Ir para conteúdo

Volta completa de Ilha Grande/RJ -Uma caminhada inesquecível


Posts Recomendados

  • Membros
Pelo seu roteiro Wyllo, me diga uma coisa.

 

Vc vai acampar na Praia do Aventureiro sem autorização?

Não esqueça disso hein.

 

Da minha casa até mangaratiba ida e volta são 200 km, e até angra ida e volta são 280 km. Acho que andar mais 80 km por causa da autorização não compensa.

 

De qualquer forma obrigado, farei camping selvagem mesmo e estou ciente disto e do que pode acontecer.

 

E como vc pretende sair de lá direto p/ o Papagaio?

Aventureiro tá no outro extremo da ilha. Vc viu no mapa que tá na primeira postagem?

 

Pelos meus cálculos, são 10 horas de caminhada. Saindo do aventureiro as 4:00 hs, chegando a T15 ás 9:00 hs. Dá pra curtir Dois Rios, Cachadaço e almoçar, saindo de lá às 13:00 hs e caminhar por 2 horas até T13 e mais 3 horas de caminhada até o Pico do Papagaio, como irei chegar lá só a noite, vou acampar e curtir o Pico Papagaio pela manhã.

 

Eu concordo que vai ser muito cansativo, mais tenho apenas 5 dias e no máximo 6 dias, então estou tentando fazer um roteiro bem legal, não queria cortar nenhum caminho. No entanto acho que essa vai ser a única solução.

 

Estou criando o roteiro tendo como base os mapas, nele vem a distância e o tempo de caminhada, será que está correto?

 

Dá uma dica ai?

 

 

E não esqueça que está chovendo muito no litoral.

As vezes nem compensa vc chegar no topo do Papagaio com tempo fechado.

 

Verdade, tomara que não aconteça nenhum imprevisto como este.

 

E na Gruta do Acaiá e Caxadaço, vc nem pretende passar?

É um dos melhores pontos da ilha.

 

Pretendo sim, farei a T 07, no mapa diz que o tempo é de 6:30 hs ida e volta, confere?

 

6 dias é o maximo que vc pode ficar lá?

 

Infelizmente não posso me dá o luxo de ficar mais tempo, caso contrário ia ser bem mais tranquilo, meu roteiro está parecendo mais uma maratona. :mrgreen:

 

Bye

Wyllo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bom..... vamos por partes.

 

Os mapas que estão lá no site da ilha grande são muito bom mesmos, mas os tempos estão um pouco altos.

Por exemplo, da Praia Gde de Araçatiba até a Gruta do Acaiá (T 7) creio que dê p/ fazer em umas 4 horas, entre ida e volta, em vez de 6 a 6h30 min. Pode-se dizer que dá p/ fazer em cerca de 60% do tempo que tá assinalado lá.

 

Pelo pouco tempo que vc tem, eu dispensaria o circuito das praias próximas de Abraão. Não achei muito bonitas não. São boas p/ mergulho, mas existem muitas outras ao longo da travessia.

 

E faria da seguinte forma:

1º dia: Abraão, Palmas, Farol, Lopes Mendes, Sto Antonio e Caxadaço. (é puxado eu sei, mas dá p/ fazer em 1 dia).

 

2º dia: Caxadaço, Dois Rios, Parnaioca, Leste, Sul e Aventureiro.

 

3º dia: Aventureiro, Provetá, Vermelha, Gruta do Acaiá e Gde de Araçatiba.

 

4º dia: Gde de Araçatiba até Saco do Céu.

 

5º dia: Saco do Céu, Cachoeira da Feiticeira, Abraão e quem sabe Pico do Papagaio.

 

O roteiro tá no sentido inverso, porque nos primeiros dias serão bem puxados e como vc tá bem descansado dá p/ fazer sem problemas.

Os ultimos dias serão bem mais tranquilos.

 

Qqer coisa tamos aí.

 

Abcs

 

 

Estou criando o roteiro tendo como base os mapas, nele vem a distância e o tempo de caminhada, será que está correto?

 

Dá uma dica ai?

 

Bye

Wyllo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Bom..... vamos por partes.

