Ir para conteúdo

Dicas para a foto perfeita


Posts Recomendados

  • Respostas 98
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Eu tenho uma camera digital de 2.1 MP e queria saber como tirar boas fotos com ela, pq a maioria das dicas do fórum eh pra maquinas profissionais.

A minha camera tem 2.1 MP, 02 tipos de resolução (800x600 e 1600x1200)com 3 qualidades cada uma. Tem 5 tipos de flash (automatico, redução de olhos vermelhos, noturno, permanente e sem flash), zoom digital de 2x, balanço de branco, compensação EV e nitidez.

Se alguém tiver alguma dica, pode escrever aki, por favor....

Valeu!

 

Mika.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Composição, enquadramento e criatividade independem da resolução da câmera!

 

Com essa sua digital vc pode tirar fotos praticamente tão boas quanto uma máquina dita "profissional".

 

Só não recomendo usar o zoom digital, que não serve pra nada. No mais, só tem um jeito de acertar: errando! Use os recursos da máquina, o balanço de branco faz muita diferença dependendo do tipo de luz, idem para o EV.

 

As dicas que têm por aí servem pra sua camera sim, não desanima nao! :-)

 

[]'s!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Mika Crazy.

Concordo com o Samuel adv. Eu, por exemplo, tenho uma digital Canon Powershot A60, de 2MP, e ao longo de mais de 2 anos que venho batendo fotos com ela, já consegui bater muitas fotos das quais me orgulho. Na verdade o número de pixels apenas serve para saber até que tamanho nos podemos ampliar uma foto quando impressa. Para até 13 x 18 bastam 2MP, que proporciona uma "concentração" de pixels suficientes para conseguir excelente qualidade de imagem. O que realmente importa é a qualidade da objetiva e do sensor. Brinque bastante com sua máquina e consulte vários sites sobre fotografia antes de partir para sua viagem. Será de muita ajuda. Aí vão umas dicas de sites: http://geocities.yahoo.com.br/cartaodeembarque/CursoFoto.html

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u13631.shtml

http://www.quesabesde.com/camdig/pagarticulos.asp

É isso. Espero que seja de alguma ajuda.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É o seguinte:

 

você pode utilizar a técnica do "Flash Aberto". Não se trata de marretar seu flash para abrí-lo hehehe. A técnica consiste em manter sua câmera em um tripé, na velocidade "B", aí com o flash na mão você vai fazendo vários disparos em várias direções para iluminar todo o local. Logicamente os resultados irão variar dependendo da quantidade de iluminação natural do local, do tamanho da caverna e da potência de seu flash. Vale a pena fazer várias experiências e ir anotando qual negativo, teve qual configuração da câmera e quantidade de disparos. Aí você pode encontrar um meio termo...

 

O ideal é usar um filme de alta sensibilidade. Acho que 400 ASA é o ideal , pois 800 ASA costuma perder definição e cor além do grão ficar enorme. Se a caverna for extensa procure fechar o diafragma (f/11 ou f/16) para obter uma maior profundidade de campo. Observe que quanto mais você fechar o diafragma, mais luz você vai precisar (no caso mais disparos...)

 

Espero que tenha ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fotos de pessoas - como evitar as poses

 

É sabido que, em muitos locais, é aconselhável pedir permissão antes de fotografar pessoas. Em lugares muito turísticos, por esse mundo fora, é normal os habitantes locais estarem acostumados à presença de objectivas. Mas nem sempre é assim. E, mesmo nesses lugares, há pessoas que não querem ser fotografadas. Porque não gostam, porque acreditam que o seu espírito vai ser "roubado" pela máquina, ou por qualquer outro motivo. Seja qual for esse motivo, é bom respeitá-lo. Principalmente com tribos ou minorias étnicas, mas não só. Qualquer pessoa tem direito a não querer ser fotografada.

 

O problema é que, uma vez pedida a tal permissão, as pessoas tendem a posar, imóveis como uma estátua, com um sorriso muitas vezes falso. E, como todos sabemos, o destino das fotos tiradas nessas condições quase sempre é o lixo. Aprendi pela experiência na estrada que, se tirasse duas ou três fotografias nessas condições - que à partida sabia serem inúteis (com uma máquina digital o custo era zero) - as pessoas começavam a relaxar. E se baixasse a máquina, como que a querer dizer "já está", as pessoas começavam a agir naturalmente, a descontrair. E agora sim, poderia tirar uma série rápida de fotografias sem as poses, antes que as pessoas se colocassem de novo em posição estátua...

 

Uma nota adicional. Se nos pedirem para apagar as fotografias tiradas sem permissão, devemos fazê-lo. Custa, eu sei, mas o respeito pelas outras culturas é, na minha opinião, uma das mais importantes regras que um viajante deve respeitar.

 

A propósito de boas práticas, um dos mais conceituados fotógrafos do século passado dizia que "se uma foto não está suficientemente boa, provavelmente o fotográfo não estava suficientemente perto". Mesmo não sendo verdade em todas as situações, dá que pensar...

 

Grande abraço e boas viagens,

Filipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...