Ir para conteúdo

A farsa de Fernando de Noronha


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

E aí Marcelo.

 

E não é só com Noronha que estão fazendo isso não.

Aqui no Sudeste também tem isso.

Ilha Grande. Lá indinheirados do RJ podem ter mansões em algumas praias particulares e um neguinho que quiser passar por lá com uma mochila é barrado.

 

Mas voltando a falar de Noronha, me diga uma coisa: Vc gastou muito dinheiro lá?

Não entendi porque vc ficou tanto tempo lá? 9 dias?

 

P/ ficar 9 dias vc deve ter gostado de alguma coisa de lá, né?

 

 

Augusto

Link para o comentário
  • Colaboradores

E ai Augusto,

 

Eu acabei ficando bastante tempo pq tive que comprar um desses pacotes de agências de viagens, já que eu fui na semana do feriado de 7 de setembro e só as agências ainda tinham passagem aérea pra lá. Mas até que eu não me arrependo. Eu queria conhecer bem a Ilha e fazer o maior número de mergulhos possível, o que não foi um número tão grande assim pq cada saída de mergulho custa R$ 250.

 

Pra vc ter idéia, em 9 dias em Noronha eu gastei praticamente a mesma coisa que em uma viagem de 34 dias pelo nordeste que fiz em 2004 indo do Maranhão até Pernambuco. Só que esse ano eu não tinha 34 dias de férias, então o jeito foi passar a semana toda em Noronha, rs.

 

Abs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Blz Marcelo.

 

Esse valor de $250,00 p/ mergulho deve ser p/ quem não tem a carteirinha de mergulhador nao é?

Se alguém for lá com a da NAUI vc sabe me dizer o valor.

 

Será que levando uma mascara e um snorkel também não dá p/ aproveitar os mergulhos nos costoes?

 

Não tô querendo dizer que o mergulho lá não vale a pena, mas e os passeios de escuna pela ilha? Não são legais?

 

 

Augusto

Link para o comentário
  • Colaboradores

Fala Augusto!

 

Parece brincadeira, mas esse é o preço pra credenciados (tb tenho credencial da Naui). E essa era a operadora mais barata (Noronha Divers) pq tem outras na qual o preço chega a R$ 270. Eu levei máscara, snorkel e nadadeira. Se vc levar roupa de neoprene e colete sai uns R$ 20 mais barato.

 

Os mergulhos nas praias valem muito a pena sim. Cheguei a ver até tubarão mergulhando apenas com o snorkel na praia. Mas é diferente do que vc vê mergulhando com garrafa. A vantagem é que nas praias é de graça. Pra onde eu ia levava o equipamento pra ficar brincando na água.

 

O passeio de scuna é meia boca pq passa por praias que você pode ir a pé ou de buggy, mas todo mundo acaba fazendo pq os golfinhos ficam seguindo o barco. Acho que custa uns R$ 70 e dura umas 3 horas. Fiz logo no primeiro dia, se tivesse deixado pra depois talvez não fizesse. Assim como tb não vale a pena fazer o "ilha tour". É um passeio das agências no qual eles dão a volta na ilha de buggy ou land roover parando em todas as praias. Se vc alugar um buggy e fizer isso sozinho fica mais barato, curte melhor o passeio e ainda não tem que aguentar a companhia de 15 ou 20 farofeiros da CVC, pode ficar com a praia só pra vc. Sei que parece coisa de anti-social, mas essa galera normalmente são tiazinhas de 50 a 60 anos ou casais em lua de mel que reclamam de dar um passo. O carro tem que levá-las quase dentro do mar. Por isso que preferia evitar a aglomeração.

 

Abs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Marcelo !

 

Cara, quando tive em Noronha há 3 anos atrás também senti um pouco isso, mas é o preço que se paga.

 

Em minha viagem pra lá eu conheci uma senhora (vou chamar assim porque tinha mais de 50 anos, mas ela tinha mais fôlego do que eu) que esteve por lá tinha uns 10 anos, ela é neta de militares. Ela me explicou que nesse tempo a ilha mudou muito mas que o serviço ao turista melhorou muito. Disse que antes era um lugar muito exclusivo, que não havia restaurantes, acomodações só militares ou na casa de um nativo e pra andar na ilha, só a pé ou em carros oficiais, o "paraíso" era para poucos.

