Ir para conteúdo

Volta completa de Ilha Grande/RJ -Uma caminhada inesquecível


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

P/ adquirir o livro do Bernardo, porque vc não tenta entrar em contato com ele.

O livro é um pouco dificil de encontrar na rede, mas quem sabe o proprio autor pode te enviar um:

http://www.ilhagrande.org/Caminhos-e-Trilhas

 

Essa trilha de Caxadaço a Sto Antonio é confusa mesmo. Varias bifurcações.

E algumas situações de perigo, pois existe um trecho onde a trilha passa por cima de 1 rampa de pedra inclinada.

 

Qto a alugar barco em Dois Rios p/ Sto Antonio, eu já não sei.

Quem talvez pode te responder a sua pergunta é o pessoal do parque:

IEF: Telefone: (24) 3361-5916/5572

 

De Parnaioca até Palmas o unico local que a galera acampa é no Caxadaço.

Existe ua toca no trecho Parnaioca-Dois Rios. Pode ser uma opção.

E já li relatos de pessoas que acamparam no presidio em Dois Rios, às escondidas é claro.

 

 

 

Boa sorte.

 

 

 

 

 

hola, necesito ayuda,

soy apasionada por la isla y ya he caminado muchas de las trilhas. Hasta ahora no he encontrado en el mundo ningùn lugar tan màgico como el bosque pròximo a Parnaioca, son 2 horas de silencio. El manglar tambièn es un silencio de otro mundo

En Febrero vuelvo a la isla, esta vez quisiera hacer la trilha a Santo Antonio, pero como vivo en uruguay no puedo conseguir el libro de Bernardo, sèrà que alguien me pueda ayudar con datos de esta trilha?.

La trillha de Caxadaco la hice 2 veces, y la primera vez estaba bastante confusa, la segunda vez fue màs fàcil.

Por lo que veo desde Parnaioca no hay lugar para acampar hasta Palmas? ¿es una caminata larga, no hay posibilidades de algùn alojamiento en dos rìos, para pegar la trilha màs descansada?=

yo vì que desde dos rìos hay barcos a caxadaco,

tienen idea si se puede llegar de barco desde dos rìos hasta santo antonio?

 

Perla

 

PD: la ilha es un lugar màgico, y su gente es una maravilla, Jeanette de Parnaioca es un ser especial y doña Zuleica es caicara de corazòn. En Matariz doña Marìa nos alojò y nos contò las historias del lugar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gracias Augusto,

 

Es que fuera de Abrao la isla es maravillosa, yo ya he estado varias veces en Aventureiro y Parnaioca . Ahora sòlo nos falta de Abrao a Sitio do Forte y de Caxadaco a Santo Antonio.

Tratarè de entrar en contacto con Bernardo, espero que alguien nos ayude, porque no existen detalles de la trilha en la web.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Augusto

 

Eu fiz essa travessia com meu pai quando eu tinha 7 anos. Meu pai morou na ilha e meu avô trabalhou no presídio. Família Macedo, o pessoal lá conhece.

 

Depois que vi seu relato, muito bom por sinal, vou programar outra volta agora em 2009.

 

Valeu Mesmo. Inspirador !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Perla.

Concordo que Ilha Grande é maravilhosa.

É uma praia mais linda que a outra.

10 dias lá foram poucos. Queriamos ter ficado bem mais.

Ficaram muitas outras praias p/ serem conhecidas.

 

Qto a esse trecho do Caxadaço até Santo Antônio, são muitos detalhes na trilha e que chegam a confundir.

Vc até encontra em outros fóruns e blogs (dê uma procurada no google) algumas dicas sobre o trecho, mas que mesmo assim pouca gente prefere se arriscar.

Já li relatos de pessoas que fizeram em mais de 3 horas (nós fizemos em 2 horas) esse trecho.

O tempo todo vc estará caminhando em mata fechada.

Vc não tem referencia nenhuma, a não ser a bussola que é essencial.

Até dá p/ arriscar, mas só p/ quem tem experiencia em trilhas.

 

Boa sorte.

 

 

Abcs

 

 

Gracias Augusto,

 

Es que fuera de Abrao la isla es maravillosa, yo ya he estado varias veces en Aventureiro y Parnaioca . Ahora sòlo nos falta de Abrao a Sitio do Forte y de Caxadaco a Santo Antonio.

Tratarè de entrar en contacto con Bernardo, espero que alguien nos ayude, porque no existen detalles de la trilha en la web.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Que privilégio hein Léo.

Se eu fosse vc , qqer feriado dando sopa me mandava p/ lá.

 

Ilhabela e Ilha Grande são muito parecidas e já fiz o contorno das duas na caminhada e de longe Ilha Grande é a melhor.

Tanto pela quantidade de praias, qto pela beleza.

 

Em algumas praias de Ilhabela vc nem pode pisar na areia da praia. Virou praia particular.

Fora que os borrachudos tomaram conta da ilha.

Em Ilha Grande não vi nada disso

 

Pena que é longe p/ c. de Sampa. :cry::cry::cry::cry::cry:

Ainda volto lá outras vezes p/ conhecer melhor outras praias.

