMA PÁ DE COISA .. E ACABOU QUE NEM SAIU DO CARRO !!!

Link para o comentário
  • Respostas 250
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Fala galera, blz?

Cheguei do cipó no começo desse meses.... fui de Cardeal Mota (Cipó) até diamantina...uns 20 dias no total....

 

Perdi bastante coisa, a Lapinha por exemplo me disseram q eh muito legal, mas não fui....

 

No cipó fiquei no camping da pedreira, o cara de la fez por 6 reais (era 8)...ótima estrutura, varios banheiros, etc...só nao tinha um lugar legal pra cozinhar...o unico problema é que fica um pouco distante do parque (uns 5km do "povoado"). Fiz o parque todo de Bike (15 reais). Ja ali por fora da pra fazer tudo a pé: cachoeira do gavião, véu da noiva por cima e por baixo, caminho dos escravos e mãe d'agua.

Dica: toda terça feira rola um caldo verde "comunitario" no bar do Rui (é um q tem um observatório)!!

reserve uns 5 dias no minimo.....

 

De lá parti pro Juquinha e desci pra capivara de ônibus. Rola até um caminho passando pelo travessão mas era muuuuito distante e o caminho estava meio fechado). Passei a noite na Capivara (na verdade é proibido)...

 

Da estrada peguei uma carona até Conceição do Mato Dentro, de onde se pega um ônibus pro Tabuleiro...não tem muita errada.....e vale MUITO a pena se passar no Tabuleiro (3º maior cachoeira do Brasil), por cima, por baixo e mais algumas cachoeiras na região.

 

é isso, acho q a partir do Tabuleiro não é mais a região do Cipó, então vou ficando por aqui. Quanquer outra informação me escrevam.

 

Abraços

Rodrigo

Link para o comentário
  • Membros

eu to armando uma viajem com uns amigos de sala pra serra da canastra

e quero saber onde ficar pretendo acampar, estava pensando em ficar na parte baixa da casca d`anta, os outros lugares da pra ir a pe de la?e como é o camping da picareta?

e como vcs fizeram com comida...

axo que vou ficar uns 3 dias

 

me ajudem ai....

 

valew

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá, adoro a Serra do Cipó e já acampei lá 3 vezes. Todas as vezes na ACM. Bom, apesar de curtir um acampamento selvagem, sempre me dei bem na ACM. É verdade que nos feriados prolongados lá fica muito cheio e vai muita gente pra lá que deveria estar em outro lugar, buteco por exemplo. Os caras só querem beber e comer churrasco, não tão nem aí pra natureza e não respeitam os outros. Colocam musica alta, gritam, sujam tudo. Mas indo em baixa temporada é uma maravilha. Você tem o camping praticamente que só pra você. O local é muito seguro. Você pode deixar suas coisas dentro da barraca sem preocupar. O lugar que eu visitei que mais me marcou foi o parque. Fui ao canyon das bandeirinhas, acho que são 12 km pra ir e 12 pra voltar. Ou algo bem próximo disso. Gastei um dia todo. Muito bom, mas leve um otimo repelente, use roupas leves e velhas, principalmente o calçado. Pq ele vai voltar imundo.

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal,

 

Vou a Serra do Cipó desde os 12 anos (tenho 23). Tenho um cantinho lá!!! Se precisarem estou a disposição!!!

 

Só dando um toque a Serra do Cipó é muito mais que Cardial Mota, Véu da Noiva..........

Vcs conhecem o Juquinha??? Após tem muita coisa legal!!

No mais, o lugar mais lindo é o CAnion das Bandeirinhos!!!!(FOra de temporada) e Tabuleiro!!!

Link para o comentário
  • Membros

2005929202918_canyondasbandeirinhas.jpg

 

 

icon_paperclip.gifDownload Attachment: canyondasbandeirinhas.jpg

42,74 KB

Canyon das bandeirinhas realmente é muito lindo. Vale a pena a longa caminhada pra chegar lá.

