Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Sei que tem um percurso interessante, cortando muito caminho, para ir da Chapada dos Veadeiros a Terra Ronca. Estrada de terra, não muito boa. Melhor ir de 4x4. Quem me falou foi o Peskeiro, que pode dar informações melhores. Melhores informações sobre Terra Ronca nos sites:

www.terraronca.com.br (esse é do Peskeiro, que pode informar tudo sobre o percurso de que falei).

 

www.pousadasaomateus.com.br

 

Abraço,

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

ViajanteGyn,

Eu fui para terra ronca de corsa 1.0.. saímos de Brasília e seguimos sentido posse. Eu fui no carnaval.. de lá pra cá já choveu muito por aqui.. então não sei se a estrada piorou muito. Eu andei em média a 50Km/h.

Se precisar de um guia local, lá nós conhecemos o Sr. Gustavo, que mora lá ha anos, é super consciente e me pareceu ser o cara que mais conhece das mudanças da natureza (fluxo de agura, chuva e tal). Ele mora no vilarejo de São João. Você chegando lá, continuando na via que você estiver, terá uma hora que a estrada bifurcará sutilmente (quase no final do vilarejo). Ele mora na casa que fica nessa bifurcação. (caso não encontre, acho que perguntando é facil achar).

Quando eu fui, fui por um pacote de uma empresa chamada quartoeclipse. Eu não gostei nem um pouco, muita coisa do que foi vendida foi vendida errada.. promessas não cumpridas... gastos não informados e irresponsabilidade do dono/sócio que fez umas besteiras com o nosso grupo.

Na volta, passamos da pousada são mateus (www.pousadasaomateus.com.br) para conhecer.. e achamos muito legal! Outra opção é fechar pacote com a empresa "Be hard" que fica na 108/109 norte... eles tem camping e muita copetencia pra levar a galera.. equipamento adequado para o local também!!

 

Espero ter ajudado!

 

Abraços.

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • Membros

oi gente! tenho uma vontade enorme de conhecer terra ronca, mas não tenho carro. tou pensando em ir de onibus até guarani e depois tentar chegar ao povoado de são joão. eu sei que as grutas ficam a pelo menos uns 12 a 15 km de distância de são joão. será que o pessoal de lá (um guia) arranja meio de transporte para visitar as grutas, ou sem carro próprio não dá mesmo? eu li aqui no forum que tem pousadas simples em são joão. o problema é o transporte...

se alguém tiver alguma informação que me pudesse ajudar era muito muito legal.

um abraço

Miguel

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros

Seguinte galera, já usei muito este fórum e como não vi muita coisa recente para Terra Ronca vou dar minha contribuição.

 

Onde ficar? - Como fui com crianças e queria mais comodidade, optei por ficar na cidade de São Domingos, que tem uma estrutura maior. Mas de São Domingos até a caverna Terra ronca são 52 km, numa estrada de terra muito ruim que se anda a 20 km/h. Então se tiver com carro pequeno e espírito de aventura a melhor opção e ficar em uma das pousadas/campings na própria Go-108. São várias:

Lua de São João - 62-9663-0592/ 61 3595-1218 (tirei foto da placa)

São Mateus 62-3439-6058 - http://www.pousadasaomateus.com.br/

Pousada terra ronca 62 429-2929 (tirei foto da placa)

 

Em São domingos tem 4 grande opções

Hotel Uirapuru – 62 3425-1202 - fiquei neste com R$ 50,00 a diária do casal com café da manhã e ar condicionado, tv somente globo. Tem um rapaz muito atencioso lá, Márcio, e a Dona Olga, boa pessoa, que nos contou um pouco da cidade.

Pousada Buritis 3425 1895

Pousada Solar dos Girassóis 6425-1255

Hotel Araújo – 6425-1223 (esse o maior )

 

Como chegar - Saí de Brasília no sábado de carnaval. BR-020, estrada boa, são quase 500 km até São domingos no asfalto. A opção de ir por Posse não é boa, pois em uma blitz um policial disse que a estrada de terra está muito ruim. Tem um bom mapa na página da pousada São Matheus: http://www.pousadasaomateus.com.br/mapa_impressao.html. Celular na região somente da Vivo.

 

O que fazer – Quem vai ao parque estadual vai ver cavernas e grutas. Por isso não adianta chegar lá e ficar do lado de fora. Tem que ter muita luz (lanternas) e um guia para se aventurar nas cavernas. Que é um ambiente completamente amigável, diferente de tudo que eu imaginava, mas um verdadeiro labirinto. Nós fechamos com o Leonardo, um guia super tranqüilo que tem muito conhecimento sobre as cavernas. Ele prefere grupos pequenos para apreciar os detalhes das formações milenares. Seu telefone 9909-5836 e-mail leozinho8851@hotmail.com. O preço é tabelado com a diária a R$ 60,00. Tem outros guias também que nem liguei: Gato 9665-8543. Marcelo 9656-0309. Miau 9665-8543. Tem que combinar com o guia com antecedência. Não adianta ir para a entrada da Caverna esperando o bonde passar. Tem que levar água, repelente e lanches rápidos.

 

Bem quanto às cavernas, eu fui à Angélica, que é sensacional. Infelizmente por falta de luz as fotos não chegam nem perto da realidade. Nível de acesso 1 (0-10), fizemos com uma criança de 7 anos. Claro que andamos somente um pedaço dos seus 14 kms de extensão.

 

Quanto a Terra Ronca, fizemos apenas a 1, são duas. O nível já é 6, mas sua entrada é divina. A impressão é de estar num grande altar onde se reverencia Deus. Apenas um grupo entrou, ela é perigosa para as crianças. Já para a TR2, exige um bom preparo físico e tempo.