 

 

Abcs

 

 

 

Augusto

 

Eu fiz essa travessia com meu pai quando eu tinha 7 anos. Meu pai morou na ilha e meu avô trabalhou no presídio. Família Macedo, o pessoal lá conhece.

 

Depois que vi seu relato, muito bom por sinal, vou programar outra volta agora em 2009.

 

Valeu Mesmo. Inspirador !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

LeoRJ ...

 

Pela terceira vez deverei voltar a Ilha Grande. Dessa vez para fazer a volta completa. Meu plano é para maio iniciando a trilha dia 8 até 22 para aproveitar a lua cheia.

Moro em Natal/RN. Até agora daqui temos eu e Isis, uma amiga aventureira q esteve comigo na Chapada. Deverei ter a companhia de alguns amigos aí do Rio que fazem parte dos Camelos de Mochila.

Enfim, se tiver a fim de se juntar a nós ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Clebson.

 

Cartuchos de gás não levamos muito não. 1 só foi o necessario.

Se vc acampar em praias, onde existe camping estruturado vc sempre encontra PFs, por até $10,00.

 

Nós só fizemos uso do fogareiro 4x (até dava p/ usar menos, mas como não queriamos trazer comida de volta).

As outras sempre foram comendo PFs.

 

Um cartucho dá tranquilamente.

 

No final até sobrou um pouco de comida.

 

P/ vc que irá fazer em + de 10 dias a caminhada, vale a pena comer PFs. Procure não levar muita comida p/ não pesar muito na mochila.

 

É a minha sugestão.

 

 

Abcs

 

 

 

Augusto ...

quantos cartuchos de gás vcs utilizaram? O que vcs levaram foi suficiente ou sobrou / faltou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi pessoal.

 

Só ficou faltando colocar algumas dicas e informações interessantes.

 

 

# Só existe um horário de Barca tanto de Angra como de Abraão.

Angra-Abraão – dias de semana: 15:30 hrs ($6,00), fins de semana: 13:30 hrs ($12,00).

Abraão-Angra – qualquer dia: 10:00 hrs. Existe a opção de pegar a Barca em Mangaratiba saindo as 08:00 hrs em direção a Abraão.

 

# Ilha Grande possui 16 trilhas sinalizadas – T1 a T16 que muitas vezes liga uma praia a outra.

 

# Camping na Vila de Abraão tem em grande quantidade (se não for em reveillon e carnaval se encontra vagas facilmente).

 

# Para acampar na Praia do Aventureiro pegue autorização na TurisAngra em Angra dos Reis, pois existe um limite de pessoas/dia.

 

# Saco do Céu não existe camping, o que permitem é acampar nos quintais de alguns moradores.

 

# Praia Grande de Araçatiba só encontramos um camping (Bem Natural); pelo que vimos existe opção de acampar em quintais de alguns moradores que moram em frente da praia (é caso para se informar).

 

# Praia Vermelha possui um camping ainda sem muita estrutura.

 

# Praia de Provetá possui um camping (D. Cleuza) estruturado localizado próximo a bica de água e de frente para a praia.

 

# Praia de Parnaioca existem 2 moradores que permitem acampar no quintal da casa (Silvio e Janeth).

 

# Uma outra praia, além de Abraão com inúmeras pousadas é Bananal e Grande de Araçatiba.

 

# Os PFs em Palmas e Abraão estavam com preços semelhantes (+ - $10,00). Já o camping em Abraão está $15,00 e Palmas $10,00.

 

# Praias do Sul e do Leste não é permitida a passagem e em feriados prolongados e alguns finais de semana, os fiscais do IF ficam por lá não permitindo que se passe. A opção é contratar algum barco.

 

# Um dos melhores sites onde pegamos os mapas e algumas informações sobre as trilhas:

http://www.ilhagrande.org

 

# De Caxadaço até Santo Antônio a trilha não está tão demarcada e existem bifurcações que levam para o costão, o que torna a trilha difícil (só faça esse trecho se vc tiver experiência de trilha).

 

# Da Vila da Abraão até Provetá existem postes com cabos de energia que seguem pela trilha e se tiver alguma dúvida nas bifurcações é só seguir os cabos, eles são a referência até Provetá.

 

# Água não é problema para quem estiver fazendo a volta da ilha; o ideal é sempre levar um cantil.

 

# Somando o percurso das trilhas por onde passamos, chegamos a um total de +- 70 kms.

 

 

Acho que é isso.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mais uma vez obrigado pelas dicas Augusto.

Já estive na Ilha duas vezes. Da primeira fiz somente Abraão - Dois Rios. Da segunda já de posse do livro do Bernardo, um verdadeiro mapa de palavras, fiz Abraão - Parnaioca - Praia do Leste - Caxadaço e Pico do Papagaio. Exceto o Pico todo o resto fiz sozinho seguindo as trilhas e as orientações do livro do Bernardo.

Estou relendo para fazer a travessia completa em maio. Provavelmente irei com amigos mas me sinto muito a vontade para fazer sozinho novamente.

Ler os relatos (esse seu então) nos dão uma visão global da ilha e o que esperar.

Espero poder complementar suas informações na volta para auxiliar os futuros desbravadores.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...