Ir para conteúdo

Carros: Problemas com Altitude


Posts Recomendados

  • Membros

Prezados CBINELLI e BEIER,

 

Estou retornando de uma viagem a Argentina, Chile e Uruguai (34 dias) onde tudo deu tão certo, que ao contar para os outros pensam que estou mentindo (ainda bem que filmei)

 

Mas vamos ao que interessa: Cruzei os Andes em 2 pontos - De Mendoza para Los Andes e Santiago e ao Sul entrando por Bariloche. Nesses 2 pontos não notei mudanças significativa no desempenho do carro, um Siena 1.8, não obstante o ponto máximo da travessia seria em torno de 3200 metros. Também não senti nenhum mal estar, até mesmo por este cruzamento ter permanecido apenas horas na aduana e não ter feito nehum esfôrço físico.

 

Em Bariloche, no Cerro Catedral (2800 m) é que senti um pouco de falta de ar até mesmo por estar fazendo esfôrço mas nada prejudicial.

 

Como irei, mas irei mesmo fazer uma segunda viagem, em outubro ou mais para frente, agora para o norte do Chile, passando por Paso Jama e saindo em São Pedro do Atacama começo a rever meus conceitos sobre altitude.

 

Com relação a carros com injeção isso é fácil de ser resolvido bastando dar um ponto na injeção. Vou inclusive fazer isso pois a gasolina na Argentina e no Chile é bem superior ao que chamamos aqui de gasolina ( uma m...)

 

Meu E. mail é ramalholc@uol.com.br . Gostaria de trocar ideias com relação a roteiro pois o meu será o seguinte:

 

Rio de Janeiro - São Paulo - Foz do Iguaçu - Puerto Iguazu - Posadas - Corrientes – Resistência - Presidente Sans Pena - Pampa dos Guanacos - El Quebranchal - San Salvador de Jujuy - Susques - Paso de Jama - San Pedro de Atacama - Calama - Tocopila - Iquique - Arica - Putre - Paso Chungara – Tambo Quemado - Garahuara de Ghangaraz - Patacamalla - La Paz - Desaguadero - Lago Titicaca - Puno - Cusco - Manchupithu - Lima - Toda costa do Pacífico - Arequipa - Arica - Retorno ao Brasil.

 

No aguardo de contatos

 

Luiz Ramalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Olá Luis,

 

Esses dois passos que vc citou entre Mendoza e Los Andes e entre Bariloche e Osorno também não tive qualquer problema com o carro.

Acontece que no Paso de Jama o buraco é mais embaixo (ou seria mais em cima??!!!) pois a altitude chega a 4.800 msnm.

 

Meu carro é um Fiat Stilo 1.8 8v que tem a mesma motorização do seu Siena. Acho que até vai ser bastante interessante isso pois servirá de comparação, acredito que meu carro sofreu além do esperado.

 

No retorno fiz um contato com a Fiat e eles me disseram que antes da viagem eu deveria ter procurado uma revenda para fazer uma adequação do veículo para altitude mas nem imagino o que quer dizer isto mas..foi a informação que deram. O que ajudou um pouco foi a retirada do filtro do ar.

 

Com relação ao seu roteiro eu fui até Iquique se puder ajudar em algo estamos a disposição.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É, realmente "o buraco é mais em cima".

 

Retirando o filtro você realmente poderia ganhar mais uns cavalos. Como o trecho é pequeno não ofenderia o motor, entretanto vou pesquisar sobre o remapeamento do chip.

 

Com relação ao físico, não sei se seria melhor fazer uma parada de em Susques (altitude mais baixa) por 1 dia e seguir viagem no dia seguinte ou fazer a passagem o mais rápido possivel pois quando fosse pasar mal já estaria descendo. Voce teria uma idéia ???

 

No aguardo de opiniões sua e de pessoas que já tiveram em situações semelhantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Luis,

 

Fiz a travessia direto. Saí de Salta pela manhã bem cedo e fui direto a San Pedro de Atacama onde cheguei com muita dor de cabeça, mas nada que um chá de coca não resolva.

 

No segundo dia em San Pedro, que tem altitude em torno de 2.500 msnm já estava a vontade. No terceiro dia fizemos o passeio aos Geisers del Tatio, que ficam a 4.300 msnm e nada senti.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Luiz,

 

Como o Enio falou talvez o problema seja ao atravesar o paso de jama que é bem alto. Na minha viagem eu passei pelos mesmos pasos que vocês passaram com um Clio 1.0 e não tive nenhum problema com o carro ou comigo e minha esposa.

Quanto a fazer uma aclimatação em Susque acho que não vale a pena, talvez o melhor seja ir direto e ver no que dá.

Lembro que a muito tempo atras o Luckulu (não lembro se é assim que se escreve) fez essa viagem e levou um cilindro de O2 no carro e segundo ele ajudou a não ter dor de cabeça. Estou pensando seriamente em pesquisar quanto custa a locação de um cilindro desse tipo e ver se vale a pena levar mesmo.

Você tem idéia de quando vai fazer essa viagem?? Eu estou tentando ir em dezembro ou janeiro..

Só depois que alguem for poderemos realmente saber se nossos carros iram se comportar como o do Enio.

 

Abs

Caio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Caio,

 

Também levei um cilindro de oxigênio mas no momento em que meu filho necessitou oxigênio nós estávamos na aduana de Paso de Jama e lá eles estão preparados para esses contratempos. Depois disso não houve mais necessidade.

A título de informação, aluguei o cilindro por 30 dias a um custo de R$ 140,00 (cilindro+carga+aquisição de máscara e umidificador).

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Enio, você realmente pensou em tudo para sua viagem...

Mas pelo que você relatou não parece ser necessário levar o cilindro, embora o custo do aluguel não seja nada absurdo. O qu você me diz?

Não houve problema nas aduanas com relação ao cilindro?

 

Abs,

Caio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...