Ir para conteúdo

Travessia Petropolis Teresopolis 2009


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Eu acho estranho quando vcs dizem que se PAGA pra um GUIA fazer resgate. Certamente esse guia nao possui vinculo com IBAMA, que é quem eu acha que faz a fiscalizacao e demais servicos por lá.

 

Por exemplo no Pico da Bandeira. Lá os guardas são extremamente comprometidos com a seguranca do pessoal, inclusive já os vi fazendo resgate. Em dias de chuva, no acampamento do terreirao eles passam de barraca em barraca avisando para ter atencao com mal tempo etc etc.

 

Muito estranho esse negocio né?!

 

Minha unica experiencia com guia nao foi nada boa. O cara se perdeu e chegou quase 2h depois de mim no topo do pico da bandeira. Era o segundo fim de semana após a inauguracao da trilha pelo lado capixaba. Aí nos empurraram um guia.

 

Mas é assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

java2,

 

o estado do rio enfrenta altos índices de desemprego, como aliás, boa parte do país. a serra dos órgãos virou negócio pra muita gente, e não tô falando das mochilas da trilhas e rumos, que fica em teresópolis.

 

quando tentei a travessia a um ano e meio atrás e acabei explorando um caminho secundário (tem um relato no setor de relatos) eu estranhei que já na portaria o guarda me deu uns 3 números de telefone pra eu chamar caso me perdesse. perguntei se eram números de funcionários do parque,e ele deu uma risadinha, e disse que eram pessoas que estavam acostumadas a resgatar "paulistas folgados" e cobravam por isso.

 

dois dias depois, na pedra do queijo, na subida do açu, acabei tendo uma conversa com um guia, conversinha meio insólita. claro que o cara me deu uma meia dúzia de cartões pra eu repassar a quem quisesse contratar seus serviços. depois descobri que é membro aqui do fórum (embora nunca tenha postado nada).

 

guiar gente na travessia é meio de vida pra muita gente. não apenas guiar, mas também carregar parte do equipamento. essa travessia, sendo um clássico no setor, atrai muita gente atrás do "certificado de aventureiro", que não sabe o que é uma bússola com correção de declinação, e acha que gps vai te dar o caminho correto com um mapinha das ruas pra seguir. e claro, não tá a fim de carregar barraca, nem perder horas discutindo qual o melhor combustível pra um determinado fogareiro. ou seja, gente que não é da área, mas quer umas fotos bonitas pra colocar no orkut, e e não é da turma do "do it yourself", mas do "pay it yourself".

 

ora, portanto, há um certo mercado para guias, e, principalmente, dos "guias-babás".

 

o problema é que a travessia foi ficando muito famosa, e muita gente começou a distribuir gratuitamente as infos pelas quais os guias cobram.

 

nessa hora, a travessia (que nunca foi fácil) ficou mais difícil, pois além das dificuldades técnicas (físicas e de orientação), uns espíritos de porco passaram a colocar marcos falsos, pintar setas em direções erradas....

 

um dia uma administração séria do parque colocará (espero) umas setas de aço chumbadas na pedra, em boa parte do caminho. assim não apenas evitam acidentes, mas também evitam que as pessoas saiam das trilhas devastando o que deve ser preservado.

 

ah, segundo alguns comentários que li num outro lugar, um bom modo de se guiar por lá é seguir a trilha de papel higiênico.... :evil: parece que o povo que anda por lá ultimamente ignorando até as regras corretas de se defecar no mato [pra quem não sabe: a)escolhe-se um lugar afastado, e longe de veios de água, pra não contaminá-la; b) enterra-se os dejetos; c) o papel higiênico deve ser queimado].

 

apenas recomendo, de novo, que não se iniciem no mundo das trilhas com pernoite por essa travessia. existem outras, de orientação mais fácil. a gente aprende aos poucos, dando cabeçada. faz parte. no mais, deve-se lembrar do que diz o beck no site dele:

 

"Procurar uma agência de aventura, porém, sairá sempre muito caro. O turismo de aventura é mais caro que o turismo convencional (deu até no Yahoo). Se você precisa de um guia para sair por aí, vai ter que pagar por ele. Mas... se você tem suficiente competência para ir por conta própria, sabendo o que está fazendo, explorar os quatro cantos da Terra pode sair quase de graça. Se você sabe acampar, arrumar sua própria mochila, navegar com bússola e mapa, e tomar suas próprias decisões - o mundo é seu, meu amigo!"

 

está em:

http://www.livrosdobeck.com/

 

e a revista (aventura já) número8 (oito) tem um mapa da travessia. muito melhor do que aquela reportagem cretina da "aventura e ação", que só coloca foto e não dá nenhuma informação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ogum

 

Eu perdi a oportunidade de "marcar" a Peterê no GPS. Tive um problema técnico e fui sem o meu equipamento. Concordo plenamente com a idéia de divulgar livremente.

 

Os mapas, tanto do Beck como da Aventura e ação não ajudam em nada lá em cima. Principalmente se vc se deparar com neblina.

 

Ah com relação à equipamentos...."estrea-los" na Peterê não é nada aconselhavel....e iniciar alguém em trilhas lá então.....nem pensar.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera, eu e um amigo meu estamos querendo fazer essa travessia em 2009, também. Será minha primeira experiencia em viagens desse tipo, meu amigo já fez a travessia da Serra Fina, pelo calendario, temos um feriado prolongado em abril, e um em junho, acho que o de junho seria mais recomendado. A ideia nossa é fazer a travessia com guia, principalmente porque tem o tal "lance do cavalinho". :mrgreen: !!

Ogum, seus comentários são bem animadores!!!! hehe!!!

Bom, minha experiencia se resume a trekkings de um dia, minha bota estou amaciando ela, e achei interessante a ideia de um pernoite para ver como é. deixarei meu msn se alguém quiser me contatar: fabio_hpsc@hotmail.com

Valeu a todos, e quem sabe não nos encontremos por lá!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Galera, eu e um amigo meu estamos querendo fazer essa travessia em 2009, também. Será minha primeira experiencia em viagens desse tipo, meu amigo já fez a travessia da Serra Fina, pelo calendario, temos um feriado prolongado em abril, e um em junho, acho que o de junho seria mais recomendado. A ideia nossa é fazer a travessia com guia, principalmente porque tem o tal "lance do cavalinho". :mrgreen: !!

Ogum, seus comentários são bem animadores!!!! hehe!!!

Bom, minha experiencia se resume a trekkings de um dia, minha bota estou amaciando ela, e achei interessante a ideia de um pernoite para ver como é. deixarei meu msn se alguém quiser me contatar: fabio_hpsc@hotmail.com

Valeu a todos, e quem sabe não nos encontremos por lá!!

 

peraí, guia pro cavalinho? vc quer umguia pra te levar até laá? ou um carregador pra te carregar no cavalinho?

 

outra coisa, vcs não deviam colocar mails e msns. sempre tem a turma do spam passando por aqui pra caçar e-mails alheios. o fórum tem uma ferramenta ótima, chama "mensagem privada". dá pra montar grupos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

po eu tb quero fazer essa trilha... ja entrei la por teresopolis pra passar um dia "passeando" ate onde sabiamos voltar...

eu como marinheiro de primeira viagem daria um sugestao pra quem mora em minas ou rio pra subir a ibitpoca pq la tem uma infra estrutura no vilarejo e varios campings e parque para testarmos qualquer eventualidade q possa acontecer e acostumar a andar em terrenos mais pedregosos e lugares bem mais frios...

pq teresepolis e petropolis eh muito frio...

qualquer ideia meu msn: hique20@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...