 

Ainda fomos na cachoeira da Palmeira que fica perto de TR. Mas ficamos por pouco tempo, pois estávamos cansados.

Fizemos cada caverna em um dia. Mas para quem ficar mais próximo e tiver mais disposição existem quase mil cavernas no parque, com vários níveis de dificuldade. Um bom site que conta um pouco delas é http://www.eco.tur.br/ecoguias/terraronca/mapas/cavernas.htm

 

Algumas fotos: http://picasaweb.google.com.br/115788499595074617331

 

Bem espero ter contruibuído.

 

Grande abraço,

 

Carlos Cagaita

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

fala galera!

 

esse ano de 2010 eu participei de 2 expedições em Terra Ronca. tive a oportunidade de conhecer muita coisa em épocas distintas, uma em janeiro e a outra em julho. as duas idas foram espetaculares, cada uma com suas particularidades. a de janeiro com bastante água, tudo verde e cheio de mato e sem estradas. e a de julho com tudo seco e acessível.

em janeiro ficamos hospedados na pousada São Matheus em chalés, muito sossegado e bem aconchegante. já em julho ficamos no camping que é muito bem estruturado por sinal.o único problema era o Sono(gato da pousada) que se vc desse mole, ele invadia a barraca.acho que a pousada é o meio mais prático de se posicionar em relação as caverna no parque. ela fica a 10km da terra ronca, uns 20Km da são vicente e bezerra e uns 30km da angelica e se eu nao me engano uns 20km da são bernardo tb, já ia me esquecendo da caverna são matheus, que se não estou enganado o rio de mesmo nome passa pela pousada, fica uns 10 km tb.a pousada tb fica a 2km do povoado de sao joão que tem o bar do jair que é o mais agitado dali e que tem a skol mais gostosa do mundo e a porção de mandioca mais saborosa que eu já comi, sem falar no atendimento.

todas cavernas valem a pena de se conhecer, cada uma com sua particularidade. tem a cachoeira são bernardo e a palmeiras, que são ótimas para se tirar um dia para cada uma para descansar das cavernadas.na pousada são matheus tínhamos mosso grande guia renatinho que foi embora para o Pará, pois mudou de serviço agora no começo do ano.ele deixou alguns novos guias no seu lugar que com o tempo se tornarão bons como ele, destaco o Juvinícius que é o afilhado do ramiro(falarei do ramiro já). esse menino dever ter uns 15 ou 16 anos e mora quase dentro da caverna terra tornca. sua casa é em frente a boca dela. quando não está na escola ou ajudando seu pai em casa, ele está no mato, na caverna ou aprendendo com seu padrinho.

o ramiro é a referência de terra ronca, tudo o que se vê na mídia é em torno dele.ele merece esse respeito, uma simplicidade e um acolhimento único.ele tem um camping tb, que fica na frente de sua casa, que é bem na beira da estrada( não tem como não achar o camping).a casa dele da caverna terra ronca tem uns 500m. por isso dependendo do passeio que for fazer compensa ficar no camping dele.

 

o que assusta um pouco são as distâncias das cavernas, mas quando se está lá, compensa e vc vai entender melhor a geografia do lugar. existe outro camping lá que é o do peskero, que é um figuraça, o camping dele é dos sonhos, as areas de barraca são na margem do rio de são joão e é bem estruturado( quem toma conta desse camping é o irmão dele o washinho, pois o peskero tem um restaurante na chapada dos veadeiros e guia o pessoal na chapada, em terra ronca e deserto do jalapão).

 

acho que esqueci de muita coisa, pois fiquei uns 40 dias nesse paraíso e vi um pouco de cada coisa. mas se alguém tiver alguma dúvida é só me escrever que o que der pra esclarecer, estamos aí. pois é um lugar que eu pretendo frequentar muito ainda.

Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Estou planejando ir para Terra Ronca na semana que vem. Saímos de SP 18/08 19:00 chegando em Brasília as 21:00.

Eu e mais 3 amigos, vamos alugar um carro em Brasilia e ir direto pra lá.

 

Gostaria de uma ajuda de quem já conhece:

 

1- Alguém tem o contato do guia Ramiro? Consegui um telefone neste site http://www.sitecurupira.com.br/roteiro_eco/terra_ronca.htm mas está fora de serviço. Gostaria de conversar com ele para deixar agendado nossos passeios. Já li relatos de pessoas que chegaram na hora e ele já estava guiando outro grupo. Como dizem que ele é o melhor guia...

2- O Ramiro tem um camping na entrada de Terra Ronca 1 certo? Quais outros campings ou pousadas com boa localização dentro do parque?

3-Quanto tempo de viagem de Brasilia até lá? Mais precisamente até o camping do Ramiro ou algum outro. Preciso do telefone pois provavelmente chegarei na madrugada, então gostaria de deixar avisado.

4-Algum problema em viajar a noite de Brasilia para lá? Meu voo chega as 21:00 em BSB, vou pegar o carro e ir direto, provavelmente chegando no início da madrugada.

5-Comes e bebes: já sei que devo levar tudo pra trilha, pois não tem estrutura. E no camping ou nas redondezas, tem lugar para jantar, almoçar, etc? gostaria de levar o mínimo possível de carga.

6-Roteiro: teremos 3 dias, 19, 20 e 21 de agosto, dias inteiros, qual seriam as melhores cavernas para se visitar? Estou reservando o dia 22 para retorno a Brasília entrego o carro as 19:00 no aeroporto, dá pra fazer alguma coisa nesse dia ou realmente deixo ele para o deslocamento Terra Ronca-Brasília?

 

No mais se tiverem alguma outra dica eu aprecio!

Obrigado!

Link para o comentário
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...