Ivaozin:id="red"> Eu já subi varias vezes pelo caminhos dos escravos. Após uns 10 minutos ou menos de caminhada, tem uma bifurcação. Um caminho pela esquerda e outro pela direita. Eu nunca fui pelo da esquerda, não sei onde vai dar. Alguém sabe ? Já o da direita vai dar no topo da cachoeira véu da noiva. Muito bonito o lugar. A dica é ir seguindo pelo percurso do riacho da cachoeira véu da noiva. Existem lugares lindo. Belo poços, com boa profundidade. E é um lugar muito tranquilo, pouca gente vai até lá. Só mais uma dica, tome cuidado, pois eu já vi algumas serpentes no local. T+

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Postado pelo usuário dumorro

em 16/09/2005 17:07:23

Mensagem:

ae a serra do cipo é um lugar magico!!!!!!!!o caminho dos escravos "trilha de pedra do Caminho dos Escravos. Após 3 km, você chega na bela nascente da Cachoeira Véu de Noiva, conhecida como Córrego Vacaria e Mãe D'Água. acessível no Km 100 da MG 010, e que segue em direção às localidades Conceição do Mato dentro, Itabira,Itambé do Mato dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Nova União e Santana do Riacho., passando pelas cabeceiras dos rios que formam a cachoeira hoje denominada Véu da Noiva. sem maiores info;

sem duvida deve ser adrenalina total faze esse caminho; um abraço te mais;;;

Link para o comentário
  • Membros

ROZE,

 

Para o lado esquerdo vc vai acabar chegando no Bosque do Sol, é um condomínio fechado, mas vc pode passar por lá caminhando......Lá tem a Mãe D´Agua da CAchoeira do Vèu da Noiva. Mas eu recomendo ir além e andar até a última casa do condomínio (uma toda de pedra!!!) e subir a próxima serra. Aí vc estará em um lado do Parque NAcional da Serra do Cipó que é maravilhoso. Vc verá um vale maravilhoso!!!!! Poucos lugares na Serra do Cipó tem igual!!!!

Bom, daí para frente é só aventura, pois o caminho não tem trilha, mas há cachoeiras maravilhosas (como a do GAvião!!) Já demorei 4 horas e já demorei 1 para achar a cachoeira (quer dizer: eu não sei chegar lá)

CUIDADO! É um caminho se água e vc não encontra ninguém.

Se for caminhar por lá saia bem cedo, pq não pode acampar no condomínio fechado, nem no parque.

Abraços

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

To Vendo alguém pedir ajuda sobre o Candombe, vamos lá:

 

Candombe pra quem não sabe é uma dança e misto de religião, com base na cultura africana, é muito Comum no Brasil e no Uruguai.

 

No Barsil o principal ponto do Candombe é a serra do Cipó. A comunidade do Açude, fica na margem esquerda de quem vai de Bh para Serra do Cipó, estrada no antigo posto Rodoviário.

 

A festa em si, ocorre duas vezes por ano( Já fui em Ambas as vezes), a primeira é um misto da cultura africana e a Católica , um perfeito sincretismo. A fazenda de onde os escravos saíram era é até hoje devota de um santo e na festa do Santo ocorre a primeira dança do candombe, só que mais fechada e quase sem pessoas de fora. Da vontade de cair na dança, o batuque dos tambores é forte, a emoção é contagiante, e não demora muito pra se aderir ao dançar . Na ultima vez, fiquei na fazenda de onde os escravos são originários, só a capela da Fazenda tem 176 anos.

 

A segunda festa ocorre no segundo final de semana de setembro, porém, esta tornou-se um tanto comercial, em função do modismo do tambor mineiro ( Não gostei desta festa), muita gente e você quase não se "entrosa" com a musica e com os habitantes do açude.

 

O açude é o local onde moram todos os participantes do Candombe, em 2004( se não me engano), foi declarado pelo Ministério da Cultura como Quilombo do açude e por isso começaram a dar mais valor.

 

Vale a pena conhecer uma pontinha da cultura africana sem modismo e superficialidades. Atentar para as datas que ocorrem, pois, não são muito divulgadas.

 

Abração,

 

Rogério Félixid="blue">

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...