Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

id="Verdana">id="size6">id="blue">

 

Olá gustavo,

- Onde hospedar ? Existem algumas pousadas simples no povoado de São João. O povoado está muito próximo das principais cavernas. Vários guias moram no povoado.

 

-Qual lugar para ficar mais próximo de tudo ? Acho melhor se hospedar no Povoado de São João. Ali moram aproximadamente 150 pessoas, mais é possível se hospedar e se alimentar. Além, claro conseguir serviço de guias do local.

 

- Que cavernas não posso deixar de conhecer. As cavernas imperdíveis são: Sistema Terra Ronca/Malhada: Caverna monumental com salões magnifícos.o Rio da Lapa mergulha no interior da caverna. Não deixar de ver Terra Ronca I, desabamentos, Buraco das Araras (uma dolina de 65 milhões de anos) e principalmente o Salão dos Namorados em Terra Ronca II. Caso tenha tempo, seria interessante conhecer o encontro de Terra Ronca com a Caverna Malhada (Terra Ronca I com 750m, Terra Ronca IIcom 7500m e Malhada com 8300m). Sistema São Mateus/Imbira: foi por muito tempo a maior caverna brasileira.É sem dúvida a caverna mais rica em formações no Brasil (espeleotemas).O Rio São Mateus mergulha no seu interior e lhe empresta o nome. A Prainha, onde podem ser vistos os bagres albinos se a água não estiver barrenta, deve ser vista. O Salão dos 700, é imperdível. Contudo só é liberado para grupos muito pequenos, em virtude da fragilidade das formações. Veja também o chuveirinho. Para se chegar ao local é preciso uma caminhada de 5km por vegetação de cerrado e mata de galeria ao se aproximar da caverna. São Mateus I com mais de 10Km, São Mateus II com 5300m, São Mateus III com 10828m e Imbira com 7500m. Sistema Angélica/Bezerra: Angélica é de fácil acesso e visitação.O Rio Angélica mergulha na escuridão dos seus salões, reaparecendo em salões mais abaixo. É a mais longa caverna do parque com 14100m. A resurgência do de Angélica é junto da Caverna Bezerra. Outras cavernas que podem ser visitadas são São Bernardo e São Vicente. São Bernardo é rica em formações. Ainda não está totalmente mapeada. Divide-se em São Bernardo I, II e III. O grupo Bambuí de Espeleologia está trabalhando na topografia e mapeamento de São Bernardo. Alguns salões podem ser visitados. Dois rios se encontram em seu interior. São Vicente recebe o Rio São Vicente. É o mais caudaloso (5m3/s). Tecnicamente é a mais difícil de ser visitada no Brasil. Possui dezenas de cachoeira em seu interior. A mais alta - a Garganta do Diabo - tem 20m de altura. Para explorá-la é preciso ser "profissional da área"!. Contudo a sua boca e alguns salões da entrada podem,e devem, ser visitados.

 

- Outros lugares para conhecer. Acho que as veredas são imperdíveis. A Serra Geral de Goiás é um divisor de águas. Para leste nasce os rios da Bacia do Tocantins. São veredas com paisagens belíssimas.Acho interessante tirar um dia para conhecer a cidade de São Domingos. Fundada no ciclo do ouro tem uma arquitetura antiga (a parte velha)com casebres e um povo receptivo. Veja o Morro do Moleque na ida - uma linda imagem.

 

- Quais as dificuldades para chegar até lá? Não existe dificuldade. Da Rodoviária de Brasilia até o Povoado de São João são 380Km. O roteito é Brasília-Alvorada do Norte-Posse-Guarani-São João. O Asfalto vai até Guarani que está a 50Km de São João.

 

- O que eu não posso esquecer de levar? Calçado próprio para andar na água dentro das cavernas, roupas leves, calças para as caminhadas. Os tecidos devem ser desse que secam rapidamente, para não pesar. Ah! e muito "juizo"...

 

Os maciços rochosos da região têm aproximadamente 600 milhões de anos. Aliás, são depósitos sedimentares de algas que existiram no grande MAR INTERNO que cobriu o Planalto Central entre 2 bilhões e 130 milhões de anos atrás. Portanto, é preciso respeitar essa natureza...

 

Veja meu site que tem muitas informações e fotos da Região: www.fotolog.terra.com.br/jhfotografia

 

Um grande abraço,

JOSÉ HUMBERTO

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Aí, galera do mato.. ou bichos da terra, sei lá...

bem, estou indo para o PARQUE NACIONAL DE TERRA RONCA.. ONDE A TERRA REALMENTE RONCA!

Estarei sozinho.. provavelmente.. mas estarei lá.. tentando entender a natureza estranha de que é feito o mundo... neste feriadão de 7 de setembro..

Será que tudo dará certo? tenho um certo medo... mas espero que tudo dê certo ou jamais voltarei de lá.. :( falows...

Poderei morrer amanhã.. no mato com os bichos do mal...

sei lá...

 

Postado - 02/09/2004 : 00:28:32

você conhece bem a lei da vida para lugares perigosos... Deixe com alguém o endereço que vai. Deixe também a data aproximada de volta. Se possível leve um GPS. Procurando sempre local onde se tenha água. Alimentação que sobre para ficar na mata em caso de emergência.

Dê notícias, amigo mochileiro!

Dete

Se você quer, você pode!

Postado - 03/09/2004 : 12:56:51

 

falem... estou indo amanhã para Terra Ronca.. não sei.. mas devia ter ido hoje e matar trabalho... mas já estou no trabalho e não vai dar mais.. hehe.. ora, essa.. queriam que eu fosse atrás de uma excursão.... só que não rola.. não vou achar.. não vai dar, não... bem.. lá vou eu!

