Ir para conteúdo

Carros: Problemas com Altitude


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Agora em janeiro realizei uma viagem de carro para San Pedro de Atacama e tive muitas dificuldades com o veículo nos Andes.

Gostaria de saber a opinião daqueles que já fizeram a travessia dos Andes pelo Paso de Jama, como foi o comportamento do carro.

 

O meu carro é um Fiat Stilo Flex 2006 e a medida que subiamos os Andes ele começou a perder força chegando ao ponto de parar. Isso foi logo após passarmos pelo posto de emigração onde se faz a saída da Argentina. O carro simplesmente não andava. O computador de bordo começou a indicar "avaria no motor", o que me deixou muito aflito pois quem conhece o local sabe como é complicado fica enguiçado naquela localidade.

 

Bom, esperei alguns minutos e dei partida novamente no motor e começei a subir lentamente, quase "virando roda". E assim foi por muitos quilometros. A medida que começamos a baixar o desempenho melhorou.

 

Chegando em San Pedro de Atacama muitos me falaram que se tratava da má adaptação dos carros brasileiros à altitude. De fato, em niveis menores o carro manteve o desempenho e consumo normais.

 

Em Antofagasta levei o carro a uma concessionária que passou o carro pelo "scanner" e nada constatou de errado. Novamente me disseram que era problema da altitude e que muitos carros brasileiros apresentavam esse tipo de complicação.

 

De antemão eu sabia que haveria uma perda de potência em função disso mas não imaginava que seria de tal magnitude. Gostaria de saber daqueles que fizeram a travessia de carro pelo Paso de Jama ou pelo Paso de Sico qual foi o comportamento do carro.

 

Estou em dúvida, será que o comportamento do meu carro foi atípico ou é assim mesmo??

 

Em 2005 cruzei os Andes pelo Paso Libertador, que liga Mendoza a Santiago com um Fiat Stilo 2003, onde a altitude chega a cerca de 3.000 msnm e não pude notar qualquer alteração no comportamento do carro.

 

Que puder relatar agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi Enxaqueca,

 

O carro tava 100% gasolina. Mandei um e-mail p/Fiat e eles me responderam que isso é normal em função da falta de oxigênio para uma perfeita combustão. Mas ficam perguntas: e a injeção eletrônica não teria que ajustar isso? Porque os carros argentinos e chilenos parecem não sofrer tanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Opa..então... exatamente por ser injeção eletronica...que ocorre isso... a injeção foi feita.. para trabalhar com o clima do brasil... a injeçção fica tentando acertar a mistura correta e não consegue.... por isso que carros carburados... não sofrem tanto... pq o carburador não ficafazendo mediçção ele soca combustivel para dentro rsrs....

 

quanto aos carros chilenos e argentinos... sofrem menos pq a injeção é toda preparada para tais climas e altitudes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Puxa vida... então pelo que vocês estão falando, viajar de carro 1.0 16V é praticamente uma loucura.. não vou conseguir tirar o carro do lugar...

O que você acham??

Eu fiz uma viagem ano passado pela Argentina e Chile e cruzei a cordilheira em três pontos e não tive problema nenhum com o meu Clio 1.0.

Estou querendo ir final deste ano ou começo do próximo para Atacama e Peru, mas agora fiquei com receio se o carro aguenta.

 

Enio, pelo que li na sua última viagem você iria até Machu Pichu também, mas aparentemente você não foi. Você pode me falar o motivo?? (estrada ruim, pouco tempo...)

 

Abs

Caio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é Caio, a idéia original era ir até Machu Pichu mas em função das dificuldades com o carro nos Andes acabei alterando o roteiro da viagem.

 

Já fiz outras travessias dos Andes mas sempre em altitudes menores chegando ao máximo uns 3.200 msnm e nunca havia tido maiores problemas.

 

Nosso projeto desse ano era ir a Atacama e Machu Pichu via Paso de Jama, onde atinge-se uma altitude de +/- 4.800 msnm.

Quando nos aproximávamos do local chamando de Altos del Morado a cerca de 4.100 msnm o computador de bordo comecou a indicar "avaria no motor" e o carro a apresentar uma perda de potência significativa. Isso me deixou muito preocupado pois eu não sabia se era devido a altitude ou realmente o carro estava com um problema.

 

Como continuávamos a subir a perda de potência foi se agravando e logo após passar a aduana de Paso Jama o carro só andava em primeira e segunda marcha. O carro não tinha força para desenvolver velocidades maiores e apresentava um consumo excessivo de combustível.

 

A medida que começamos a descer em direção a San Pedro de Atacama o carro começou a render melhor mas aquela indicação de avaria no motor me deixou muito incucado. Começei, então, um périplo pelas concessionárias Fiat do norte do Chile para fazer uma verificação.

 

Em Calama eles não tinham o scanner apropriado para o carro, em Iquique eles se negaram a me atender restando então a alternativa de Antofagasta mas aí já seria em direção contrária ao prejeto original da viagem. Na dúvida achamos por bem ir até Antofagasta para tentar fazer a verificação no carro. Em Antofagasta a concessionária fez a verificação e não encontrou nada de errado, era problema da altitude mesmo mas aí já haviamos tomado a decisão de alterar o roteiro e iniciamos o retorno via litoral chileno até Santiago.

 

Meu carro é um Stilo Flex 8v, acho que o comportamento varia de carro para carro pois já troquei informações com outros viajantes e eles não tiveram tantas dificuldades. Uma coisa é certa, haverá uma perda de potência mas vc pode diminuir esse problema retirando o filtro de ar deixando a passagem mais livre.

 

De San Pedro do Atacama para Calama tem-se que cruzar a Cordilheira Domeiko e eu fiz isso e o carro rendeu melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Puxa vida Enio, foi realmente uma pena você ter que alterar seu roteiro por causa do problema com o carro.

Bom, vou continuar meu planejamento e arriscar a ida com o meu carro mesmo.

Mesmo com o consumo extra do carro você não teve poblema com falta de combustível?

Você pretende tentar novamente este percurso?

Vocês tiveram algum problema físico com a altitude?

 

Nas minhas viagens anteriores eu me espelhei muito em seus relatos e dicas, por isso fiquei preocupado quando percebi que você não foi a Machu pichu.

 

Abs,

Caio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Isso mesmo Caio, continue seu planejamento e não desista.

 

Todos esses perrengues que a gente passa servem de aprendizado e nos deixam mais preparados e é por isso que já estou pensando em fazer essa viagem até Machu Pichu no próximo ano, pelo mesmo trajeto.

 

Nós não tivemos problema com falta de combustível mas é imprescindível abastecer em Susques porque depois só em San Pedro. Só para vc ter idéia eu vinha fazendo média de consumo em torno de 11 km/lt mas, na altitude. a média caiu para 5,8 km/lt. Quando vc desce para altitudes menores tudo volta ao normal.

 

A nossa reação a altitude variou de uma pessoa para outra, minha esposa quase não teve problemas a não ser uma leve dor de cabeça, eu sofri com um pouco de falta de ar, dor de cabeça muito forte e um leve sangramento nasal e meu filho teve náusea e necessitou de oxigênio quando estávamos na aduana de Paso de Jama. Em San Pedro compramos folhas de coca que ajudaram bastante no alívio dos sintomas da altitude. O chá também vai bem.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...