Ir para conteúdo

Patrocinios em viagens


Posts Recomendados

  • Membros

Ai galera, meu primeiro topico!

Tipo q a maior dificuldade de um viajante é, na maioria das vezes, o dinheiro! Sei de historia de pessoas q ja conseguiram patrocinios...

Queria saber como q funciona. É so sair pedindo patrocio pra todo mundo alegando q a empresa estaria "incentivando a cultura"??? Ou tenho q ofecerer algum serviço "pra empresa"???

 

Alguem ai ja conseguiu patrocinio? Como funciona???

 

valeu galera

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Eu tb pensei nisso de pedir patrocínio mas é complicado de chegar numa empresa e pedir grana pra viajar..

eu pensei em fazer tipo um "livro de ouro" ou sei lá como o pessoal chama... onde cada um que doasse alguma quantia teria seu nome inserido no livro e eu traria uma pequena lembrança do local visitado...

nem q seja um cartão postal.. heheh

pois eh sei lah.. coloquem mais ideias ae...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

aí....eu tbm pensava nisso

 

mas saiba que eh preciso trabalhar muito pra isso, o que acaba transfomrando sua viagem num projeto...

 

conseguir um bom pratocinio depende de uma boa idéia (algum trabalho interessante), e antes e depois da volta de muito trabalho! acaba perdendo um pouco da diversão (na minha opinião), claro que cada um tem sua opinião, e cada um tem sua forma de ver isso

 

de qualquer forma, eu tenho uns textos legais sobre como conseguir patrocínio que consegui num site, se tu quiser é só ir no final dessa página que tem lá

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Galera,

 

realmente não é fácil conseguir patrocínio, mas não sei se sabem algumas empresas tem orçamento reservado para isso, não que sejam legais e boa samaritanas, mas que eles podem abater do imposto de renda.

Para isso o objetivo do patrocínio deve ser cultural ou esportivo, ninguém patrocina viagem de lazer, hehehe. Se você for um esportista profissional (ciclista por exemplo) já tem muito mais chances, ou um cientista (biólogo) aí a coisa fica mais fácil ainda...

 

A necessidade de viajar deve ser crucial para vc atingir seu objetivo, por exemplo, "estudar os hábitos alimentares da codorna de rabo azul durante a cheia do Pantanal Matogrossense".

 

A partir daí vc vai ter que montar um projeto, detalhando tudo que vai fazer, quando vai fazer, quanto vai custar e que resultados pretende obter... Isso deve estar muito bem escrito para poder mandar às empresas que selecionou para te patrocinar, é bom também colocar qual tipo de ajuda precisa, pois pode ser em dinheiro, material (livros, instrumentos etc), transporte, hospedagem...

 

Também deve descriminar quais os retornos possíveis para a empresa, no caso de patrocinar seu projeto,no caso de nosso projeto exemplo, se a empresa for de ração para pássaros, o resultado da pesquisa é suficiente, mas se for uma empresa de artigos esportivos vc vai precisar de outro argumento, como inserção na mídia (rádio,tv) mas aí vc vai ter que se preocupar em conseguir esses resultados, além da pesquisa é claro...

 

Acertado tudo, vcs vão assinar um contrato... vai viajar e quando voltar vai ter que apresentar os resultados, e se não forem satisfatórios é bem capaz de ter que responder judicialmente.

 

Como o amigo Gabriel disse "dá trabalho", talvez seja mais fácil usar a energia pra trabalhar e juntar a grana do que tentar conseguir um patrocínio...

 

boa sorte !

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ola!

Concordo com td que o MichelSchon falou, mas vc ainda tem uma grande chance de conseguir um patrocinio...

O grande lance de vc conseguir, e saber onde pedir!

Nao adianta de nada vc ir pedir patrocinio em lugares que sabe que isso nao seria de utilidade...

Te falo isso pq ja trabalhei com producao de eventos, e quando eu ia pedir patrocinio para eventos maiores, eu tinha algumas empresas que eu ja sabia que tinha mais chances...

Vou te dar uma dica que pode ser util, se vc realmente pensa em viajar patrocinado, procure por empresas que estao comecando a crescer, e que estejam de alguma forma relacionadas a sua trip!

Nao vai adiantar vc ir pedir patrocinio em lugares que nao se relacionem a trip, pois dificilmente vc conseguira...

Empresas em desenvolvimento tem mais facilidade de patrocinar, porque precisam de marketing, e com isso suas chances aumentao!!!

Se precisar de mais dicas de como conseguir patrocinio, pode contar comigo!

 

Um abraco a tds!!!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Vou contar uma historinha p vcs.

 

Há dois anos atrás eu investi todo o meu dinheiro e tempo na pesquisa, elaboração e desenvolvimento de um projeto de expedição que duraria 4 anos e seria de volta ao mundo.

