Ir para conteúdo

Problemas com a Policia Caminera Argentina


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

As primeiras providencias foram anunciadas pelo Governo Argentino. Veja noticia de hoje do jornal Zero Hora

 

 

 

Argentina usará câmeras para vigiar policiais

Propina na Ruta 14

RODRIGO CAVALHEIRO

 

 

 

 

Na tentativa de frear a extorsão a brasileiros na Ruta 14, principal ligação entre Uruguaiana e Buenos Aires, as autoridades argentinas instalarão câmeras para vigiar o trabalho policial na província de Entre Ríos.

 

A medida faz parte de um pacote divulgado depois do flagrante de corrupção documentado por ZH e Clarín e publicado em reportagem conjunta no domingo. Seis policiais foram afastados, entre eles o suboficial Omar Sinner, gravado no km 137 aceitando propina, mudando a categoria de uma multa e pressionando pela quitação imediata de uma infração não cometida. Além disso, ele garantiu que o comprovante de pagamento seria um salvo-conduto contra a cobrança de novas multas, o que se confirmou nos 732 quilômetros da viagem de retorno.

 

- Com as câmeras, vamos gravar por 24 horas uma sala em que deverão ser lavradas todas as infrações dos postos policiais - explicou por telefone a ZH o chefe da polícia de Entre Ríos, Héctor Roberto Massuh.

 

Policiais de Entre Ríos ganham salários a partir de R$ 960

 

Para que os policiais não evitem as câmeras, passando a pressionar os motoristas à beira da estrada, um cartaz no acostamento deverá indicar onde fica a sala exclusiva para o pagamento da multa - mesmo assim, o motorista só quitará o valor na hora se quiser. Uma das câmeras começou a operar no posto entre as cidades de Paraná e Santa Fé.

 

Bem mais complicado, o controle sobre a atuação dos policiais nas blitze móveis, feitas longe das câmeras, também será alterado. Para começar, apenas um oficial estará autorizado a emitir autos de infração. O policial flagrado por ZH, que ao redigir o documento prometeu um "descontinho para que não houvesse problemas mais adiante", era suboficial, mas acabou rebaixado a guarda de trânsito enquanto transcorre a investigação. Além disso, no veículo policial constarão os nomes dos integrantes da blitz e um telefone geral para denúncias.

 

- Sabemos que ainda assim há formas de burlar a lei. Vou ter acesso às imagens da minha sala, mas há homens debaixo da farda, homens bons e maus. Mas creio que, com esta mexida, os que estavam inclinados a agir errado vão desistir - espera Massuh.

 

A primeira câmera no caminho dos brasileiros que se dirigem a Buenos Aires será instalada em Paso Cerrito, na divisa com a província de Corrientes. Depois, virá a cidade de Zárate. A promessa é que os equipamentos cheguem aos 10 postos policiais de Entre Ríos ao longo do ano. Na Ruta 14 - ao longo da qual ficam cinco postos -, trabalham 150 patrulheiros, que ganham um salário inicial de 1,2 mil pesos (R$ 960).

 

A guia de turismo Gladis Rohde, que acompanha ônibus de excursões brasileiras à Argentina há 36 anos, vê com descrença a possibilidade de as câmeras resolverem o problema.

 

- Já está instalada uma cultura. Duvido que deixem os colegas serem gravados, pois um protege o outro. Por precaução, vou continuar levando Coca-Cola e bombons para poder passar - promete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amigos Mochileiros.

É de suma importância nós, desta comunidade, apoiar esse tipo de reportagem, por isso peço para quem puder, enviar uma mensagem aos dois jornais parabenizando pela excelente matéria e iniciativa.

É muito importante eles saberem que muiiiita gente tomou conhecimento do fato e está apoiando e se congratulando com o excelente trabalho jornalistico prestado pelos dois veículos. Eu já mandei minha mensagem descrevendo o que passei e que o assunto em questão foi muito discutido aqui no site Mochileiro.com.

Quem puder, envie para o e-mail dos dois repórteres para que eles saibam que a nossa comunidade está ligada e sempre repudiou as ações dos guardas argentinos.

Os e-mails são: rodrigo.cavalheiro@zerohora.com.br jdrovetto@clarin.com

 

Valeu!

 

Robson Cesar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

GOSTARIA DE UMAS DICAS

FUI ACHACADO PELA POLICIA CAMINERA DE ENTRE RIOS EM 2005 E JUREI QUE NUNCA MAIS PASSO NAQUELE FIM DE MUNDO, AGORA EM JANEIRO ESTOU QUERENDO IR DE BUENOS AIRES ATÉ SANTIAGO, AI PERGUNTO:

EXISTE O RISCO DE SER SACANEADO PELOS POLICIAIS NA RUTA QUE LIGA BUENOS AIRES A MENDOZA E A SANTIAGO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bem... Não viajo de carro.

 

Nunca tive problema com eles. Sempre que passo de Santiago pra Mendoza, o bus é parado e revistam todo mundo, mas nunca me revistaram nem lá nem no passo da montanha.

 

O problema é grande pra quem é Argentino ou Chileno, pois muitos trazem mercadorias pra comércio e coisas proibidas.

 

Muito difícil ver turista sendo revistado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
GOSTARIA DE UMAS DICAS

FUI ACHACADO PELA POLICIA CAMINERA DE ENTRE RIOS EM 2005 E JUREI QUE NUNCA MAIS PASSO NAQUELE FIM DE MUNDO, AGORA EM JANEIRO ESTOU QUERENDO IR DE BUENOS AIRES ATÉ SANTIAGO, AI PERGUNTO:

EXISTE O RISCO DE SER SACANEADO PELOS POLICIAIS NA RUTA QUE LIGA BUENOS AIRES A MENDOZA E A SANTIAGO?

 

 

Marcio

 

Nunca tive problemas com a caminera mas sempre evitei a Provincia de Entre Rios. Uma sugestão e chagar a B.Aires via Uruguay assim vc evitará este inconveniente e de B.Aires a Mendoza pela Ruta 7 acredito que não terá maiores problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...