Ir para conteúdo

Trekking 7 Praias Desertas - Ubatuba/SP


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

17.jpg

Foto: rodrigoschemesid="size1">

 

Sábado, 5 de Novembro de 2005 mesmo com essa primavera chuvosa e as vezes fria decidimos fazer um belo e tranquilo trekking pelas praias desertas de Ubatuba.

 

O grupo era composto pelo meu irmão e sua namorada, minha namorada Roberta e eu. Saímos de São Paulo perto das 8 horas da manhã e com muita calma no caminho chegamos ao meio dia no camping Superstar(http://www.campingsuperstar.com.br) onde iríamos ficar a noite.

 

Já estabelecidos no lugar, começamos a caminhada perto de 1 hora, começamos na Praia da Lagoinha que fica mais ou menos na altura do km 74 da BR. Lagoinha é uma praia com uma extensa orla, com mar bem calmo e muitos quiosques e povoada por condomínios luxuosos. Rumamos até seu canto esquerdo onde ela é cortada por um pequeno rio e que cruzando ele já conseguimos ver a trilha que nos levará até as outras praias.

 

Adentramos na trilha que por sinal nesse trecho é bem aberta e de fácil acesso, com muitas casas de pescadores locais e cruzamos por 2 praias acessíveis somente por trilha ou barco que são as praias do Oeste e Peres, ambas separadas por algumas rochas.

 

Mais 40 minutos de caminhada por uma trilha ainda aberta chegamos as praias do Bonete e Grande do Bonete, essa última muito boa para acampar pois possuía uma bica para obter água e muitas clareiras com sombras pra acampar e com muitos avisos para levar seu próprio lixo embora, provavelmente placas colocadas pelos próprios locais.

 

Decidimos parar na Grande do Bonete para um lanche e curtir a traquilidade da praia absolutamente vazia então pudemos desfrutar um belo banho em suas águas límpidas.

 

Logo voltamos a andar pois estávamos na metade do caminho, ao final do Bonete Grande encontramos mais casas de pescadores e algumas crianças brincando, havia também uma placa indicando as distâncias e a direção da trilha. Seguimos as placas e após uma subida muito íngreme avistamos às praias do Deserto e do Cedro, ambas com areia grossa, mar limpo e um banho convidativo.

 

Chegamos até o fim da praia do Cedro que é a última e subimos pra dar uma espiada através de umas pedras e tivemos a surpresa de ter uma bela visão de uma praia somente de pedras, perguntando aos locais fomos informados que o nome dessa praia era Cedrinho e que aliás não contava no meu mapa.

 

Apreciamos a vista mas a trilha para a praia da Fortaleza saía atrás do único barzinho que ali existia e sugundo os pescadores ainda tinhamos 50 minutos de caminhada e já era perto das 4 horas portanto tinhamos que apertar o passo se quisessemos voltar.

 

Essa trilha que sai do Cedro e vai para Fortaleza é a que exige mais esforço físicos de todas em comparação as outras caminhadas é também a mais fechada e escorregadia. Existe algumas bifurcações também mas é só se manter na trilha principal que não há erro. Existe uma casa vermelha no caminho que serve como referência. Após essa casa, começa uma subida que te leva até a crista do morro, aí sim, o sol veio forte e nos presenteou com uma vista impressionante do costão da Fortaleza. Fomos descendo e apreciando a vista até chegarmos enfim na Praia às 16 horas e 50 minutos.

 

40.jpg

Foto: rodrigoschemesid="size1">

 

Como a fome batia, resolver beliscar umas porções e uma brejas no quiosque e decidimos voltar de ônibus, afinal ninguém é de ferro. Pegamos o ônibus às 17:50 da Fortaleza até a BR e de lá outro para a Lagoinha e ainda tivemos a sorte de presenciar um lindo pôr do sol coroando esse dia repleto de praias desertas bem ao estilo de Ubatuba de antigamente.

 

48.jpg

Foto: rodrigoschemesid="size1">

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

E aí Rodrigo.

 

A uns anos atrás eu e a Marcia também fizemos essa trilha.

Foi bem legal, pois pegamos um tempo muito bom e um sol escaldante.

Deu p/ aproveitar bem as praias.

 

Ficamos nesse mesmo camping q vcs ficaram.

 

Nas praias nós nem paramos. Dois cachorros resolveram nos acompanhar desde a Praia do Perez.

Qdo chegamos lá na Praia do Cedro, tinha um casal acampando na areia da praia. Ali deve ser uma ótima praia p/ acampar, já q existe sombra e agua fresca.

 

Caminhamos um pouco mais pelo costao e descansamos em uma pequena praia, ao lado da Praia do Cedro.

 

Depois seguimos até a P. Fortaleza e voltamos p/ o camping.

 

É uma bela trilha p/ um dia qqer, já q as praias sao muito pouco visitadas.

 

Qqer dia a gente volta lá.

 

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Rodrigo!! Eu tbm já fiz essa trilha, mas foi só até o Gde Bonete. É mto lindo!! Eu até vi golfinhos na praia do Peres!!! Mto legal. Agora tô planejando ir até o final no ano q vem.

Essa estrada da Fortaleza tem uns 7 km, né?? Já fui até lá. É chata msm. Mas tinha um esquilo no caminho, ai tirou um pouco do tedio..rs!! Acho q eu tenho sorte com bicho!!

 

[]'s...MIKA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...