Poderei morrer amanhã.. no mato com os bichos do mal...

sei lá...

Super Evil

Postado - 14/09/2004 : 10:03:18

 

galera, não consegui ir para terra ronca porque não rolou o feriado segunda.. então no dia de finados, será que não é um presságio? - eu irei... vou ver depois se posto algumas fotos aqui........

Poderei morrer amanhã.. no mato com os bichos do mal...

sei lá...

Super Evil

Postado - 03/10/2004 : 21:16:28

 

finalmente estou indo para terra ronca.. vai ser no feriadão de 12 de outubro.. bem......

o que dizer?????? não tenho nada a dizer....

Poderei morrer amanhã.. no mato com os bichos do mal...

sei lá...

Postado - 18/11/2004 : 17:14:00

 

oi...ninguem postou mais nada aqui...e aí como foi a viagem...

abraços

Thaine Regina

Postado - 29/11/2004 : 14:25:39

As paisagens: O maior atrativo turístico do parque são, sem dúvidas, as grutas e cavernas, que atraem espeleólogos, turistas, aventureiros e curiosos de toda parte do mundo para conhecer as belezas naturais, florísticas e da fauna, os rios de águas cristalinas, que formam lagos subterrâneos, e os enormes salões internos das cavernas, ricos em minerais, e as formações rochosas, formadas pelas belas e expressivas estalactites e estalagmites. A diversidade biológica do parque é enorme, já foram registradas mais de 150 espécies de aves, e quase 50 de mamíferos.

 

A vegetação, formada por cerrado, cerradão, matas de galeria e veredas, se constitui em excelentes habitats para uma enormidade de espécies animais. A região é ainda muito bem servida por rios, dos quais cinco pertencem à bacia do Paranã e formam um dos mais belos e significativos conjuntos geoespeleológicos do mundo, alguns inclusive sumindo dentro das cavernas. É o maior sitio de cavernas da América Latina. Muitas delas ainda estão para ser descobertas e/ou mapeadas.

 

São cavadas por rios que mergulham para dentro da terra formando aberturas de indescritível beleza. Fora as cavernas, também há uma cachoeira perto de Guarani de Goiás (no mapa aparece como Coatiçaba) e uma formação de morros esculpidos pelo vento e pelas águas que se parece com uma cidade de pedra perto de S. Domingos. Não se pode deixar de citar o curioso Morro do Moleque, perto de S. Domingos. Além disso, há a represa em torno da cidade que permite um bom banho de final de tarde.

VALEU.

PS: ESSAS PALAVRAS NÃO SÃO MINHAS!!!!

"Quando não se pode voltar, só devemos ficar peocupados com a melhor maneira de seguir em frente." (Paulo Coelho).

thiagodesa

Editor

Postado - 16/12/2004 : 12:25:58

Um link bacana pra quem quer visitar a Terra Ronca está ai:

http://www.viaecologica.com.br/ecoguias/terraronca

Ate logo

Thiago de Sá

p.s.: alguem aqui ja foi a Terra Ronca??

Postado - 28/12/2004 : 14:46:29

 

Algum mochileiro sabe me dar informações sobre a comunidade do Coxipó do ouro em Cuiabá e qual o melhor acesso ao trecho preservado do rio Coxipó?

renato soares gusmão

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Perdão Gustavo! Eu pensei que vcs quisessem conhecer também a cidade de São Domingos, que possui um lago com praia artificial, a caichoeira da usina hidrelétrica e o morro do moleque, que são belíssimos cartões postais. Na cidade ainda existem ruas históricas, do tempo da mineração e muitas manifestações culturais e religiosas, como é o caso das festas de agosto, entre 01 e 04 do mês de agosto, a lamentação das almas, na semana santa e muito mais.

Pra quem deseja chegar em Terra Ronca, ou no povoado de São João sem conhecer a cidade, o melhor caminho e por Guarani (BR 020 - Posse - Guarani - São João).

Um abraço à todos.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Oi galera! Se alguém tiver informações de como se deslocar da Chapada dos Veadeiros para Terra Ronca, estradas, transporte, etc... agradeceria. Vamos em Janeiro para a Chapada e se der gostaria de dar uma esticada.

Li alguma coisa que na época das chuvas ´deve haver mais cuidado na visita as cavernas com os rios subterrâneos. Quando estive na Chapada Diamantina, também na estação das Chuvas, os guias sempre alertavam. Será que compromete muito? Bom, também não sou espeleólogo (é assim que se escreve? lol ) para querer ver tudo, mas sim dar uma bisbilhotada por lá!

Valeu. Abração pra todos!!

Vanlorenzi

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Sem carro é complicado se locomover por lá. Quando fui, ficamos em um camping logo na entrada da caverna Terra Ronca, e tínhamos que ir buscar a guia que morava em um povoado lá perto. Também para as outras cavernas precisava ir de carro. Sem contar que bem que podia ser um jipe, pq tínhamos que atravessar um rio bem rasinho e parecia que o carro ia ser levado toda vez... [:)]

Pode-se tentar pegar carona por lá, mas acho complicado.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Andei sondando com algumas pessoas da Chapada e me disseram que a temporada das Chuvas pode prejudicar os passeios em Terra Ronca e que daria para ver apenas a entrada de uma ou duas cavernas. Então não sei se vale a pena ir para la em Janeiro. Se Deus quiser vamos para a Chapada dos Veadeiros e quanto a Terra Ronca, por enquanto, fica no Stand By!! Abraço a todos.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...