 

Hoje o projeto está engavetado aguardando em me formar no final do ano q vem p dar continuidade aos trabalhos para a expedição finalmente rolar, mas o que eu quero deixar claro é que não é fácil não!

 

Eu ia contar como foi a minha história, mas ia demorar muito, então vamos ao q interessa:

 

É complicado desde o início, ou seja: A concepção da idéia, a pesquisa para fundamentá-la e "fechar" o escopodo projeto, o enquadramento em leis de incentivo (pq acho pouquíssimo provável q alguém libere alguma grana q não seja deduzida do imposto devido), a captação de recursos, o gerenciamento do projeto (tem q ter uma equipe já tarimbada em projetos culturais e dessa natureza, p garantir um menor índice de fracasso - isso é importante p vc e muito mais importante para os patrocinadores. Veja bem, eu disse - Os Patrocinadores, pq também é pouquíssimo provável que seja um só, e muito provável q seja entre 5 e 1000 patrocinadores!) isso significa muito mais trabalho p vc e sua equipe, já que o pedido de patrocínio não pode ser o mesmo para todos e sim customizado!!!!

 

Ainda no gerenciamento do projeto, vc tem que mandar muito bem na divulgação e nos produtos que esse projeto vai gerar. Vai ter site? (inviável pensar em projeto, principalmente de expedição se não houver um site com fórum, divulgação dos patrocinadores e parceiros, entrega de brindes para visitantes, etc), vai ter camisas, bonés, DVD dos assuntos abordados na Trip?

 

Afinal, qual o tema da sua expedição? Não dá p ser de um cara legal viajando p lugares mais legais ainda!! Tem que ser, como já disseram, algo cientifico, esportivo e/ou cultural. Sabia q existem leis específicas para cada um desses temas? E cada estado têm as suas! Na esfera federal tem a Rouanet.

 

EX: vc quer viajar pela América do sul. Primeiro passo: veja qual a relação do Brasil (e dos patrocinadores) com esses lugares que vc pretende passar. Veja isso ao longo da história, pq se vc não tiver uma idéia de qual bandeira vai levantar, esse apanhado histórico pode te dar uma luz. Daí veja um fator esportivo, cultural ou cientifico que tenha relação com vc e com todos esses lugares q pretende passar, alinhavando a sua idéia de modo q justifique vc passar por eles em uma expedição. Tá, mas ai vc vai fazer o quê quando estiver nesses lugares? O que justifica a sua presença lá, já que temos acesso a muita informação hoje em dia pela Internet, etc???

Acho q vc deveria registrar alguma coisa. Fotos são legais, mas legal mesmo são vídeos, mesmo q seja do seu making of, aliais isso é super legal e rende coisa p caramba!

 

Ou vc vai fazer o levantamento de alguma informação cientifica/cultural? Daí a filmagem, fotos, etc podem justificar a sua presença, mas o q justifica esse levantamento ser feito dessa forma? Terá um caráter artístico?Vai ser um documentário? Ou um curta-metragem? Ou um programa de TV? Ou vc vai vender matérias para uma emissora incluir na sua seção Turismo?

 

 

Então depois de tudo isso e conseguir os patrocinadores, estar com a equipe formada e o projeto já em andamento, vc deve tomar muito cuidado com o fechamento do projeto, o que chamamos no mercado cultural de Prestação de Contas. Se vc não fizer isso muito bem, muito direitinho vc pode simplesmente ser processado, seus bens confiscados para pagar a dívida e ainda ser preso!

 

 

Patrocínio não é brincadeira e muito menos aventura, não é algo que se joga p ver no que vai dar! Vc estará usando dinheiro público e terá que convencer os patrocinadores em meio a muitos outros bons projetos, de grande relevância sócio/cultural e q serão defendidos por Produtores experientes, extremamente profissionais no trato com os grandes executivos de marketing e finanças das empresas!!! Esses caras recebem zilhões de projetos solicitando o mesmo q vc!!! Quais são os seus diferenciais??? Se o seu projeto tiver um cunho social, vc já estará na frente de muito concorrentes!

 

Vai encarar?! Então nunca faça isso sozinho! Pq vc corre o sério risco de ser engolido e ainda roubarem a sua idéia. Aliais, preste bastante atenção nisso, pq o mercado ta cheio de gente legal assim como de gente que mais parece uma ave de rapina! Não seja inocente!

 

Então vai aqui um conselho:

 

Se vc quer operar a cabeça, busque um bom cirurgião neurologista.

 

Se vc quer fazer um Projeto Cultural, busque um bom Produtor Cultural com experiência em expedições ou projetos que fizeram turnês longas. Mas esses profissionais têm um custo/hora bastante elevado, então não desperdice o tempo de ninguém chegando muito"cru" propondo uma parceria sem estar relativamente informado de como funciona e do quê especificamente vc quer fazer. Caso contrário, vc terá q bancar as consultorias todas e todos os serviços para chegar a um patrocinador com tudo bonitinho! Nesse caso, é melhor vc colocar a mochila nas costas e sair por conta própria!

