Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

vlw haole!

 

Vou fazer em 2 dias mesmo, com acampamento no Sino...

Também não sou muito fã da pressa, mas nessa tenho que abrir excessão!!!

 

A trilha tá bem demarcada??? Tu teria algum esboço dela??? Eu baixei um tracklog pra GPS e queria ver se é isso mesmo...

 

Um abraço :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Bem demarcada da portaria de Petrópolis até o açu...do açu pro sino dá pra se perder fácil em alguns pontos e do sino até a portaria de Teresópolis está bem demarcada(neste ponto, apenas descendo do cume do sino pode complicar um pouco mas é fácil)

 

Esboço? tenho não...

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal!

Se puder ajudar de alguma forma, a sede do PNSO (parque nacional da serra dos órgãos), que fica na parte do parque em teresópolis, possui cartas topográficas de todo o parque em escala de 1:10000 (bem detalhada), em folhas A3 ou, salvo engano, até maior que isso. Quem morar no RJ e puder ir à sede do PNSO conseguir a carta do trecho da peterê, é uma excelente ferramenta.

Fiz a 1ª travessia na semana santa de 2005, sem nunca ter ido lá nem conhecer ninguém que a fez. Fui na sede e cederam a carta topográfica (mediante retenção de documento de identidade) para tirar cópia na cidade (fica bem perto da sede do parque) e, com informações e croquis baixados da internet, tracei a trilha nessa carta, sempre buscando as maiores elevações como referência.

Vale lembrar que aqueles que utilizam cartas topográficas, devem plastificá-las com "contact", pois na peterê o tempo vira repentinamente e, pode-se correr o risco de molhar e perder sua carta.

O trecho de maior dificuldade é o compreendido entre o Açú e o Sino, por ser basicamente na crista da serra. mas um pouco de conhecimento em navegação com bússola e essa carta do parque permitem chegar ao destino final.

Grande abraço e boa sorte a todos.

Marcelo Noia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Aí gente!

 

Não estava conseguindo acessar o site nas últimas semanas, daí o silêncio.

 

Como mencionei anteriormente, o livro Trilhas de Petrópolis do Waldyr Neto é uma boa opção. Mas não tem mapas, tem croquis da trilha. O interessente é que o texto vem acompanhado de fotografias (P&B) mostrando os pontos críticos e respectiva orientação, mostrando até como passar o Cavalinho.

 

Quem vai pela 1ª vez, além de ter bom material para navegação, mais importante ainda é olhar a previsão de tempo, para ir com bom tempo. Além de facilitar muito a orientação, também curte mais o visual, que é o ponto forte e mágico da trilha.

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola Pessoal, sobre acampamentos, segundo o regulamento do Parque são permitidos no Açu e no Sino. Outras áreas como o Vale das Antas e Geladeira não são permitidos, a não ser que se comprove que o acampamento foi montado devido a uma emergência. Vale lembrar que o Parque tem aplicado multas. Tenho tentado negociar com a direção do Parque uma alternativa para favorecer quem faz a Travessia em dois dias, mas até vale o regulamento. []´s Waldyr Neto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E isso aí Waldyr!

 

Estávamos discutindo sobre bons lugares para acampar na trilha Peterê e esquecemos que o PNSO só permite acampar no Açu e no Sino.

 

Eles adotam uma teoria de gerenciamento de reservas naturais que concentra em poucos locais as áreas de acampamento para minimizar o impacto em outras áreas. Já no PN Chapada Diamantina não há esta restrição.

 

O problema, como vc notou, é que para fazer o trajeto Portaria Bonfim-Portaria Teresópolis em dois dias, o Açu fica perto, ou seja, o segundo dia fica muito puxado. O PNSO poderia permitir um outro local para acampar, intermediário entre o Açu e o Sino. Poderia ser até no riachinho que fica depois do morro da luva (sentido Bonfim-Sino), pois lá é laje e não há mata, assim o impacto é menor. Na geladeira há mata e um córrego que poderia ser contaminado.

 

Gostei do seu livro. Vou usá-lo para fazer a travessia Ventania-Cobiçado. Espero que escreva outro sobre outras trilhas do Rio, sem ser em Petrópolis.

 

Abraços, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Peter,

 

Uma alternativa, mesmo que não seja ideal, é permitir a entrada na sexta a noite até a meia noite. Isso daria mais condições para quem vem de fora fazer a subida noturna. Ai ficaria um acampamento no Açu e outro no Sino, mesmo num final de semana simples. Também tenho negociado isso com o Parque.

 

[]´s Waldyr

 

 

E isso aí Waldyr!

 

Estávamos discutindo sobre bons lugares para acampar na trilha Peterê e esquecemos que o PNSO só permite acampar no Açu e no Sino.

 

Eles adotam uma teoria de gerenciamento de reservas naturais que concentra em poucos locais as áreas de acampamento para minimizar o impacto em outras áreas. Já no PN Chapada Diamantina não há esta restrição.

 

O problema, como vc notou, é que para fazer o trajeto Portaria Bonfim-Portaria Teresópolis em dois dias, o Açu fica perto, ou seja, o segundo dia fica muito puxado. O PNSO poderia permitir um outro local para acampar, intermediário entre o Açu e o Sino. Poderia ser até no riachinho que fica depois do morro da luva (sentido Bonfim-Sino), pois lá é laje e não há mata, assim o impacto é menor. Na geladeira há mata e um córrego que poderia ser contaminado.

 

Gostei do seu livro. Vou usá-lo para fazer a travessia Ventania-Cobiçado. Espero que escreva outro sobre outras trilhas do Rio, sem ser em Petrópolis.

 

Abraços, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Olá Waldyr!

 

Onde posso encontrar o teu livro? Fiquei interessado, pois é a primeira vez que vou fazer a travessia e to meio confuso ainda...

Na verdade to entre Pico Paraná e a travessia, mas acho que Petro-Terê vai ganhar :)

 

Lendo os comentários do Peter e do Haole, fiquei meio preocupado em conseguir fazer em apenas 2 dias e em que local acampar...

O Haelo falou também das tempestades de raios... Nessa época é comum por lá? Acontece com muita frequência?

 

Grande abraço :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Edy, já estamos entrando em abril. Assim a questão das chuvas e raios fica menos crítica. Se fizer a Travessia em dois dias é melhor subir o Açu no primeiro dia, acampar e fazer a Travessia e a descida no segundo dia. Fica meio puxado mas é viável. Se você tentar esticar no primeiro dia, vai acabar acampando no Vale das Antas. Nesse caso, se for questionado, tem que ter uma boa justificativa. Sobre o livro - http://trilhasdepetropolis.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...