Ir para conteúdo

Contornando Ilhabela na caminhada


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

E aí pessoal.

Pretendo contornar Ilhabela, saindo de Sepituba, na parte sul da Ilha, passando pelo Bonete e chegar na Praia de Castelhanos. Porém, quero ir até a Ponta do Diogo, se houver alguma trilha p/ se chegar lá.

De Castelhanos irei até a Praia da Serraria e de lá se houver alguma outra trilha, chegar até a Praia do Jabaquara completando o contorno da Ilha.

Alguém tem algumas infos sobre essas praias e essas trilhas p/ q possa me ajudar, pois só conheço a Trilha de Sepituba ao Bonete?

 

Pretendo fazer isso em Janeiro.

 

Abcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É o seguinte.

Essa trilha q vc tentou fazer eu encontrei alguns roteiros dela na net realizadas por algumas agencias, porém saindo lá de Castelhanos, passando por Bonete e terminando em Sepituba.

Entao essa trilha eu imagino q nao deve estar tao fechada.

Vc saberia me dizer se de Anchovas há alguma trilha q sai até a Ponta do Diogo?

As datas eu ainda nao tenho definidas, porém pretendo separar 1 semana p/ fazer essa travessia.

Eu tenho um roteiro q ainda nao está definido, mas ficaria 1 noite no Bonete, outra na Praia Vermelha, ou Mansa, outra em Castelhanos e se houver uma trilha até a Ponta do Diogo 1 noite lá também.

Saindo de Castelhanos, ficaria 1 outra noite em Serraria ou na Praia da Caveira.

Nao esta definido, pois tenho primeiro saber se ha trilhas de Bonete até Ponta do Diogo e da Praia da Serraria até Jabaquara.

 

Quais dificuldades vc mais encontrou por lá?

Saindo do Bonete até Castelhanos, existem bifurcacoes nessa trilha?

 

Augusto

 

Fala Augusto, tudo bem?

 

Eu também tenho o mesmo objetivo seu, que é contornar Ilhabela por trilhas e, inclusive, tentei percorrer parte dela no final de semana passado (29/11), de Sepituba a Castelhanos, mas fui somente até a praia de Anchovas, pois

chovia muito e como eu estava sozinho, decidi não continuar depois que o Sr. Anacleto, um dos moradores da Anchovas, me disse que a trilha da Anchovas até Castelhanos não está muito bem definida, como a do Bonete. Se não estivesse chovendo tanto eu até ia "meter as caras" sozinho, mas acabei desistindo. Mesmo assim pretendo percorrê-la um dia. Que data de janeiro vc pretende ir? Quantos dias vc planeja?

De Sepituba a Anchovas dá para percorrer em um dia e depois mais um dia da Anchovas até Castelhanos. E as etapas seguintes, são necessários quantos dias?

 

Falô!

 

Márcio Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Augusto, tudo bem?

 

Eu não sei se há uma trilha de Anchovas à Ponta do Diogo. Eu tenho um guia de viagem com um mapinha de Ilhabela e há indicação de uma trilha da praia Ponta do Diogo (ou Ponta do Boi) até a Saco do Sombrio e Ponta da Pirabura, no extremo sudeste da ilha, mas não sei das condições delas, se estão limpas e abertas. Ela está isolada, sem ligação com a trilha de acesso à Anchovas e Indaiaúba. E também não há indicação de trilha da Serraria até Jabaquara, ao norte da ilha. As trilha indicadas são:

da Barra Velha até Castelhanos; da Sepituba até Castelhanos; de Castelhanos até a Serraria, da Pacuiba à da Fome, do Bonete à Cachoeira da Água Branca, trilha do Pico São Sebastião e trilha do Pico do Baepi.

O ideal seria conversar com algum nativo de lá para sabermos se há essas trilhas que não estão indicadas no mapinha. Vou, inclusive, escanneá-lo e passar no seu e-mail.

Como disse, na última vez que estive lá, fui de Sepituba à Anchovas somente, pois começou a chover bastante e adiei o

restante da trilha até Castelhanos para uma próxima ocasião.

 

Bom, por enquanto é só. A gente se fala.

 

Abraço,

 

Márcio Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Marcio.

Algumas pessoas me disseram q nao existe a Trilha de Anchovas até a Ponta do Diogo.

Já a Trilha do Saco do Sombrio até a Ponta do Boi, pelo q eu já fiquei sabendo, deve ter existido sim, mas atualmente está impossivel passar por lá. Me passarm uma info q até a Trilha q sai de Castelhanos e vai p/ o Saco do Sombrio está muito dificil, tanto é q o unico acesso ao Saco do Sombrio é via barco.

Pelo q eu obtive de infos até o momento, a maior dificuldade eu irei encontrar na Trilha q sai da Praia da Serraria até a Praia do Poço, já q entre essas praias não existe trilha.

Chegando na Praia do Poço, me disseram q existe uma trilha até o Jabaquara.

Varias pessoas q já me enviaram e-mail, falaram p/ fazer isso mesmo: ir perguntando aos caiçaras sobre as trilhas.

 

Mas eu queria ter certeza absoluta dessas trilhas q ainda tenho duvidas. Se elas não existem mesmo, aí eu tenho q planejar o contorno c/ gastos de barcos e talvez dias a menos.

 

Valeu.

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala pessoal...

Meu tio fez a trilha Bonete-Castelhanos em 10 horas no ano passado....mas não é uma trilha super definida como a que vai de Borrifos até o Bonete, e sim uma picada que em alguns pontos fechava bastante, mas sempre acompnahando a orla não teve maiores problemas em relação a orientação (mas é bom sempre um mapinha e uma bússola a mão...e se possível um GPS.)

De castelhanos para o outro lado eu não tenho informações....

Abraços

Luckylu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Indaiauba (parece que o nome correto é esse e não Indaiatuba)...o que eu não lembro agora é se ele foi margeando a orla pela ponta do diogo, pirabura, boi até chegar no saco do sombrio ou se após passar Indaiaúba ele seguiu nordeste direto para o Saco do Sombrio.

Em todo caso, vou deixar o e-mail do meu primo (filho dele) para que ele mesmo possa te explicar com maiores detalhes, ok???

ticalifornia@hotmail.com

O nome do meu tio é FErnando e do meu primo tb...(foi meu tio que fez a travessia...sozinho!!!)

Abraços

Luckylu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá, fui p/ lá neste Natal c/ a mesma intenção sua q. era chegar a castelhanos, mas não consegui e nem tentei por causa da chuva e todos os locais do Bonete disseram q. é uma picada bem fechada e existem outras picadas de caçadores q. não vai chegar a lugar nenhum. O melhor mesmo é levar um GPS e pegar o tempo bom, pretendo voltar p/ fazer essa travessia. Valeu!!! Monique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...