Ir para conteúdo

Travessias do PN da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga


Posts Recomendados

  • Respostas 93
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Oi Miguel.

 

Na minha opinião, a melhor maneira de vc fazer essa travessia é entrando pela Praia do Pouso e terminando em Laranjeiras.

E a vantagem é q em Laranjeiras vc já pega o circular de volta p/ Paraty.

 

 

Tem uma leve subida logo q vc descer nessa praia em direção a Praia Martim de Sá e uma subida longa entre a Praia do Cairuçú e Ponta Negra.

Mas nada comparavel a subida q vc irá encontrar se vc estiver vindo lá de Ponta Negra em direção a P. Cairuçú.

 

O melhor lugar p/ deixar o carro é em Paraty. Alguns deixam em frente a rodoviaria.

 

Qto a levar uma menor de idade, depende. Se ela já estiver acostumada a caminhar durante muito tempo seguido, sem problemas.

 

 

Qqer outra duvida.

 

Abcs.

 

 

Augusto

 

 

 

 

quote:Originally posted by Logo-ali

 

Oi, Pessoal,

sou novo aqui, e seus relatos sobre a travessia da joatinga tem sido muito importantes para o planejanento de nossa travessia, estamos pretendendo ir de 12 a 15 de novembro, e estou preocupado de onde partir, onde deixar o carro, se é aconselhavel levar minha filha de 11 anos, se puderem me ajudar, agradeço.

 

 

 

Um forta abraço

Miguel Torres - RJ.

 


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

E aí Miguel.

Pode ficar tranquilo.

Mesmo se o tempo estiver nublado ou chuvoso dá p/ fazer essa travesia sem problemas.

 

Pelo q fiquei sabendo já existem varios grupos q irão fazer essa travessia no Feriado.

Então vc vai encontrar muito mochileiro por lá.

Na minha primeira travessia por lá, peguei chuva e tempo ruim da Praia de Ponta Negra até a P. Sono, mas nem por isso deixei de aproveitar.

 

 

Qto a sua pergunta Leticia, pelo q sei não existe camping dentro do Saco de Mamangua.

O q vc pode encontrar é alguma praia deserta, como a do Praia do Sobrado, onde o camping é selvagem, mas acessivel somente por barco ou escuna.

 

Uma praia q fica próxima ao Mamangua e que tem uma certa infraestrutura de camping e pousadas é a de Praia de Paraty-Mirim, acessivel por carro ou circular a partir da Rodoviaria de Paraty.

 

Dentro do Saco de Mamangua, existem algumas Pousadas e residencias com praias particulares, mas de alguns endinheirados.

Uma praia muito boa pouco depois do Mamangua é a P. Grande da Cajaíba.

Extensa faixa de areia (quase 1Km) e bom ponto de mergulho.

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

E aí Rogério, blz.

 

Se vc tá falando na travessia da Ponta da Joatinga, q se inicia em Laranjeiras (na verdade na Praia do Sono) e termina lá na Praia do Pouso, pode perguntar o q quiser.

Só nao entedi uma coisa:

 

O que significa "Tu anda em Guri"? :lol::lol::lol:

 

 

Abcs.

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Estive na Praia do Pouso do Cajaíba e acampamos no camping Trilha do Peixe http://www.trilhadopeixe.com.br/.

Cobraram R$8,00 por pessoa. Tem restaurante no camping (PF R$10,00) acredito q de todas as praias da travessia é o camping que tem mais infra.

 

Para quem quer uma opção mais light, do q fazer toda a travessia da Joatinga, vale a pena ficar acampado em Pouso e fazer as trilhas p/ as praias e cachoeiras próximas.

Como já conhecíamos as outras praias depois de Ponta Negra...resolvemos explorar aquela área.

 

No 1º dia que chegamos à Pouso fizemos a trilha p/ a Praia de Itanema...é uma trilha de uns 30 min. que começa no final da praia do Pouso.