 

Os mapas que estão lá no site da ilha grande são muito bom mesmos, mas os tempos estão um pouco altos.

Por exemplo, da Praia Gde de Araçatiba até a Gruta do Acaiá (T 7) creio que dê p/ fazer em umas 4 horas, entre ida e volta, em vez de 6 a 6h30 min. Pode-se dizer que dá p/ fazer em cerca de 60% do tempo que tá assinalado lá.

 

Pelo pouco tempo que vc tem, eu dispensaria o circuito das praias próximas de Abraão. Não achei muito bonitas não. São boas p/ mergulho, mas existem muitas outras ao longo da travessia.

 

E faria da seguinte forma:

1º dia: Abraão, Palmas, Farol, Lopes Mendes, Sto Antonio e Caxadaço. (é puxado eu sei, mas dá p/ fazer em 1 dia).

 

2º dia: Caxadaço, Dois Rios, Parnaioca, Leste, Sul e Aventureiro.

 

3º dia: Aventureiro, Provetá, Vermelha, Gruta do Acaiá e Gde de Araçatiba.

 

4º dia: Gde de Araçatiba até Saco do Céu.

 

5º dia: Saco do Céu, Cachoeira da Feiticeira, Abraão e quem sabe Pico do Papagaio.

 

O roteiro tá no sentido inverso, porque nos primeiros dias serão bem puxados e como vc tá bem descansado dá p/ fazer sem problemas.

Os ultimos dias serão bem mais tranquilos.

 

Qqer coisa tamos aí.

 

Abcs

 

 

A grosso modo, fazendo o cálculo de 60% do tempo, podemos dizer que fica mais ou menos assim:

 

1º - Abraão, Farol, Lopes Mendes até Cachadaço em 8:00 hs

 

2º - Cachadaço até Aventureiro em 8:40 hs

 

3º - Aventureiro, Provetá, Gruta do Acaiá até Araçatiba em 7:20 hs

 

4º - Araçatiba até Saco do Céu em 7:00 hs

 

5º - Saco do Céu até o Pico do Papagaio em 6:00 hs

 

 

Valeu Augusto, acho que assim fica bem melhor mesmo. Vou pensar um pouco mais na sua dica e ver o que dá pra melhorar.

 

Bye

Wyllo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Wyllo,

 

Disculpa que opine, pero me parece una locura tu itinerario, vas a correr todo el tiempo.

La isla tiene lugares q son un paraiso, como por ejemplo el bosque entre Parnaioca y Dois Rios, vale escuchar sus sonidos.

Parnaioca-Aventureiro tiene en la mitad un manglar, que vale visitar.

En Aventureiro subir a Zundara es obligatorio.

Al pasar por Longa, no olvides nadar en Lagoa Verde.

 

Suerte,

 

Perla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mas lembre-se de uma coisa: os tempos que eu fiz estava com minha esposa.

Como vc vai estar sozinho e com todo o gás, acho até que dê p/ vc fazer na metade do tempo que tá marcado no site da ilha grande.

 

Mas esses tempos aqui embaixo até que não são puxados.

Conforme vc for caminhando e vendo que tá bem adiantado no tempo, aproveite as praias hein.

 

Só tome cuidado com o inicio da trilha Sto Antônio-Caxadaço.

 

 

Abcs

 

 

A grosso modo, fazendo o cálculo de 60% do tempo, podemos dizer que fica mais ou menos assim:

 

1º - Abraão, Farol, Lopes Mendes até Cachadaço em 8:00 hs

2º - Cachadaço até Aventureiro em 8:40 hs

3º - Aventureiro, Provetá, Gruta do Acaiá até Araçatiba em 7:20 hs

4º - Araçatiba até Saco do Céu em 7:00 hs

5º - Saco do Céu até o Pico do Papagaio em 6:00 hs

 

Valeu Augusto, acho que assim fica bem melhor mesmo. Vou pensar um pouco mais na sua dica e ver o que dá pra melhorar.

 

Bye

Wyllo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Que inveja! :-)

Amigos meus já fizeram essa volta na ilha, mas eu não tive oportunidade de ir junto. Se alguém for, me avise.

