Ir para conteúdo

Travessias do PN da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Eu conheço pessoas que moram na serra da bocaina.

 

Só pago o onibus de são josé dos campos até a cidade de SILVEIRAS (conhece?) de lá, vou até o bairro dos macacos, de onde parto para a casa dessa pessoa. a pé são 6 até 8 horas dependendo da velocidade da subida. O lugar onde fico fica no meio da serra, bem afastado de todas as cidades por perto. Nessas minhas ferias de julho, pretendo ir para lá, conhecer o local mais profundamente.

Lá tem muitas cachoeiras como a cachoeira da caroba e a mais conhecida, a dos veados com suas imponentes 7 quedas.

 

Realmente , a serra da bocaina é um lugar magnifico... o melhor lugar q já fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 93
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

E aí Pedro.

 

Nao conheço essa cidade, apenas se passa por ela p/ se chegar em S.J. do Barreiro (sede do PN S.Bocaina).

 

A cidade é muito famosa no Brasil pela Festa do Tropeiro, q ocorre todo fim de Agosto.

 

Sei também q a cidade é bem conhecida por ter varias estradas muito usada pelo pessoal do Off-Road. Tanto p/ motos qto p/ carros.

 

No topo da Serra tem o Morro da Boa Vista, q fica perto do Pico do Tira Chapéu, onde cheguei a ir. Se tem uma bela visao de toda a regiao.

 

Qto a outras atraçoes como cachoeiras, trilhas......

Eu desconheço.

 

Espero ter ajudado.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Augusto,

no dia 20/09 fiz umaparte dessa caminhada em setembro. Não tinha muito tempo para fazer a travessia e a previsão do tempo não era das melhores. Optamos por começar em Laranjeiras, pegar a trilha da praia do Sono passando por Antigos, Antiguinhos, Galhetas e pernoitar em Ponta Negra. Abaixo um breve relato:

Estava pensando o que fazer nas férias e vi um relato sobre a travessia da Ponta da Joatinga. Fiquei interessado e procurei saber mais a respeito da trilha, inclusive no site "mochileiros", ao mesmo tempo que buscava interessados para a jornada. A minha namorada disse que éramos "Os Quatro Malucos"

Depois de tudo mais ou menos acertado a preocupação era com a previsão do tempo que não parecia nada favorável para o sucesso da caminhada. Diante disso optamos por fazer apenas uma parte do percurso que começaria e terminaria na comunidade de Laranjeiras, onde pegaríamos a trilha até a praia do Sono, passando por Antigos, Antiguinhos, Galhetas e Ponta Negra, onde acamparíamos.

Saimos do Rio por volta das 5 da madruga debaixo de uma chuva que parecia não acabar. Na altura de Angra, se não estava chovendo, o tempo estava bem nublado. Em Paraty idem e o nosso ânimo também.

Só ao ao sair da estrada para pegar a estradinha que nos levaria a comunidade de Laranjeiras é que a situção começava a melhorar. Deixei o carro na casa de uma moradora da região, que cobrou R$ 5,00 por dia e partimos.

O tempo nesse momento já estava melhorando e o sol dando o ar de sua graça. Enquanto isso no Rio caia o maior temporal.

Como não havia preocupação com o tempo, a caminhada teve várias paradas para banhos nas praias até chegar em Ponta Negra por volta das 16 horas.

Ao invés de acampar, onde pagaríamos R$ 5,00 por pessoa a diária, uma nativa da região nos ofereceu uma casa com três cômodos mobiliados com camas e colchões, banheiro e cozinha com fogão e utensílios por R$ 10,00. Não pensamos duas vezes e topamos na hora.

A essa altura do campeonato não tínhamos disposição para mais nada que não fosse um banho e uma refeição. estava cansado depois de dirigir por quase quatro horas e da longa caminhada.

Fomos dormir por volta das 19 horas. No dia seguinte iríamos conhecer a cachoeira do saco bravo.

O dia 21/09 amanheceu morno, muitas nuvens no céu impediam a presença do sol. Tomamos um café da manhã reforçado e fomo em direção a cachoeira do saco bravo.

Depois de quase duas horas de uma caminhada moderada, chegamos lá. Sem comentários para tanta beleza que é o lugar. Uma cachoeira que termina literalmente no mar é fantástico.

Voltamos para a casa e combinamos com a pessoa que nos alugou a casa que fizesse uma refeição para nós. Pagamos R$ 8,00 por uma refeição composta por arroz, feijão, peixe frito e salada.

No dia seguinte estaríamos voltando e a idéia era pernoitar no Sono e voltar ao rio na sexta-feira. Mas a chuva que caiu na madrugada antecipou nossa volta e optamos por sair bem cedo e almoçar em Paraty para conhecer o centro histórico. Chegava o fim de mais uma aventura.

Vale ressaltar algumas considerações:

Apesar da beleza das praias, a sujeira está tomando conta do local e algo tem que ser feito.

Em ponta negra pude observar algumas pessoas fazendo o uso de drogas ilícitas, maconha mesmo, às claras e na frente das crianças.

 

 

Sds,

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Marcelo.

 

Uma pena mesmo vcs pegarem esse tempo fechado na Joatinga.

Na minha primeira vez q fiz esa travessia, também peguei tempo ruim qdo cheguei em Ponta Negra.

 

Fiquei curioso sobre essa Cachoeira do Saco Bravo. Vi falar q existem varios poções subindo aquele rio q desagua na Praia das Galhetas.

Vc foi a algum?

 

Sobre o uso de drogas ilicitas, isso é muito comum.

 

Rola muito isso na Praia do Sono.

 

Praias assim de dificil acesso, é onde o pessoal mais usa.

 

 

 

Uma das melhores praias q ficam na Joatinga, na minha opinião, é a Antigos.

Pena q as ondas são muito fortes.

 

 

Mas é isso aí.

 

Espero q em uma próxima vez vc possa fazer toda a travessia.

Mas faça iniciando lá na Praia do Pouso.

Desse jeito vc não se cansa tanto, pois a subida do morro antes de chegar em Ponta Negra é bem menos ingreme.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Pessoal,

sou novo aqui, e seus relatos sobre a travessia da joatinga tem sido muito importantes para o planejanento de nossa travessia, estamos pretendendo ir de 12 a 15 de novembro, e estou preocupado de onde partir, onde deixar o carro, se é aconselhavel levar minha filha de 11 anos, se puderem me ajudar, agradeço.

 

 

 

Um forta abraço

Miguel Torres - RJ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...