Ir para conteúdo

Volta completa de Ilha Grande/RJ -Uma caminhada inesquecível


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Blz Clebson.

 

Esse livro do Zé Bernardo eu também usei, mas peguei emprestado de um amigo meu.

É dificil encontrar p/ venda. Acho que só entrando em contato com ele p/ conseguir o livro.

 

Eu tirei cópias de algumas dicas do trecho Caxadaço-Lopes Mendes.

Esse é o pior trecho de toda essa caminhada.

 

E não esquecer de pegar a Autorização na TURISANGRA (em frente ao cais de Sta Luzia, em Angra) p/ acampar em Aventureiro e ir na Gruta do Acaiá (a trilha até lá é bem longa e vc tem de sair da trilha principal, mas vale a pena).

 

De resto, a trilha entre as praias é sempre tranquila.

 

Um bom método, que também p/ mim foi útil, é vc se orientar pelos cabos de energia elétrica, que terminam em Provetá.

 

Até tentei chegar no Pico do Papagaio, mas a chuva não deixou.

Tomara que vc tenha melhor sorte.

 

 

E qdo voltar, não esqueça de criar um relato aqui nesse Fórum.

 

 

Abcs

 

 

 

 

Mais uma vez obrigado pelas dicas Augusto.

Já estive na Ilha duas vezes. Da primeira fiz somente Abraão - Dois Rios. Da segunda já de posse do livro do Bernardo, um verdadeiro mapa de palavras, fiz Abraão - Parnaioca - Praia do Leste - Caxadaço e Pico do Papagaio. Exceto o Pico todo o resto fiz sozinho seguindo as trilhas e as orientações do livro do Bernardo.

Estou relendo para fazer a travessia completa em maio. Provavelmente irei com amigos mas me sinto muito a vontade para fazer sozinho novamente.

Ler os relatos (esse seu então) nos dão uma visão global da ilha e o que esperar.

Espero poder complementar suas informações na volta para auxiliar os futuros desbravadores.

Grande abraço

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

oi, rapazes!

Devo estar em ilha grande, agora em março, não sei se meus amigos topariam fazer trilha, mas confesso que estou tentada!

Parabéns pela caminhada, Augusto!

Vi todas as fotos, inclusive a dos esquilos invisíveis!!(aos meus olhos, hehehehehehe)

clebsonmelo, que livro é esse do Bernardo, gostaria de conhecer!

um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
clebsonmelo, que livro é esse do Bernardo, gostaria de conhecer!um abraço!

 

Olá Syll

 

O livro do Bernardo é um extraordinário guia de trilhas, histórias e demais informações relacionadas a Ilha Grande. Apenas de posse do livro e das informações vc é capaz de fazer a volta completa sem problemas seguindo as super detalhadas descrições contidas no livro.

Você pode ter mais informações no site http://ilhagrande.org/Caminhos-e-Trilhas.

Eu consegui comprar diretamente com o Bernardo. Mandei e-mail pra ele e fui prontamente atendido. Bernardo é uma simpatia e muito prestativo.

Vale muito ler o livro antes de conhecer a Ilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Syll, só complementando o que o Clebson, disse.

O livro é muito bom mesmo.

Imperdivel p/ quer quiser conhecer toda a ilha ou ficar lá por volta de 1 mes.

 

Eu levei varias cópias de dicas do livro, mas só usei mesmo as que falam sobre a trilha do Caxadaço a Lopes Mendes (na verdade o livro relata a trilha no sentido inverso).

 

Nos outros trechos da travessia da ilha, deu p/ se virar tranquilamente.

As trilhas são bem demarcadas e na duvida, é só perguntar p/ os moradores que eles sempre ajudam. Outra referencia são os cabos de energia eletrica.

 

E sobre os esquilos :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Cada dia a gente encontrava um animal diferente :mrgreen::mrgreen:

O problema é que muitos não queriam se deixar fotografar :lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Até pegar a maquina e ligá-la, o animal já tinha ido embora. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Uma pena.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi!

Agradeço pelo esclarecimento, o livro do Bernardo parece muito interessante, inda mais depois de ler sobre no IlhaGrande.Org!

Pena que minha turma não se animou mesmo :cry: ....

Mas estaremos lá outras vezes, e não pretendo agora, mas quero ler o livro do Bernardo sim!! :wink:

 

a

E sobre os esquilos :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Cada dia a gente encontrava um animal diferente :mrgreen::mrgreen:

O problema é que muitos não queriam se deixar fotografar :lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Até pegar a maquina e ligá-la, o animal já tinha ido embora. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Uma pena.

 

Abcs

 

Augusto, talvez para tirar fotos dos animais na trilha, seja necessário andar com a maquina em punho! :lol::lol:

Que cansativo caminhar segurando a maquina fotográfica ligada full time! :lol::lol::lol:

E haja bateria/pilha!!!!!!!! :mrgreen:

 

Abraços, rapazes!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Wyllo.

Levar um bote p/ a trilha?

Vai depender muito o que vc quer fazer com ele.

Ir até a Lagoa Azul......,Lagoa Verde....., ir de uma praia a outra????

 

O complicado é que além do bote vc tem de levar também os remos.

Não vai atrapalhar não?

Outro problema é vc ter de inflar e depois desinflar. É um saco fazer isso. Eu tenho um e já levei ele em uma trip em Barra do Una, em Peruibe/SP. Mas eu tava de carro.

 

Eu sugiro vc levar um outro equipamento que é quase obrigatório na ilha: mascara, snorkel e nadadeiras ou só a mascara e o snorkel.

 

No mais, a volta da ilha é super tranquila. Eu até faria mais tempo, mas só tinha 15 dias.

Se pudesse ficaria varios dias em varias praias.

A ilha é linda, ainda mais conhecendo as praias pelas trilhas.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Neste link também tem um relato muito bom que pode ajudar aqueles que pretendem da a volta na Ilha Grande, como eu estou pretendendo. rsrsrs

 

http://guiadoviajante.com/489/a-volta-na-ilha-grande-de-mochilao-em-5-dias/

 

Fiz até um roteiro...Veja só:

 

1º DIA

Chegada em Abraão às 09:00 hs, fazer o circuito abraão e seguir para a praia Saco do Céu e acampar.

 

2º DIA

Seguir em direção a praia grande de Araçatiba e acampar.

 

3º DIA

Seguir em direção a praia do Aventureiro e acampar.

 

4º DIA

Seguir para o Pico do Papagaio e acampar.

 

5º DIA

Fazer a T12 até o Farol e acampar.

 

6º DIA

Retornar pra Abraão e pegar a barca para mangaratiba.

 

 

Só não sei se vai dá muito certo, qualquer dica ou correção, por favor, fique a vontade, vai me ajudar muito.

 

Bye

Wyllo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pelo seu roteiro Wyllo, me diga uma coisa.

 

Vc vai acampar na Praia do Aventureiro sem autorização?

Não esqueça disso hein.

E como vc pretende sair de lá direto p/ o Papagaio?

Aventureiro tá no outro extremo da ilha. Vc viu no mapa que tá na primeira postagem?

E não esqueça que está chovendo muito no litoral.

As vezes nem compensa vc chegar no topo do Papagaio com tempo fechado.

 

E na Gruta do Acaiá e Caxadaço, vc nem pretende passar?

É um dos melhores pontos da ilha.

 

6 dias é o maximo que vc pode ficar lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...