Lili

 

 

Lili, estarei indo mês que vem com mais 3 amigos e uma amiga, no feriado de tiradentes, caso esteja afim, me de seu e-mail que lhe mando nosso roteiro.......abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa Augusto,

 

Muito bom o seu relato, parabéns.

Já fiz algumas trilhas com minha namorada (travessias pequenas, como Abraão-Palmas-Lopes Mendes) e todas as vezes são muito legais. Eu fico um pouco preocupado é com a violência (não é pelos bens materiais), pois um casal sozinhos nas trilhas pode ser um alvo fácil pra algum tipo de maldade (tipo o caso de SC).

 

Quando eu era solteiro não tinha essas preocupações, fazia as trilhas sozinho ou com meus amigos...mas agora, que estou começando a levar minha namorada pra fazer as trilhas comigo, às vezes me bate uma preocupação.

 

Com a sua experiencia em trilhas e tal, vc teria recomendações. Obs.: Achei espetacular vc ter feito a volta da Ilha em casal. Acho que pra mim não rola por enquanto...e bota treino nisso!

 

Nosso destino preferido tb é a Ilha Grande.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Haluysio.

 

Depois de ter feito tanta trilha com a minha esposa (algumas a gente fez qdo namorava ainda), a recomendação que tenho a vc é a seguinte: faça caminhadas longes dos grandes centros urbanos.

Nessas caminhadas sempre tivemos ajuda de moradores locais (é o melhor guia da região).

Eu procurei sempre evitar fazer caminhadas próximas a cidade de SP. Nas que eu fazia era sempre com uma galera bem grande. Com a minha esposa prefiro não arriscar.

 

Qto a Ilha Grande, já tinhamos um roteiro pré-estabelecido, então ficou mais facil.

Em alguns trechos improvisamos, mas nada que afetasse nossa segurança.

Em varios trechos da travessia da ilha, pedimos informações a alguns moradores e todos eles foram muito atenciosos. Sempre quando tinhamos duvidas em uma ou outra bifurcação, não tinhamos vergonha em perguntar.

 

Acho que nosso maior medo foi de sermos picados por alguma cobra, sofrer algum tipo de lesão ou algo parecido. Qto a segurança, não tivemos problemas em relação a isso.

Em varios momentos, no meio da trilha encontramos outros mochileiros, também fazendo a travessia, sempre no sentido contrario ao nosso. E todos eles nos davam boas dicas.

 

E em referencia a longa caminhada, não se preocupe. Vc tem de fazer de acordo com o seu ritmo. Existem subidas, mas todas elas curtas. A maior parte dessa travessia é um tal de sobe e desce morro (entre uma praia e outra).

 

Pelo que vimos lá, muita gente faz o seguinte roteiro, a grosso modo: Abraão-Dois Rios(com opção para Caxadaço)-Parnaioca-Aventureiro-Provetá-Araçatiba-Bananal-Abraão.

 

 

Escolha seu roteiro e faça de acordo com o seu ritmo, sem correria, para aproveitar bem.

E pode ficar tranquilo qto a segurança. O maximo que pode acontecer é vc ter alguma coisa furtada da barraca qdo acampar em Abraão (já li algumas coisas em relaçao a isso).

 

 

Abcs

 

 

Opa Augusto,

 

Muito bom o seu relato, parabéns.

Já fiz algumas trilhas com minha namorada (travessias pequenas, como Abraão-Palmas-Lopes Mendes) e todas as vezes são muito legais. Eu fico um pouco preocupado é com a violência (não é pelos bens materiais), pois um casal sozinhos nas trilhas pode ser um alvo fácil pra algum tipo de maldade (tipo o caso de SC).

 

Quando eu era solteiro não tinha essas preocupações, fazia as trilhas sozinho ou com meus amigos...mas agora, que estou começando a levar minha namorada pra fazer as trilhas comigo, às vezes me bate uma preocupação.

 

Com a sua experiencia em trilhas e tal, vc teria recomendações. Obs.: Achei espetacular vc ter feito a volta da Ilha em casal. Acho que pra mim não rola por enquanto...e bota treino nisso!

 

Nosso destino preferido tb é a Ilha Grande.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...