Em Itanema tem um pescador que deixa acampar no quintal dele, e cobra na faixa de R$ 25,00 por barraca, durante 1 semana (não sei se feriadão é esse preço...).

No fim da Praia de Itanema tem uma cachu maneirinha que dá p/ tomar um banho de água doce, antes de pegar a trilha de volta ou continuar o caminho!

Seguimos a trilha e fomos até a Praia de Itaoca (30min. de Itanema)

Itaoca é uma prainha bem simpática e fica quase deserta...não tem nada p/ água, nem comida...é bom levar o seu!

Da outra vez que estive na região tinham umas 3 barracas acampadas lá...mas é camping selvagem mesmo e vc tem q levar tudo.

 

No 2º dia pegamos a trilha p/ Praia de Martim Sá, a entrada dessa trilha fica no início da Praia do Pouso, é só perguntar q te informam, leva + ou - 1:30.

A trilha é bem íngrime durante uns 30min. e depois vc pega uma descida tranquila.

Chegamos ao Camping do seu Maneco (tinham várias barracas) e fomos curtir a praia...Muito lindo o visual, e p/ quem surfa, acho q é a melhor praia da travessia.

Além da praia, recomendo que não deixem de conhecer as cachoeiras que tem por lá....a trilha começa dentro do camping do seu Maneco (tem uma plaquinha indicando a entrada), e o caminho é tranquilo (uns 40min.)...se eu não me engano é a cachoeira do escorreguinha e depois vem uma outra cachu...muito bonita tb...tem um poção maravilhoso p/ dar um mergulho!

 

No 3º dia fomos até a Praia Grande..é só pegar a mesma trilha que pega p/ Praia de Itanema (Leva 1:30 )

Nós optamos por pegar um barquinho c/ mais um grupo q estava lá...saiu por R$ 5,00 por pessoa

Lá tem uns quiosques dos moradores da região...dá p/ almoçar por lá se quiser.

Tem uma trilha de 15 min, que começa no início da praia, atrás do 1ºquiosque, que vai p/ uma cachu. (Não se assuste, pois tem uma placa escrito "Propriedade Particular", mas td mundo entra e vai p/ cachu.

 

 

FIQUE LIGADO:

 

- As coisas naquela região são bem carinhas...por isso cuidado p/ não esquecer nada essencial, como protetor solar, repelente...etc... Se tiver que comprar alguma coisa antes de começar a travessia é melhor comprar em Pouso mesmo.

-Só p/ informação...uma Coca-Cola de 2 litros estava custando R$8,00 em Martim Sá e uma latinha de cerveja R$ 4,00.

-Ah e não esqueçam de levarem seu lixo de volta hein!

Fiquei p. da vida c/ um monte de lixo q fui encontrando e recolhendo no caminho, de algum mané que não merecia ter passado por aquele paraíso!

 

 

- Quem for pegar o barco de Pouso p/ Parati deve ficar atento c/ os horários...eles não tem muito compromisso c/ hora...quem tá c/ passagem comprada p/ pegar bus...é bom partir um pouquinho mais cedo ou então tentar fechar um pacote c/ algum barco.

Normalmente os caras dos barcos ficam esperando juntar um certo número de pessoas p/ partir..e mesmo qdo junta ainda demora um pouquinho até sair. Por exemplo...na última vez q eu fui...ficamos esperando um barco desde as 15:00h e o barco só partiu às 17:30 e p/ piorar ainda quebrou umas 3 vezes no meio do caminho...inclusive teve uma hora q quebrou bem perto de uma lancha que estava atracada...daí o barco ficou parado enquanto o cara tentava consertar...e a maré foi levando, levando e o barco estava indo em direção à lancha,que estava vazia...a galera no barco só vendo se aproximar da lancha e o cara tranquilão...qdo estava bem pertinho o motor voltou à funcionar...ufa! rsrsrsrsr

 

Aquela região é muito linda, mesmo indo várias vezes tem sempre alguma coisa que não foi vista!

 

Boa trip!

Bia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...