 

Hoje a coisa se popularizou, qualquer um pode ir, desde que tenha dinheiro ou crédito (eu não tinha nenhum dos dois, tinha milhas da varig, hehehe) pra pagar um pacote parcelado. Não acho isso ruim mas concordo que para isso deveria haver um controle mais rígido tal como diminuir a quantidade de veículos que circulam na ilha pra incentivar o transporte coletivo, o consumo de água e energia, a quantidade e o tamanho das construções etc. Mas vc sabe, moramos em um país onde se dá um "jeitinho" pra tudo, principalmente com dinheiro, então é aí que surgem os mega empreendimentos, super exclusivo$$$, que estão dando status a ilha.

 

Também não acho isso ruim, acho legal para o Brasil ter um "Caribe" pros endinheirados gastarem os tubos, mas sempre pensando em preservas, nada de predatório como está acontecendo.

 

Quanto aos nativos, isso é comum no Brasil, as pessoas não tem condições (educação, cultura e vontade) pra tocar um negócio, mesmo que caia do céu como para os nativos de Noronha, ou Jericoacoara, ou Barra Grande. Se insistirem serão engolidos então só resta arrendarem pra profissionais e viver com aquela rendazinha (que é melhor que o bolsa família) sem fazer nada, administrar uma pousada ou restaurante não é fácil principalmente da muito trabalho, o povo não tá acostumado, hehehe.

 

um abraço.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

E aí Marcelo.

 

Ficou faltando as fotos.

 

Pelos valores que vc passou, nem compensa fazer um roteiro independente por lá?

Quer dizer, se vc não for por algum pacote de agencia de viagens, sairá muito mais caro nao é?

 

E por vc já ter passado por essa experiencia, que dica vc dá p/ quem pretende ir p/ lá, mas não quer gastar tudo isso?

Ou como economizar em alguns gastos, por exemplo?

 

 

Augusto

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Augusto,

 

Economia e Noronha são duas palavras que não combinam, rs. Lá não rola nada no estilo mochilão. Não tem camping, não tem albergue, não dá pra vc cozinhar...

 

Mas acho que tem algumas alternativas que barateiam um pouco. Por exemplo, vc só precisa de guia lá pra fazer a trilha da Caieiras. O resto é andar pelas praias. Outra alternativa é desencanar de buggy e utilizar o ônibus coletivo da ilha, que tem uma taxa ínfima. Vai ter que camelar um pouco e gastar mais tempo, mas é muito mais barato. Outra coisa é ficar o menor número de dias na ilha possível. De ônibus, vc consegue conhecer todas as praias em no máximo três dias. Pode pegar mais dois dias pra mergulhar de manhã e fazer visitar as praias que mais gostou a tarde e pronto, cinco dias é o ideal.

 

Abs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Concordo com o Marcelo, se o ponto é economia melhor ficar o menor tempo possível, usar o transporte coletivo também é uma boa idéia mas não pense que é barato (em 2003 a tarifa éra de R$ 2,50 !!!).

 

Também recomendo levar TUDO do continente: guloseimas, material de higiêne e cuidados pessoais, até comida e água !! Em 2003 uma garrafinha de água de 500ml éra R$ 2,50 !! A gente até brincava e falava que $1 Noronha, dinheiro local, equivalia a R$ 2,50, pois nada era mais barato do que isso.

 

Apesar de caro, ninguém volta de lá sem o sorriso no rosto e hoje eu pagaria até mais para ter a sensação de ver aquilo pela "primeira vez de novo".

 

 

Augusto,

 

Economia e Noronha são duas palavras que não combinam, rs. Lá não rola nada no estilo mochilão. Não tem camping, não tem albergue, não dá pra vc cozinhar...

 

Mas acho que tem algumas alternativas que barateiam um pouco. Por exemplo, vc só precisa de guia lá pra fazer a trilha da Caieiras. O resto é andar pelas praias. Outra alternativa é desencanar de buggy e utilizar o ônibus coletivo da ilha, que tem uma taxa ínfima. Vai ter que camelar um pouco e gastar mais tempo, mas é muito mais barato. Outra coisa é ficar o menor número de dias na ilha possível. De ônibus, vc consegue conhecer todas as praias em no máximo três dias. Pode pegar mais dois dias pra mergulhar de manhã e fazer visitar as praias que mais gostou a tarde e pronto, cinco dias é o ideal.

 

Abs

 

valeu !

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...