 

 

Veja alguns sites:

 

- webventure

- Revista Marketing Cultural

- MINC - Ministério da Cultura

 

 

Se precisarem de alguma coisa é só me enviar um e-mail q farei o que puder.

ffreire4@hotmail.com

 

 

Té mais

 

Fernnanda Freire

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • Membros

Então, como eu falei, o meu projeto tá na gaveta e tem três motivos p isso:

 

Primeiro, pq não não suportei mais segurar as despesas, vc não tem idéia do quanto isso pode se tornar caro, só as minhas contas de telefone não vinham menos que 500,00 Reais... enfim, o projeto é grande mesmo, mas mesmo num projeto pequeno as contas ficam em torno disso... talvez agora não mais pq tem essas novas conexões q o custo dos interurbanos ficam como ligação local... Se vc não sabe como isso funciona, pesquise pq é uma grande tendência no mercado q ta facilitando consideravelmente o trabalho de produção. O meu aqui em cassa é assim, eu não pago mais conta de telefone!Mas eu não sei como foi instalado... e como foi instalado pela empresa do meu namorado eu tenho receio de perguntar e perder o benefício.

 

Segundo, pq eu meio q casei!! Se bem q isso não iria me impedir... mas sabe como o la mour!!!

 

Terceiro, e mais grave motivo, é que eu fui inocente! Dei uma de Super mulher e resolvi fazer quase tudo sozinha, mas o problema não foi eu ter ficado doente de tanto estresse, não esse não foi o problema! O q me fez engavetar o projeto foi terem me sacaneado, resolvi nadar com os tubarões e me fodi! Acho q roubaram a minha idéia e me boicotaram nos trâmites burocráticos... foi papo brabo mesmo, cheguei a dar entrada nos processos com advogado e tudo para resolver as coisas...

 

No fim, eu não tive mais fôlego para continuar, então mudei a estratégia. Iniciei a faculdade no curso q eu iria fazer na volta - o de Produção Cultural - enquanto eu curto o La Mour e redimensiono o projeto para eu dar continuidade depois q eu me formar. O legal é que estou direcionando as minhas atuais atividades de modo que alicercem o projeto no futuro. E nisso acontece um fenômeno chamado sincronicidade, que sempre me coloca diante de coisas q fortalecem o meu Know-how para atingir o meu objetivo... chega a ser engraçado!!

 

Respondendo a sua pergunta, eu parei na produção, mas já estava também na captação de recursos... já tinha entrado em contato com o gerente de marketing de um dos grandes patrocinadores do projeto. Tinha já feito os acordos com os parceiros, etc

 

No final das contas acho q era p eu ficar aqui por algum motivo, q eu até tenho alguns insigths sobre isso... aliás vc precisa observar isso também... a vida te dá sinais q seria prudente vc não ignorá-lo tentando impor a sua vontade... O universo tem o seu modo próprio de criar harmonia...

 

Hoje eu tenho muuuuuuuuuuito mais calma para tocar um projeto pessoal... pq é diferente vc tocar um projeto criado por outra pessoa e um projeto que é seu, é seu filho, é o projeto da sua vida... nesse caso fica difícil segurar a onda quando as coisas começam a dar errado... mas na produção cultural é assim mesmo, vc nunca termina como idealizou, algo sempre te surpreende - para melhor ou pior -daí é bom ter um plano de contingência, um Plano B, sabe? Eu to no meu plano B! Mas a meta ainda é a mesma!!!!

 

Mas, como Fernando Sabino já dizia...

 

No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.

 

 

Bem, e é só!

 

Te+

 

Fernnanda Freire

 

 

Me fala do seu projeto, em q pé ta?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fernnanda,

acho que vc falou certo: talvez não era a hora certa pra vc ir...

e quando for a hora tu vai curtir mais e talz

 

quanto ao meu projeto, que é uma coisa que eu faria daqui a muitos anos, eu desisti de pedir patrocinio...

tinha pensado nessa hipotese, mas li mto sobre as pessoas que viajam patrocinadas e vi que era uma coisa mto séria...

 

não quis perder a liberdade da viagem que eu sonhei pra cumprir com a responsabilidades de um projeto financiado

eu optei por adiar mais, porém ir com a liberdade de no meio do caminho mudar o roteiro, ou mudar o meio d transporte e talz..

 

e eu num tinha uma razão certa pra conseguir um projeto, fui na idéia de que, por exemplo, uma marca de carro patrocinaria minha viagem só pq eu tava com o carro deles ...

precebi que num eh bem assim, e num eh soh receber o dinheiro pra viajar.. nós temos que cumprir com objetivos e responsabilidades e tal.. acabei desistindo do patrocinio, mas não da viagem

 

boa sorte com seu projeto e planos, e valeu por ajudar o pessoal

Abrçs,

Gabriel

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...